Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pesquisador

Cristina Kimie Togashi

possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2000) e doutorado em Produção Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004). Atuou como Pesquisador Científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimetnos de São Paulo de 2005 a 2010.

Monika Richter

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre e Doutora em Geografia pela UFRJ na área de concentração Planejamento e Gestão Ambiental, com estágio Pos-Doutoral em Geografia (UFRJ - 2010/2011). Professora Adjunto IV do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis, é Docente Permanente do Programa de Pos Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ).

Welington Kiffer de Freitas

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2001) e doutorado (2012) em Ciências Ambientais e Florestais, também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como colaborador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e como Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Desde 2017, coordena o curso de Pós Graduação em Tecnologia ambiental (PGTA) - UFF.

Rodolfo Alves de Oliveira

Possui graduação em Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua e membro do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Escola de Engenharia de Volta Redonda (MCCT-UFF).

Isaque Milton Silva Moura

Possui em licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professor do Ens. Básico Técnico. e Tecnológico da Universidade Federal Fluminense desde 1997. Lecionou no curso de licenciatura em Química do ICEx-PUVR/UFF as disciplinas de Introdução à Química, Química do Cotidiano, História da Química, Educação Política e Meio Ambiente no período de 2011 a 2014.

Helder Ferreira de Mendonça

Professor Titular do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Primeiro colocado na produção científica brasileira (critério Qualis) no período 2004-2015 (ver, Haddad, Mena-Chalco, e Sidone, 2017). Top 5% Authors in Latin America and the Caribbean, all publication - IDEAS/RePEc. Secretário Executivo Adjunto da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) - biênio 2008-09. Concentra suas atividades de pesquisa nos seguintes temas: política monetária, política fiscal, e regulação financeira.

Elyzabeth da Cruz Cardoso

Médica Veterinária formada na UFRRJ (1983), Mestre em Medicina Veterinária pela UFMG (1989) Doutora em Ciências Biológicas pela UFPA (1997). Especialista em análise de minerais pelo Animal Science da University of Florida. Trabalhou na Amazônia por 23 anos com produção e nutrição mineral, ênfase em bubalinocultura. Atualmente é Professora Titular da UFF, responsável pelas disciplina de fisiologia humana para os cursos de odontologia e fonoaudiologia e fisiologia dos minerais para o curso de Biomedicina do instituto de Saúde de Nova Friburgo.

Luciano Antunes Barros

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz/RJ e Pós-doutorado em Doenças Parasitárias pela Universidade Degli Studi di Teramo, Itália. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Soares da Costa

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Medicina.Veterinária.(Higiene.Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1980) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professorAssociado II da Universidade Federal Fluminense e Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuárias e Abastecimento(Aposentado a partir de 02\03\2015).

José Aurelino Damasceno Ferreira Filho

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Médico Veterinário da mesma. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1996).

Neil de Medeiros

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense.
Durante o mestrado, atuou na área de Engenharia Nuclear aprimorando o modelamento de elementos combustíveis Angra-1 por meio do método dos elementos finitos com o objetivo de corrigir as suas freqüências naturais dos mesmos de modo a aproximar ainda mais os resultados numéricos aos valores experimentais.

Itaynara Batista

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é docente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo, invertebrados, qualidade do solo, manejo e fauna do solo.

Teófilo José Pimentel da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1980), doutorado em Ciência e Tecnologia de Carnes - Purdue University (1988) e Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (2008). Professor Titular Aposentado (1995) da Escola de Veterinária da UFMG e atualmente é Professor Titular E da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Henrique Pereira do Nascimento

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense.

Fabiano Pries Devide

Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Atua com a temática de Estudos de Gênero na Educação Física e Esportes, Fundamentos Pedagógicos da Educação Física escolar, História do Esporte. Parecerista ad-hoc de periódicos nacionais e internacionais, é professor Adjunto IV do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF).

Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos

Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual do Paraná (UEM-NUPELIA), com período sanduíche de 18 meses na Universitat de Girona (UdG-Espanha), Mestre em Biologia Animal e Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF), Faculdade de Veterinária, Dept. de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável.

Fabiana Soares dos Santos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da UFF.

Clarice Machado dos Santos

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Possui mestrado (2007) e doutorado (2011) em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seus principais estudos são ligados a Imuno-histoquímica do sistema neuroendócrino difuso do tubo gastrointestinal, histologia comparada de vertebrados. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense-Departamento de Morfologia. Coordenadora do Laboratório de ensino e pesquisa em histologia e embriologia comparada-LEPHEC.

Elisabete Barbarino

Professora Adjunta do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense.Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Cristiane Albuquerque de Carvalho

Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Microbiologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, em Rio das Ostras.

Adriano Portz

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: mandioquinha-salsa, produção, fertilidade, nutrição, resíduos.

Sergio de Oliveira Lourenço

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado realizado em Queen's University of Belfast, Reino Unido (2002). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento de Biologia Marinha. Tem experiência nas áreas de Ficologia, Biotecnologia (produção de biomassa), Oceanografia Biológica e Maricultura.

André Elias Fidelis Feitosa

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação (2012) pelo mesmo programa em que realizou seu mestrado.

Emmanoel Vieira da Silva-Filho

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985), doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e pós doutorado em hidrogeoquímica pela Universitè D'Avignon-França. Professor Titular na Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense.

Bernardo de Sá Costa

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Departamento de Engenharia de Agronegócios, na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR), é graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Viçosa (2014), com pesquisas desenvolvidas na Universidade do Minho, em Portugal.

Emerson Souza Freire

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computaçao Científica (2006).
Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciências Exatas, VCE, Volta Redonda.

Marcelo Salabert Gonzalez

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Parasitologia Veterinaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi chefe do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Biologia) da Universidade Federal Fluminense entre 2001 e 2005. Participou em 2 ocasiões do PROBRAL (CAPES/DAAD) exercendo atividades de pesquisa (Doutorado Sandwich e Pós Doutorado) no Departamento de Zoologia Especial da Ruhr Unversitaat-Bochum (Alemanha).

Luiz Antonio Moura Keller

Médico Veterinário, atualmente Professor Adjunto de Toxicologia Veterinária na Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2006, Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciências Veterinárias também pela UFRRJ. Bolsista do CNPq deste mesmo curso desde 2006, além de iniciação desde 2004. Pesquisador colaborador do Núcleo de Pesquisas Micológicas e Micotoxicológicas (NPMM) da UFRRJ e Centro Estadual de Pesquisa em Alimentos (CEPQA) da PESAGRO-RJ. Líder de pesquisa do Núcleo de Toxicologia e Sanidade Animal (NTSA-UFF).

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFF (TPP/UFF). Foi visiting scholar na Utah State University, Utah, EUA, de novembro de 2008 a agosto de 2009.

Ilton Curty Leal Junior

Possui graduação em Administração de Empresas, mestrado em Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Transportes na COPPE/UFRJ. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, com atuação em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFF.

Elson Antonio do Nascimento

Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Civil pela UFF, Graduação em Engenharia Agronômica pela UFRRJ. Pós-Graduação na Área de Recursos Hídricos na Holanda e em Israel.

Nathalie Costa da Cunha

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2000), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Veterinárias (UFRRJ). Realizou pós-doutorado pelo programa da FAPERJ-CAPES, no período de 2009 a 2010. Foi Pesquisadora Visitante da Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública de 2010 a 2013. Atualmente é Professora da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, com atuação nas Disciplinas de Epidemiologia, Saúde Coletiva e Biossegurança.

Ellen Cortez Contreiras

Atualmente, é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense ? UFF. Desde 1986, vem desenvolvendo atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Atua na Pró-Reitoria de Extensão, PROEX-UFF, como subcoordenadora da Divisão de Informação, Difusão e Memória ligado à Coordenação de Difusão e Fomento a Extensão - CDFE/EX, membro da Câmara Técnica que avalia os Projetos/Programas de Extensão da UFF e presidente do prêmio Josué de Castro de Extensão da Semana de Extensão da UFF.

Débora Candeias Marques de Moura

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2003) em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) e doutorado(2009) em Engenharia Agrícola (Engenharia de Água e Solo) pela Universidade Federal de Lavras. Realizou seus estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde, também, trabalhou como professora substituta (2007-2009) e (2013). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal Fluminense.

Diana Negrão Cavalcanti

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz) e bolsista PNPD (UFF).

Afonso Aurélio de Carvalho Peres

Doutor em Ciência Animal (2006) e Mestre em Produção Animal (2002) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ. Especialista em Gestão e Estratégias no Agronegócio (2002) e graduado em Zootecnia (1998) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ. Professor Associado I e Pesquisador da Universidade Federal Fluminense (desde 02/2010). Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense (desde 01/2013).

Antonio Fernando Lyra da Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979) e especialização em Planejamento Ambiental pela UFF - Universidade Federal Fluminense - (1985). Mestre em Saúde Coletiva pela UFF (2012). Professor Adjunto IV da UFF, vinculado ao Departamento de Planejamento em Saúde, do Instituto de Saúde Coletiva. Tem experiência em Gestão da Extensão Universitária. Exerceu atividades na Pró-Reitoria de Extensão da UFF de 1983 a julho de 2018. Desempenhou a função de Diretor da Escola de Extensão da UFF de maio de 2013 a julho de 2018.

Glaudiane Lilian de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na área de Finanças e Análise de Investimentos. Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta e chefe do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR).

Elizama do Nascimento Oliveira Campos

Atualmente é doutoranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando com ênfase nas áreas de comércio exterior e crescimento econômico. Atuou como professora substituta na Universidade Federal Fluminense. Foi tutora presencial na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ (Cederj).

Murilo Alvarenga Oliveira

Murilo Alvarenga Oliveira - Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR.

Elisabeth Martins da Silva da Rocha

Professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências com ênfase em Imunologia pelo Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciências pelo programa de Biologia Parasitária da Fundação Oswaldo Cruz. Médica veterinária e bióloga, atua em linhas de pesquisa sobre a interação de fungos patogênicos com o hospedeiro, em especial na esporotricose. Ainda na esporotricose, coordena projeto de extensão que tem por objetivo implementar medidas de prevenção e controle dessa zoonose.

Dayse Lima da Costa Abreu

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Medic.Veterin.(Hig.Veter.Proc.Tecn.Prod.Orig.Animal) pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: Escherichia coli e Salmonella.

Marcelo de Oliveira Dias

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área de Concentração Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) , atuando na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

Claudio Belmonte de Athayde Bohrer

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), com mestrado em Manejo de Recursos Naturais (1990) e doutorado em Geografia (1998), ambos pela University of Edinburgh. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro