História

Publicação

Pesquisador

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Christiano Britto Monteiro dos Santos

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do videogame e mídia do século XX.

Daniella Martins Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimonio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Tem experiência na área de Conservação e Restauro, tendo atuado em projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Desenho Técnico - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Lerida Maria Lago Povoleri

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1969), graduação em pela Universidade Federal Fluminense (1973) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado II. da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, história, desenvolvimento, energia e memória.

Ana Lucia Vieira dos Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, perícia judicial, rio de janeiro, casa e fazendas de café.

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014), com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em História (UFMG, 2004). Professor do Programa de Mestrado ProfHistória da UFF - linha de pesquisa: "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". Coordeno o Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF), grupo de pesquisa CNPq. Participo DCP CNPq Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI.

Ana Beatriz Fernandes Cerbino

Possui graduação em Licenciatura em Dança pelo Centro Universitario da Cidade (2000), graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Obteve bolsa para doutorado sanduíche na NYU, na Tisch School, como visiting schoolar. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985).

Carla de Figueiredo Portilho

Doutora em Letras - Literatura Comparada (2009), Mestre em Letras - Estudos de Literatura (2004) e Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (2000) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Letras (Bacharelados). Atua na linha de pesquisa Literatura, História e Cultura do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura da UFF, orientando mestrado e doutorado. É autora do livro As herdeiras de Miss Marple e a práxis cotidiana como tática de resistência (2016).

Raphael Jonathas da Costa Lima

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Donizete Vago Daher

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Administração de Serviços de Enfermagem e Gerontologia Interdisciplinar; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP) e Pós-Doutorado com dupla titulação : FE/UERJ e ESEnfC/Coimbra/Pt.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense . É professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Renata Flavia da Silva

Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), desenvolveu estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2013/2014), com bolsa CAPES. Professor Associado I de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: história e ficção, memória, infância, identidade e pós-colonialismo.

Joao Batista de Abreu Junior

Professor titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio por Ciespal/ Radio Nederland Training Centre, e graduação em Jornalismo e Ciências Socais pela UFF. Autor dos livros "As manobras da informação - análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil" (Eduff/ Mauad, 2000) e "Batalha sonora - o rádio na Segunda Guerra Mundial", organizado em conjunto com a professora Cida Golin (UFRGS).

Greice Ferreira Drumond

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Grega e Comédia Grega Antiga.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Edson Alvisi Neves

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990),Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (1999) e Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professor Titular de Direito Comercial, por concurso, da Universidade Federal Fluminense, onde atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios - PPGDIN. Foi Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFF - CES (2007-2008).

Nivea Maria da Silva Andrade

Professora Adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento (SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) . Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Possui pós-doutorado em Educação e Imagem pelo PROPED-UERJ, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF (2000).

Bernardo Lazary Cheibub

Professor adjunto e Pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, desde 2006. Integra o corpo docente do Mestrado em Turismo da FTH / UFF. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2014) - Bolsista Prosup/Capes - com estágio de pesquisa na Universidade de Surrey, Inglaterra; Mestre em Estudos do Lazer (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ?

Vanessa Massoni da Rocha

Professora de Língua Francesa e de Literaturas Francófonas nos programas de Graduação em Letras e de Pós-Graduação Lato sensu na Universidade Federal Fluminense. Coordena o curso Lato Sensu de Língua francesa e literaturas francófonas da UFF (2018-2022). Realizou estágio de pós-doutoramento em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de cooperação na Université des Antilles, Fort-de-France, Martinica. Doutora em Estudos de Literatura na UFF com tese sobre a escrita epistolar. Autora do livro Por um protocolo de leitura do epistolar (EdUFF, 2017).

Karla Holanda de Araújo

Professora do curso de Cinema e Audiovisual e do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual), da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Atualmente, pesquisa o cinema de autoria feminina.

Rosana Soares de Lima Temperini

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. É

Rosilda Nascimento Benácchio

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007), campo de confluência Trabalho e Educação; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); Graduação em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente possui vínculo estatutário como professora de Economia Política e Educação, Ensino de História e Educação do Campo/Quilombola na Universidade Federal Fluminense, atuando no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Pólo Universitário de Rio das Ostras (UFF/PURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

Elisa de Campos Borges

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Historia Social pela PUC-SP (2005), Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem experiência em História Social, História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, Movimento Operário, Movimento Comunista Internacional, Partidos Políticos, Ditadura Civil Militar. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) atuando na área de História da América e História Contemporânea até abril de 2016.

Renata Rodrigues Vereza

Possui graduação em História pela UFF (1995), mestrado em História Social pela USP (1998) e doutorado em História Social pela UFRJ (2007). Atualmente é professora do Depto. História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: história medieval, história iberica, história urbana e conflitos etnicos. Conta com experiência, também, em gestão univeristária, em especial, nas áreas de pesquisa e pós-graduação.

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior ( CAPES) e consultora do ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Fabrina Magalhaes Pinto

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-doutorado em Filosofia pela PUC-Rio (2010) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Desde 2010, é professora adjunta de História da UFF-PUCG, atuando nas áreas de História Moderna, História Política e Filosofia do Renascimento.

Ricarda Lucilia Domingues Tavares

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - EAU-UFF, desde agosto de 2009. Arquiteta e Urbanista pela EAU-UFF (1993), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEO-UFF (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFF (2016), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, como bolsista da CAPES. Experiência docente em outras instituições de ensino.

Marcelo Santana Ferreira

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. É professor do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense .Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, subjetividade, cidade, psicologia social e homossexualidade masculina.

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