Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador

Vania Noeli Ferreira de Assunção

Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993), mestre (1999) e doutora (2005) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da UFF - Rio das Ostras. Atuou como professora convidada nos cursos de pós-graduação lato sensu em História, Sociedade e Cultura (Cogeae/PUC-SP) e Ciências Sociais: economia-mundo, arte e sociedade (Cufsa). Lecionou também na pós-graduação da Unicastelo (Gestão Educacional) e da Fac. Paulista de Serviço Social (Promoção Social).

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ana Lívia Adriano

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é aluna do programa de pós-graduação em serviço da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao profissional, fundamentos históricos, teóricos metodológicos do Serviço Social e politicas publicas.

Isabela Sarmet de Azevedo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora associada da Universidade Federal Fluminense. É advogada, formada pela Faculdade de Direito de Campos (2012), com aprovação na OAB em Direito Administrativo (2013).

Giuliano Lamberti Obici

Giuliano Lamberti Obici, (Maringá- PR) artista-pesquisador com ênfase em arte sonora. Professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP com bolsas sanduíche do DAAD-CAPES na Technische Universität de Berlim e FAPESP. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Publicou o livro "Condição da Escuta" pela editora 7Letras.

Gisele Gouvêa da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Professora do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Desenvolvimento e Distúrbios da Comunicação Humana da infância à adolescência. Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período sanduíche (Capes PDSE) na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Lisboa.

Ana Beatriz Fernandes Cerbino

Possui graduação em Licenciatura em Dança pelo Centro Universitario da Cidade (2000), graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Obteve bolsa para doutorado sanduíche na NYU, na Tisch School, como visiting schoolar. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Cibele Carneiro da Cunha Macedo Santos

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência na área de Direito, especialmente no magistério do ensino superior. Foi professora de Instituições Privadas de ensino superior e da Universidade Federal em Uberlândia. Atuou ainda como coordenadora de Núcleo de Assistência Judiciária (UFU) e de curso de pós-graduação (Faculdade Pitágoras).

Elisabeth Aquilino Bacchi

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense e Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Habilitação em Licenciatura pela UFF. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Thiago Moreira de Souza Rodrigues

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Relações Internacionais pela PUC-SP; com estágio doutoral, em 2007, no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ivana Arquejada Faes

Possui doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1988) . Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense , atuando como líder de grupo de pesquisa principalmente nos seguintes temas: violência domestica, serviço social, serviço social e assistência jurídica, direitos humanos e meio ambiente, saúde mental.

Claudia Mara de Melo Tavares

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Marcus Ianoni

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFF. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFF. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutorado na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Pesquisa teorias do Estado, especialmente as relações entre Estado, atores sociais e economia, como a temática das coalizões que dão suporte político-institucional e sociopolítico às decisões públicas. Coordena o PolitEcon (Grupo de Pesquisa sobre Política e Economia).

Sandra Regina Vaz da Silva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2003), especialização em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2004), foi bolsista do Programa de Cooperação Internacional entre Brasil e Moçambique pelo International Center for AIDS Care and Treatment Programs, ICAP, MSPH, Universidade de Columbia (2005). Possui Mestrado em Serviço Social pela PUC-SP (2011).

André Constantino Yazbek

ANDRÉ CONSTANTINO YAZBEK é Mestre e Doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS) e no Institut Mémoires de l?Édition Contemporaine (IMEC). Também possui um estágio de pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault.

Renata Lopes Costa Prado

Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014); mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), psicóloga e especialista em Economia e Gestão das Relações de Trabalho também pela PUC- SP. Faz pós-doutorado na Unifesp no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e Adolescência.

Wanderson Fabio de Melo

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestrado em História Social (2002) e doutorado em História Social também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal Fluminense, Curso de Serviço Social, Campus da UFF de Rio das Ostras. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, Formação sócio-histórica, História Contemporânea, História do Brasil, História do Trabalho e Questão Social.

Adriano Vilela Sampaio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). É professor da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2014. Leciona e pesquisa nas áreas de Economia Internacional, Macroeconomia e Economia Monetária e Financeira.

Beatriz Paiva Bueno

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é fonoaudióloga - Atuando em Home Care nas áreas de linguagem, motricidade orofacial e voz em especial no atendimento a pacientes com sequelas neurológicas e/ou transtornos mentais. Realiza surpevisão nas áreas de linguagem, motricidade orofacial e atuação em Saúde Coletiva em especial Saúde Mental.

Ozanan Vicente Carrara

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), graduação em Pedagogia pelo CES/JF (1988), bacharelado em Teologia pelo Melbourne College of Divinity (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Ética e Filosofia Política pela UERJ (2008), com período de pesquisa na Université de Strasbourg, França, como bolsista do CNPq. Fez estágio pós-doutoral na Université Paris X (Nanterre/La Défense), em 2015-16, como bolsista da Capes.

Rosany Barcellos de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: competência e serviço social, prática profissional, Alcoolismo, e Serviço Social na Empresa.

Rodrigo José Teixeira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2004) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, política social, história oral, linguagem profissional e experiência.

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman.

Elisa de Campos Borges

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Historia Social pela PUC-SP (2005), Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2011). Tem experiência em História Social, História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, Movimento Operário, Movimento Comunista Internacional, Partidos Políticos, Ditadura Civil Militar. Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) atuando na área de História da América e História Contemporânea até abril de 2016.

Andre Luiz Varella Neves

É Doutor em Ciência Política pela FFLCH ? Programa de Pós Graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), 2010; Mestre em Ciências Sociais com ênfase na área de Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2004; Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), 1992. Realizou o Pós Doutoramento no Programa do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2012..

Cristina Maria Brites

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), mestrado em Serviço Social:Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Serviço Social: Serviço Social, Fundamentos e Prática Profissional pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós-doutoramento em Serviço Social pela PUC/SP (2014).

Adriana Russi Tavares de Mello

Pós-doutoramento no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP sobre as interfaces entre museus e povos indígenas. Doutora em Memória Social pela UNIRIO, artista plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2006 é docente da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Artes e Estudos Culturais no campus de Rio das Ostras. Atuou por mais de uma década como arte/educadora no ensino básico e na formação de educadores.

Adriana Eiko Matsumoto

Doutora em PSICOLOGIA SOCIAL pela PUC/SP, também possui mestrado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela PUC/SP (2005), especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP/SP e graduações em PSICOLOGIA e LICENCIATURA em Psicologia pela UNESP/Bauru (2001). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (PUVR).

Francisco Estacio Neto

Possui graduação em Psicologia ( Bacharel, Licenciado e Psicólogo) pela Universidade Federal Fluminense (1988) e graduação em Filosofia (Seminário Católico); Especialização em Filosofia, em Psicologia Social e em Psicologia da Educação; Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2002) com bolsa CAPES e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2009) com bolsa CAPES.

ketnen Rose Medeiros Barreto

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Conselheira do Conselho Municipal de Assistencia Social e outro (especifique) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle social, Seguridade social ( Previdência e Assistência social)e formaçao profissional. Doutora pela Universidade do Estado do Rio de janeiro .

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997) e mestre em História (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983). Professora do Programa de Pós-Graduação e do Curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

Subscrever Pontifícia Universidade Católica de São Paulo