Educação

Pesquisador

Adriana Santos da Mata

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2017). Mestre em Educação (2011) e em Comunicação, Imagem e Informação (2003). Licenciada em Pedagogia (2008) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1999). Toda a formação acadêmica foi realizada na UFF. Fui professora da Rede Municipal de Educação de Niterói por 19 anos. Atuei por 15 anos na Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalina de Araújo Costa.

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Luciana Santos Collier

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz/ Fiocruz (2016). Mestre em Educação, Comunicação e Cultura pela UERJ-Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (2009). Especialista em Psicomotricidade pela UCAM (2001) e Educação Física Escolar pela UFF (2005). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professora de Educação Física do Governo do Estado do Rio de Janeiro de 1999 até 2014 e do Colégio Universitário Geraldo Reis/Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF) desde 2014.

Rodrigo Silva Lima

Carioca, 43 anos e flamenguista. Doutor e mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Educador Social formado pela Associação Beneficente São Martinho.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade.

André Luiz Dias Lima

Doutor em Letras ( Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2009). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (1995). Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense. É também Professor do Programa de Pós - Graduação em Estudos de Literatura, no Instituto de Letras da UFF, atuando na linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual). Atuou como Vice-Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF (2015 - 2018).

Elionaldo Fernandes Julião

Possui graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Em Língua Portug pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Cristiana Mara Bonaldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde pública (2004) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atuou como Psicóloga na atenção básica a saúde na Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Lisete Jaehn

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisas Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e práticas pedagógicas (FORMAR), da Universidade Federal Fluminense. Integrante do OIIIIPeUFF - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF - DEVIR.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense . É professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Nivia Valença Barros

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983).

Elaine Monteiro

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalha com movimentos ligados à cultura afro-brasileira e com patrimônio cultural imaterial negro, em particular, com comunidades jongueiras e quilombolas da região sudeste.

Maria Helena Campos Soares de Mello

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenadora e vice Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Produção desta mesma Universidade. Revisora da Engevista (UFF), do ENEGEP(ABEPRO), COBENGE (ABENGE) e do SBPO (Sobrapo).

Maria Isabel do Nascimento

Possui: Pós-Douturado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências - área de Epidemiologia do Câncer - pelo Programa Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) - FIOCRUZ, Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Ministério da Educação e Cultura/Ministério da Saúde e Especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswal

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens. É professora permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano.

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Concluiu o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1994. Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, para a qual ingressou em 1977. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros (muitos verbetes) e 5 livros (dois deles como co-organizador). Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso.

Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo também como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS

Renata Christina Vieira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (1993-1997), é especialista no método áudio-fonatório Perdoncini de estimulação de linguagem e educação auditiva para surdos pela AIPEDA onde atuou como estagiária, e, após formada, como fonoaudióloga e professora de cursos da instituição.
Possui aperfeiçoamento em Neurociências, Linguagem e Cognição pelo CEFAC (2006-2007), mestrado em Letras - área de concentração: Linguística, pela UERJ (2005-2007) e tem especialização em Voz pelo CEFAC (2009-2011).

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Observatório da Educação - Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC/ CAPES). Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro

Regina de Barros Cianconi

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atua na graduação e pós-graduação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1971), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (1989) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (2003). Foi Coordenadora da Pós-graduação ( PPGCI/UFF) de 2013 a 2015.

Marcia Marques de Carvalho

Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: econometria, desigualdade, educação superior e ações afirmativas.

Helen Pereira Ferreira

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense; com a tese intitulada Máquinas de Produção de Subjetividades: Tecnologias de Informação e Comunicação no Cotidiano Escolar, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF com a pesquisa Serviço de Radiodifusão Comunitária: metamorfose e singularidade. Graduada em Pedagogia - com ênfase em Gestão de Sistemas Educacionais pela UERJ/FEBF.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

Maria Cristina Paulo Rodrigues

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). É professora da Escola de Serviço Social da UFF, com experiência na temática do trabalho e dos trabalhadores, assim como dos movimentos sociais ligados à sua história de organização, resistência e lutas.

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ), e ao Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e desenvolvimento (GPETED/UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Poder.

Eblin Joseph Farage

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares - NEPFE.

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