Pedagogia

Pesquisador

Ludmila Veiga Faria Franco

Professora Assistente de Libras na Universidade Federal Flumiense/UFF. Tradutora/ Intérprete de LIBRAS/LP na Universidade Federal Fluminense/UFF. Advogada no estado do Rio de Janeiro. Doutorado em andamento em Ciência e Biotecnologia, Universidade Federal Fluminense/UFF, 2018, Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense/UFF, 2016. Especialização em LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Integrada Jacarepaguá/FIJ, 2012. Especialização em PIGEAD: Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense/ UFF, 2016.

Adriana Santos da Mata

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2017). Mestre em Educação (2011) e em Comunicação, Imagem e Informação (2003). Licenciada em Pedagogia (2008) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Toda a formação acadêmica foi realizada na UFF. Fui professora da Rede Municipal de Educação de Niterói por 19 anos. Atuei por 15 anos na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa.

Maria Teresa Esteban do Valle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade.

Tathianna Prado Dawes

Doutoranda em Estudos de Linguagem, UFF. Mestre em Diversidade e Inclusão, UFF (2015), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite, UNIPLI (1999), especialização em Psicopedagogia (2001), Educação Especial e LIBRAS ( 2011) oferecido à distância pelo Instituto Eficaz Maringá, de Paraná, e outra especialização em LIBRAS pelo Cândido Mendes(2016) e estudos e pesquisas realizados na UERJ (2009), intitulado da disciplina isolada ?Tópico Especial: processos de aprendizagem e construção do conhecimento em alunos com deficiência mental?.

Dayse Carla Genero Serra

Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Flavia Ferreira de Castilho

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora da Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense ( UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização.

Eduardo Quintana

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (PCH/UFF). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Simonsen (2000), mestrado em Mestrado em Educação (Conceito CAPES 7) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Educação (Conceito CAPES 6) pela Universidade Federal Fluminense (2012). Realizou Pós-doutorado em relações étnicas (2016-2017) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGREC/ODEERE/UESB), com a Profa. Dra.

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades docentes no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na prática de ensino e na Didática. É docente no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Lúcia Maria de Assis

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Linguística Geral; Linguística Textual; Oralidade e Escrita.

Cristiana Callai de Souza

Possui graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense; Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de 2015 a 2017. É professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil; Trabalha no curso de Pedagogia com as disciplinas: Infância e Cultura I e II; Escola da Infância I e II; Brinquedoteca; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985).

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Lisete Jaehn

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisas Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e práticas pedagógicas (FORMAR), da Universidade Federal Fluminense. Integrante do OIIIIPeUFF - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Monica dos Santos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade COLUNI, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e especialização (lato sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF.

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Caroline Vieira de Campos Gonzalez dos Santos

Professora Substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ Departamento Multidisciplinar - Volta Redonda. Gerente de Projetos de Inclusão SME/ EDUCAR - Resende ligada a Superintendência Pedagógica e a Direção de Inclusão. Mestre em Ensino na Educação Básica - PPGEB - CAp UERJ - (2017). Pós Graduada em Atendimento Educacional Especializado pela UNESP/ São Paulo (2012). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FIJ/ Rio de Janeiro (2010). Especialista em Educação Especial Deficiência Mental pela UNIRIO/ Rio de Janeiro (2010).

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, formação de professores, história da educação e teoria política.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, professor - Colégio Universitário Geraldo Reis, professora supervisora - Colégio Universitário Geraldo Reis e professor -tutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículo, sexualidades, formação de professores e gênero.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação e cultura, contexto e cognição, alfabetização e linguagem.

Kênia Aparecida Miranda

Possui doutorado em História Social (2011), mestrado em Educação (2005) e graduação em Pedagogia (2000), concluídos na Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta de Economia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na Educação Básica, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX/UFF) e o Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora.

Isabel Balloussier Cerchiaro

Doutorado em Administração pela EBAPE / Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006), Mestrado em Marketing pela Kingston University (1996), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1990) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é chefe de departamento e professora da graduação em administração no Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) - Macaé.

Allan de Carvalho Rodrigues

Professor da Universidade Federal Fluminense e Universidade Estácio de Sá. Doutorando do PROPED/UERJ. Mestre em Educação PPGEDU/UERJ e Pedagogo pela UFF . Especialista em Educação Básica pelo Colégio Pedro II. Atua no campo do Currículo, Cotidiano Escolar, Formação Docente e Filosofia e Educação. Foi represente titular de colegiados de curso e de pós graduação. Em 2017 recebeu o Premio Prata da Casa - UFF. Tem como principal temáticas de pesquisa: práticas educativas, formação de professores, metodologias, currículo,politicas de currículo e cotidiano escolar.

Francisca Marli Rodrigues de Andrade

Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) ? Espanha, financiado pela União Europeia no marco do programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (EACEA) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, vinculada a Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Possui graduação em Arquivologia (1986) e Pedagogia (2012) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Educação Infantil (1996) e Leitura: teoria e prática (1996) pela Pontifícia Universidade Católica; mestrado em Educação (2006) pela Universidade Federal Fluminense . Atualmente é professora da Educação Infantil no Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense.

Renata Silva Bergo

Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF, na área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ. Desenvolve ações de pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: infância, antropologia e educação, cultura e processos de aprendizagem; formação de professores.

Ozanan Vicente Carrara

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), graduação em Pedagogia pelo CES/JF (1988), bacharelado em Teologia pelo Melbourne College of Divinity (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Ética e Filosofia Política pela UERJ (2008), com período de pesquisa na Université de Strasbourg, França, como bolsista do CNPq. Fez estágio pós-doutoral na Université Paris X (Nanterre/La Défense), em 2015-16, como bolsista da Capes.

Valdelúcia Alves da Costa

Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia, Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade de Filosofia de Campos (RJ, 1979); Mestrado em Educação: Educação Especial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ,1988); Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2001); Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Educação, Cidadania e Diversidade (UFPE, 2013-2014) e em Políticas Públicas, Formación, Subjetividad, Inclusión Social y Educativa (UNAM, 2013).

Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência.

Andréa Relva da Fonte Gonçalves Endlich

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd /UERJ (CAPES 7) e graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Integrante do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa & Extensão (NEI:P&E), coordenado pela Profª Drª Vera Maria Ramos de Vasconcellos.

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).

Maria Onete Lopes Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Leciona nos Cursos de Pedagogia e Geografia. Tem experiência na área de Serviço Social e Direito. Conhecimentos especializados em Fundamentos da Educação, História, Políticas Sociais e Metodologia de Pesquisa.

Aureo Guilherme Mendonça

Possui doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Artes, História e Educação, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica de arte, artes plásticas, arte contemporânea, modernismo, pós-modernismo, arte-educação e arte virtual.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação do Professor Pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, trabalho, escola e pedagogia social.

Ana Angélica Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em Educação na área de Currículo, Docência e Linguagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1981), Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Centro Universitário Geraldo Di Biasi (1984). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda, atuando especialmente no curso de Licenciatura em Química.

Claudia Vianna de Melo

Professora da Carreira do Magistério da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd /UERJ (CAPES 7). Possui graduação em Pedagogia pela UFF, especialização em Educação Infantil pela PUC/RIO e mestrado em Educação pelo ProPEd/ UERJ (CAPES 7). Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente sob a coordenação da professora doutora Ligia Maria Leão de Aquino.

Roberta de Lima Manceira Flores

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), especialização em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) e especialização em Gestão da Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Atuou como professora regente de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro de 1999 até 2013.

Juliana de Oliveira Borges

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, alfabetização, espaços escolares.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; com a tese intitulada Máquinas de Produção de Subjetividades: Tecnologias de Informação e Comunicação no Cotidiano Escolar, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF com a pesquisa Serviço de Radiodifusão Comunitária: metamorfose e singularidade. Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Anderson Xavier Tibau Gonçalves

Doutor em Ciências Humanas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua nas áreas de Educação e Antropologia e Corpo e Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita - GEALE. Pesquisador representante do Brasil no Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - UNESCO/CERLALC/AECI.

Domingos Barros Nobre

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Atualmente Cursa Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense .

Margarida dos Santos Pacheco

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Anderson (1977) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação e formação do professor .Também possui experiencia em gestão administrativa na UFF.

Rodrigo Torquato da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Três Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase na Alfabetização dos/das estudantes das Classes Populares e Cotidiano Escolar.

Amanda Oliveira Rabelo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Aveiro (2009), pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2012), pós-doutorado em Educação pelo PPGE-UFRJ (2018).

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