Comunicação Social

Pesquisador

Elianne Ivo Barroso

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e realizei um Pós-Doutorado pela Université du Québec Abitibi-Témiscamingue. Atualmente é professora adjunta IV e coordenadora do Labores - Laboratório de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.

Jaime Baron

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro. Foi professor da Universidade do Vale do Itajaí, tendo ministrando a disciplina Ciência Política. Há mais de 12 anos é professor da Universidade Federal Fluminense, atuando com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento: Ética e Responsabilidade Social, Ciência Política e Comunicação Social aplicadas à Administração e às Organizações.

Joao Luiz Vieira

Professor Titular do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense desde 2012. Atual coordenador do PPGCine-Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, inaugurado em agosto de 2017.

Andrea Araujo do Vale

Professora Adjunta C1 da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, em 2011, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ).

Ericson Telles Saint Clair

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) do curso de Produção Cultural (Campus Universitário de Rio das Ostras - CURO), da área de Teorias da Cultura e Contemporaneidade. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestre em Comunicação pela UFF e bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pela Uerj. Monge zen-budista da tradição japonesa Sôtô-Shû.

Guilherme Bento de Faria Lima

Professor de Produção Audiovisual do Curso de Publicidade do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense (licenciado para doutoramento).
Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Profissional com experiência de produção de conteúdo em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação.

Mayka Juliana Castellano Reis

Professora do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora do curso de Estudos de Mídia da UFF. Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), na linha Mídia e Mediações Socioculturais, onde também realizou um pós-doutorado, com bolsa da Faperj. Organizadora do Congresso TeleVisões, ao lado da professora Ariane Holzbach.

Michele Pucarelli

Professor de linguagem fotográfica do IACS/UFF - Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro. Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Fotografia e Imagem do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da Universidade Cândido Mendes. | Doutor em Artes Visuais com ênfase em Imagem e Cultura - Escola de Belas Artes - PPGAV - UFRJ - 2015; Mestre em Comunicação e Cultura, com ênfase em Tecnologias da Comunicação e Estéticas, PPGCOM-UFRJ 2010; Especialista em Fotografia e Imagem - Pós-Graduação de Fotografia e Imagem IUPERJ - UCAM - 2014.

Ariane Diniz Holzbach

Professora adjunta do curso de Estudos de Mídia e membro da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Doutora e mestre em comunicação pelo PPGCOM UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social. Ministra disciplinas na graduação desde 2006, tendo iniciado sua vida como pesquisadora em 2002.

Palloma Valle Menezes

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, Palloma Valle Menezes possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Phellipe Marcel da Silva Esteves

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Candido Mendes (2008), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e produtor, editor e tradutor.

Rachel Bertol Domingues

Professora de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e jornalista. É pesquisadora do grupo Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX, da Fundação Casa de Rui Barbosa e integra o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (Nepcom), da UFRJ (ambos grupos certificados pelo CNPq) .

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense desde 2003.

Romulo Normand Correa

Professor de Fotografia do Curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense (licenciado para doutoramento). Atua também como professor do Curso de Graduação Tecnológica em Fotografia da Universidade Estácio de Sá - Campus Madureira e dos Cursos de Jornalismo e Publicidade do Ibmec - Unidade Barra. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade (1993) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (2001). Atualmente cursa doutorado em Memória Social na UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Edmundo de Castro

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1977) em jornalismo, graduação em comunicaçao social em cinema pela Universidade Federal Fluminense (1975) e mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Larissa de Morais Ribeiro Mendes (Larissa Morais) tornou-se professora do Departamento de Comunicação Social da UFF em 2009 e desde 2016 coordena o curso de Jornalismo. No início deste ano, passou também a fazer parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo na ECO/UFRJ, é doutora em Comunicação pela UFF (2012) e mestre na área pela PUC-Rio (2006).

Lúcia Maria Pereira Bravo

Graduada em Jornalismo (1985) e Cinema (1990) pela Universidade Federal Fluminense, e em Direito (2013) pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ciência da Arte (2006), com ênfase em Cinema, atua como professora de 3º grau na Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ) desde 1994. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, e na área de revisão textual, tendo exercido a função de taquígrafa, assistente legislativo, assessora de imprensa, diretora de escola estadual, entre outras.

Eduardo Alberto de Souza Varela

É professor Adjunto IV da UFF, Dept. de Comunicação Social; Mestre em Ciência da Arte (UFF); graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1977). Tem experiência na área de jornalismo e comunicação visual e publicidade.

Verônica Feder Mayer

VERÔNICA FEDER MAYER, D.Sc.

Thaiane Moreira de Oliveira

Doutora em Comunicação Social e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, da Universidade Federal Fluminense (FOCO-Proppi/UFF). Coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação, que abriga o "Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas" e o Laboratório em Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência (LEETA).

Bernardo Lazary Cheibub

Professor adjunto e Pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, desde 2006. Integra o corpo docente do Mestrado em Turismo da FTH / UFF. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2014) - Bolsista Prosup/Capes - com estágio de pesquisa na Universidade de Surrey, Inglaterra; Mestre em Estudos do Lazer (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ?

Ana Lucia Silva Enne

possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado.

Carla Baiense Felix

Professora Adjunta e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Comunicação Social e ao Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da mesma universidade. Coordena o grupo de pesquisa Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais, certificado pelo CNPq. Investiga as novas formas de produção, circulação e consumo de informação entre os jovens e seus efeitos político-sociais e a representação de jovens e outros grupos sociais nos produtos midiáticos.

Felipe Pena de Oliveira

É jornalista, escritor, psicólogo, Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Université de Paris/Sorbonne III, e professor do DP de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles "No jornalismo não há fibrose" (2012), "Teoria do Jornalismo" (2005) e Televisão e Sociedade (2002), trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: Manchete, Rede TV, UTV, Comunitária e TVE, onde foi debatedor do programa Espaço Público.

Maria Jussara Abraçado de Almeida

Professora Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Estágios de Pós-Doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga, em Portugal, e na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Adilson Vaz Cabral Filho

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Comunicação Social e nos Programas de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) e de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS). Coordenador do Curso de Comunicação Social da UFF (2016-2020). Com pós-doutorado em Comunicação na Universidade Carlos III de Madrid (2013), Doutor em Comunicação Social (2005) e Mestre em Comunicação Social (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduado em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal Fluminense (1992).

Leticia Helena Medeiros Veloso

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Antropologia - University of Chicago (1997) e doutorado em Antropologia - University of Chicago (2003). Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nas seguintes áreas: antropologia e sociologia urbana, antropologia e sociologia política, e marcadores sociais da diferença.

Paulo Antonio Pinheiro Correa

Professor Associado de Língua Espanhola da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.. Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, onde é líder de Grupo de Pesquisa.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

Fernanda Ferreira de Abreu

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Integrante do Grupos de Pesquisa Retórica do Consumo (ReC/UFF/CNPq) e Ética na Sociedade de Consumo (ESC/UFF/CNPq). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (2004) e mestrado em Ciência da Arte pela mesma instituição (2011), além de especialização em Marketing (2009) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016).

Miguel Furtado Freire da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Comunicação Pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é Professor Associado III DE da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, fotografia, vídeo e ecologia.

Subscrever Comunicação Social