políticas Públicas

Publicação

Pesquisador

Áurea Cristina Santos Dias

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Departamento de Serviço Social. Doutoranda no PPG em Serviço Social da UERJ, linha de pesquisa Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social. Tutora de Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (UAB/UFF). Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Experiência como assistente social no atendimento à crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e saúde mental.

Jair de Souza Ramos

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e realizou pós doutorado na École Normale Supérieure, seção Sciences Sociales, em Paris (2006) . Atuamente é professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, e participa das pós graduações em Antropologia e Sociologia na mesma universidade.

Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Especialista em Contabilidade para Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Giuliano Alves Borges e Silva

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Administração do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGAd) - UFF. Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2016). Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Gestão, Práticas e Políticas Públicas (GIPP)/UFF. Líder do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão - Gestão, Interdisciplinaridade, Práticas e Políticas Públicas (Lapeex - Gipp).

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense do curso de graduação em Nutrição e do Programa de Mestrado e Doutorado em Política Social. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas de alimentação e nutrição, seguranca alimentar e nutricional e politicas publicas em saúde.

Scheilla Beatriz Alves Bárbara

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense.

Andrea Araujo do Vale

Professora Adjunta C1 da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ).

Claudio de Farias Augusto

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1978); graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UEG (atual UERJ) (1972), bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/LNEC/Portugal (1974); mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1996), bolsista CAPES na Universidade de Lisboa/PT (2001); doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/USP (2003).

Elisete Casotti

Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Docente vinculada ao Instituto de Saúde da Comunidade, com exercício no Departamento de Planejamento em Saúde, da Universidade Federal Fluminese.

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva com foco em educação popular em saúde e pesquisa-ação participativa em saúde. Desenvolve investigações no entorno dos temas: política social em que pese processos de inclusão/exclusão social e equidade em saúde; saúde de adolescentes e jovens.

Karla Estelita Godoy

Professora Associada do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenadora e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR/UFF). Coordenadora do L'Image (Laboratório de Pesquisa, Produção e Análise da Imagem). Docente do curso de Bacharelado em Turismo da UFF.

José Renato Sant'Anna Porto

Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), no curso de Políticas Públicas. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É membro do Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ), onde participa de pesquisas sobre mundo rural e agricultura familiar.

Maria do Socorro Bezerra de Lima

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes.

Percival Tavares da Silva

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira SP (1977), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1980). Membro do NuFiPE Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação desde sua fundação em 2002. Sócio-fundador da IGS-Br International Gramsci Society Brasil em 2015 e membro de seu Conselho Fiscal mandados de 2015 a 2019.

Camila Maranha Paes de Carvalho

Nutricionista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Alimentação, Nutrição e Saúde e doutora em Saúde Coletiva, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora adjunta na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense. É membro da Frente pela Regulação da Relação Público Privado em Alimentação e Nutrição e do Conselho de Alimentação Escolar do município do Rio de Janeiro. Presta consultoria em pesquisa para a ACT Promoção da Saúde.

Mônica de Castro Maia Senna

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1995) e doutorado (2004) em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social no período de 2011 a 2014 e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ nos períodos de 2008 a 2010 e 2012 a 2014.

Camilla Borges Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes Centro do RJ (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora da Fundação Educacional de Macaé e da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras. Tem experiência nas disciplinas de economia - macroeconomia, microeconomia, finanças corporativas, comércio e relações internacionais e trabalho de conclusão de curso, em engenharia de produção - engenharia econômica, introdução à engenharia de produção e também trabalho de conclusão de curso.

Luciane Patrício Barbosa Martins

Possui Doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É atualmente Professor Adjunto do Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF e Chefe da Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da UFF.

André Augusto Pereira Brandão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social.

Maria Aparecida Alves

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho, políticas públicas de cultura, sociologia da cultura.

Vitelio Marcos Brustolin

Pós-doutorado em andamento na Harvard University, onde também é Research Scientist. Professor Adjunto do Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs. É Mestre e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, com estágio doutoral em Harvard).

Mara Edilara Batista de Oliveira

Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus de Angra dos Reis. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em geografia da UFPR, Curitiba. Coordena o Programa de Iniciação a Docência PIBID - Núcleo Geografia Angra dos Reis. Coordenou o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Geografia. É Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFPB. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela UFPB.

Patrícia Martins da Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Área extensão rural e cooperativismo / Faculdade de Veterinária / Departamento MZO. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Especialização em Docência UCPEL (2002). Mestrado em Agronomia, PPG - Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL (2010). Doutorado em Agronomia, linha de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável, PPG -Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL (2015).

Marcelo Pereira de Mello

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD).

Frederico José Lustosa da Costa

Frederico Lustosa da Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Foi professor Titular da Escola Brasileira de Adminstração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getullio Vargas (DFGV) e professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe).

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Observatório da Educação - Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC/ CAPES). Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Fabiano Tonaco Borges

Sou um trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2003. A partir de 2015 escolhi trabalhar como docente no Departamento de Planejamento em Saúde (MPS) do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente trabalho como preceptor/curador das disciplinas do curso de Graduação em Medicina: Trabalho de Campo Supervisionado I (com o tema Atenção Integral à Saúde do Imigrante) e Trabalho de Campo Supervisionado II (atuando com estudantes no Programa Médico de Família Jesús Montañes, da Prefeitura de Niterói).

Cezar Teixeira Honorato

Professor Titular em História Econômica e Social do Instituto de História da UFF, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1994).

Fátima Priscila Morela Edra

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atua como professora no Programa de Mestrado em Turismo (PPGTUR-UFF) e no Departamento de Turismo, ambos na Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH/UFF). Concentra suas atividades de pesquisa e docência no gerenciamento da mobilidade por meio da transversalidade entre turismo, transportes e políticas públicas.

Ranieri Carvalho Camuzi

Docente do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense - UFF; Coordenador do Curso Lato Sensu Residência em Farmácia Hospitalar - UFF. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão, Assistência e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, adesão terapêutica, farmácia hospitalar, gestão farmacêutica, administração farmacêutica, legislação farmacêutica, atenção farmacêutica e farmácia clínica.

Marcelo Fornazin

Marcelo Fornazin é Professor Adjunto no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), possui Bacharelado (2006) e Mestrado (2008) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Fabiano dos Santos Souza

FABIANO SOUZA é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense - UFF. Lotado no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). É coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF. Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018.

Paulo Antonio Cresciulo de Almeida

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana, pelo Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH-UERJ (2013). Possui mestrado em Educacão Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1971). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e na Pós-graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar.

Leandro Roberto Neves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1998), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente/pesquisador da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, políticas públicas, território, educação, projeto interdisciplinar e cultura.

Ricarda Lucilia Domingues Tavares

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - EAU-UFF, desde agosto de 2009. Arquiteta e Urbanista pela EAU-UFF (1993), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEO-UFF (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFF (2016), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, como bolsista da CAPES. Experiência docente em outras instituições de ensino.

Iacã Machado Macerata

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela PUCRS (2005), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, em Estudos da Subjetividade, com ênfase em clínica e subjetividade. Pesquisa e atua nas áreas: clínica ampliada; saúde coletiva; políticas de assistência social; psicologia social; métodos de produção de conhecimento em saúde; pesquisa de perspectiva cartográfica; análise institucional; corpo e subjetividade.

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