Farmacia

Pesquisador

Benedito Carlos Cordeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993) e mestrado (2001) e doutorado (2008) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, atenção farmacêutica, assistência farmacêutica e ensino na saúde Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (SC) no período 2008-2009.

Airton Bodstein de Barros

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Fundador e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Defesa e Segurança Civil da UFF. Presidente da ABRRD - Associação Brasileira de Redução de Riscos de Desastres. Doutor em Química Ambiental pela École Nationale Supérieure de Chimie de Rennes, França (1986). Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Química Ambiental pela Université de Rennes I na França e Pós-Doutorado na Oregon State University, EUA (1996). Mestre em Ciências Ambientais (1980) pela Universidade Federal Fluminense.

Pablo Pandolfo

Graduação em Farmácia (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (2007) e doutorado (2010) pelo Programa de Farmacologia da UFSC. Realizou doutorado sanduíche no Centro de Neurociências de Coimbra, Portugal. Jovem pesquisador de doutorado, prêmio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Brasil e Governo da República Portuguesa. Pós-doutorado (2012) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luciana Maria Ramires Esper

Docente adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense- Graduada em Farmácia- bioquímica (indústria e tecnologia de alimentos), mestre em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP (2006). Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos-UNICAMP.

Fábio Aguiar Alves

Professor Associado de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós Graduação em Patologia e Docente no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com Doutorado sanduiche na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Pós-doutoramento no programa FOGARTY (NIH) para doenças infecciosas, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) (2004-2006).

Eliani Spinelli

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atuou como Perita Legista (especialidade: toxicologia) na Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 2002.

Felipe Silva Semaan

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (2002), Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo - Câmpus de São Carlos (IQSC, 2007), com estágio na Universidade de Coimbra. Estágio de Pós-doutorado em Química Analítica na Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Química, com ênfase em preparo de amostras, desenvolvimento de procedimentos para análise de fármacos empregando espectrofotometria, espectroscopia de fluorescência e eletroanálise (empregando eletrodos compósitos).

Tereza Cristina de Andrade Leitao Aguiar

Farmacêutica Homeopata, Especialista em Farmácia Homeopática pela AMHPr e pela ABFH/CFF (1997). Mestre em Tecnologias Educacionais em Saúde (1999) pelo NUTES-UFRJ. Atuação profissional nas seguintes áreas farmacêuticas: assistência e atenção farmacêutica em homeopatia; controle de qualidade e sistemas de qualidade na farmácia magistral homeopática; educação continuada em saúde; farmacotécnica homeopática; ensino farmacêutico - graduação e pós graduação.

Jose Luiz Pinto Ferreira

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), pós-graduação (mestrado -1985 e doutorado - 2008) em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais e em microscopia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, Lippia alba, Cymbopogon citratus, Phyllanthus tenellus e estudo morfo-anatômico.

Lenise Arneiro Teixeira

Lenise Arneiro Teixeira é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1985), em Direito pela Universidade Federal Fluminense (Niteroi, UFF, 1983) e em Ciências Biológicas pela Faculdade Maria Thereza (Niteroi, FAMATH, 1980). Realizou Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) na UFRJ (1991) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) na mesma universidade (1996). Durante o doutorado estagiou por dois anos na The Rockefeller University (New YorK), no Laboratório do Dr.

Rosana Rocha Barros

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com doutorado sanduíche no Laboratório de Streptococcus do Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. É professora da Universidade Federal Fluminense, desde 2004, onde atua como docente de graduação e pós graduação, além das atividades de pesquisa e extensão.

Ronaldo Ferreira da Silva

Graduação em Farmácia (1982) pela Universidade Federal Fluminense, Química Industrial (1994) e mestrado em Sistemas de Gestão (2008) pela mesma instituição. Tem experiência em gestão nas áreas de Farmácia Magistral e Hospitalar.

Elaine Silva Miranda

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2010). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) na subárea de Toxicologia (2003). Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000).

Maria de Fatima Brandão Pinho

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Linfopoiese, atuando principalmente nos seguintes temas: omentum, mylky spots, myelopoiesis, schistosomiasi, colocasia, linfohematopoiese, linfócitos B-1, Acs naturais, depleção.

Thalita Gonçalves Barros

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2008), Doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Medicinal/Síntese Orgânica (atuando principalmente nos seguintes temas: peptidomiméticos, isomanideo, hepatite c e serina protease) e Operações Unitárias.

Leandro Machado Rocha

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Farmácia pela Université de Lausanne ? Suiça - (1995). É coordenador do Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais, do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFF. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Orientou 16 trabalhos de mestrado como orientador e outros 4 como coorientador. Orientou 9 trabalhos de doutorado e coorientou 2.

Elizabeth Valverde Macedo

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é Vice-Diretora do Laboratório Universitário Rodolpho Albino (LURA) da UFF, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão para o monitoramento da qualidade de medicamentos dispostos ao uso no SUS e Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos.

Luiza Rosaria Sousa Dias

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professora titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Síntese de Compostos Bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, compostos heterocíclicos, química medicinal, avaliação biológica e relação estrutura-atividade.

Diana Bridon da Graça Sgarbi

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense(1978), especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1984), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia.

Deborah Quintanilha Falcão

# Bolsista de Produtividade da FAPERJ Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE 2016) ##

Carlos Augusto de Freitas Peregrino

Possui graduação em Farmacia Industrial e Bioquimica pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, foi Professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá, Diretor do Curso de Farmácia e Coordenador Pedagógico Nacional do Curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá de 2000 a 2014.

Jussara Machado Lagrota Candido

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associada IV do departamento de Imunobiologia e atua como membro da pós-graduação em Ciência e Biotecnologia e de Neurologia da Universidade Federal Fluminense.

Ana Débora Nunes Pinheiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2012), onde foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPQ (2009-2012) do Laboratório Escola Luiz Capelo da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Fisiologia Gastrointestinal. Em 2012 realizou estágio no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2015), onde foi bolsista FAPESP e desenvolveu projeto na área de química analítica utilizando eletroforese capilar.

Yara Leite Adami Rodrigues

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) Especialização em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil, Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995). Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz concluído (2009) em estudo com ênfase na epidemiologia de infecções por filárias, principalmente Mansonella ozzardi.

Romulo Augusto de Abreu Franchini

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2003), ESPECIALISTA EM FARMACOLOGIA pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 2005) e DOUTOR em QUIMICA ANALÍTICA (UFJF, 2010). Fez PÓS-DOUTORADO e foi PESQUISADOR COLABORADOR em Química Analítica no Laboratório de Espectroanalítica e Eletroanalítica Aplicada (LEEA) da Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro (PUC-RJ), sob supervisão do grupo de pesquisa do Prof. Ricardo Queiroz Aucélio Ph.D entre os anos de 2011 e 2013.

Gleyce Moreno Barbosa

Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde agosto de 2018.

Fernando Martins dos Santos Junior

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Especialista em Farmacologia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (2011). Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) com estágio sanduíche (PDSE CAPES) no departamento de química da universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee (VU 2015) sob a orientação do professor Prasad L. Polavarapu.

Ana Maria Viana Pinto

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1980) e mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia, Instituto de Biologia, Universidade federal Fluminense. Atualmente é professor de virologia associado 2 da Universidade Federal Fluminense.

Gabriela Bittencourt Gonzalez Mosegui

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e (2002). É professora do departamento de Saúde e Sociedade da Universidade Federal Fluminense em regime de dedicação exclusiva. Atuou como coordenadora da área de saúde da pós-graduação Lato Sensu e como coordenadora e do curso de Farmácia da Universidade Estácio de Sá, além de docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família da instituição.

Marcia Barreto da Silva Feijó

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Vigilância Sanitária de Produtos pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professor orientador mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, colaborador grupo pesquisa alimentos func.

Christianne Bretas Vieira Scaramello

Possui mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Farmacologia Terapêutica e Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, principalmente em relação a homeostasia do cálcio em tecidos musculares. Atuou como professora de Farmacologia Básica e Clínica nos cursos de Medicina e Farmácia em conhecidas instituições de ensino superior como Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM).

Maria Abadia Freire Vera

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ e doutorado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990. Atualmente é professora Associado III. Exerceu o cargo eletivo de Chefe do Departamento de Tecnologia Farmacêutica no período de 16/12/03 a 23/10/08. É professora de Fármacos e Química Industrial Farmacêutica no curso de graduação em Farmácia.

Allan Jefferson Guimarães

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), Segundo Mestrado (2008) e PhD (2010) em Biomedical Sciences - Department of Microbiology and Immunology - Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University. Foi PosDoc no Departamento de Microbiology and Immunology no Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University (2010-2011) e no Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Georgina Severo Ribeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia.

Fernanda Carla Ferreira de Brito

Professora Associada II de Farmacologia, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico, da Universidade Federal Fluminense (desde 2007). Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (desde 2017) e Coordenadora do Biotério do Instituto Biomédico (desde 2012).

Wilson da Costa Santos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1996), Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Farmacologia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Foi Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (1991-2002).

Bettina Monika Ruppelt

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização para a Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Ciências (Farmacologia e Terapêutica Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (

Deo Anselmo Pinheiro

Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal Fluminense (1972). Atualmente é outro (especifique) professor da Universidade Federal Fluminense e farmacêutico da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Cosmeticos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrolisado, injetável, proteína, nutrição e otimizcao.

Aislan Cristina Rheder Fagundes Pascoal

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Básicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo ISNF/UFF, responsável pelas disciplinas de Exames Citológicos e Farmacologia Báscia. Pesquisadora no Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo.

Maria Cecilia Bastos Vieira de Souza

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado
em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1978) e doutorado em Química pelo Instituto Militar
de Engenharia (1985). Possui pós-doutoramento realizado na University of Oklahoma (USA) sob
supervisão do prof. Dr. Francis James Schmitz, na área de análise estrutural de produtos naturais
por RMN. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense na qual
ingressou em 1979. MInistrou e ministra aulas para a graduação e a Pós-graduação (Mestrado e

Ranieri Carvalho Camuzi

Docente do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense - UFF; Coordenador do Curso Lato Sensu Residência em Farmácia Hospitalar - UFF. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão, Assistência e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, adesão terapêutica, farmácia hospitalar, gestão farmacêutica, administração farmacêutica, legislação farmacêutica, atenção farmacêutica e farmácia clínica.

Ricardo Luiz Dantas Machado

Professor Titular-Livre do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense (2017- ). Farmacêutico (1984) com especialização em Bioquímica de Alimentos e Indústria de Medicamentos pela Universidade Federal Fluminense (1985). Mestre (1997) e Doutor (2001) em Ciências Biológicas (área de concentração em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários) pela Universidade Federal do Pará. Fez doutorado sanduiche na London School of Hygiene and Tropical Medicine, Inglaterra.

Thelma de Barros Machado

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Especialista em Citologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutora em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, sendo responsável pela disciplina Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos.

Estela Maris Freitas Muri

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) (Doutorado Sanduíche na Universite Joseph Fourier, Grenoble, França). Atualmente é professora associada 3 da Faculdade de Farmácia/ Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Farmacia