Psicologia

Pesquisador

Luiz Gustavo Silva Souza

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio de doutorado na Université de Provence (França). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, polo de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação, Orientação Profissional, Psicologia de Grupos, Intervenção Psicossocial, Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Saúde da Família, Saúde do Homem e Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas.

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017), com período sanduíche no Departamento de Filosofia e no Centro de História da Ciência da Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Psicologia pelo PPG-Psi UFJF (2012), e Graduado em Psicologia pela UFJF (2009).

Ana Cabral Rodrigues

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, setor de Psicologia Social, da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Psicóloga, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Estudos da Subjetividade (Política e Exclusão Social) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Desutilidades Urbanas (GPDU) ?

Bruna Pinto Martins Brito

Professora Adjunta do curso de Psicologia de Campos dos Goytcazes da Universidade Federal Fluminene. Editora Executiva da Revista Estudos Contemporâneos da Subjetividade( ECOS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa interinstitucional Discursividade, Poder e Contemporaneidade (UFF/CNPq), atuando na linha de pesquisa " A publicização do conhecimento". Pesquisadora do NEPESC/UFF E do Laboratório Psicopatologia e Saúde Mental. Doutora em Psicologia (Programa de Pós-graduação em Psicologia /UFRJ/Bolsa CNPq).

Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). É Professor Associado I
da Universidade Federal Fluminense e atua no campo da Educação Infantil.

Irene Bulcão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora adjunta do Curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alberto Ribeiro Costa

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus de Niterói. Professor Colaborador do Programa de Pós graduação em Teoria Psicanalítica UFRJ. Psicanalista. Doutor e mestre em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2011) e (2006). Especialização em Psicanálise e laço social UFF (2006). Graduado em Psicologia pela UFF (2004). Atualmente desenvolve pesquisa em Psicanálise, na interface entre Saúde mental e Criminologia, com especial ênfase na discussão sobre a complexidade dos fenômenos da violência e suas reverberações sobre o campo da saúde.

Soraya Rodrigues Martins

Psicóloga (CRP 12/00260). Doutora em psicologia pela PUC-SP (2008), mestre em psicologia - linha de pesquisa ?Organizações humanas, trabalho e o fenômeno das representações sociais pela UFSC (2002)?. Especialização em psicanálise (1988); Psicologia Clínica (2002) Psicologia da Comunicação (1993).

Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta

Doutora (2005) e mestre (1999) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1994). É também especialista em Psicologia clínico-institucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fez residência em Psicologia Clínica com ênfase em clínica psicanalítica. Atualmente é professor adjunto III de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão em torno das relações entre a psicanalise e a sociedade.

Marcia Oliveira Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado.

Tiago Regis de Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará [2007], Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense [2010] e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense [2017]. Atualmente ocupa a função de Professor Substituto na UFF.

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Renata Codeço Dias

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2005), na área de Estudos da Subjetividade. Cursou o doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2007). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, na área de Processos Psicológicos.

Leonardo Pinto de Almeida

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autor dos livros "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009) e "Escrita & Autoria - Internet, Literatura e Ontologia" (Juruá, 2014).

Danichi Hausen Mizoguchi

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Izaque Miguel da Silva

Possui graduação (2010), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Johnny Menezes Alvarez

Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Psicologia (IPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área dos processos psicológicos e suas variações culturais. Participa do Projeto "Encontro de Saberes na UFF" que busca incluir os saberes e fazeres das Populações tradicionais nos espaços acadêmicos.

Roberto de Oliveira Preu

possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas de História da Psicologia e Psicologia geral, atuando também nos seguintes temas: Epistemologia, Consciência, Inconsciente, Intencionalidade, Intersubjetividade, Hermenêutica e Pragmática.

Rafael Mendonça Dias

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Realizou estágio de doutorado como bolsista CAPES na Université Paris X - Ouest Nanterre. Atualmente é professor no curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/PUVR.

Beatriz Corsino Pérez

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014), com bolsa de Doutorado Sanduíche da FAPERJ na Université Paris Diderot - Paris 7. Mestre em Psicologia pela UFRJ (2009) e graduada nos cursos de Formação de Psicólogo (2007) e Licenciatura em Psicologia (2011) na mesma instituição.

Roberto Novaes de Sá

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade.

Cristine Monteiro Mattar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2011). Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia da UFF, ministrando aulas na Graduação e no Programa de Pós-Graduação strict sensu em Psicologia e Estudos da Subjetividade (UFF). Atua como supervisora clínica e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Luis Moreira de Barros

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.

Crisóstomo Lima do Nascimento

Psicólogo Clínico, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e com pós-graduação em Filosofia, na temática Existencialismo e Fenomenologia.

Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência.

Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ.

Fernanda Fochi Nogueira Insfrán

Psicóloga (UFRJ), economista (Uerj), mestre e doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Atua como docente desde 2007 e lecionou para cursos de graduação e pós graduação em Psicologia, Administração, Direito em universidades privadas no Rio de Janeiro e em Mato Grosso. Teve experiência como supervisora de estágios em psicologia clínica, organizacional, escolar e orientação profissional. Atuou também como psicoterapeuta na Abordagem Centrada na Pessoa, em clínica social e consultório particular.

Adriana Rosa Cruz Santos

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro , mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Silvia Miranda Amorim

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Faculdade Redentor. Mestre e doutoranda em psicologia social pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - campus Niterói (RJ), com ênfase em psicologia do trabalho. Realizou estágio doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e está envolvida em projetos relacionados ao envelhecimento no trabalho e aposentadoria.

Maria Elisa Siqueira Borges

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda (RJ). Disciplinas: Psicologia Organizacional I e II.
Foi docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (substituta) - disciplina: Psicologia do Trabalho.
Docente em diversas universidades particulares em graduação e pós graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Elizabeth Medeiros Pacheco

Professoar Adjunta do Curso de Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes/RJ)

Gustavo Cruz Ferraz

Gustavo Cruz Ferraz possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Realizou Estágio de Doutorado no Exterior como bolsista CAPES na Universidade Paris VIII, França. Realizou Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no Programa de Pós-Graudação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/ICHS-VR.

Christian Sade Vasconcelos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Danilo Augusto Santos Melo

É graduado em Psicologia pela UFS, mestre em Psicologia pela UFF e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Memória Social da UNIRIO. Realizou pesquisa de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ com bolsa do CNPq. É professor adjunto do curso de Psicologia da UFF (Campus Universitário de Rio das Ostras). É líder do Grupo de Pesquisa "Individuação, Subjetividade e Criação", registrado no diretório do CNPq.

Micheline Roat Bastianello

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário de Campos dos Goytacazes. Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Patricia Valle de Albuquerque Lima

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia na linha de pesquisa de Subjetividade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Campus de Rio das Ostras desde 2010.

Mayra Silva de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano, especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Vale do Rio Verde, mestrado e doutorado em Psicologia - Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental - pela Universidade São Francisco (USF). Atualmente é Professora Adjunta 1 da Universidade Federal Fluminense.

Clarissa Socal Cervo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atividades na graduação, pesquisa e extensão. Membro do Comitê de Consultores de políticas para a Incubadora de Empresas da UFF. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Experiência como consultora organizacional com atuação em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, de Equipe e Desenvolvimento de Liderança.

Iacã Machado Macerata

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela PUCRS (2005), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, em Estudos da Subjetividade, com ênfase em clínica e subjetividade. Pesquisa e atua nas áreas: clínica ampliada; saúde coletiva; políticas de assistência social; psicologia social; métodos de produção de conhecimento em saúde; pesquisa de perspectiva cartográfica; análise institucional; corpo e subjetividade.

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