cultura

Pesquisador

Luciana Cardoso de Castro Salgado

Luciana Cardoso de C. Salgado is Assistent Professor at Computer Science Department (DCC) of Fluminense Federal University (UFF), where she teaches, advises and conducts research in the field of Human-Computer Interaction (HCI) and Information Technology Governance (ITG). She is also Associate Senior Researcher (Semiotic Engineering Research Group - PUC-Rio since 2011).

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente dos seguintes programas de pós-graduação na UFF: Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação; e Mestrado Cultura e Territorialidades (PPCULT), linha de pesquisa Mediações, saberes locais, práticas sociais. É bolsista Cientista do nosso estado - Faperj.

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Manuel Rolph De Viveiros Cabeceiras

Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ (1983, 1984), Mestre em História Social (História Antiga) pela mesma universidade (1999), Doutor pela UFF (2013), é professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde fundou, com outros docentes e pesquisadores, o Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA-UFF) e atua na área de Ensino de História e da História da Antiguidade Greco-Romana e da Alta Idade Média.

Elis de Araújo Miranda

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2001); Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (1996). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, departamento de Geografia de Campos. Coordena o Laboratório Cultura, Planejamento e Representações Sociais (LabCULT). Participa da Rede de Políticas Públicas do Estado do Rio de Janeiro (PRONEX/FAPERJ).

Erika Bastos Arantes

Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História da África.

Rosany Barcellos de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: competência e serviço social, prática profissional, Alcoolismo, e Serviço Social na Empresa.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Cirlene de Sousa Sanson

Possui graduação em Letras (Português/Francês - 2001), Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e doutorado em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2015, é professora adjunta do Setor de Português para Estrangeiros, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na UFF, onde é vice-coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e vice-coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras. Trabalhou como professora substituta de Português para Estrangeiros em 2014 na UFRJ.

Adriana Mattos de CAÚLA e SILVA

Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Arquitetura e Urbanismo, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF 2011/2012 com bolsa CAPES; Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG-AU (2008), estágio doutoral no LAIOS-CNRS- Paris e Laboratoire Anthropologie Architecture LAA (2005-2006) pelo programa de cooperação internacional CAPES-COFECUB; Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB (2001); Especialização em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio (1998) e Graduação em Arquitetura e

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Adjunto III de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF; Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente está como Visiting Researcher na Media Film and Music School na University of Sussex.

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997) e mestre em História (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983). Professora do Programa de Pós-Graduação e do Curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

Subscrever cultura