Currículo

Publicação

Pesquisador

Fernando de Araujo Penna

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é coordenador do Movimento Educação Democrática. Condecorado com a Medalha Tiradentes, concedida pela ALERJ, em 2017. Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Rejany dos Santos Dominick

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes.

Lucia Cardoso Mourão

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985).

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.

Deison Alencar Lucietto

Cirurgião-dentista pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM, 2002), Mestre em Saúde Pública, na Subárea de Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz/RJ (ENSP/FIOCRUZ, 2005) e Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz/RJ (ENSP/FIOCRUZ, 2012).

Lisete Jaehn

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisas Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e práticas pedagógicas (FORMAR), da Universidade Federal Fluminense. Integrante do OIIIIPeUFF - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Denizart da Silva Fortuna

Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutorado em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc Senior/CNPq pela USP (2016). É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Membro do corpo editorial do Online Brazilian Journal of Nursing e revisora de 7 periódicos. Coordenou o Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, professor - Colégio Universitário Geraldo Reis, professora supervisora - Colégio Universitário Geraldo Reis e professor -tutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículo, sexualidades, formação de professores e gênero.

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Bacharelado em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). É professora EBTT do Colégio Universitário Geraldo Reis/UFF. Tesoureira na diretoria da Regional 2 (RJ/ES).

Allan de Carvalho Rodrigues

Professor da Universidade Federal Fluminense e Universidade Estácio de Sá. Doutorando do PROPED/UERJ. Mestre em Educação PPGEDU/UERJ e Pedagogo pela UFF . Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Atua no campo do Currículo, Cotidiano Escolar, Formação Docente e Filosofia e Educação. Foi represente titular de colegiados de curso e de pós graduação. Em 2017 recebeu o Premio Prata da Casa - UFF. Tem como principal temáticas de pesquisa: práticas educativas, formação de professores, metodologias, currículo,politicas de currículo e cotidiano escolar.

Nivea Maria da Silva Andrade

Professora Adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento (SSE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) . Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Possui pós-doutorado em Educação e Imagem pelo PROPED-UERJ, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF (2000).

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).

Marielle Barros de Moraes

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa de Apropriação Social da informação, com o tema da Formação de Bibliotecários na Iberoamérica, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Eda Maria de Oliveira Henriques

possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), formação em Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latino Americanos, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Solange Coelho Vereza

Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP).

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Maria de Lourdes dos Santos Antunes

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (1977), graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade Niteroiense de Formação de Professores (1978) e graduação em Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (1994). Especialização em Administração Hospitalar (1980). Mestre em Defesa e Segurança Civil (2008) pela Universidade Federal Fluminense, Doutora pela Universidad Nacional de Rosário- Argentina da Escola de Pós-graduação em Ciências da Educação . Aprovada em Concurso Público para o cargo de Contadora.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Edimilson Antonio Mota

Edimilson Antônio Mota é Doutor em Educação (Currículo e Linguagem), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem Mestrado em Politicas Sociais pelo Centro de Ciências do Homem, da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Licenciado em Geografia pela Faculdade Simonsen/RJ e Licenciado em História pela UEMG. Tem Curso Livre de Teologia pela EETAD. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado - do Departamento GRC - UFF Campos. Com Área de Atuação: Ensino de Geografia, Currículo, Educação Patrimonial, Geografia da Religião, Multiculturalismo, Raça.

Subscrever Currículo