Gênero

Publicação

Pesquisador

Áurea Cristina Santos Dias

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Departamento de Serviço Social. Doutoranda no PPG em Serviço Social da UERJ, linha de pesquisa Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social. Tutora de Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (UAB/UFF). Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Experiência como assistente social no atendimento à crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e saúde mental.

Sônia Maria Dantas Berger

Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especializações em Teorias e Práticas Ambulatoriais em Instituições Públicas (UFRJ e UFF).

Sabrine Mantuan dos Santos Coutinho

Graduada em Psicologia pela UFES (2002). Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2011) em Psicologia - PPGP-UFES. É Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/UFF, no Polo Universitário de Campos dos Goytacazes/RJ. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Fabiano Pries Devide

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Atua com a temática de Estudos de Gênero na Educação Física e Esportes, Fundamentos Pedagógicos da Educação Física escolar, História do Esporte. Parecerista ad-hoc de periódicos nacionais e internacionais, é professor Adjunto IV do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF).

Ebe Campinha dos Santos

Assistente social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988). Mestre em Serviço Social (1997) e Doutora em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta A (DE) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Experiência concentrada nas temáticas: direitos humanos, políticas públicas, controle social, gênero, violência contra a criança, adolescente, mulher e LGBT, ato infracional, tráfico de pessoas e migrações contemporâneas.

Andrea Barbosa Osorio Sarandy

Doutora em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ, mestre em Sociologia pela mesma institução, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ. Fez pós-doutorado no PPGAS/UFRN. Atualmente é Profa. Adjunta IV e Vice-diretora do Instituto de Ciências da Sociedade/UFF. É docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES. Tem atuado na área de Antropologia. Pesquisou relações de gênero, corpo, religião e ensino de Sociologia na Educação Básica. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Relações Humano-Animal.

Andrea Soutto Mayor

Professora Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Psicologia - Campos dos Goytacazes). Possui Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e graduação e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990).

Érica Tavares da Silva Rocha

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF Campos). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ-2012); Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE-2006) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (CCH/UENF-2004).

Alice Bitencourt Haddad

Possui Graduação (2001), Mestrado (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, dos Programas de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ e de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É membro da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA) e dos grupos de pesquisa PRAGMA (UFRJ) e Zétesis (UFRRJ).

Mary Yale Rodrigues Neves

Professora Associado IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto - UP (bolsa CAPES - 2014) e em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP / FIOCRUZ (2008). Doutorou-se em Ciências da Saúde (Saúde Mental e Organização do Trabalho) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (bolsa CAPES - 1999), tendo cursado a graduação em Psicologia (1984) e o mestrado em Políticas Sociais (bolsa CNPQ - 1990) na Universidade Federal da Paraíba.

Rolf Ribeiro de Souza

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (2010), mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Sociais (1996) na mesma universidade.

Tem Pós-doutorado Júnior (CAPES) no InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos) da UFF (2012/2013)

É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Tania Maria Cordeiro de Azevedo

A professora Tania Maria Cordeiro de Azevedo é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Sua orientadora foi a profa Dra Tizuko Morchida Kishimoto. Fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o prof. Dr. Alfredo de Farias Jr. . Foi bolsista do CAPES durante os dois referidos cursos. É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pela UFF.

Gisele Fonseca Chagas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Atualmente é professora Adjunta I do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Rafael de Luna Freire

Professor adjunto no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). Realiza pesquisas em História do Cinema Brasileiro, Preservação Audiovisual e Tecnologias das Imagens em Movimento. É coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF).

Antonio Augusto Pinto Junior

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena/SP (1989), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Polo de Volta Redonda, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Adolescência (LEPIA) e pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo.

Kátia Modesto Valério

Kátia Modesto Valério possui Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Língua Inglesa pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e é Coordenadora Pedagógica de Língua Inglesa do Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE) e do PROLEM e, em 2012, assumiu a Coordenação do Programa Inglês sem Fronteiras na UFF.

Luiz Cláudio Duarte

Graduação em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985). Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia de Campos (1989). Mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1999 - CAPES 7) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012 - CAPES 6). Professor Associado do Departamento de História [CHT] do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jacqueline de Oliveira Muniz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1999) e Pós-doutorado em Estudos Estratégicos pelo PEP-COPPE/UFRJ.

Rossana Brandão Tavares

Professora Dra. Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (20h) EAU/UFF e professora colaboradora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRANRIO.

Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018).

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