Arquitetura e Urbanismo

Pesquisador

Luciano Vinhosa Simão

Doutor em Études et Pratiques des Arts pela Université du Québec à Montréal (UQAM, 2004). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ,1997). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1986). Professor Associado do Departamento de Arte e do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/ UFF entre os anos de 2013 a 2016.

Fernanda Ester Sánchez García

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Coordena o Laboratório GPDU - Grandes Projetos Urbanos, da EAU Universidade Federal Fluminense e outro-pesquisadora associada ETTERN-IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da diretoria/conselho fiscal ANPUR 2017/19 da Associação Nacional de Pós-Grad. e Pesq.

Gustavo de Oliveira Martins

Formado pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU UFF), em 2000 torna-se Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PPGAU da Universidade Federal Fluminense, em 2006.

Jorge Ricardo Freund

Possui Mestrado em CIÊNCIA DA ARTE pela Universidade Federal Fluminense (2007) e graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Realizou cursos de extensão: O Canteiro e o Desenho com Sergio Ferro - IAB - SP(1979) e Semiótica Visiva com Humberto Ecco - Universidade Sta Ursula - RJ (1980) Realizou curso de Cinema Direto com o Atelier Varan/Jean Rouch - Paris em João Pessoa(1981) onde realizou varios documentarios com o tema Expansão Urbana e Estéticas Espontaneas.

Miguel Angelo Allan Kardec Prestes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e cursando doutorado pelo PPGAU-UFF na área de eficiência energética em edifícios hoteleiros.

Daniella Martins Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimonio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Tem experiência na área de Conservação e Restauro, tendo atuado em projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Desenho Técnico - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Caio Nogueira Hosannah Cordeiro

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), e doutor em Educação, pela mesma universidade (2015). Atualmente, é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Marília Ramalho Fontenelle

Professora Adjunta (40h/DE) do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Engenharia Civil pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA Toulouse) (co-tutela), com estágio doutoral em Toulouse (França) entre 2012-2013 (Programa CAPES-COFECUB 693/10). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista FAPERJ Nota 10 durante o mestrado e doutorado.

Marcos Fabio Campos da Rocha

Graduação em Música - Bacharelado - Conservatório Brasileiro de Música-RJ/Centro Universitário (1986). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Lingüística Interdisciplinar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente na área de Língua e Literatura Alemã.

Lúcia Maria Capanema Álvares

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em City And Regional Planning - Memphis State University (1992), doutorado em Regional Planning - University of Illinois at Urbana Champaign (1999) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e pertence ao corpo permanente de sua Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Ana Lucia Vieira dos Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, perícia judicial, rio de janeiro, casa e fazendas de café.

Leonardo Marques de Mesentier

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1983). Ingressou na carreira de Preservação Patrimonial, entrando para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1984, onde exerceu as funções de Coordenador de Projetos Especiais e Coordenador de Estudos e Pesquisas. Concluiu o mestrado (1992) e o doutorado (2001) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR -UFRJ) na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Alberto Pereira Soares

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE, Mestre em Engenharia Civil e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense, possuindo especialização em Projetos, Política e Estratégia. Professor Titular do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense.

Glauco Bienenstein

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1977). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado em Economia pela UNICAMP, São Paulo (2008). Professor Titular do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.

Julia Silva Benayon

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2012) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (2015). Professora substituta na Universidade Federal Fluminense desde outubro de 2017 com experiência nas cadeiras de Projeto de Arquitetura; Sistemas Geométricos de Representação - geometria descritiva e representação gráfica; e Expressão Gráfica - desenho de observação, técnicas de desenho à mão livre, perspectiva.

Christine Kowal Chinelli

Christine Kowal Chinelli é Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (1987), possuindo especialização em Projetos, Política e Estratégia pela ADESG. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Centro Universitário La Salle (Unilasalle- RJ).

Felix Carriello

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, planejamento ambiental, geoprocessamento, modernismo e amazônia, desflorestamento.

José Simões de Belmont Pessôa

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialização em conservação e restauração de monumentos e sítios, UFBA (1984), doutorado em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre Invariantes Urbanísticas nos Centros Históricos Portugueses, Universidade de Coimbra (2007). Atualmente é professor associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Ana Carmen Amorim Jara Casco

Natural de Petrópolis (RJ), mora atualmente no Rio de Janeiro onde trabalhou como arquiteta e urbanista no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de dezembro de 1983 a fevereiro de 2016 exercendo diversos cargos, entre os quais o de Chefe do Escritório Técnico de Petrópolis(1985/1987), Coordenadora de Proteção do Iphan/RJ (1988/1990), Coordenadora de Documentação e Inventários do Iphan (1990/1994), Assessora Técnica da Presidência do Iphan (94/96) e Editora da Revista do Patrimônio (2001/2011).

Andréa da Rosa Sampaio

Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), do qual é Coordenadora desde fevereiro de 2017. Integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Graduação. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFF, 1987), Mestre em Desenho Urbano (University of Nottingham, Inglaterra, 1993), Doutora em Urbanismo (PROURB/FAU/UFRJ, 2006), Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, como Bolsista CAPES (2016).

Osvaldo Luiz de Carvalho Souza

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1979), e Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência em projetos de arquitetura, estruturas em concreto armado e construção. Atuou como docente em cursos de arquitetura em outras IES.

Ronaldo de Moraes Brilhante

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1999); Mestre em Gestão do Espaço Urbano pela mesma instituição (2007); Doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo - PROURB/FAU-UFRJ (2013); Pós-doutorado pelo PPGAU UFF (2014). Atualmente integra o corpo docente da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, como Professor Adjunto 40 / DE. Compõe os Grupos de Pesquisa: Oficina de Projeto e Pesquisa em Habitação e Urbanização Social (OPPHUS - PPGAU UFF) e Geografia Humanista Cultural (GHUM - PPGAU UFF).

Leonardo Caravana Guelman

Professor, escritor e pesquisador em arte e cultura. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Idealizador e coordenador do Projeto Rio com Gentileza que promoveu duas ações de restauração (em 2000 e em 2010) da obra mural do Profeta Gentileza no Rio de Janeiro.

Gustavo Henrique Naves Givisiez

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Universidade Federal Fluminense e professor colaborador da Universidade Candido Mendes, no programa de mestrado em Engenharia de Produção. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense, campus de Campos dos Goytacazes. A principal área de atuação é demografia aplicada a políticas públicas, demografia da habitação, projeções populacionais e surveys.

Eloisa Carvalho de Araujo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (jan1980), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Urbanismo pela UFRJ/FAU/PROURB (2006). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF. Atua como pesquisadora da Rede de Cooperação em Urbanismo em Escala Regional, Espaço Público e Ordenamento Territorial - ReCORT -PPGAU/EAU/UFF.

Ivan Silvio de Lima Xavier

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador e professor Adjunto 3 - na AEU - Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF - Universidade Federal Fluminense.

Thereza Christina Couto Carvalho

Thereza Christina Couto Carvalho (Carvalho Santos) é PhD em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University (antiga Escola Politécnica da Universidade de Oxford) onde se doutorou em Desenho Urbano, em 1994. É Arquiteta e Urbanista, desde 1975, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula, USU, no Rio de Janeiro, e Mestre em Planejamento Urbano e Regional, desde 1980, pela COPPE/UFRJ, Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vinicius de Moraes Netto

PhD em Advanced Architectural Studies (The Bartlett, University College London, UCL), com Pós-Doutorado ligado ao Projeto de Desenvolvimento em Áreas Estratégicas (PNPD/CAPES), é Professor Associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Dinah Tereza Papi de Guimaraens

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU; Coordenadora CAPES-Cofecub n. 752/12 A Estética Transcultural na Universidade Latino-Americana; Professora Associada 1; Chefe Departamento de Arquitetura - TAR (06|2013 - 06|2015), Escola Arquitetura e Urbanismo-EAU, Universidade Federal Fluminense-UFF. Graduada Arquitetura e Urbanismo, Universidade Santa Úrsula - USU (1978); extensão universitária Semiótica Visual, professor Umberto Eco (1979).

Cristina Lontra Nacif

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).

Marcia Marques de Queiroz Carvalho

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza (1988), mestrado em Arquitetura pelo PROARQ, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Planejamento Energético no PPE, COPPE, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora, nível adjunto, da Universidade Federal Fluminense. Na UFF, leciona desenho técnico na prancheta e em softwares de desenho para alunos de graduação em desenho industrial, arquitetura e engenharia.

Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli

Professora do Departamento de Urbanismo - Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFRN-2000), estágio na Université de La Rochelle - França (Ago/2005 - Jul/2006), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFRN-2011) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFF (2015 ?). Exerceu a função de Professora Substituta do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UFRN (2007-2008) e no Curso de Design de Interiores do IFPA (2012).

Marcelo Jasmim Meiriño

Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1995); Mestre (2008) e Doutor (2012) em Engenharia Civil pela UFF; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especialização em Eficiência Energética ; Em todos os níveis de formação aprofundou estudos na busca por soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis em produtos e serviços para os mais diversos setores produtivos; Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do United States Department of State; Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF, Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabili

Adriana Mattos de CAÚLA e SILVA

Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Arquitetura e Urbanismo, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF 2011/2012 com bolsa CAPES; Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG-AU (2008), estágio doutoral no LAIOS-CNRS- Paris e Laboratoire Anthropologie Architecture LAA (2005-2006) pelo programa de cooperação internacional CAPES-COFECUB; Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB (2001); Especialização em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio (1998) e Graduação em Arquitetura e

Ana Lúcia Torres Seroa da Motta

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007), mestrado em Environmental Design and Engineering - Bartlett School Of Architecture And Planning (1982) e doutorado em Environmental Design and Engineering - Bartlett School Of Architecture And Planning (1985). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense, curso de pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis e curso de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Luiz Augusto Fernandes Rodrigues

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). É professor Titular do Departamento de Arte da UFF, vinculado ao quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades / PPCULT, o qual ajudou a criar (2012) e coordenou (2013-2016). Atua, também, junto ao curso de Produção Cultural, bacharelado o qual ajudou a criar (1995) e coordenou (2011-2012).

Louise Land Bittencourt Lomardo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é pesquisadora e professora associada dos cursos da graduação e pós graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora do IVIG/COPPE/UFRJ.

Laura Elza Lopes Ferreira Gomes

Professora Adjunta do TAR-Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ex coordenadora do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).Ex presidente e atual membro do NDE-Núcleo Docente Estruturante do curso de Graduação. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1978), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1997).

Denise Vianna Nunes

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) e Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Atualmente é Professora Ajunta A1 da ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Assistente horista do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IBMEC-Rio em disciplinas das áreas de Projeto de Arquitetura e Expressão Gráfica.

Guilherme Araujo de Figueiredo

Doutorado e Mestrado em Ciências em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - FAU / UFRJ;
Graduação em Arquitetura e Urbanismo - FAU / UFRJ;
Professor de Projeto de Arquitetura do Departamento de Arquitetura - EAU / UFF;
Arquiteto com ênfase em projeto, construção e paisagismo;
Pesquisador nas áreas de projeto de arquitetura, patrimônio cultural e paisagismo.

Ricarda Lucilia Domingues Tavares

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - EAU-UFF, desde agosto de 2009. Arquiteta e Urbanista pela EAU-UFF (1993), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEO-UFF (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFF (2016), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, como bolsista da CAPES. Experiência docente em outras instituições de ensino.

Luciana Nemer Diniz

Professora da Universidade Federal Fluminense - Departamento de Arquitetura e Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Especialista em Arquitetura e Urbanismo na área de Expressão e Maquetes é líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação da Forma. Pesquisadora do GPTA - Grupo de Pesquisa Transdisciplinares em Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora de inúmeros artigos científicos trabalha há 24 anos na área acadêmica. Com experiência em projetos arquitetônicos atua como orientadora da Empresa Júnior da UFF.

Subscrever Arquitetura e Urbanismo