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Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Cristiana Callai de Souza

Possui graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de 2015 a 2017. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil; Trabalha no curso de Pedagogia com as disciplinas: Infância e Cultura I e II; Escola da Infância I e II; Brinquedoteca; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Geovana Tabachi Silva

Professora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, em Campos dos Goytacazes/RJ. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997); mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003); doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Erika Bastos Arantes

Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História da África.

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Pablo Nabarrete Bastos

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Coordenador pedagógico do Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom. Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, engajamento, movimentos sociais e comunicação popular.

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; com a tese intitulada Máquinas de Produção de Subjetividades: Tecnologias de Informação e Comunicação no Cotidiano Escolar, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF com a pesquisa Serviço de Radiodifusão Comunitária: metamorfose e singularidade. Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Atualmente é diretor de estudos e pesquisa - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos, coordenador do núcleo de pesquisa histórica - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, doenças, história social, tráfico escravo e morte.

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997) e mestre em História (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983). Professora do Programa de Pós-Graduação e do Curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

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