tradução

Publicação

Pesquisador

Emanuel França de Brito

Emanuel França de Brito nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná, em 2005. Fez Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com períodos na Università per stranieri di Siena (2008), Università di Roma "La Sapienza" (2013/14) e na Università degli studi di Pisa (2016/17). Desde 2017 é Professor de Língua e Literatura Italianas na Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente com a obra de autores do século XIII e XIV, como Brunetto Latini e Dante Alighieri.

Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão

Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Fez pós-doutorado na Universidade de Miami , no período de 1992-1994 e na Universidade da Flórida em 2004. Atualmente é Diretora do Instituto de Biologia da UFF, Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular-GCM-UFF e chefe do Laboratório de Virologia Molecular e Biotecnologia Marinha.

Adalberto Müller Junior

Graduado e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Doutorado em Letras-Francês pela Universidade de Sao Paulo-FFLCH-DLM (2002) e Pós-Doutorado (PDE-CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft, supervisão de Siegfried J. Schmidt) e Pós-Doutorado Sênior (CAPES) na Yale University, Film Studies Program, sob supervisão de Dudley Andrew. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Bolsista de Produtividade 2A do CNPq de 2009 a 2016, e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2012-2016).

Zoia Ribeiro Prestes

Graduada em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou (Rússia), Mestre em Pedagogia e Psicologia Pré-Escolar pela Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou (Rússia) e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e professora colaboradora do curso de Pós-graduação em Psicologia do Centro Universitário de Brasília. Desenvolve pesquisas na área de Educação, Psicologia e Desenvolvimento da criança com base na teoria histórico-cultural.

Ana Claudia Lima Monteiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Renata Cazarini de Freitas

Professora de língua e literatura latina na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus do Gragoatá, em Niterói. Doutora (2019) e mestre (2015) em Letras Clássicas pela USP com pesquisa sobre teatro latino antigo e recepção contemporânea. Especialista em Estudos Clássicos pela UnB com pesquisa sobre placas de maldição latinas (tabellae defixionum). Organizou e traduziu a seleção de cartas de Sêneca Edificar-se para a morte: das cartas morais a Lucílio (Editora Vozes, 2016). Cursou o programa formativo de tradutores da Casa Guilherme de Almeida.

Giovana Cordeiro Campos de Mello

Atualmente, é Professora Adjunta de Tradução no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (GLE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é Coordenadora do Laboratório de Estudos da Tradução - Labestrad/UFF e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PosLing (linha de pesquisa 2: Teorias do texto, do discurso e da tradução) na mesma instituição.

Subscrever tradução