cinema

Publicação

Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos

Doutor em Filosofia/UFRJ. Professor Associado do Dept°. de Artes e Estudos Culturais/RAE e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA na Universidade Federal Fluminense/UFF. Líder de Grupo do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: 'práticas estético-políticas na arte contemporânea'/UFF. Atua como teórico-ativista no Coletivo de Arte e Ações Estético-Políticas '28 de Maio'.

Clarissa da Costa Moreira

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), foi estudante visitante no mestrado de "Housing and Urbanism" na Architectural Association School, Londres. Em 1996, realizou mestrado em urbanismo no PROURB/UFRJ (2002) e doutorado em Filosofia da Arte e da Arquitetura pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2007) com a tese "Ville et Devenir: Dogville ou le devenir-village des métropoles", publicada pela editora L'Harmattan, em 2009.

Maurício de Bragança

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004), graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com ênfase em Cinema e Literatura latino-americana.

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014), com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em História (UFMG, 2004). Professor do Programa de Mestrado ProfHistória da UFF - linha de pesquisa: "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". Coordeno o Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF), grupo de pesquisa CNPq. Participo DCP CNPq Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI.

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Michele Pucarelli

Professor de linguagem fotográfica do IACS/UFF - Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Fotografia e Imagem do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes. | Doutor em Artes Visuais com ênfase em Imagem e Cultura - Escola de Belas Artes - PPGAV - UFRJ - 2015; Mestre em Comunicação e Cultura, com ênfase em Tecnologias da Comunicação e Estéticas, PPGCOM-UFRJ 2010; Especialista em Fotografia e Imagem - Pós-Graduação de Fotografia e Imagem IUPERJ - UCAM - 2014.

Mariana Baltar Freire

Doutora em Comunicação pela UFF (2007), onde desenvolveu a tese "Realidade Lacrimosa - diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática". É professora da graduação em Cinema e Audiovisual da UFF onde desenvolve temas vinculados às políticas de gênero e sexualidade, bem como à dimensão do afeto e do excesso como estratégicas estéticas e matrizes culturais para dar conta do lugar do corpo, das sensações e emoções no contexto da cultura audiovisual contemporânea.

Gilberto Schmütz de Gouma

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente, faz Doutoramento em "Comunicação, Cultura e Artes" pela Universidade do Algarve (UAlg-Portugal). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense desde 1992. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Literatura, Cinema e Produção Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, vídeo-arte e planejamento cultural.

Cezar Migliorin

Professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière - Lyon II, na França. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Douglas Mosar Morais Resende

Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e um dos coordenadores do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, mestre em Artes Visuais/Cinema e doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas da Artes da UFMG, com a tese O espaço comum na prática do filme documentário (2016), tendo apresentado como parte desta o documentário em média-metragem Memórias de Izidora, exibido na Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2016).

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense desde 2003.

Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Professor e pesquisador de cinema, economia da cultura e direito autoral, doutor em Cinema pela USP e com Pós-doutorado no Ceis 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra). Leciona Direito autoral e políticas culturais no curso de produção cultural da UFF, Credenciado no PPGCA/UFF - Pós graduação em Estudos contemporâneos das Artes, no PPED/UFRJ Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e no PPCULT/UFF - Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades.

Rafael Mendonça Dias

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Realizou estágio de doutorado como bolsista CAPES na Université Paris X - Ouest Nanterre. Atualmente é professor no curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/PUVR.

Fernando Morais da Costa

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Pós-Graduação em Cinema e audiovisual (PPGCine) e no Departamento de Cinema e Vídeo. Doutor em Comunicação pela mesma instituição (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: análise do som, história e teoria do cinema, cinema contemporâneo.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

Possui graduação em Lettres (equivalente ao Bach. em Letras - UFRJ) - Université de la Sorbonne Nouvelle (1977), graduação em Letras (Português - Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nas áreas de Cinema e Literatura, Realização Cinematográfica e Produção Cinematográfica e Audiovisual.

Karla Holanda de Araújo

Professora do curso de Cinema e Audiovisual e do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual), da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Atualmente, pesquisa o cinema de autoria feminina.

Joao Luiz Leocadio da Nova

Professor no Departamento de Cinema e Vídeo (UFF) é Doutor em Ciências da Comunicação, na área do Cinema, e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica. Após atuar nas áreas de Engenharia de Televisão e de Educação em Saúde, tem concentrado seus interesses de pesquisa e docência na área do Cinema e no seu encontro com a Educação.

Carlos Eduardo Machado Fialho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. É também avaliador de projetos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco).

Adriana Mattos de CAÚLA e SILVA

Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Arquitetura e Urbanismo, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF 2011/2012 com bolsa CAPES; Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG-AU (2008), estágio doutoral no LAIOS-CNRS- Paris e Laboratoire Anthropologie Architecture LAA (2005-2006) pelo programa de cooperação internacional CAPES-COFECUB; Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB (2001); Especialização em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio (1998) e Graduação em Arquitetura e

India Mara Martins

Professora Associada do Departamento de Cinema e Vídeo, na área de Design Visual/Direção de Arte, e do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Multimeios pela Unicamp, com a dissertação "A paisagem urbana no cinema de Wim Wenders". Doutora em Design pela Puc-Rio, com a tese "Documentário Animado: experimentação, tecnologia e design". Pós doutorado na Concórdia University, em Montreal, Canadá. Coordenadora do grupo de pesquisa Aesthesis: Laboratório de Experimentação Estética e Direção de Arte.

Walmeri Kellen Ribeiro

Artista-pesquisadora com pós-doutorado no departamento de Fine Arts da Concordia University (bolsa Capes), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP ( bolsa CNPQ) e mestre em Artes pela UNICAMP, é professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense|UFF. Entre 2013 e 2017, atuou como professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará|UFC, tendo participado da criação e implementação do programa, o qual coordenou entre 2012 e 2014.

Subscrever cinema