Educação

Publicação

Pesquisador

Adriana Santos da Mata

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2017). Mestre em Educação (2011) e em Comunicação, Imagem e Informação (2003). Licenciada em Pedagogia (2008) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Toda a formação acadêmica foi realizada na UFF. Fui professora da Rede Municipal de Educação de Niterói por 19 anos. Atuei por 15 anos na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa.

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Luciana Santos Collier

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz (2016). Mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela UERJ-Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (2009). Especialista em Psicomotricidade pela UCAM (2001) e Educação Física Escolar pela UFF (2005). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professora de Educação Física do Governo do Estado do Rio de Janeiro de 1999 até 2014 e do Colégio Universitário Geraldo Reis/Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF) desde 2014.

Rodrigo Silva Lima

Carioca, 43 anos e flamenguista. Doutor e mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Educador Social formado pela Associação Beneficente São Martinho.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade.

Artur Valente de Andrade

Possui formação acadêmica na cadeira Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP) São Paulo, graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente - São Paulo, graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialização em Tecnologia Educacional pela Associação Educacional Plinio Leite - Niterói - Rio de Janeiro e especialização em Administração e Economia Rural pela Universidade Federal Viçosa, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural

Pablo de Vargas Guimarães

Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Doutor em educação ('Filosofia da Educação') pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/ProPEd. Possui mestrado em Música, ('Música e Educação') pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO/PPGM. Tem experiência como docente de nível superior nas áreas de Educação e de Música. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa "Música, Pensamento e Educação" - MUSPE e do "Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades" - LAPIIS.

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente dos seguintes programas de pós-graduação na UFF: Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação; e Mestrado Cultura e Territorialidades (PPCULT), linha de pesquisa Mediações, saberes locais, práticas sociais. É bolsista Cientista do nosso estado - Faperj.

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009). É Professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem, metáfora na linguagem e no pensamento, identidade, formação de professores e discurso.

André Luiz Dias Lima

Doutor em Letras ( Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2009). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (1995). Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense. É também Professor do Programa de Pós - Graduação em Estudos de Literatura, no Instituto de Letras da UFF, atuando na linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura.

Elionaldo Fernandes Julião

Possui graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Em Língua Portug pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual). Atuou como Vice-Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF (2015 - 2018).

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014), com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP. Mestre em História (UFMG, 2004). Professor do Programa de Mestrado ProfHistória da UFF - linha de pesquisa: "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão". Coordeno o Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF), grupo de pesquisa CNPq. Participo DCP CNPq Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI.

Marcelle de Sa Guimarães

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Realidade Virtual

Geraldo de Souza Ferreira

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Formado em Engenharia de Minas e Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Cristiana Mara Bonaldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde pública (2004) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atuou como Psicóloga na atenção básica a saúde na Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Paulo Mauricio Tavares Siqueira

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Atuariais e de Finanças-DCA- da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense-UFF. Professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas da Computação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras da UFF. Professor do curso de Ciências Atuariais e de Finanças do DCA da UFF. Coordenador do Projeto Oficina de Práticas Contábeis, Atuariais e de Finanças do DCA da UFF.

Lisete Jaehn

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisas Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e práticas pedagógicas (FORMAR), da Universidade Federal Fluminense. Integrante do OIIIIPeUFF - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF - DEVIR.

Jailson de Souza e Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Doutorado em Sociologia da Educação pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (1999) e pós doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York.

Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense . É professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Nivia Valença Barros

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983).

Amanda Ornela Hyppolito

Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Ciências da Saúde (2003) e Doutora em Saúde Pública (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense. Atuando em ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva em Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas e Saúde da Família.

Maria Helena Campos Soares de Mello

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenadora e vice Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Produção desta mesma Universidade. Revisora da Engevista (UFF), do ENEGEP(ABEPRO), COBENGE (ABENGE) e do SBPO (Sobrapo).

Elaine Monteiro

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalha com movimentos ligados à cultura afro-brasileira e com patrimônio cultural imaterial negro, em particular, com comunidades jongueiras e quilombolas da região sudeste.

Danielle Carusi Machado

possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, educação, bem estar social e mobilidade urbana.

Maria Isabel do Nascimento

Possui: Pós-Douturado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências - área de Epidemiologia do Câncer - pelo Programa Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) - FIOCRUZ, Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Ministério da Educação e Cultura/Ministério da Saúde e Especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswal

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens. É professora permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano.

Mônica de Rezende

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), especialização e mestrado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Professora adjunta do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MPS/ISC/UFF). Membro do grupo de pesquisa "Caminhos para Análise de Políticas de Saúde".

Boanerges do Amaral Couto

Professor Adjunto da UFF, Engenheiro Mecânico pela UFF (1969), possui mestrado em Engenharia Metalúrgica pela COPPE-UFRJ(1981), Doutorado em Educação pela Universidad de la Integración de lãs Americas (UNIDA), e diversas qualificações em Gestão da Qualidde e Gestão Ambiental, destacando-se Lead Assessor SGQ (Reino Unido), Lead Assessor SGA (Brasil) e Lead Assessor TL9000 (Estados Unidos da America). Participou do desenvolvimento de normas internacionais da qualidade como membro de delegações brasileiras ao TC176 da ISO e de GTs da ABNT/CB25.

Renata Silva Bergo

Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF, na área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ. Desenvolve ações de pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: infância, antropologia e educação, cultura e processos de aprendizagem; formação de professores.

Rosane Silva Pinto de Mendonça

Possui graduação em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora colaboradora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Desenvolve diversas pesquisas na área de educação, pobreza e desigualdade de renda no Brasil e América Latina.

Gustavo Henrique Naves Givisiez

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Universidade Federal Fluminense e professor colaborador da Universidade Candido Mendes, no programa de mestrado em Engenharia de Produção. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, campus de Campos dos Goytacazes. A principal área de atuação é demografia aplicada a políticas públicas, demografia da habitação, projeções populacionais e surveys.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Concluiu o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1994. Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, para a qual ingressou em 1977. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros (muitos verbetes) e 5 livros (dois deles como co-organizador). Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso.

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Renata Christina Vieira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (1993-1997), é especialista no método áudio-fonatório Perdoncini de estimulação de linguagem e educação auditiva para surdos pela AIPEDA onde atuou como estagiária, e, após formada, como fonoaudióloga e professora de cursos da instituição.
Possui aperfeiçoamento em Neurociências, Linguagem e Cognição pelo CEFAC (2006-2007), mestrado em Letras - área de concentração: Linguística, pela UERJ (2005-2007) e tem especialização em Voz pelo CEFAC (2009-2011).

Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo também como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS

Crisóstomo Lima do Nascimento

Psicólogo Clínico, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e com pós-graduação em Filosofia, na temática Existencialismo e Fenomenologia.

Lucilia Carvalho da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, Campo de Confluência Trabalho e Educação. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Política Social e Trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Observatório da Educação - Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC/ CAPES). Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense.

Danuse Pereira Vieira

Possui graduação em Português-Latim pela Faculdade de Letras-UFRJ (1996), Licenciatura em Português-Latim pela Faculdade de Educação -UFRJ (1998), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), é doutoranda em Linguística Aplicada(UFRJ). Atualmente é professor docente I- Secretaria Estadual de Educação-RJ, professor docente I - Secretaria Municipal de Educação-RJ, professor de língua portuguesa da Escola Modelar Cambaúba.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro

Selma Rodrigues de Castilho

Graduada em Farmacia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Engenharia Biomedica pela COPPE/UFRJ, professora titular da Faculdade de Farmacia da UFF e membro do corpo permanente dos cursos de Residencia em Farmacia Hospitalar da UFF, mestrado em Gestao e Administracao da Assistencia Farmaceutica, mestrado e doutorado em Ciencia aplicada a produtos para saude, todos da Faculdade de Farmacia da UFF. Atua nas areas de ensino farmaceutico, farmacoepidemiologia e atencao farmaceutica. Atualmente é diretora da Faculdade de Farmácia da UFF.

Tania Afonso Chaves

Sou professora adjunto IV na área de linguagem e Fonoaudiologia Educacional do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Saúde de Nova Friburgo RJ. Minha primeira graduação é em Fonoaudiologia - Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1995), atualmente curso graduação em Pedagogia (UERJ - início do curso em 20180 ;sou especialista em Moticidade Oral e Linguagem, mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2009).

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Bernardina Maria de Sousa Leal

Licenciada em Letras - Inglês, Lingua e Literatura, pela Universidade de Brasília (1983), especialista em Administração Escolar pela UCB, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, UnB. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Requisitada pela Defensoria Pública da União - Assessora de Memória e Cultura.

Regina de Barros Cianconi

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atua na graduação e pós-graduação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1971), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (1989) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (2003). Foi Coordenadora da Pós-graduação ( PPGCI/UFF) de 2013 a 2015.

Marcia Marques de Carvalho

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: econometria, desigualdade, educação superior e ações afirmativas.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; com a tese intitulada Máquinas de Produção de Subjetividades: Tecnologias de Informação e Comunicação no Cotidiano Escolar, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF com a pesquisa Serviço de Radiodifusão Comunitária: metamorfose e singularidade. Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Maria Cristina Paulo Rodrigues

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). É professora da Escola de Serviço Social da UFF, com experiência na temática do trabalho e dos trabalhadores, assim como dos movimentos sociais ligados à sua história de organização, resistência e lutas.

Liliane Belz dos Reis

Possui Graduação em Enfermagem pelo Instituto Adventista de Ensino (1981) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1999). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, gerência, enfermeiro, comportamento organizacional e assistência de enfermagem. Atualmente atuando como Coordenadora de Integração Acadêmica da Pró-reitoria de Extensão.

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ), e ao Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e desenvolvimento (GPETED/UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Poder.

Eblin Joseph Farage

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares - NEPFE.

Claudio Fernandes da Costa

Possui Licenciatura em Matemática pela Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (1992), mestrado em Educação pela Uerj - (200), e doutorado em Educação pela Puc-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - (2008). Atualmente é professor adjunto da UFF (Universidade Federal Fluminense), em exercício no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, área de Conhecimento: Política Educacional, regime de Dedicação Exclusiva.

Subscrever Educação