Letras

Pesquisador

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009). É Professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem, metáfora na linguagem e no pensamento, identidade, formação de professores e discurso.

Aroldo Magno de Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguísitica (história e ideologia); política linguística.

Maurício de Bragança

Possui graduação em Comunicação Social - Cinema pela Universidade Federal Fluminense (2004), graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com ênfase em Cinema e Literatura latino-americana.

Ana Paula Antunes Rocha

Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela UFJF. É doutora em Letras (2006) pela PUC-RJ. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas na UFRJ (2012). Leciona Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UFOP. Como pesquisadora, interessa-se sobretudo pela descrição e pela análise do português escrito e falado em Minas Gerais, em perspectiva tanto sincrônica quanto diacrônica, especialmente no que tange às formas tratamentais, às formas pronominais e ao léxico.

Monclar Guimarães Lopes

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (CCO) - ambos sediados pela UFF ? além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL.

Silvia Maria de Sousa

É professora adjunta de Linguística no Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela mesma Universidade. É vice-líder do grupo de pesquisa em Semiótica e Discurso (SEDI) , integrou a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) entre 2012-2017. Foi vice-ccordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL (2012-2014). Teve projetos de pesquisa contemplados por agências de fomento (APQ1 ?

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998).

Rossi Alves Goncalves

É Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Cultura e Territorialidades (UFF). Tem Pós-Doutorado em Estudos Culturais, pelo PACC/UFRJ. Possui Doutorado em Letras, na área de concentração Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestrado em Poética, também pela UFRJ. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, pesquisa cultura urbana em sua interface com políticas públicas e arte e vida cotidiana.

Diana Irene Klinger

é Professora Associada de Teoria Literária da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq (Nivel 2) e Jovem Cientista do Nosso Estado, da Faperj. Graduada em Letras pela Universidad de Buenos Aires (2000), onde lecionou Literatura Brasileira, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Fez Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Ronaldo Amorim Ozório da Matta Lima

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português Inglês e Literaturas (1992/1995), mestrado em Letras/Estudos de Linguagem (2000/2002) e doutorado em Letras/Estudos de Linguagem (2004/2008) pela Universidade Federal Fluminense.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de Política Linguística e ensino de LE, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra (2002).

Claudete Daflon dos Santos

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura.

Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998).

Rodrigo Cazes Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto-1 da Universidade Federal Fluminense.

Wilson Madeira Filho

Possui graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com um período de estudos comparados, financiado pelo DAAD, na Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor Titular de Teoria do Direito com Dedicação Exclusiva, Diretor da Faculdade de Direito da UFF para o período jan 2016-jan 2020.

Vanise Gomes de Medeiros

Graduação e mestrado em Letras pela PUC-Rio, doutorado em Letras pela UFF, doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França com bolsa CNPq, e pós-doutorado também na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CAPES. Foi professora da PUC-Rio de 1992 a 2003. Foi professora da graduação e da pós-graduação da UERJ, de 2003 a 2009. Desde 2009 é professora do Instituto de Letras da UFF, com dedicação exclusiva, dando aulas, na graduação e na pós-graduação, e orientando alunos (em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado).

Denise Brasil Alvarenga Aguiar

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha com pesquisa e prática de ensino na formação de professores de Letras. É também professora aposentada do Colégio de Aplicação da UERJ, onde trabalhou de 1996 a 2017.

Joice Armani Galli

Possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira/Língua e Literaturas Francesas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela mesma Instituição (1997) com o tema da mulher em ' La Comédie humaine', de Honoré de Balzac, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004), com pesquisa sobre os exames de proficiência em francês.

Ilana da Silva Rebello Viegas

É graduada em Letras (2002- UFF), mestre (2005-UFF) e doutora (2009-UFF) em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura de São Gonçalo, na Prefeitura de Niterói, na Secretaria Estadual de Educação e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Atualmente é professora Adjunta IV 40h DE, de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense.

Beatriz dos Santos Feres

Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora Associada de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da UFF, já atuou no Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI (2003-2008) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio (1987-2008). Está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF, linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação, no qual ministra cursos relacionados à disciplina Semiolinguística.

Johannes Kretschmer

Mestrado em Letras Românicas e Germânicas pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos literários, tradução, literatura alemã, teoria da literatura.

Felipe Pena de Oliveira

É jornalista, escritor, psicólogo, Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Université de Paris/Sorbonne III, e professor do DP de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles "No jornalismo não há fibrose" (2012), "Teoria do Jornalismo" (2005) e Televisão e Sociedade (2002), trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: Manchete, Rede TV, UTV, Comunitária e TVE, onde foi debatedor do programa Espaço Público.

Cirlene de Sousa Sanson

Possui graduação em Letras (Português/Francês - 2001), Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem -2004) e doutorado em Letras (Estudos da linguagem -2011) pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2015, é professora adjunta do Setor de Português para Estrangeiros, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na UFF, onde é vice-coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e vice-coordenadora da aplicação do Exame Celpe-Bras. Trabalhou como professora substituta de Português para Estrangeiros em 2014 na UFRJ.

Marina Machado Rodrigues

Possui graduação em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.

Stefania Rota Chiarelli

Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamento, memória, imigração.

Sonia Monnerat Barbosa

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1973), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1977) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2000). É professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Franklin Alves Dassie

É professor Adjunto de Teoria da Literatura na UFF. Possui graduação em Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2004), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutorado em Literatura Comparada (2011) na mesma universidade.

Giovana Cordeiro Campos de Mello

Atualmente, é Professora Adjunta de Tradução no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (GLE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é Coordenadora do Laboratório de Estudos da Tradução - Labestrad/UFF e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PosLing (linha de pesquisa 2: Teorias do texto, do discurso e da tradução) na mesma instituição.

Subscrever Letras