Enfermagem

Pesquisador

Liliane Faria da Silva

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Enfermagem em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2007). Residência em Enfermagem em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer (2002). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de saúde da criança e do adolescente.

Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2007). Atualmente é professor Associado II do Departamento Interdisciplinar do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde; Educação Popular em Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva- GPISCO/UFF.

Luiz dos Santos

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982), Licenciado em Enfermagem pela EEAP-UNIRIO (1986), Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989), Mestre em Enfermagem pela UNIRIO (1999); Doutorando do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde da UFF (2016-2019); Especialista em Enfermagem Gerontológica pela UFF (2016). Professor Adjunto do Departamento Enfermagem Médico-cirúrgico da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da EEAAC/UFF sendo orientadora do mestrado e doutorado.

Eny Dórea Paiva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Escola de Enfermagem da USP (2007) e doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da USP (2012). Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Editora Adjunta do Online Brazilian Journal of Nursing (Qualis B1). Docente e Orientadora do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF.

Brunno Lessa Saldanha Xavier

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006). Doutor em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor Adjunto II do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense e Subchefe do Departamento de Enfermagem - IHS/UFF. Coordenador das seguintes disciplinas: 1- Enfermagem no cuidado à saúde do adulto e idoso I; 2 - Educação em enfermagem.

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Prof. Associado IV da Universidade Federal Fluminense.Editor de Seção do Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN) .Atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia,filosofia da enfermagem,enfermagem psiquiátrica,cuidado, saúde mental, resiliência,saúde do adolescente, avaliação de curso de graduação,psicanálise.

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva com foco em educação popular em saúde e pesquisa-ação participativa em saúde. Desenvolve investigações no entorno dos temas: política social em que pese processos de inclusão/exclusão social e equidade em saúde; saúde de adolescentes e jovens.

Sueli Soldati Abranches

Docente Adjunto em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Elisabeth Aquilino Bacchi

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense e Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Habilitação em Licenciatura pela UFF. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Márcia Valéria Rosa Lima

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1980), Especialista nas áreas de Enfermagem Cirúrgica, Administração Hospitalar e Infecção relacionada a assistência hospitalar.

Patricia dos Santos Claro Fuly

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP (2014), com financiamento CNPq.

Felipe Guimarães Tavares

Doutor e mestre pelo programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/Fiocruz. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenador do Curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva da EEAAC/UFF. Pesquisador de temas de saúde pública e saúde indígena. Membro do GT de Saúde dos Povos Indígenas da ABRASCO.

Rosimere Ferreira Santana'

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq PQ2 (2017).

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem. Pós Doutora vinculada ao quadro Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (UFF) e do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (UFF), Integranteda da linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES/CNPq. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Rede Substitutiva em Saúde: Racionalização e/ou Desinstitucionalização do Cuidado.

Suely Lopes de Azevedo

Doutoranda na Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar (NEPENH). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Mestrado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho e Especialista em Controle de Infecção em Assistência em Saúde. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

Luana Asturiano da Silva

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Mulher. Atua como enfermeira obstétrica na Maternidade Municipal Alzira Reis, em Niterói-RJ, prestando assistência às gestantes, às puérperas e aos recém-nascidos. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Enfermeira Obstétrica pela EEAAC/UFF. Membro do Grupo de Pesquisa- Maternidade: Saúde da Mulher e da Criança, com projetos na área da Saúde da Mulher da EEAAC - UFF.

Claudia Mara de Melo Tavares

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Euzeli da Silva Brandão

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação.

Thiago Quinellato Louro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, bioética, enfermagem de tratamento intensivo, cuidado intensivo e direitos humanos.

Marcela de Abreu Moniz

Doutora e Mestre em Ciências, com ênfase em Saúde Pública e Meio Ambiente, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Amanda Ornela Hyppolito

Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Ciências da Saúde (2003) e Doutora em Saúde Pública (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense. Atuando em ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva em Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas e Saúde da Família.

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva

Enfermeira Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura plena em Enfermagem pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta 40h DE da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-graduação Latu Sensu Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho (2003-2013).

Marcela Pimenta Muniz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2009), Mestrado em Ciências do Cuidado (2011) e Doutorado em Ciências do Cuidado pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, saúde mental, atenção psicossocial, esquizoanálise, experimentações ético-estéticas. E-mail: marcelamuniz@id.uff.br

Ana Cláudia Mateus Barreto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro e enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem Obstetricia do Estado do Rio de Janeiro.

Lidia Santos Soares

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (E.E.UFMG, 1988). Especialista em Enfermagem do Trabalho (E. E. Anna Nery/UFRJ, 1990). Cursou o Mestrado e Doutorado em Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, 2000. É docente na classe Professora Associada I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, campus Rio das Ostras/ RJ, desde 2009.

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Enfermagem pela UNIRIO em 2010. Especialista em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz em 2012. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/ UNIRIO em 2007. Docente do quadro permanente do magistério superior da Universidade Federal Fluminense - área de atuação: Saúde Coletiva.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Possui graduação (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS (PNPD/CAPES-2014). Fez Residência no Programa de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular do Hospital Univerítário Pedro Ernesto/UERJ (1998) e é especialista em Docência do Ensino Superior pela UNESA/RJ (2005).

Luiz Carlos Nogueira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1975). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Embriologia e Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: condrogênese, osteogênese, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e osteoporose.

Nelson Carvalho Andrade

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor em tempo parcial na Universidade Federal Fluminense, horista na Faculdades Integradas de Jacarepaguá, horista da Universidade Salgado de Oliveira .

Fernanda Garcia Bezerra Góes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Leila Leontina Couto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015).

Miriam Marinho Chrizostimo

Doutora em Ciência da Educação pela Universidad Nacional de Rosário (2014);
Mestre em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (2000);
Especialista em gerência do serviço de enfermagem e em controle em Infecção em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1986-2013);
Graduada em Enfermagem (1982);
Licenciada em enfermagem;
Habilitação em médico cirúrgica.
Enfermeiro docente da Universidade Federal Fluminense.
Líder de Grupo de Pesquisa: Gestão da formação e qualificação profissional: saúde e educação.

Eliane Brandão Salles

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1979), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF.

Enéas Rangel Teixeira

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Graduação em Psicologia pela UFF (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Formação em Psicoterapia Corporal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Doutorado em Enfermagem - UFRJ. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Pós Doutorando em Ciência do Cuidado de Enfermagem e Pesquisador convidado da Université LAVAL- Canadá. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Érica Brandão de Moraes

Professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense. Enfermeira formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP). Membro da REBRAENSP.

Marli Rodrigues Tavares

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1986) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorando em Educação na Universidad de la Empresa - Montevideo - Uruguai. Atualmente é sub-chefe de departamento de ensino MFE, da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto IV/Universidade Federal Fluminense.

Marilda Andrade

MARILDA ANDRADE CONCLUIU O DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE VICE-DIRETORA E PROFESSORA ASSOCIADA IV DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI LIVROS PUBLICADOS. POSSUI PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE ENFERMAGEM. RECEBEU PREMIO E/OU HOMENAGEM. ENTRE 2000 E 2002 COORDENOU PROJETOS DE PESQUISA.

Flora Aparecida Milton

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, com período sanduíche (bolsista CAPES - PDSE nº 9687/11-4) no Instituto de Pesquisa do Hospital Metodista de Houston, Texas e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília.

Flávia de Bittencourt Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (2001), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, lactação, ratas, enfermagem e endométrio.

Rodrigo Leite Hipolito

Doutor em Enfermagem (2015) e mestrado pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF). Atualmente é professor adjunto do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói/RJ/ Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/ Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica). Pesquisa a temática do HIV/aids na perspectiva da Teoria das Representações Sociais.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva

Professora Titular da UFF. Fenomenóloga. Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); Doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH) e Doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). Mestre em Filosofia (UERJ/IFCH), mestre em enfermagem (UFRJ/EEAN); especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ/IFCH) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty" ; especialista em Psicanálise e saúde Mental com ênfase nos estudos em Freud e Lacan (UERJ/IFCH). É especialista em novas metodologia do ensino de enfermagem (UFRJ/EEAN).

Maithê de Carvalho e Lemos Goulart

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993). Desde 1994 é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN) responsáveis pelas Especializações Enfermagem em Cuidados Intensivos e Enfermagem em Métodos Dialíticos & Transplante.

Cristina Portela da Mota

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2013), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar

Doutor pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPGEnfBio/UNIRIO, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós Graduação em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense e graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF, da área de administração em enfermagem, atuando no ensino de graduação e pós graduação, pesquisa e extensão.

Thalita Gomes do Carmo

Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (2018).
Graduada em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (Bacharel em 2006).
Especialista em enfermagem nos moldes de Residência Clínica e Cirúrgica - Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009).
MBA em Controle e Gestão de Infecção Hospitalar pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa de São Paulo (2010).

Dayse Mary da Silva Correia

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canada (2013). Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho(1988). Possui Residência em Enfermagem no Programa de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992); e Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Grande Rio(2000). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Janaina Luiza dos Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense Disciplina Enfermagem em Situações Críticas Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP - USP. Lecionou na Universidade Estácio de Sá, campus de Nova Friburgo no curso de Enfermagem. Lecionou como Professora Dedicação Exclusiva do Departamento de Medicina da UNICESUMAR - PR. Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP - USP.

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade federal Fluminense (2018) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), pós graduação/residência em Clínica Médica e Cirúrgica (UNIRIO) e pós graduação Terapia Intensiva Cardiológica (UFF).

Subscrever Enfermagem