Física

Pesquisador

Lucas Mauricio Sigaud

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É professor adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2014 e colabora com o laboratório de elétrons do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marcelo Silva Sarandy

Graduado em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2001), com pós-doutorados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001-2003), Universidade de Toronto (2003-2005) e Universidade de São Paulo - Instituto de Física de São Carlos (2005-2006). Professor Associado do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), com um período sabático na University of Southern California (2015-2016).

Andrea Brito Latge

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1989). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense​, bolsista de produtividade do CNPq - nível 1B e Cientista de nosso estado da FAPERJ. Ocupou na Universidade os cargos de Coordenadora de Pesquisa da UFF (2011-2013), Coordenadora de Pós-Graduação da UFF (2001-2003), e foi Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF (2014).

Luis Esteban Oxman

Possui mestrado em Física - Universidad de Buenos Aires (1989) , doutorado em Física - Universidad de Buenos Aires (1993).
Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Dualidade e fases não perturbativas : confinamento e condensação de objetos topológicos, bosonização.

Jesús Lubián Ríos

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Mikhail Vasilievich Lomonosov (1988), mestrado em Física Nuclear pela Universidade Estadual Mijail Vasilievich Lomonosov (1988) e doutorado em Física pelo Centro de Estudios Aplicados al Desrrollo Nuclear (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas), atuando principalmente nos seguintes temas: break-up, espalhamento elástico, fusão, canais acoplados e espalhamento inelástico.

Fábio de Oliveira Borges

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000), é mestre em Física pela Universidade Federal Fluminense (2003) e obteve seu Doutorado em Física (2007) na mesma Instituição. Fez Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (2008-2010) e teve bolsa de desenvolvimento tecnológico no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no ano 2011 .

Thadeu Josino Pereira Penna

Graduação, Mestrado (1987) e Doutorado (1989) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é prof. Associado da Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências Exatas, em Volta Redonda, RJ. Tem experiência na área de Física Computacional atuando principalmente nos seguintes temas: simulações computacionais e aplicações multidisciplinares de Física. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Sistemas Complexos,do CNPq.

Nestor Norio Oiwa

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: genoma e audiometria.

Adriano de Souza Martins

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), onde também realizou mestrado (1999) e doutorado (2003) em Física, ambos sob a orientação de Belita Koiller. Entre 2003 e 2004, realizou um estágio pós-doutoral na Universite Catholique de Louvain, sob a supervisão de Xavier Gonze e entre 2004 e 2006 foi também posdoc no Instituto de Física da UFF, sob a supervisão dos professores Pedro Venezuela e Roberto Bechara Muniz.

Roberto Meigikos dos Anjos

Nasceu em São Paulo, Capital, em 1962. Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1992). Realizou estágio no National Institute of Water & Atmospheric Research (NIWA, 2013), Nova Zelândia, na área meio ambiente: Efeitos de Mudanças Climáticas e Degradação do Solo. Foi pesquisador visitante por diversas ocasiões no Lab. Tandar e na UNSL (ambos na Argentina), UdelaR (Uruguai), ANU (Austrália) e CIEMAT (Espanha).

Armando Flavio Rodrigues

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela PUC-Rio/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), doutorado em Física pela UFF/ Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutorado pelo CBPF/ Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2007-2009). Atualmente é Professor Adjunto IV do ICEx - Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense.

André Gusso

É Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestre (1998) e doutor (2002) em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica da UNESP. Atualmente é professor associado I, tendo chefiado o Departamento de Ciências Exatas no biênio 2012-2013. Foi bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2) o período 2008-2013 . Tem experiência na área de Física, tendo se doutorado na área de física de partículas e campos. Mudou sua áera de interesse e agora atua nos seguintes temas: 1) modelagem teórica de micro e nanodispositivos.

Carla Regina Alves Carvalho

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. Doutora em Física Nuclear pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professora do Departamento de Geoquímica da UFF, onde desenvolve vários projetos de pesquisa no Laboratório de Radiocarbono (LAC-UFF) e no Laboratório de Radioisótopos Aplicados ao Meio Ambiente (LARAMAM). Atua como líder do grupo de Física Nuclear Aplicada a Estudos Cronológicos do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2951902195223334).

Maria Carmen Morais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Reações de Transferência e Astrofísica Nuclear.

Andre Asevedo Nepomuceno

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal de Campina Grande (2002) e doutorado em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Física de Partículas, com ênfase em busca por novos bósons de gauge no experimento ATLAS.

Pablo Leite Bernardo

Graduação em Física Bacharelado (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizei um doutorado sanduíche na Montana State University - EUA em 2012, onde obtive experiência na fabricação de policristais e monocristais pelo método de reação do estado sólido, Floating-Zone e transporte à vapor.

Nuno Miguel Melo Crokidakis Peregrino

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2011), com estágio de doutorado sanduíche pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Fez Pós-Doutorado no Instituto de Física da UFF (2011) e no Departamento de Física da PUC-Rio (2011-2014). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói/RJ.

Caio Henrique Lewenkopf

É professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. É bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em Física pela Universidade de São Paulo (1988) e doutor em Física pela Universidade de Heidelberg (1991). Foi pós-doutor no Instituto Max-Planck de Heidelberg (1991-92), Laboratório Nacional Supercondutor Cíclotron (1992-93) e Universidade de Washington (1993-95).

Erica Cristina Nogueira

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora colaboradora junto ao LIneA (Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia).

Carlos Enrique Navia Ojeda

Possui graduação em Licenciatura en Física - Universudad Mayor de San Andres (1979), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos, fisica de hadrons e astrofísica. Tem atuado como arbitro de varias revistas científicas.

Glauco Santos Maciel

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Fez pós-doutorado na State University of New York at Buffalo, EE.UU. (1999-2000) e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat.

Fabio David Alves Aarao Reis

Sou bacharel em Física (1988), Mestre em Física (1990) e Doutor em Física (1994) pela PUC-Rio.
Sou professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, onde trabalho desde 1994, pesquisador bolsista do CNPq desde 1985, com nível atual 1C, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2012.

Silvania Alves de Carvalho

é bacharel em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciência Exatas (VCE) da Escola de Engenharia Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) Universidade Federal Fluminense (UFF/Volta Redonda). Tem experiência na área de Óptica e Física Atômica e Molecular, com ênfase em Interação de radiação com matéria e Óptica não-linear, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de desvios de caminhos ópticos.

Joao Florencio Junior

Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado em Fisica - University of Cincinnati (1984). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Magnetismo de Sistemas de Baixas Dimensionalidades, Dinâmica de Spins, Caos Quântico.

Mario de Souza Reis Junior

Graduação em Física pela UFRJ (1993-1997), Mestrado (1998-2000) e Doutorado (2000-2003) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF, estágio de doutoramento-sanduíche (2001-2002) e pós-doutoramento (2003-2005) na Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é professor associado do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Carlos Eduardo Rodrigues de Souza

Possui graduação: bacharelado e licenciatura (2004); mestrado (2006) e doutorado (2010) em física pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista do CNPq e do programa "Bolsa Nota 10" da FAPERJ durante o doutoramento. Tem experiência na área de física experimental com ênfase em Ótica Quântica. Estudou a geração de fótons gêmeos em guias de ondas semicondutores de AlGaAs em seu Pós-doutorado no Laboratoire Matérieux et Phénomènes Quantiques na Universidade Paris 7 (2010-2011).

Carlos Magno Silva da Conceicao

possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatistica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Magnéticos Desordenados e Supercondutores de Alta Temperatura.

Licinio Lima Silva Portugal

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) com período sanduiche na Universitat Frankfurt an Main - Johann Wolfgang Goethe, Alemanha (2004) e Pós-Doutorado no Centre D'Energie Atomique- Saclay, CEA, Paris, França (2007-2008).

Daniele Cristina Silva de Freitas

Possui graduação em Física - Licenciatura (2005) e Bacharelado (2006) - pela Universidade Federal Fluminense; mestrado (2007) e doutorado (2011) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista Nota 10 da FAPERJ durante o mestrado. Participou dos cursos HERCULES 2010 no LNLS em Campinas-SP, FPSchool 2012 no ILL em Grenoble, França e International Summer School on Superconductivity 2013 em Cargèse, Córsega. Fez pós-doutorado no Institut Néel - CNRS/UJF - em Grenoble, França com bolsa do Cnpq/Capes. Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Física da UFF.

Nivaldo Agostinho Lemos

possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1977), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981) e realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1994-1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmologia quântica; teoria quântica de campos; ensino de Física.

Kita Chaves Damasio Macario

Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista de produtividade nível 1D do CNPq na área de Geocronologia, professora associada III do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, concursada em 2004, coordena o Laboratório de Radiocarbono (LAC-UFF) desde 2009. Membro da comissão de área de Física Nuclear junto à Sociedade Brasileira de Física.

Hypolito Jose Kalinowski

HYPOLITO JOSE KALINOWSKI atualmente é Professor Titular-Livre no Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense; graduou-se pela UFPR (1973), obteve o doutorado em Física na PUC-RIO em 1984 e realizou estágios de pós-doutorado no Centro Studi e Laboratori Telecommunicazioni (CSELT, Itália) - 1985/1987 - e no Instituto de Telecomunicações (Aveiro, Portugal) - 2001- onde também foi pesquisador visitante em 2006-2007. Em 2005 obteve o título de Livre-Docente no Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos, USP.

Fábio de Jesus Ribeiro

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estados Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: nanoestruturas semicondutoras.

Kaled Dechoum

Possui graduação em Bacharelado Em Fisica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física de processos estocásticos, óptica quântica e não linear, atuando principalmente nos seguintes temas:
mecânica quântica em sistemas abertos, flutuações quânticas e fenômenos críticos em sistemas ópticos não lineares.

Angelo Cesar Colombini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciênica da Computação pela Universidade de Franca no ano de (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Física Aplicada Sub-Área Computacional pela Universidade de São Paulo (1999).

Paulo Acioly Marques dos Santos

Conclui a graduação em Fisica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1981) e o Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1989).

Fernando Saliby de Simoni

Professor adjunto DE da Universidade Federal Fluminense do pólo de Rio das Ostras. Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmology, large-scale structure of universe e baryonic acoustic oscillation.

Rodrigo Picanço Negreiros

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2005) e Ph.D. pela San Diego State University/Claremont Graduate University. Atuou como um posdoc no Frankfurt Institute for Advance Studies, na Goethe University , em Frankfurt am Main, Alemanha. Atualmente é professor no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.

Sonia Regina Alves Nogueira de Sá

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade de Brasília (1981), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Ciências pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1990). É Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha desde 1992 no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química.

Jorge Simões de Sá Martins

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), tendo cursado o ciclo básico no Instituto Militar de Engenharia (1968), e Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense (1998). Fui pesquisador visitante no Colorado Center for Chaos and Complexity, da Universidade do Colorado, e instrutor (lecturer) no Departamento de Física da mesma universidade de 1999 a 2002. Desde junho de 2002 sou professor do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, tendo passado à categoria de professor associado em 2010.

Luciano Gomes de Medeiros Junior

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF desde agosto/2010, trabalhando no campus do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES. Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999). Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2006). Doutor em Física da Matéria Condensada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010).

Tibério Borges Vale

Tibério Borges Vale possui graduação de Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2002), mestrado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF (2005) e doutorado em Ciências (com ênfase em Astrofísica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010).

Marco Moriconi

Possuo graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Física - Princeton University (1996). Realizei um pós-doutorado no ICTP (1997-1999), Cornell University (1999-2002) e fui bolsista PROFIX do CNPq na UFRJ (2002-2005). Atualmente sou profesor associado nível 1 da Universidade Federal Fluminense.

Daisy Maria Luz

Possui graduação (1979), mestrado (1986) e doutorado (1995) em Física, obtidos pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Associada IV do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. É Diretora da Casa da Descoberta, o Centro de Divulgação de Ciência da UFF, desde 2004. Participou da equipe responsável pelo Projeto Piloto "Palácio das Descobertas" em 1999, a partir do qual foi criada a Casa da Descoberta, em 2000.

Reinaldo Faria de Melo e Souza

Possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do instituto de física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua principalmente nos seguintes temas: Eletrodinâmica Quântica, Forças dispersivas e Matéria Condensada.

Ricardo Marques Ribeiro

É formado em Física pela UFRJ. Possui Mestrado (1989) e Doutorado (1995) em Física (Fotônica Experimental aplicada às Telecomunicações) pelo Departamento de Física da PUC-Rio. Foi Recém-Doutor no Instituto de Física da UFF (fibras ópticas fotorrefrativas) tendo também trabalhado no British Telecom Research Laboratories na Inglaterra (laser mode-locked em cavidade externa) e no CETUC da PUC-Rio. Trabalhou na COPPE/UFRJ como Pesquisador. Foi Professor Visitante do DETEL/UERJ de 2001 até 2005.

Alexandre Grezzi de Miranda Schmidt

possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (1998) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (2002). Durante 3 anos (2002-2005) foi pos-doc no departamento de Física da UFPR. Atualmente é professor associado-III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, Mecânica Quântica, Sistemas com massa dependente da posicao e Jogos Quânticos.

Débora Carvalho de Melo Rodrigues

Doutora em Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Uppsala University (UU) com concentração em Física de Materiais (2017). Atualmente é pós-doutoranda do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono na Universidade Federal Fluminense. Atua na área de pesquisa de física da materia condensada, com ênfase em nanomagnetismo teórico, cálculos de estrutura eletrônica e dinâmica do spin atomístico.

Antonio Zelaquett Khoury

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) tendo obtido a menção CUM LAUDE, mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). De 1994 a 1996 fez pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco na área de Caos em Lasers. De 1996 a 1998 fez pós-doutorado no Laboratoire Kastler Brossel (Ecole Normale Superieur - França) na área de Óptica Quântica em Átomos Frios e Diodos-Laser.

Rogerio Menezes de Almeida

Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em física pela Universidade Estadual de Campinas (2009), sendo membro da Colaboração Pierre Auger desde 2005. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.Tem experiência na área de Física de partículas e Raios Cósmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos e anisotropias.

Andreia Mendonça Saguia

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Física pela Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doc no CBPF (2001-2003), na Universidade de Toronto (2004-2005), no IF- UFF (2006-2008) e na University of Southern California (2015-2016). Atualmente é Professora (Associada I) no Instituto de Física - UFF. Tem interesse nas seguinte áreas de pesquisa: transições de fases e fenômenos críticos em sistemas de matéria condensada e assuntos na interface teoria da informação quântica - matéria condensada.

Daniel Schneider Tasca

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestre (2006) e doutor (2010) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após seu doutoramento, trabalhou cinco anos como pesquisador pós-doutor no Max-Plank Institute for the science of light (2010), na Universidade de Glasgow (2011-2013) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2016). Desde 2016, é professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói. Desenvolve pesquisa experimental na área de óptica nos regimes clássico e quântico.

Dilson Pereira Caetano

Possui graduação em Física - Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1998), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas no período 2005-2010. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Djalma Rosa Mendes Junior

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestrado em Fisica da Materia Condensada pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas), atuando principalmente nos seguintes temas: reações nucleares e núcleos exóticos.

Marcos Veríssimo Alves

Possui graduação em Física Teórico-Experimental pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Realizou estágios de pós-doutoramento no Departamento de Física da UFSCar (São Carlos, SP), International Centre for Theoretical Physics (Trieste, Itália), Université catholique de Louvain (Louvain-la-Neuve, Bélgica), Universidad de Cantabria (Santander, Espanha) e Universidade Federal do ABC (Santo André, SP).

Rodrigo Ferreira Sobreiro

Possui bacharelado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Física pela mesma Universidade (2007). É Professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2009. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias de calibre, aspectos não perturbativos das teorias de Yang-Mills, cromodinâmica quântica infravermelha, confinamento de quarks e gluons, ambiguidades de Gribov, teorias de calibre topológicas, teorias de calibre de gravidade e gravidade quântica.

Renato Bastos Guimarães

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ,Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Atualmente é professor Associado Nível IV na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em materiais magnéticos e cristalografia.

Daniel Jonathan

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Física pelo Imperial College (2001), e realizou ainda pós-doutorado na Universidade de Cambridge (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Informação Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: informação quântica, computação quântica, e ótica quântica.

Daniel Jost Brod

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2014) na área de Computação Quântica. Completou dois anos e meio de pós-doutorado no Perimeter Institute for Theoretical Physics, em Waterloo, no Canadá, e um ano de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor do Instituto de Física na Universidade Federal Fluminense.

Aquino Lauri de Espíndola

possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2006) e pós-doutorado pela USP de Ribeirão Preto. Desde 2010 é Professor Adjunto II no Departamento de Física do Insituto de Ciências Exatas - ICEx da UFF em Volta Redonda/RJ.

Marcio Argollo Ferreira de Menezes

Membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Sistemas Complexos (INCT-SC).
Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Física Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: física computacional de sistemas complexos, fenômenos críticos e redes complexas.

Wallace de Castro Nunes

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (2015-2016) e na Unicamp (2003-2007). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Thiago Rodrigues de Oliveira

Tenho Graduação (2002), Mestrado(2004) e Doutorado(2008) em Física pela Universidade Estadual de Campinas.
Passei um ano do meu doutorado na Universidade de Barcelona e fiz um pós-doutorado de um
ano na University of Southern California em Los Angeles
Atualmente sou professor Adjunto da Universidade Federeal Fluminense.

Meus principais interesses são:

- Deoerêrenia e Dissipação em Mecânia Quântica

- Informação Quântica e Materia Condensada

Robson Brito Rodrigues

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1999), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004) e pós-doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense no Pólo Universitário de Rio das Ostras.

Anna Maria Nóbrega Chame

possui bacharelado em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1989). Trabalhou dois anos em um pós-doutorado no Centre d' Etudes Nucleaires de Grenoble, França (1997). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Gildo de Holanda Cavalcanti

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (1982-1985), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1988) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Marcos Sergio Figueira da Silva

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (1977), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Possui uma colaboração internacional com pesquisadores da Universidade Nacional da Colômbia e outras duas nacionais com pesquisadores da Unicamp e da UNESP-campus Ilha Solteira. É referee do Physical Review Letters do Physical Review B e da Nanotechnology.

Daniel Leandro Rocco

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Física pela Unicamp (2006). Fez um pós-doutorado em Portugal na Universidade de Aveiro de 2007 a 2008. Foi professor da Universidade Federal de Ouro Preto entre 2008 e 2011. Sou professor da Universidade Federal Fluminense desde 2011 onde trabalho com materiais magnéticos micro e nanoestruturados, com ênfase na sua avaliação para uso em refrigeração magnética.

Marciano Alves Carneiro

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), mestrado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de propriedades eletrônicas e vibracionais de nanotubos de carbono e grafeno, funcionalização de nanotubos, estrutura eletrônica de polímeros, popularização da ciência, ensino de física.

Rodrigo Garcia Amorim

Rodrigo Garcia Amorim é natural de Volta Redonda / RJ. Atualmente é professor adjunto A2 na Universidade Federal Fluminense, unidade Aterrado em Volta Redonda. Realizou quatro estágios de pós doutorado, sendo dois no Brasil (UFABC e ITA) e dois no exterior (MTU - USA e Uppsala University- Sweden). Sua formação acadêmica iniciou na UFRJ, onde realizou sua graduação (UFRJ - 1998-2002), mestrado na UFSCar (2003-2005) e Doutorado na USP (2005-2009). A sua área de atuação é em física da matéria condensada com ênfase em cálculos de primeiros princípios usando a teoria do funcional da densidade.

Fernando Iemini de Rezende Aguiar

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante seu Doutorado realizou um estagio pelo período de um ano no Departamento de Física da Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália). Realizou um Pós-Doutorado pelo periodo de 1 ano na Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália) e por 2 anos no ICTP (The Abdus Salam Centre for Theoretical Physics), em Trieste - Italia. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jürgen Fritz Stilck

Possui bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1983). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, particularmente em modelos para polímeros e modelos estocásticos fora do equilíbrio que exibem transições de fase entre estados ativos e absorventes.

Rubens Luis Pinto Gurgel do Amaral

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e Doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), tendo experiência em nível Pós-doutoral no MIT-Massachusetts. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Física