Rio de Janeiro

Publicação

Pesquisador

Leonardo Soares dos Santos

Graduado (2003) em História pela Universidade Federal Fluminense, onde realizou também meu mestrado (2005) e doutorado (2009) em História Social. Suas pesquisas versam basicamente sobre as relações entre o espaço rural e urbano e suas implicações em termos de políticas públicas e configuração de grupos sociais.

Ana Lucia Vieira dos Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, perícia judicial, rio de janeiro, casa e fazendas de café.

Marcelo Badaró Mattos

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágios de pós-doutoramento no Museu Nacional-UFRJ, no Instituto Internacional de História Social, de Amsterdã e na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de Produtividade nível 1 do CNPq.

Antônio Carlos Rafael Barbosa

Professor Associado do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /Museu Nacional (2005). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Antropologia Simétrica e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos minoritários; dinâmicas criminais, grupos marginalizados; políticas públicas sobre drogas; sistema penitenciário.

Marcio de Sousa Soares

Professor Adjunto do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF).

Helia Kawa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz . Atualmente é professora associada do Departamento de epidemiologia e bioestatística da Universidade Federal Fluminense, exercendo atividades em cursos de graduação, no programa de pós-graduação em Saúde Coletiva e no mestrado profissional em saúde da família.

Maria Teresa Mattos de Moraes

Niteroiense, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988) , mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000), e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ. É professora assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: curta-metragem, cinema - festivais, cinema documentário, cinema - exibição e cinema.

Vanuza da Silva Pereira Ney

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e Doutorado em Produção Vegetal (Engenharia e Economia na Agricultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2010). Desde 2009 é professora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão. Atua no Departamento de Ciências Econômicas de Campos, onde leciona as disciplinas da área de Pensamento Econômico nos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Serviço Social.

Thiago Pavoni Gomes Chagas

Professor Adjunto do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Possui Doutorado

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Professor associado de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em cultura política, história intelectual, história do livro, materialidade e interpretação de manuscritos e impressos da Época Moderna.

Telma Lasmar Gonçalves

Possui Graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado em Museologia pelo PPG-PMUS da UNIRIO /MAST. É professora Adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense. Foi presidente do Conselho Federal de Museologia, museóloga da Rede Ferroviária Federal S.A no período de 1981 a 1996 e diretora administrativa (1996-2005) e consultora (2009-2012) do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Bernardo Kocher

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestre em História (1987) e Doutor em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense em regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Globalização, Terceiro Mundo, Oriente Médio e Política Externa Brasileira. Possui também experiência em pesquisa, orientação e ensino em Economia Política, notadamente a Economia Brasileira.

Renata de Sá Gonçalves

Atualmente é professora do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Realizou estagio pos-doutoral na Universidad de Buenos Aires, Argentina (2015). Foi pesquisadora visitante na Univesität Tübingen, Alemanha (2018). Foi Coordenadora da área de Ciencias Sociais/ PIBID/Capes 2014-2018. É coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA) da UFF.

Adriana Quintella Lobão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Diversidade Vegetal: Conhecer e Conservar pela Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ (2009). Atualmente é professor adjunto nível 4 da Universidade Federal Fluminense e secretária da Sociedade Botânica do Brasil, regional RJ. Ligada à Pós Graduação em Botânica do Museu Nacional/UFRJ.

Emmanoel Vieira da Silva-Filho

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985), doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e pós doutorado em hidrogeoquímica pela Universitè D'Avignon-França. Professor Titular na Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense.

Kenny Tanizaki-Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Geociências (Metais pesados em ecossistemas marinhos costeiros) pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geoquímica Ambiental (Estoque de carbono em florestas de Mata Atlântica) pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é Professor Adjunto de Ciências da Natureza Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).

María Gabriela Scotto

Possui graduação em Ciencias Antropologicas pela Facultad de Filosofia y Letras, da Universidad de Buenos Aires (1985). Mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional / UFRJ (1994), e doutorado pela mesma instituição (2003). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (Campos dos Goytacazes) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento regional, ambiente e políticas públicas (PPGDAP/UFF).

Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo também como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS

Michael Alexandre Chetry

Professor de Geografia da Universidade Federal Fluminense / Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), e pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). Possui Doutorado em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3 (França) e Mestrado em Estudos Urbanos pelo Institut d'Urbanisme de Lyon (França).

Paulo Cruz Terra

Paulo Cruz Terra possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Finalizou o mestrado em História na Universidade Federal Fluminense, em 2007, e o doutorado na mesma instituição, em 2012. Sua tese foi premiada, e publicada, pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Foi professor do Departamento de História, Campus de Campos dos Goytacazes, da Universidade Federal Fluminense, entre 2013 e 2016. Atualmente é professor do Departamento de História, em Niterói, da mesma universidade.

Anna Cecilia Faro Bonan

Professora Substituta de Prática Criminal na Faculdade Nacional de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), Docente da Pós-Graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Doutoranda em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGD/PUC-Rio), Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF) e Advogada.

Gladys Sabina Ribeiro

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Fátima Priscila Morela Edra

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como professora no Programa de Mestrado em Turismo (PPGTUR-UFF) e no Departamento de Turismo, ambos na Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH/UFF). Concentra suas atividades de pesquisa e docência no gerenciamento da mobilidade por meio da transversalidade entre turismo, transportes e políticas públicas.

Guilherme Araujo de Figueiredo

Doutorado e Mestrado em Ciências em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - FAU / UFRJ;
Graduação em Arquitetura e Urbanismo - FAU / UFRJ;
Professor de Projeto de Arquitetura do Departamento de Arquitetura - EAU / UFF;
Arquiteto com ênfase em projeto, construção e paisagismo;
Pesquisador nas áreas de projeto de arquitetura, patrimônio cultural e paisagismo.

Ricarda Lucilia Domingues Tavares

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - EAU-UFF, desde agosto de 2009. Arquiteta e Urbanista pela EAU-UFF (1993), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEO-UFF (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFF (2016), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, como bolsista da CAPES. Experiência docente em outras instituições de ensino.

Marcello de Barros Tomé Machado

Professor Associado III do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). É docente do Programa de Pós-graduação em Turismo (Mestrado) da UFF. Leciona no bacharelado em Turismo e no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF. É bacharel e licenciado em Geografia (UFF), Pós-graduado (lato sensu) em Planejamento Ambiental-Educação Ambiental (UFF), Mestre em Geografia Humana - ênfase em Geografia do Turismo (USP), Doutor em Geografia - Ordenamento Territorial Urbano-Regional (UFF).

Luciana Nemer Diniz

Professora da Universidade Federal Fluminense - Departamento de Arquitetura e Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Especialista em Arquitetura e Urbanismo na área de Expressão e Maquetes é líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação da Forma. Pesquisadora do GPTA - Grupo de Pesquisa Transdisciplinares em Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora de inúmeros artigos científicos trabalha há 24 anos na área acadêmica. Com experiência em projetos arquitetônicos atua como orientadora da Empresa Júnior da UFF.

Subscrever Rio de Janeiro