Filosofia

Pesquisador

Celso Martins Azar Filho

Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense e Professor Permanente nos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidade Federais Fluminense e do Rio de Janeiro. Pesquisador Convidado pela École Normale Supérieure de Lyon em 2009 e em 2011; em colaboração com a mesma instituição coordenou o projeto "Arte, ciências e filosofia no Renascimento" no âmbito do programa Capes-Cofecub 2014-2017 (Edital nº. 021/2013; projeto 812-14). Líder do Laboratório de Estudos Renascentistas (LERen/CNPq/UFF).

Gilvan Luiz Hansen

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1985), Graduação em Direito pelo Centro Universitário Plínio Leite (2010), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal Fluminense, docente da Graduação em Direito, do Mestrado e do Doutorado em Justiça Administrativa, do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais.

Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos

Doutor em Filosofia/UFRJ. Professor Associado do Dept°. de Artes e Estudos Culturais/RAE e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA na Universidade Federal Fluminense/UFF. Líder de Grupo do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: 'práticas estético-políticas na arte contemporânea'/UFF. Atua como teórico-ativista no Coletivo de Arte e Ações Estético-Políticas '28 de Maio'.

Maddi Damiao Junior

Psicólogo. Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós-doutorado em Psicologia Médica e Psiquiatria pela UNICAMP (2006). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, leciona Teorias e Técnicas Psicoterátpicas, Psicopatologia e Estágio Supervisionado. Avaliador ad hoc para cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (desde 2002).

Patrick Estellita Cavalcanti Pessoa

possui graduação (1998) e mestrado em Filosofia (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universität Potsdam e pós-doutorados em Estética pela PUC-RJ (2009) e pela USP (2015). É Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFF e atualmente (2017-2021) é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF - DEVIR.

Danielle Ramos Brasiliense

Professora Adjunta do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades /UFF. Pós-Doutorado na França, Université de Versailles Saint-Quentin de Yvelines no Centre d'Histoire Culturelle des Société Contemporaines. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura. Graduação em Jornalismo. Coordenadora do Laboratório de Mídia e Violência.

Alice Bitencourt Haddad

Possui Graduação (2001), Mestrado (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, dos Programas de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ e de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É membro da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA) e dos grupos de pesquisa PRAGMA (UFRJ) e Zétesis (UFRRJ).

Diogo de França Gurgel

É atualmente professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Suas mais recentes pesquisas tematizam as teorias da metáfora e a interface entre pragmatismo e retórica.

Lia Corrêa de Oliveira Guarino

Possui graduação(bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Filosofia da Educação e Epistemologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa em Filosofia Contemporânea e Educação com uma abordagem crítica da cultura moderna.

Carlos Diogenes Cortes Tourinho

É formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea).

Paulo Sergio Faitanin

Professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa, extensão, docência e orientação na área de Filosofia Medieval, resgatando os fundamentos da filosofia de Aristóteles e sua influência na Escolástica, no pensamento de Tomás de Aquino, a partir da edição, tradução das obras de Aristóteles e dos comentários de Tomás de Aquino, bem como das principais obras do Aquinate.

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Wyllie

Prof. Guilherme Wyllie é bacharel em filosofia pela UFRJ. Em 1998, iniciou o mestrado em filosofia na mesma instituição. Sua dissertação tratou das teorias medievais da consequência lógica. Em 2004, concluiu o doutorado em filosofia na PUC-Rio sobre a lógica temporal de Guilherme de Ockham. Ao longo de 2007, realizou um pós-doutorado sobre os aspectos formais da teoria da argumentação de Raimundo Lúlio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

Fabio Alves Gomes de Oliveira

Professor Adjunto de Filosofia da Educação junto ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense; membro permanente do Programa de Pós-Graduacao em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa Bioética e Ética Aplicada; e colaborador externo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na linha de pesquisa de Filosofia Prática e Gênero, Raça e Cultura.

Marcus Reis Pinheiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) . Pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão" (2009).

Fernando de Sá Moreira

Graduou-se em Filosofia tanto no bacharelado (2007) quanto na licenciatura (2009) pela UNIOESTE, concluiu o Mestrado em Filosofia (2011) na mesma universidade e o doutorou-se também em Filosofia pela PUCPR (2015). Suas pesquisas iniciais focavam as relações entre a ciência, metafísica e a teoria do conhecimento na Modernidade, em especial no pensamento alemão do século XIX. A partir do mestrado, concentra mais diretamente nas interfaces entre ética e metafísica, com destaque às doutrinas do caráter e da identidade pessoal em Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.

Danilo Marcondes de Souza Filho

possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia - University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur d'études associé na Maison des Sciences de l'Homme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X.

Ana Claudia Torres da Silva Estrella

Pós-doutora Université Paris 8 Vincennes-St Denis, Doutora em Filosofia (UFRJ) bolsista na Harvard University, Mestre em Filosofia (UFRJ), Bacharel em Direito (UNIRIO), Bacharel em Filosofia (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Richard Fonseca

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Pesquisador na Academia de Ciências de Berlin e Brandenburgo/Alemanha (2006), sob a orientação do Prof. Dr. Volker Gerhardt. É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Cláudio Oliveira da Silva

Possui Bacharelado (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também a Graduação em Português-Grego (1991-1994), embora não tenha concluído o curso. Atualmente, é professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1994. É membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, onde dirige a série FilôAgamben. Na mesma coleção, publicou traduções de Platão, Giorgio Agamben e Barbara Cassin.

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez pesquisa de doutorado no Instituto de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Trabalhou de 2006 a 2009 como Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

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