Ciências Médicas

Pesquisador

Vladi Oliveira Guimarães Júnior

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (1979) e mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense (2005). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, Oclusão Dentária, Dentistica Restauradora.

Ricardo Pinheiro dos Santos Bastos Filho

Professor Adjunto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense e Univesidade Claude-Bernard Lyon 1 (2013). Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2010).Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro - Cremerj.

Ronaldo Altenburg Odebrecht Curi Gismondi

Professor de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2002), residência médica em Clínica Médica (UFRJ) e Cardiologia (Insitituto Nacional de Cardiologia), Mestrado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e Clínica Médica.

Márcio José da Silva Moreira

Doutorando em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, pelo Programa em rede das universidades: UFF, UFRJ, FIOCRUZ e UERJ (PPGBIOS). Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FCM/UERJ (2012). Especialização em Motricidade Orofacial em ambiente hospitalar pela Unigranrio (2008). Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2006). Especialista em Disfagia por provas e títulos pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (desde 2011).

Raphael Joaquim Teles Cyrillo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e mestrado do curso de Pós-graduação em Ciências Médicas na UFF. Tem experiência em otorrinolaringologia clínica e cirúrgica e atua na área de educação médica e Iniciação científica.

Bruno Mendonça Barcellos

Graduado em medicina pela UFRJ. Residência médica e especialização em anestesiologia pelo Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP - UFF). Mestre em ciências médicas pela UFF. Anestesiologista do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP - UFF). Professor assistente da Faculdade de Medicina da UFF. Subcoordenador do internato médico da Faculdade de Medicina da UFF. Chefe do centro cirúrgico do HUAP - UFF. Coordenador do serviço de anestesiologia da Maternidade Municipal Alzira Reis (MMAR). Área de atuação: cirurgia cardíaca; neurocirurgia; obstetrícia; urologia; otorrinolaringologia.

Remberto Mauricio de La Cruz Vargas Vilte

Possui graduação em Medicina pela Universidad Mayor de San Simón (1998).
Possui Pós-Graduação em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Possui Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal Fluminense (2013).
Possui Pós-Graduação Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2015). Professor Assistente do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal Fluminense (2017).

Reinaldo Afonso Fernandes Júnior

Professor Assistente do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Faculdade de Medicina - Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Cirurgião do Serviço de Cirurgia Hepatobiliar do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB/MS), Cirurgião do LIVCARE Centro Clínico (Niterói/RJ). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterológica - Hepatobiliar.

Cristiane Alves de Oliveira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição (2003). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora adjunta de Obstetrícia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora adjunta de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Experiência na área de Medicina, com ênfase em obstetrícia, ginecologia, medicina fetal e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

Jorge Henrique Martins Manaia

Jorge Henrique Martins Manaia é Brasileiro, Natural do Rio de Janeiro, Casado. Cursou o primeiro grau na Escola Municipal República Argentina e o segundo grau nos Colégios: Estadual Ferreira Viana e Colégio do Grupo Perspectiva Integral (GPI), no Rio de Janeiro. Aprovado por concurso público de Vestibular para o curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) no ano de 1982, Graduou-se em 1988.

Luiz Cláudio Santos de Souza Lima

Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2010/2017). Título de Especialista em Oftalmologia pela UFF e da Associação Médica Brasileira/Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Professor Adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal Fluminense. Responsável pelo Setor de Estrabismo do Serviço de Oftalmologia da UFF/Hospital Universitário Antônio Pedro. Coordenador do Modulo de Oftalmologia do Curso de Graduação da Faculdade de Medicina da UFF.

Christiane Fernandes Ribeiro

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989) , Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Patologia pelo Programa de Pós-graduação em Patologia da UFF. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil da Universidade Federal Fluminense.Membro do Colegiado de Curso e do Nucleo Docente Estruturante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Membro do Comitê de mortalidade materna do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Niterói.

Arnaldo Costa Bueno

Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico e Educacional Souza Marques , Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz .
Professor Associado de Pediatria da Universidade Federal Fluminense.
Professor e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Pediatria / UFF.
Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Pediatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Consultor do Método Canguru no Ministério da Saúde do Brasil.

Marcos César Santos de Castro

Professor Assistente II do Departamento de Medicina Clínica (Pneumologia/Semiologia) da Universidade Federal Fluminense.
Staff do Serviço de Pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2005)
Pós-graduação em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2008)
Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2012).
Pós-graduação em Medicina do Trabalho (2015).

Luís Otávio Cardoso Mocarzel

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é Professor Associado de Clínica Médica da Universidade Federal Fluminense/RJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em colagenose e miocardiopatia cirrótica, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa:
Lúpus e doença cardiovascular; Cirrose hepática e doença cardiovascular; Educação médica.

Ana Luisa Figueira Gouvêa

Possui doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2018).
Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.
Médica anatomopatologista e responsável técnica - Laboratório NUCLEOLAB - Niterói, RJ.
Experiência em patologia cirúrgica, citopatologia, exames peroperatórios e necropsia.
No Hospital Universitário Antonio Pedro (UFF) exerce a especialidade de nefropatologia.

Roberto Carlos de Brito Barcellos

Mestre em Ciências Médicas pela UFF, Médico e professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Também apresenta ampla experiência em gestão de sistemas de saúde.Professor de MBA do Curso de Desenvolvimento Gerencial Avançado de Gestão de Serviços de Saúde Hospitalar do Latec- UFF.

Estêvão Luiz Carvalho Braga

Possui graduação em Medicina pela Faculdade Souza Marques, Rio de Janeiro (2010). Residência em anestesiologia pelo Hospital Federal de Bonsucesso, Rio de Janeiro(2015). Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense ,Rio de Janeiro (2017). Possui o título superior em anestesiologia, sendo corresponsável pelo centro de educação e treinamento da residência de anestesiologia do Hospital Federal de Bonsucesso. É professor assistente da cadeira de anestesiologia da Universidade Federal Fluminense.

Enoï Aparecida Guedes Vilar

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1976). Atualmente é professora adjunto nível IV da Universidade Federal Fluminense com mestrado em Dermatopatologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica e Dermatopatologia.

Luciana Vanessa Agoglia

Tem experiência na área de Gastroenterologia e Hepatologia, incluindo cirróticos descompensados, hepatites agudas/fulminantes e transplante hepático, além de pós-operatório de cirurgia hepato-biliar.

Ruiz Simonato Alonso

Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
Residência Médica em Oftalmologia no Instituto Benjamin Constant - IBC MEC (2005).
Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO (2005).
Mestre em Ciências Médicas na Universidade Federal Fluminense - Niterói RJ (2008).
Atualmente é Responsável pelo Setor de Glaucoma da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - RJ
Professor Assistente do Departamento de Oftalmologia - Universidade Federal Fluminense

Gabriel Costa Serrão de Araújo

Professor de Cirurgia da Mão (Departamento de Cirurgia Geral e Especializada, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense). Mestrado em Ciências Médicas. Residências Médicas em Cirurgia da Mão e em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário Antônio Pedro - UFF. Atuou na equipe de Ortopedia da unidade de Brasília da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, com ênfase na cirurgia da mão e na coordenação do programa de treinamento médico especializado. Trabalhou como cirurgião do Centro de Trauma do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO.

Marcelo Burlá

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestrado em ciências médicas pela Universidade do Estado do Rio de janeiro - UERJ 2013.
Membro da comissão Nacional de Ultrassonografia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia - FEBRASGO
Presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro - SGORJ (Gestão 2013/2016).

Subscrever Ciências Médicas