Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Pesquisador

Nuno Miguel Melo Crokidakis Peregrino

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2011), com estágio de doutorado sanduíche pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Fez Pós-Doutorado no Instituto de Física da UFF (2011) e no Departamento de Física da PUC-Rio (2011-2014). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói/RJ.

Mario de Souza Reis Junior

Graduação em Física pela UFRJ (1993-1997), Mestrado (1998-2000) e Doutorado (2000-2003) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF, estágio de doutoramento-sanduíche (2001-2002) e pós-doutoramento (2003-2005) na Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é professor associado do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Nivaldo Agostinho Lemos

possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1977), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981) e realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1994-1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmologia quântica; teoria quântica de campos; ensino de Física.

Dante Ferreira Franceschini Filho

Graduou-se em Física pela PUC-RIO em 1977 e terminou o mestrado em Física em 1984, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com trabalho de tese na área de Proproedades maggnéticas de compostos intermetálicos à base de terras raras. Após o mestrado, ingressou em atividade de pesquisa tecnológia, na Petroflex Indústria e Comércio S.A, aonde trabalhou na pesuqisa de catalisadores e suportes à base de alumina, para aplicação na indústria Química.

Naiara Yohanna Klein

Professora adjunta substituta da Universidade Federal Fluminense, UFF, desde 2017. Doutora em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, no Rio de Janeiro e Doutora em Engenharia Elétrica, Eletrônica e de Telecomunicações pela Université Paul Sabatier, LAAS/CNRS, em Toulouse/França (2015). Tem experiência na área de Física e Física Aplicada com ênfase em materiais semicondutores e magnéticos, e em propriedades magnéticas e eletrônicas de materiais.

Ladário da Silva

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1992) e Doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense com interesse em física aplicada aos materiais, com ênfase em elipsometria e análise de superfícies, balística forense, com ênfase em recuperação de número de série de armas de fogo e resíduos similares aos de tiros, e ensino de física, com ênfase em formação docente em serviço.

Robson Brito Rodrigues

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1999), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004) e pós-doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense no Pólo Universitário de Rio das Ostras.

Maria Emília Xavier Guimarães

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991) e doutorado em Física Teórica - Université Pierre et Marie Curie (1996). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias escalares-tensoriais da gravitação, cordas cósmicas, polarização do vácuo, defeitos topológicos e cosmologia.

Rubens Luis Pinto Gurgel do Amaral

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e Doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), tendo experiência em nível Pós-doutoral no MIT-Massachusetts. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas