Comunicação

Pesquisador

Beatriz Brandão Polivanov

Professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), do qual foi Chefe de 2016 a 2018. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES/PNPD na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Licenciatura pela Faculdade de Educação também da UFRJ.

Marco Antonio Roxo da Silva

Professor Adjunto IV do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense . Foi chefe de departamento (2013-2014), vice-coordenador, coordenador do Programa de Pós Graduação (PPGCOM/UFF) e editor das revistas Compolítica e Contracampo (Qualis B1). É presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação (Compós). Seu projeto de pesquisa tem como centro a questão da autoridade jornalística e o seu papel na mediação da experiência esportiva e na enunciação da equação esporte e nação através da televisão.

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Andrea Araujo do Vale

Professora Adjunta C1 da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ).

Helen Pinto de Britto Fontes

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Professora nos cursos de graduação em Jornalismo e em Publicidade na Universidade Federal Fluminense e na Universidade Estácio de Sá. Jornalista e radialista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial, Jornalismo, Rádio e Locução. Já atuou como coordenadora acadêmica do Curso de Comunicação Social e na estruturação e coordenação de laboratórios experimentais de rádio, mídia impressa, tv e assessoria de comunicação em universidades.

Maurício de Bragança

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004), graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com ênfase em Cinema e Literatura latino-americana.

Emmanoel de Oliveira Boff

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em doutorado em economia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atua principalmente nos seguintes temas: na área de pensamento econômico, Foucault, figura do homem, arqueologia da economia. Na área de economia ambiental aplicada, procura estudar o impacto de instituições nas preferências dos agentes por recursos ambientais.

Ericson Telles Saint Clair

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) do curso de Produção Cultural (Campus Universitário de Rio das Ostras - CURO), da área de Teorias da Cultura e Contemporaneidade. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestre em Comunicação pela UFF e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Uerj. Monge zen-budista da tradição japonesa Sôtô-Shû.

Guilherme Bento de Faria Lima

Professor de Produção Audiovisual do Curso de Publicidade do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense (licenciado para doutoramento).
Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Profissional com experiência de produção de conteúdo em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação.

Mayka Juliana Castellano Reis

Professora do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora do curso de Estudos de Mídia da UFF. Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), na linha Mídia e Mediações Socioculturais, onde também realizou um pós-doutorado, com bolsa da Faperj. Organizadora do Congresso TeleVisões, ao lado da professora Ariane Holzbach.

Rosa Inês de Novais Cordeiro

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Arte e Comunicação Social, Departamento de Ciência da Informação. É doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ/1998). Realizou o scholar-in-residence (estágio sênior-CNPq) na University of Illinois at Urbana-Champaign (2010/2011) e o pós-doutorado no Instituto de Psicologia da UFRJ (2003). Possui as graduações em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (1978), graduação em Arquivologia pela UNIRIO (1982).

Michele Pucarelli

Professor de linguagem fotográfica do IACS/UFF - Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Fotografia e Imagem do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes. | Doutor em Artes Visuais com ênfase em Imagem e Cultura - Escola de Belas Artes - PPGAV - UFRJ - 2015; Mestre em Comunicação e Cultura, com ênfase em Tecnologias da Comunicação e Estéticas, PPGCOM-UFRJ 2010; Especialista em Fotografia e Imagem - Pós-Graduação de Fotografia e Imagem IUPERJ - UCAM - 2014.

Ariane Diniz Holzbach

Professora adjunta do curso de Estudos de Mídia e membro da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre em comunicação pelo PPGCOM UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social. Ministra disciplinas na graduação desde 2006, tendo iniciado sua vida como pesquisadora em 2002.

Danielle Ramos Brasiliense

Professora Adjunta do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades /UFF. Pós-Doutorado na França, Université de Versailles Saint-Quentin de Yvelines no Centre d'Histoire Culturelle des Société Contemporaines. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura. Graduação em Jornalismo. Coordenadora do Laboratório de Mídia e Violência.

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade do CNPq. Pesquisador associado do Ibict. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ no biênio 2017-2018. Professor adjunto do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012).

Mariana Baltar Freire

Doutora em Comunicação pela UFF (2007), onde desenvolveu a tese "Realidade Lacrimosa - diálogos entre o universo do documentário e a imaginação melodramática". É professora da graduação em Cinema e Audiovisual da UFF onde desenvolve temas vinculados às políticas de gênero e sexualidade, bem como à dimensão do afeto e do excesso como estratégicas estéticas e matrizes culturais para dar conta do lugar do corpo, das sensações e emoções no contexto da cultura audiovisual contemporânea.

Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação.

Cezar Migliorin

Professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière - Lyon II, na França. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Ana Carmen Amorim Jara Casco

Natural de Petrópolis (RJ), mora atualmente no Rio de Janeiro onde trabalhou como arquiteta e urbanista no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de dezembro de 1983 a fevereiro de 2016 exercendo diversos cargos, entre os quais o de Chefe do Escritório Técnico de Petrópolis(1985/1987), Coordenadora de Proteção do Iphan/RJ (1988/1990), Coordenadora de Documentação e Inventários do Iphan (1990/1994), Assessora Técnica da Presidência do Iphan (94/96) e Editora da Revista do Patrimônio (2001/2011).

Rachel Bertol Domingues

Professora de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e jornalista. É pesquisadora do grupo Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX, da Fundação Casa de Rui Barbosa e integra o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (Nepcom), da UFRJ (ambos grupos certificados pelo CNPq) .

Patricia Gonçalves Saldanha

Professora Associada 1 da Universidade Federal Fluminense e membro Permanente do PPGMC - UFF (Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano).Atual Vice-Coordenadora do GT de Cidadania do ALAIC (2016-2018), Coordenadora do Intercom Jr. Publicidade. (2015-2017).

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense desde 2003.

Joao Batista de Abreu Junior

Professor titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio por Ciespal/ Radio Nederland Training Centre, e graduação em Jornalismo e Ciências Socais pela UFF. Autor dos livros "As manobras da informação - análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil" (Eduff/ Mauad, 2000) e "Batalha sonora - o rádio na Segunda Guerra Mundial", organizado em conjunto com a professora Cida Golin (UFRGS).

Maria Paula Sibilia

Fez graduação em Ciências da Comunicação e em Antropologia na Universidad de Buenos Aires (UBA, 1992), mestrado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2002), doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2007) e doutorado em Saúde Coletiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2006). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e no Departamento de Estudos Culturais e Mídia.

Eleonora de Magalhães Carvalho

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Comunicação pela mesma instituição; Especialista em Comunicação, Sociedade e Mercados pela Unileste-MG e graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Cristina Toshie Lucena Nishio

Possui Graduação em Comunicação/Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Mestrado em Comunicação/Análise da Imagem e do Som - pela Universidade Federal Fluminense (2003) . Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense/Campus Rio das Ostras. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos do Imaginário ; Políticas Culturais ; Cultura, desenvolvimento, territorialidade.

Fernando Morais da Costa

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, na Pós-Graduação em Cinema e audiovisual (PPGCine) e no Departamento de Cinema e Vídeo. Doutor em Comunicação pela mesma instituição (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: análise do som, história e teoria do cinema, cinema contemporâneo.

Emmanoel Martins Ferreira

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, ambos ligados ao Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. É líder do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq). Atualmente desenvolve pesquisa em estágio Pós-Doutoral no POSCOM/UFBA, sob supervisão do Prof.

Rafael de Luna Freire

Professor adjunto no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). Realiza pesquisas em História do Cinema Brasileiro, Preservação Audiovisual e Tecnologias das Imagens em Movimento. É coordenador do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual (LUPA-UFF).

Kleber Santos de Mendonca

É Professor Associado I do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da UFF e Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência e Comunicação (NevCom) da UFF. Doutor em Comunicação (UFF/2007), é autor dos livros "A "pacificação" dos sentidos: mídia e violência na cidade em disputa" (Caravanas, 2018) e "A punição pela Audiência: um estudo do Linha Direta"(Quartet/Faperj, 2002).

Thaiane Moreira de Oliveira

Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da Universidade Federal Fluminense (FOCO-Proppi/UFF). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação, que abriga o "Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas" e o Laboratório em Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA).

Fabián Rodrigo Magioli Núñez

É professor do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2009. Também é credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF). Sua formação acadêmica foi inteiramente realizada na Universidade Federal Fluminense: Bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Cinema), em 2000; Mestre em Comunicação, Imagem e Informação, em 2003, e Doutor em Comunicação, em 2009. Trabalhou como voluntário (1996 a 1999) e estagiário (de abril de 2001 a junho de 2002) na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Flavia Clemente de Souza

Vice-diretora do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano e do Departamento de Comunicação Social. Graduada em Jornalismo (UFF), é mestre em Comunicação (UFF) e doutora em Linguística (UFRJ). Sua experiência profissional inclui as áreas de Comunicação Corporativa, Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa.

Marcio de Souza Castilho

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Em 2015, teve projeto aprovado no edital de Auxílio à Editoração (APQ 3) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para publicação de obra que discute a relação entre jornalismo e Estado autoritário brasileiro.

Jacqueline da Silva Deolindo

Jacqueline Deolindo é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição onde também concluiu o mestrado em Comunicação. É professora adjunta do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Unidade Campos dos Goytacazes, onde leciona Leitura e Produção de Texto e Sociologia da Comunicação e da Mídia.

Hadija Chalupe da Silva

Possui graduação em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É doutora pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvoveu pesquisa sobre filmes brasileiros realizados em coprodução internacional. Nesta mesma instituição, desenvolveu a dissertação Distribuição do Filme Brasileiro: considerações acerca de cinco filmes lançados no ano de 2005, vencedora do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010).

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

Possui graduação em Lettres (equivalente ao Bach. em Letras - UFRJ) - Université de la Sorbonne Nouvelle (1977), graduação em Letras (Português - Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nas áreas de Cinema e Literatura, Realização Cinematográfica e Produção Cinematográfica e Audiovisual.

Carla Baiense Felix

Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da mesma universidade. Coordena o grupo de pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais, certificado pelo CNPq. Investiga as novas formas de produção, circulação e consumo de informação entre os jovens e seus efeitos político-sociais e a representação de jovens e outros grupos sociais nos produtos midiáticos.

Ana Paula Bragaglia

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu - Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC). Pesquisadora com ênfase na ética publicitária e do marketing em geral e em estudos críticos sobre comunicação de massa, indústria cultural e consumo, em torno de seu projeto de pesquisa mais amplo intitulado Produção e recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética.

Eduardo Guerra Murad Ferreira

Doutor em comunicação pela ECA, USP. Mestre em comunicação pela ECO, UFRJ. Publicitário, formado pelo IACS, UFF. Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional. Desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. Coach formado pela SLAC, especializado em Life Coach, Líder Coach e Executive Coach.

Afonso de Albuquerque

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre (1991) e doutor (1996) em Comunicação e Cultura pela mesma universidade. Docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992, atualmente é Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do CNPq desde 1998, atua principalmente nas áreas de Comunicação Política, Jornalismo e Comunicação Comparada.

Ricardo Roclaw Basbaum

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ (1988), MA inFine Arts pelo Goldsmiths' College, University of London (1994 - Bolsista do British Council), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 - Bolsista CAPES) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2008). Recebeu a Bolsa Uniarte Faperj entre 1996 e 1998. Atuou como professor da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo) de 2009 a 2012.

Renata de Rezende Ribeiro

Professora e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) e professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e mestre em Comunicação, Imagem e Informação, ambos pela UFF. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Université René Descartes - Sorbonne/ Paris V (FRA), entre 2017 e 2018, e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), entre 2013 e 2015.

Miguel Furtado Freire da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Comunicação Pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é Professor Associado III DE da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, fotografia, vídeo e ecologia.

Subscrever Comunicação