Química

Pesquisador

Michele Lemos de Souza

Bacharel em Química com atribuição em Química Ambiental pela Universidade de São Paulo (2004-2007), experiência na área de Físico-Química com ênfase em Espectroscopia vibracional Raman e IR, e espectroscopia eletrônica. Doutoramento em Ciências (2008-2013) pelo Instituto de Química da USP no estudo de nanocompósitos plasmônicos em aplicação em fotocatálise heterogênea e em células solares de silício. Pós-doutoramento (2014-2015) pelo Instituto de Química da USP sobre a determinação de constantes físico-químicas empregando espectroscopia Raman em SERS em regime de poucas moléculas.

Gilmar Clemente Silva

Doutor em Físico-Química pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2000), Mestre em Físico-Química pela UNESP (1995), Bacharel em Química (1989) também pela UNESP. Foi pesquisador na COPPE - UFRJ (2002-2005) no âmbito do Programa Proset/CNPq. Foi vice-coordenador da Rede PaCOS - Rede Cooperativa Pilha a Combustível de Óxido Sólido, criada no âmbito do Programa Nacional de Células a Combustível ? PROCAC Ministério da Ciência e Tecnologia.

Jose Mauro Granjeiro

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou estágio pós-doutor em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Química da USP (1999-2000). Obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Patricia Alves Carneiro

Possui graduação em Química - Bacharelado em Química - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Quimica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Quimica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense -Campus de Volta Redonda. Possui estágio científico no exterior na University of Wisconsin, Madison - EUA, sob orientação do Prof. Dr. Marc A. Anderson.

Célia Machado Ronconi

Célia M. Ronconi received her BA degree (1995) in Chemistry from Londrina State University (UEL), MSc (1998) degree from the Federal University of São Carlos (UFSCar) and PhD in Inorganic Chemistry (2002) from the University of Campinas (UNICAMP), Brazil. From 2003-2005 she was a post-doctoral fellow working with Sir J. F. Stoddart (The Nobel Prize in Chemistry 2016) at the Department of Chemistry and Biochemistry, UCLA, Los Angeles, CA, USA. From 2006-2009 she was Associate Professor at the Department of Inorganic Chemistry at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ).

Raquel Andrade Donagemma

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1996), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de separação, validação de métodos, preparo de amostras e gerenciamento ambiental.

Fernanda da Costa Santos Boechat

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense. É Doutora em Química Orgânica pelo Programa de Pós Graduaçao em Química Organica da Universidade Federal Fluminense, com período Sanduíche realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Foi professor substituto da Universidade Federal Fluminense no período entre 2005 a 2007. Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Anderson de Araújo Rocha

Possui graduação em Licenciatura (1994) e Engenharia (1997) Quimica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (1997) e doutorado (2002) em Química, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou por 2 anos no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisador no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/UFF).

Sergio Pinheiro

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Pós-doutorado em Síntese Orgânica pela École Supérieure de Physique et Chimie Industrielles de Paris (1992). É Professor Titular do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Eliani Spinelli

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atuou como Perita Legista (especialidade: toxicologia) na Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 2002.

Christiane Béatrice Duyck Pinto

Possui graduação em Química (1993) e diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Química Analítica (1994) pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie), na França. Fez doutorado em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fernando de Carvalho da Silva

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007). Cursou pós-doutorado na Universidade de Aveiro (2007-2008) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008-2009). Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal Fluminense no Instituto de Química no Departamento de Química Orgânica.

Denise de Castro Bertagnolli

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e doutorado sanduíche pela Universidade Federal de Santa Maria - Jacobs University Bremen (2008) . Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços em matrizes diversas. Tem experiência em gestão de Qualidade, principalmente na NBR ISO 17025 e em ferramentas da Qualidade.

Roberta Amorim de Assis

Possui mestrado em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Finalizou o doutorado em 2006, na mesma instituição, desenvolvendo pesquisa na área de especiação elementar por eletroforese capilar e detecção por ICPMS. Atualmente é professora associado da Universidade Federal Fluminense, na qual faz parte do grupo de pesquisa em Química Analítca.

Ana Carla da Silveira Lomba Sant´Ana Coutinho

Atualmente está como professora adjunta IV do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense, e coordenadora do curso de graduação em Engenharia Química, possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006).

Marcos Costa de Souza

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1990) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e membro do Programa de Pós-Graduação em Química. Tem experiência em síntese orgânica, com ênfase em compostos organofosforados.

Ivo Lewin Kuchler

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ICPMS, Automação de análises, ultrafiltração para fins analíticos.

Alice Maria Rolim Bernardino

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese de Heterociclos, atuando principalmente nos seguintes temas: pirazolopiridinas, pirazóis, tienopiridinas, quinolinas e outros sistemas.

Joao Paulo Lopes Madureira

Graduou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorou-se em Química Inorgânica pela Universidade de Aveiro (2005), sob orientação de Vitor Félix e Teresa Margarida Santos. A sua tese versou a síntese e caracterização de complexos de rutênio com ligantes polipiridílicos e/ou politioéteres (propriedades espectroscópicas e redox, e estudos em fase gasosa, por espectrometria de massa), assim como a sua interação com DNA. Tem pós-doutorados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Portugal, 2005-2008), com a Profa.

Leandro Ferreira Pedrosa

Professor Adjunto II do Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Polo Universitário Volta Redonda. Doutor em Química pela UFF, com período Sanduíche realizado na Universidade de Aveiro, Portugal. Possui graduação em Farmácia Industrial e mestrado em Química Orgânica também pela UFF. Foi professor temporário de Química Orgânica no curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Macaé e professor substituto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).

João Guilherme Siqueira Monteiro

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2011), mestrado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2013) e doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2017). Foi professor substituto no departamento de Físico-Química da Universidade Federal Fluminense de Março de 2016 até Julho de 2017. Atualmente é professor Adjunto A neste mesmo departamento. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Teórica, Espectroscopia, Cinética e Dinâmica de Reações Químicas.

Vanessa End de Oliveira

Atualmente Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense do Campus Universitário de Rio das Ostras. Possui doutorado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, área de concentração Físico-Química em 2011. Os temas de trabalho abrangem a chamada "Química Supramolecular" estudando sistemas mistos formados entre diferentes porfirinas, oxocarbonos, esquaraínas e alguns metais da primeira série de transição.

Andréa Aparecida Ribeiro Alves

Doutora e Mestre em Ciências: em Química, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com foco em Química de Aroma e Química Analítica. Especialista em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bacharel com atribuições tecnológicas em Química pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Márcia Narcizo Borges

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991) e doutorado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1998). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Química Orgânica. Pertence ao corpo docente permanente do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da Universidade Federal Fluminense.

Thalita Gonçalves Barros

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2008), Doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Medicinal/Síntese Orgânica (atuando principalmente nos seguintes temas: peptidomiméticos, isomanideo, hepatite c e serina protease) e Operações Unitárias.

Soraya de Mendonça Ochs

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre em Química pela Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado pelo mesmo programa (2014). Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em análise de traços de poluentes orgânicos em amostras ambientais, desenvolvimento de métodos analíticos e Química Ambiental. Experiência em instrumentação de cromatografia a líquido de alta eficiência, cromatografia a gás, espectrometria de massas, espectrofotometria de absorção (UV-Visível) e de fluorescência.

Mauricio Lanznaster

Mauricio Lanznaster é Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e realizou estágio de Pós-Doutoramento na Wayne State University, Michigan - USA (2003-2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFF. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2011-2015).

Renata Luz Martins

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce (1997), mestrado em Quimica pelo Instituto Miltar de engenharia (2001) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (2005). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise

Conny Cerai Ferreira

Doutora em Ciências-Química no Laboratório de Fluidos e Materiais Poliméricos Multifásicos (FLUMAT)-Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na síntese e avaliação de polímeros hidrossolúveis como aditivos para fluidos de perfuração de poços de petróleo, bolsista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do programa de formação de recursos humanos, PRH-01.

José Márcio Siqueira Júnior

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor Adjunto 2 do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Luiza Rosaria Sousa Dias

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professora titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Síntese de Compostos Bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, compostos heterocíclicos, química medicinal, avaliação biológica e relação estrutura-atividade.

Alessandra Rodrigues Rufino

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1995), mestrado em Quimica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Quimica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Curso de Química desde de 2010.

Katia Zaccur Leal

Professor Titular pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmacia e Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1982) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1988). Pos-doutorado na Universidade da Florida (1993) e Oklahoma (2003). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, Físico-Química Orgânica e Ressonância Magnética Nuclear, atuando principalmente nos seguintes temas: RMN, Modelagem Molecular, Química de Petróleo e Gás e Gestão Ambiental.

Marcela Cristina de Moraes

Marcela Cristina de Moraes graduou-se em Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Nesta mesma instituição, recebeu seu título de mestre (2008) e doutora em ciências (Química Orgânica, 2012). Em seu doutorado, realizou estágio sanduíche na Universitá degli Studi di Pavia (Itália). Atuou como Pesquisadora Visitante no Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregório Weber (UFRJ) de 2012 a 2014. Atua no desenvolvimento e aplicação de ensaios enzimáticos de atividade e afinidade on line em sistemas cromatográficos.

Leandro Maranghetti Lourenço

Possui Bacharelado em Química, Licenciatura em Química e é Tecnólogo em Química, todos pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). É também Mestre em Ciências pela FFCLRP-USP e Doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-IQ). Tem experiência na área de Química Analítica e Eletroanalítica, atuando nos seguintes temas: espectrofotometria, complexos, biodiesel, eletroanalítica, eletrocatálise e HPLC. Atuou por 7 anos e meio como professor de Ensino Médio lecionando Química, Física e Matemática.

Maria das Graças Fialho Vaz

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche no ICMCB em Bordeaux, França. Realizou pós-doutorado na Universita Degli Studi Firenze, em Florença, Itália e estágio sênior na Universidade de Massachussetts/Ahmerst, Estados Unidos. Já orientou ou co-orientou várias teses de doutorado e dissertações de mestrado. A qualidade do trabalho desenvolvido tem resultado em convites para apresentação em eventos nacionais e internacionais e diversas publicações.

Ana Débora Nunes Pinheiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2012), onde foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPQ (2009-2012) do Laboratório Escola Luiz Capelo da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Fisiologia Gastrointestinal. Em 2012 realizou estágio no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2015), onde foi bolsista FAPESP e desenvolveu projeto na área de química analítica utilizando eletroforese capilar.

Meri Domingos Vieira

possui graduação em Química Industrial pelo Instituto de Química (1982), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) - Departamento de Química (1987) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) - Departamento de Química (1998). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do Estado Sólido, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de rejeitos, intercalação, nanopartículas magnéticas e supercondutores.

Luci Martins Viana

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1976) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense em Niterói. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação em Química e Química Analítica Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: HPLC, extração com fluído supercrítico.

David Rodrigues da Rocha

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Química Orgânica (2006) e doutorado Orgânica em Química pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense, editor coordenador da Revista Virtual de Química, vice-secretário regional da Sociedade Brasileira de Química - RJ, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense e Jovem Cientista do nosso Estado (FAPERJ) edição 2018-2020.

Vinícius Rangel Campos

Pesquisador e Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense. Possui Licenciatura (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal Fluminense. Durante o mestrado e o doutorado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFF, foi orientado pelos professores Dra. Anna Claudia Cunha e Dr. Vítor Francisco Ferreira.

Fabio da Silva Miranda

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2002). Mestrado em Físico-Química pela mesma instituição (2004). Doutorado em Química Inorgânica pela UFSC (2008), onde desenvolveu novos ligantes estendidos derivados da 1,10-fenantrolina. Pós-doutorado no "Departamento de Química da University of California, Irvine - UCI, CA, USA" (Mar/2008-Jul/2009). Tendo desenvolvido novos complexos do tipo [Ru(II)bpy2L]2+ e compostos boronados.

Aida Maria Bragança Bittencourt Filha

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense .

Rafael Machado Dornellas

Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2007). Mestre em Química (área de concentração: Química Analítica) pela UFJF (2009), atuando em temas como cromatografia líquida, eletroanalítica, derivatização de amostras, carboidratos estruturais, forrageiras e metais em cachaça.

Diana Negrão Cavalcanti

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz) e bolsista PNPD (UFF).

Filipe Barra de Almeida

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Doutorado em Química (2016) , com Área de Concentração em Físico-Química (Cristalografia) na Universidade Federal de Juiz de Fora , atuando principalmente nos seguintes temas: difração de raios X, polímeros de coordenação e adsorção de gases. De 2017 a 2018 desenvolveu trabalho de pós-doutorado, na área Química Inorgânica e Magnetos Moleculares na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente atua como professor adjunto A do departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense.

Fernando Antonio Simas Vaz

Professor Adjunto A (nível 1) no Departamento de Química Analítica (GQA) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal de Juiz de Fora, no Grupo de Química Analítica e Quimiometria (2017). Bacharel (2004), Licenciado (2006), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Química pela mesma instituição.

Guilherme Pereira Guedes

Possui graduação em Química (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Química pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (JCNE 2018-2021). Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese de compostos de coordenação polinucleares contendo íons do bloco d e f, cristalografia estrutural, magnetismo molecular e ensino de Química.

Maria Cecilia Bastos Vieira de Souza

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado
em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1978) e doutorado em Química pelo Instituto Militar
de Engenharia (1985). Possui pós-doutoramento realizado na University of Oklahoma (USA) sob
supervisão do prof. Dr. Francis James Schmitz, na área de análise estrutural de produtos naturais
por RMN. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense na qual
ingressou em 1979. MInistrou e ministra aulas para a graduação e a Pós-graduação (Mestrado e

Hugo Alvarenga Oliveira

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2011). Parte do doutorado foi desenvolvido na Universidade de Oklahoma fomentado pelo CNPq. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Química e Petróleo.

Gilberto Alves Romeiro

Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Química Orgânica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ - 1985) e Mestrado em Química Orgânica pela mesma Instituição (1980), tendo como orientador o Prof. Misbahul Ain Khan. Realizou seu Pós Doutorado em 1996, na área de Química Orgânica e Meio Ambiente, na Universidade de Tubingen, Alemanha, junto ao grupo do Prof. Ernst Bayer. Participou da criação do Curso de Especialização e do Programa de Pós Graduação em Química Orgânica do IQ/UFF, tendo sido o primeiro Coordenador.

Julliane Yoneda Huguenin

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (2002), Licenciatura Em Química pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fisico Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: efeitos de substituintes, efeitos estéricos, modelagem molecular e RMN.

José Walkimar de Mesquita Carneiro

Graduado em Química Industrial (1982) pela Universidade Federal do Maranhão, com Mestrado (1986) e Doutorado (1990) em Ciências, modalidade Química, pelo Instituto Militar de Engenharia-RJ, com estágio de doutoramento sanduíche na Universidade de Erlangen-Nürnberg, Alemanha, e Especialização (1983) na Escola de Engenharia de Lorena na área de Operação e Gerência de Produção de Usinas Alcooleiras. Ingressou na Universidade Federal Fluminense em 1992, ocupando atualmente o cargo de Professor Titular.

Estela Maris Freitas Muri

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) (Doutorado Sanduíche na Universite Joseph Fourier, Grenoble, França). Atualmente é professora associada 3 da Faculdade de Farmácia/ Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Química