cultura

Publicação

Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente dos seguintes programas de pós-graduação na UFF: Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação; e Mestrado Cultura e Territorialidades (PPCULT), linha de pesquisa Mediações, saberes locais, práticas sociais. É bolsista Cientista do nosso estado - Faperj.

Luciana Cardoso de Castro Salgado

Luciana Cardoso de C. Salgado is Assistent Professor at Computer Science Department (DCC) of Fluminense Federal University (UFF), where she teaches, advises and conducts research in the field of Human-Computer Interaction (HCI) and Information Technology Governance (ITG). She is also Associate Senior Researcher (Semiotic Engineering Research Group - PUC-Rio since 2011).

Cristiana Callai de Souza

Possui graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de 2015 a 2017. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil; Trabalha no curso de Pedagogia com as disciplinas: Infância e Cultura I e II; Escola da Infância I e II; Brinquedoteca; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Geovana Tabachi Silva

Professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, em Campos dos Goytacazes/RJ. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997); mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003); doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Manuel Rolph De Viveiros Cabeceiras

Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ (1983, 1984), Mestre em História Social (História Antiga) pela mesma universidade (1999), Doutor pela UFF (2013), é professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde fundou, com outros docentes e pesquisadores, o Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA-UFF) e atua na área de Ensino de História e da História da Antiguidade Greco-Romana e da Alta Idade Média.

Elis de Araújo Miranda

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001); Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1996). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, departamento de Geografia de Campos. Coordena o Laboratório Cultura, Planejamento e Representações Sociais (LabCULT). Participa da Rede de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (PRONEX/FAPERJ).

Erika Bastos Arantes

Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História da África.

Rosany Barcellos de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: competência e serviço social, prática profissional, Alcoolismo, e Serviço Social na Empresa.

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Pablo Nabarrete Bastos

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Coordenador pedagógico do Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom. Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, engajamento, movimentos sociais e comunicação popular.

Cirlene de Sousa Sanson

Possui graduação em Letras (Português/Francês - 2001), Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e doutorado em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2015, é professora adjunta do Setor de Português para Estrangeiros, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na UFF, onde é vice-coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e vice-coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras. Trabalhou como professora substituta de Português para Estrangeiros em 2014 na UFRJ.

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Adriana Mattos de CAÚLA e SILVA

Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Arquitetura e Urbanismo, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF 2011/2012 com bolsa CAPES; Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG-AU (2008), estágio doutoral no LAIOS-CNRS- Paris e Laboratoire Anthropologie Architecture LAA (2005-2006) pelo programa de cooperação internacional CAPES-COFECUB; Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB (2001); Especialização em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio (1998) e Graduação em Arquitetura e

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; com a tese intitulada Máquinas de Produção de Subjetividades: Tecnologias de Informação e Comunicação no Cotidiano Escolar, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF com a pesquisa Serviço de Radiodifusão Comunitária: metamorfose e singularidade. Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Atualmente é diretor de estudos e pesquisa - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos, coordenador do núcleo de pesquisa histórica - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, doenças, história social, tráfico escravo e morte.

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Adjunto III de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF; Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente está como Visiting Researcher na Media Film and Music School na University of Sussex.

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997) e mestre em História (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983). Professora do Programa de Pós-Graduação e do Curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

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