Turismo

Pesquisador

Lélio Galdino Rosa

Possui Doutorado em Organização do Espaço (com estudos sobre os Serviços Hoteleiros nas Metrópoles) pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI-SC. Especialização em Administração Hoteleira SENAC-MG e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Triangulo Mineiro. Tecnólogo em Hotelaria, pela Universidade Anhembi Morumbi-SP. Atualmente é professor Doutor Associado I - autárquico da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual). Atuou como Vice-Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF (2015 - 2018).

Valeria Lima Guimaraes

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); guia de turismo, com registro na EMBRATUR, pelo CIETH (2002). É professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Fábia Trentin

Doutora em Turismo, Lazer e Cultura na Universidade de Coimbra equivalente ao Doutorado em Geografia da UFF Capes 6); Mestre em Hospitalidade, linha de Pesquisa- Planejamento e Gestão da Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi (2005); Mestrado em Turismo: Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2001); MBA em Turismo: Planejamento, Gestão e Marketing pela Universidade Católica de Brasília (UCB); Especialização Lato Sensu em Administração de Turismo e Hotelaria pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Engenheira Agrônoma pela Universi

Bernardo Lazary Cheibub

Professor adjunto e Pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, desde 2006. Integra o corpo docente do Mestrado em Turismo da FTH / UFF. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2014) - Bolsista Prosup/Capes - com estágio de pesquisa na Universidade de Surrey, Inglaterra; Mestre em Estudos do Lazer (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ?

Renato Gonzalez de Medeiros

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Turismo e Hotelaria. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agências de turismo, formação profissional, governança do turismo, marketing e desenvolvimento de produtos turísticos.

Fátima Priscila Morela Edra

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como professora no Programa de Mestrado em Turismo (PPGTUR-UFF) e no Departamento de Turismo, ambos na Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH/UFF). Concentra suas atividades de pesquisa e docência no gerenciamento da mobilidade por meio da transversalidade entre turismo, transportes e políticas públicas.

Saulo Barroso Rocha

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001) e Analista de Sistemas (1994). Professor da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Professor do Mestrado em Gestão e Estratégia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interessado nos seguintes temas: Métodos de Pesquisa Quantitativos e Qualitativos. Antes de ingressar na área acadêmica atuou em organizações privadas no Brasil e no exterior durante 26 anos.

Marcello de Barros Tomé Machado

Professor Associado III do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Programa de Pós-graduação em Turismo (Mestrado) da UFF. Leciona no bacharelado em Turismo e no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF. É bacharel e licenciado em Geografia (UFF), Pós-graduado (lato sensu) em Planejamento Ambiental-Educação Ambiental (UFF), Mestre em Geografia Humana - ênfase em Geografia do Turismo (USP), Doutor em Geografia - Ordenamento Territorial Urbano-Regional (UFF).

Subscrever Turismo