políticas Públicas

Pesquisador

Áurea Cristina Santos Dias

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Departamento de Serviço Social. Doutoranda no PPG em Serviço Social da UERJ, linha de pesquisa Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social. Tutora de Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública (UAB/UFF). Possui graduação e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Experiência como assistente social no atendimento à crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência doméstica e saúde mental.

Scheilla Beatriz Alves Bárbara

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense.

Giuliano Alves Borges e Silva

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Administração do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGAd) - UFF. Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2016). Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Gestão, Práticas e Políticas Públicas (GIPP)/UFF. Líder do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão - Gestão, Interdisciplinaridade, Práticas e Políticas Públicas (Lapeex - Gipp).

Claudio de Farias Augusto

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1978); graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UEG (atual UERJ) (1972), bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/LNEC/Portugal (1974); mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1996), bolsista CAPES na Universidade de Lisboa/PT (2001); doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/USP (2003).

Elisete Casotti

Possui graduação em odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Docente vinculada ao Instituto de Saúde da Comunidade, com exercício no Departamento de Planejamento em Saúde, da Universidade Federal Fluminese.

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva com foco em educação popular em saúde e pesquisa-ação participativa em saúde. Desenvolve investigações no entorno dos temas: política social em que pese processos de inclusão/exclusão social e equidade em saúde; saúde de adolescentes e jovens.

Percival Tavares da Silva

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira SP (1977), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1980). Membro do NuFiPE Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação desde sua fundação em 2002. Sócio-fundador da IGS-Br International Gramsci Society Brasil em 2015 e membro de seu Conselho Fiscal mandados de 2015 a 2019.

Camilla Borges Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Candido Mendes Centro do RJ (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora da Fundação Educacional de Macaé e da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras. Tem experiência nas disciplinas de economia - macroeconomia, microeconomia, finanças corporativas, comércio e relações internacionais e trabalho de conclusão de curso, em engenharia de produção - engenharia econômica, introdução à engenharia de produção e também trabalho de conclusão de curso.

André Augusto Pereira Brandão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social.

Vitelio Marcos Brustolin

Pós-doutorado em andamento na Harvard University, onde também é Research Scientist. Professor Adjunto do Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF); Fellow e Researcher PhD na Harvard Law School (Direito) e no Harvard Department of the History of Science (História da Ciência); Professor Adjunto da Columbia University, na School of International and Public Affairs. É Mestre e Doutor em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ, com estágio doutoral em Harvard).

Patrícia Martins da Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Área extensão rural e cooperativismo / Faculdade de Veterinária / Departamento MZO. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Especialização em Docência UCPEL (2002). Mestrado em Agronomia, PPG - Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL (2010). Doutorado em Agronomia, linha de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável, PPG -Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL (2015).

Frederico José Lustosa da Costa

Frederico Lustosa da Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Foi professor Titular da Escola Brasileira de Adminstração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getullio Vargas (DFGV) e professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe).

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Fabiano Tonaco Borges

Sou um trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2003. A partir de 2015 escolhi trabalhar como docente no Departamento de Planejamento em Saúde (MPS) do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente trabalho como preceptor/curador das disciplinas do curso de Graduação em Medicina: Trabalho de Campo Supervisionado I (com o tema Atenção Integral à Saúde do Imigrante) e Trabalho de Campo Supervisionado II (atuando com estudantes no Programa Médico de Família Jesús Montañes, da Prefeitura de Niterói).

Cezar Teixeira Honorato

Professor Titular em História Econômica e Social do Instituto de História da UFF, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1994).

Ranieri Carvalho Camuzi

Docente do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense - UFF; Coordenador do Curso Lato Sensu Residência em Farmácia Hospitalar - UFF. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão, Assistência e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, adesão terapêutica, farmácia hospitalar, gestão farmacêutica, administração farmacêutica, legislação farmacêutica, atenção farmacêutica e farmácia clínica.

Leandro Roberto Neves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1998), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente/pesquisador da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, políticas públicas, território, educação, projeto interdisciplinar e cultura.

Iacã Machado Macerata

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela PUCRS (2005), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, em Estudos da Subjetividade, com ênfase em clínica e subjetividade. Pesquisa e atua nas áreas: clínica ampliada; saúde coletiva; políticas de assistência social; psicologia social; métodos de produção de conhecimento em saúde; pesquisa de perspectiva cartográfica; análise institucional; corpo e subjetividade.

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