Letras

Pesquisador

Marco Antonio Cardoso de Resende

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1989), graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996) , Mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2008) e Doutorado em Medicina (Anestesiologia) pela Universidade Estadual Paulista (2014). Atualmente é médico anestesiologista e professor de anestesiologia da Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Stavola Cavaliere

é graduado e licenciado em Letras (Português/Inglês) (1975) e graduado em Direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas (1997) pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara.

Rosane Santos Mauro Monnerat

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007).

Iris Maria da Costa Amâncio

IRIS AMÂNCIO (Iris Maria da Costa Amâncio Kamwa) é professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e de Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense. Doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), desenvolveu pesquisa em nível de Pós-doutorado junto à Universidade Federal de Minas Gerais e à Universidade de Coimbra em 2014, sobre o Ensino de Literaturas Africanas. Coordena o LICAFRO ?

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona nas áreas de Linguagem e Didática. Coordena o Projeto de Extensão "Linguagem e Infância", desenvolvendo rodas de conversa e oficinas com professores da rede pública de Niterói sobre o trabalho com literatura na Educação Infantil. Faz parte do Núcleo de Didática e Formação de Professores (UFF). Desenvolve atualmente a pesquisa ?Literatura e formação do leitor: contribuições vigotskianas?.

André Luiz Dias Lima

Doutor em Letras ( Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2009). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (1995). Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense. É também Professor do Programa de Pós - Graduação em Estudos de Literatura, no Instituto de Letras da UFF, atuando na linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura.

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada II do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

Tatiana Pequeno da Silva

Doutora em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol. É professora adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o grupo de pesquisa: "Corpo, Gênero e Sexualidade nas Literaturas Portuguesa e Africanas", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Margarida Losa, da Universidade do Porto.

Aroldo Magno de Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguísitica (história e ideologia); política linguística.

Wanir da Silveira e Silva

Possui graduação em Letras pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1980) e graduação em Direito pela Sociedade Universitária Augusto Motta (1984). Atualmente é Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal, Tributário e Aeronáutico. Possui Pós-Graduação lato sensu em Direito Privado pela UFF. É Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA-Argentina.

Ana Paula Antunes Rocha

Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela UFJF. É doutora em Letras (2006) pela PUC-RJ. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas na UFRJ (2012). Leciona Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UFOP. Como pesquisadora, interessa-se sobretudo pela descrição e pela análise do português escrito e falado em Minas Gerais, em perspectiva tanto sincrônica quanto diacrônica, especialmente no que tange às formas tratamentais, às formas pronominais e ao léxico.

Silvia Maria de Sousa

É professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade. É vice-líder do grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI) , integrou a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) entre 2012-2017. Foi vice-ccordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL (2012-2014). Teve projetos de pesquisa contemplados por agências de fomento (APQ1 ?

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998).

Diana Irene Klinger

é Professora Associada de Teoria Literária da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq (Nivel 2) e Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj. Graduada em Letras pela Universidad de Buenos Aires (2000), onde lecionou Literatura Brasileira, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Fez Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Vanda Maria Cardozo de Menezes

Possui Pós-doutorado em Linguística cognitiva, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva (2017), Doutorado (2001) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1989) e Graduação (1979) em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Diretora da Divisão Acadêmica da COSEAC / UFF (Comissão de Seleção Acadêmica), de 2009 a 2014.

Luiz Fernando Lima Braga Júnior

Licenciado em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - Muriaé/MG), Mestre em Estudos Literários: Teoria da Literatura (UFMG) e Doutor em Literatura Comparada (UFMG: conceito CAPES 7), iniciou o percurso pelo magistério em Muriaé, ampliando-o posteriormente em instituições públicas e privadas de Belo Horizonte, sempre conciliando atividades docentes do Magistério Superior às da Educação Básica. Atualmente, é professor (EBTT) efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (unidade COLUNI - Niterói - RJ).

Eduardo Kenedy Nunes Areas

Possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutoramento, realizou estágio na Universidade de Lisboa. É licenciado em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000 a 2008) e da Universidade Federal da Paraíba (2008 a 2009). Desde 2009, é professor de Linguística da Universidade Federal Fluminense, atuando como docente e orientador (IC, mestrado, doutorado) em cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de Política Linguística e ensino de LE, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra (2002).

Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998).

Nelson Mitrano Neto

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983) e doutorado em Lingüística - University of Reading (1992). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (inglês) e produção de material didático.

Gisele Giandoni Wolkoff

Professora do Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense. Foi professora de Literaturas de Língua Inglesa no Curso de Letras da UTFPR. Foi pesquisadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (2009-2012). Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (USP, 2008), mestre em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americanai (Usp, 2002), licenciada em Letras (Centro Universitário Assunção) bacharel em Letras (USP).

Marcia Moraes

Marcia Moraes é Ph.D. em Educação - MIAMI UNIVERSITY - Oxford, Ohio - EUA (1994); Mestre em Avaliação Educacional - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1990); Graduada em Letras - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1982). Marcia Moraes foi Diretora Acadêmica, Professora Titular e Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da FACULDADE CCAA; também foi Professora Visitante na UNIVERSITY OF ST. THOMAS (Minnesota-EUA) e Professora Adjunta do INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Professora Adjunta aposentada da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ).

Vanise Gomes de Medeiros

Graduação e mestrado em Letras pela PUC-Rio, doutorado em Letras pela UFF, doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França com bolsa CNPq, e pós-doutorado também na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CAPES. Foi professora da PUC-Rio de 1992 a 2003. Foi professora da graduação e da pós-graduação da UERJ, de 2003 a 2009. Desde 2009 é professora do Instituto de Letras da UFF, com dedicação exclusiva, dando aulas, na graduação e na pós-graduação, e orientando alunos (em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado).

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE) do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA. Desde outubro de 1992, é professora concursada da Universidade Federal Fluminense, onde dá aulas, orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, além de ocupar cargos administrativos . É bolsista 1C do CNPq (com projeto em vigor entre 2011 e 2017).

Margareth Silva de Mattos

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006). Especialista em Problemas no Desempenho Escolar pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (1989) e em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (1994). Mestre em Letras (2003) e Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2017).

Ilana da Silva Rebello Viegas

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Adjunta IV 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense.

Vanessa Massoni da Rocha

Professora de Língua Francesa e de Literaturas Francófonas nos programas de Graduação em Letras e de Pós-Graduação Lato sensu na Universidade Federal Fluminense. Coordena o curso Lato Sensu de Língua francesa e literaturas francófonas da UFF (2018-2022). Realizou estágio de pós-doutoramento em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de cooperação na Université des Antilles, Fort-de-France, Martinica. Doutora em Estudos de Literatura na UFF com tese sobre a escrita epistolar. Autora do livro Por um protocolo de leitura do epistolar (EdUFF, 2017).

José Luís Jobim de Salles Fonseca

Mestre (1980) e doutor em Letras (1986) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar na Stanford University (2001) e deu cursos e fez conferências em várias universidades do Brasil e do exterior, entre as quais: Sorbonne Nouvelle (Paris 3), Universidade de Roma La Sapienza (Itália), Yale University, Princeton University, University of Manchester, Universidad de Chile, Universidad de La Republica Oriental de Uruguay. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (Nota 6, CAPES).

Anita Martins Rodrigues de Moraes

possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado (Literatura Brasileira; 2002) e doutorado (Teoria Literária; 2007) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2008-2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Fábio Paifer Cairolli

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo e Pérsio, leitura e recepção dos clássicos.

Erly Maria de Carvalho e Silva

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (1970) e mestrado em Mestrado em Educação - State University of New York at Buffalo (1976),Bacharelado em Direito - Universidade José Rosário Velano - Alfenas (1998), Doutorado em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal (2014). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Sonia Monnerat Barbosa

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1973), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2000). É professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Maurício da Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (2003), Pós-Doutorado em Linguística Cognitiva pela UFRJ (2007), período em que seu trabalho sobre Conceptual Blending (Mesclagem Conceptual) foi publicado na homepage de Mark Turner (http://www.profmauriciodasilva.pro.br/pdf/SOBRE_MISTURA.pdf).

Gladys Viviana GELADO

Possui graduação em Letras - Universidad Nacional de Cuyo (1987), doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e pós-doutorado em Princeton University (2011-2012). É professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior ( CAPES) e consultora do ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Nilza Barrozo Dias

Graduou-se em Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (1976) e cursou Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1987). Obteve o título de Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística (2001), sob a orientação da Profa. Dra. Maria Luiza Braga.

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