Formação de Professores

Publicação

Pesquisador

Luciana Santos Collier

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz (2016). Mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela UERJ-Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (2009). Especialista em Psicomotricidade pela UCAM (2001) e Educação Física Escolar pela UFF (2005). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professora de Educação Física do Governo do Estado do Rio de Janeiro de 1999 até 2014 e do Colégio Universitário Geraldo Reis/Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF) desde 2014.

Maína Bertagna Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, educação ambiental, pedagogia e anos iniciais.

Luiz Otavio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Ferreira de Castilho

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora da Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense ( UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização.

Diego Barbosa Moura

Possui Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor (40 DE) do Colégio Universitário Geraldo Reis - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

Elisabete Cristina Cruvello da Silveira

Professora associada I do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais da UFF/Niterói de março/2016 a agosto/2017 e coordenadora do PIBID do subprojeto de Ciências Socias/Niterói de abril/2015 a fevereiro/2018. Doutora em Política Social pela UFF, Mestre em Ciências Sociais pela FLACSO/ARGENTINA, Mestre em Educação pela UFF. Temas de interesse: metodologia comparada, sociologia da educação, formação de professores, política social e organizações internacionais.

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009). É Professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem, metáfora na linguagem e no pensamento, identidade, formação de professores e discurso.

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada II do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

Flavia Monteiro de Barros Araujo

Possui Bacharelado (1982) e Licenciatura em Ciências Sociais (1985) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado em 2009, desenvolvendo pesquisa na área de políticas e reformas curriculares. É Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFF). Integra o corpo de docentes dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (UFF) e de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências do IFRJ.

Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985).

Regina Célia Frigério

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes-RJ, trabalhando na formação de professores de Geografia. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010), possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000).

Bruno Alves Dassie

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense, com atuação na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-Graduação (PPG-FEUFF). É líder do Grupo de Pesquisa HEDUMAT - História e Educação Matemática. É vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2016-2018).

José Roberto da Rocha Bernardo

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1988) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002). Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia-COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998) , com ênfase em propriedades físicas e nanoestruturas de filmes finos, além de experiência em análises por microscopia eletrônica de varredura e trasnmissão e difração de elétrons.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, professor - Colégio Universitário Geraldo Reis, professora supervisora - Colégio Universitário Geraldo Reis e professor -tutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículo, sexualidades, formação de professores e gênero.

Erika Souza Leme

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ). Graduação em Letras (UNORP,1997); Especialização em Linguística (UNESP, 2000); Mestrado em Educação (UFRJ, 2011), Pedagogia (UFRJ, 2012). Doutora em Educação (UFF, 2017). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF). Experiência acadêmica e profissional nas áreas de Educação, dentro das seguintes temáticas/ áreas de atuação: Educação Especial, Inclusão em Educação, Formação de professores e Direitos Humanos.

Aroldo Nascimento Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Química (2007), mestrado em Ensino de Ciências (2012) pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências e doutorado em Educação (2018), todos pela Universidade de São Paulo. Atuou com professor de Química no Ensino Médio por mais de uma década em algumas escolas de São Paulo e atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense.

Isa Costa

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012), na área de confluência Ciências, Sociedade e Educação. Mestre em Física, área de Física Nuclear Teórica, pela Universidade Federal Fluminense (1989). Professor Associado 2 no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Francisca Marli Rodrigues de Andrade

Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) ? Espanha, financiado pela União Europeia no marco do programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (EACEA) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Everardo Paiva de Andrade

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado (2001) e também doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFF, e do PROFHISTÓRIA, com experiência nas áreas de História e Educação, trabalhando sobretudo na formação profissional docente, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, ensino de história, docência e saberes docentes, currículo, conhecimento e cultura escolar.

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, vinculada a Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Possui graduação em Arquivologia (1986) e Pedagogia (2012) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Educação Infantil (1996) e Leitura: teoria e prática (1996) pela Pontifícia Universidade Católica; mestrado em Educação (2006) pela Universidade Federal Fluminense . Atualmente é professora da Educação Infantil no Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação do Professor Pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, trabalho, escola e pedagogia social.

Cíntia Regina Lacerda Rabello

Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Santa Úrsula em 1999. Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde pelo NUTES/UFRJ (2007) e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Domingos Barros Nobre

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Atualmente Cursa Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018).

Subscrever Formação de Professores