Antropologia

Pesquisador

Carlos Abraão Moura Valpassos

Carlos Abraão Moura Valpassos é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - Campos dos Goytacazes. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004), Mestre em Antropologia (2006) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF) e Doutor em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2011).

Lucia Eilbaum

Professora Adjunta do Departamento de Antropologia e Professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia, da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Bacharel Em Ciências Antropológicas - Universidad de Buenos Aires (2000) e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2006). É pesquisadora do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (UFF) e do Equipo de Antropologia Política e Jurídica (UBA).

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal Fluminense (1992), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Antropologia - Boston University (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) da UFF.

Edilson Márcio Almeida da Silva

Graduação em Ciências Sociais (1995), pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (2000), mestrado em Antropologia (2000) e doutorado em Antropologia (2007), todos cursados na Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Associado I do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, do qual foi coordenador entre os anos de 2014 e 2018.

Antônio Carlos Rafael Barbosa

Professor Associado do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /Museu Nacional (2005). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Antropologia Simétrica e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos minoritários; dinâmicas criminais, grupos marginalizados; políticas públicas sobre drogas; sistema penitenciário.

Mirian Alves de Souza

possui Doutorado (2013) e Mestrado (2006) em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense PPGA/UFF e Graduação em Geografia (2003) pelo Instituto de Geociências da UFF. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Antropologia da UFF; pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio NEOM/UFF, do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos INEAC-INCT/UFF. Foi bolsista de pós-doutorado do Centro de Estudos em Direito e Politica de Imigração e Refúgio da Fundação Casa de Rui Barbosa CEDPIR/FCRB.

Geovana Tabachi Silva

Professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, em Campos dos Goytacazes/RJ. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997); mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003); doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Lenin dos Santos Pires

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). É professor do Departamento de Segurança Pública e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF (InEAC/UFF) quadriênio 2017-2021. Atua como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e de Sociologia e Direito, ambos da Universidade Federal Fluminense. É pesquisador associado do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Administração de Conflitos.

Durval Dionisio Souza Mota

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1984). Residência Médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (1987). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira (1999). Aperfeiçoamento em Dor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor e Médico convidado do Curso de Pós-Graduação em Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura da Universidade Federal Fluminense desde 1999.

Marcos Alexandre Verissimo da Silva

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pelo mesmo programa. Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

Fabio Reis Mota

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).

Luciane Patrício Barbosa Martins

Possui Doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É atualmente Professor Adjunto do Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF e Chefe da Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da UFF.

Frederico Policarpo de Mendonça Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ-2003), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF-2007), Doutorado em Antropologia pela mesma universidade(PPGA/UFF-2013), com bolsa-sanduíche na University of California, Hastings College of the Law/EUA (CAPES/2011-2012). É Professor Adjunto de Antropologia no curso de Políticas Públicas, da Universidade Federal Fluminense.

Gisele Fonseca Chagas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Atualmente é professora Adjunta I do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Felipe Berocan Veiga

Possui Pós-Doutorado (2015 e 2011), Doutorado (2011) e Mestrado (2002) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Graduação em Comunicação - Jornalismo (1997) pela Universidade de Brasília - UnB. É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia - GAP/ICHF-UFF (desde 2015) e Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - PPGA-UFF (desde 2017). Atualmente é Chefe do Departamento de Antropologia da UFF.

Flavia Medeiros Santos

Atualmente é pesquisadora de pós doutorado (PNPD/CAPES) vinculada ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisa (NUFEP/PPGA/UFF) e professora substituta do Departamento de Segurança Pública (DSP) do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC/UFF). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (ICHF/UFF). Mestre em Antropologia (PPGA/UFF) com período de estágio sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA).

Ronaldo Joaquim da Silveira Lobão

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2000), doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (2006) e pós-doutor pelo Núcleo de Estudos Comparados da Amazônia e do Caribe da UFRR (2015). Professor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito PPGSD, integra o Instituto de Estudos Comparados sobre Administração de Conflitos (INCT-InEAC) da Universidade Federal Fluminense.

Cesar Ramos Barreto

Possui graduação em Economia, pós-graduação em Engenharia Econômica, mestrado em Administração, mestrado em Antropologia e doutorado em Antropologia.
Ensino:
Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense.
Tem ampla experiência de docência nas áreas de Administração e Gestão de Negócios, Antropologia e Economia.
Gestão Acadêmica:
Tem ampla e experiência em Gestão Acadêmica, tendo ocupado cargos em Coordenação e Chefia de Departamento em cursos de Graduação, Pós-graduação e Gestão de Convênios.

Leticia Helena Medeiros Veloso

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Antropologia - University of Chicago (1997) e doutorado em Antropologia - University of Chicago (2003). Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nas seguintes áreas: antropologia e sociologia urbana, antropologia e sociologia política, e marcadores sociais da diferença.

Marcelo Bittencourt Ivair Pinto

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, particularmente nos seguintes temas: Angola, África Austral, colonialismo, lutas de libertação, intelectuais e memória.

Michelle Lima Domingues

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e atualmente professora adjunta nesta universidade, com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Classes Trabalhadoras; Cooperativismo e Organização Comunitária, Habitação, Mediação de Saberes, Gênero e Cidadania.

Jose Colaço Dias Neto

José Colaço é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional de Campos dos Goytacazes e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS/UFF). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Mestre (2007) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2012), tem se dedicado ao estudo de povoados pesqueiros e conflitos em áreas de interesse ecológico.

Glaucia Maria Pontes Mouzinho

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado e doutorado em Antropologia pela mesma universidade (1999; 2007) .

Subscrever Antropologia