Psicologia

Pesquisador

Ana Carolina Monnerat Fioravanti Bastos

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, Departamento de Psicologia PUC-Rio. Pós Doutorada no grupo Interação Social e Desenvolvimento-UERJ (2014). Professora adjunta do departamento de Psicologia UFF-PURO. Professora Colaboradora da Pós Graduação em Psicologia Social UERJ. Tem interesse em psicometria e avaliação psicológica, mais precisamente na validação de instrumentos de medidas em Psicologia.

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Maudeth Py Braga

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Especialização em Recursos Humanos pela PUC-Rio (1987) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Coordena, desde 2006, o projeto de extensão: Reabilitação Humana, trabalho e inserção social.

Claudia Osorio da Silva

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho.

Thereza Christina Lopes Coutinho

Graduada em Odontologia-UFRJ, Especialista e Mestre em Odontopediatria-UFRJ, PhD em Odontopediatria-FOB-USP, Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial-ABO-RJ e Pós-Doutora em Biologia Oral, área de concentração Cariologia- FOB-USP. Curso de Habilitação em Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Oxigênio pela UFF. Atualmente é Professor Associado IV da Disciplina de Odontopediatria da FO-UFF. Coordenadora do Curso de Especialização em Odontopediatria da FO-UFF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF. Bacharelanda em Psicologia - USU.

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017), com período sanduíche no Departamento de Filosofia e no Centro de História da Ciência da Universitat Autònoma de Barcelona. Mestre em Psicologia pelo PPG-Psi UFJF (2012), e Graduado em Psicologia pela UFJF (2009).

Luiz Gustavo Silva Souza

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio de doutorado na Université de Provence (França). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, polo de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes campos: Educação, Orientação Profissional, Psicologia de Grupos, Intervenção Psicossocial, Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Saúde da Família, Saúde do Homem e Atenção a Usuários de Álcool e outras Drogas.

Carmen Lúcia Campos Guizze

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Ergonomia pela COPPE/UFRJ e em Psicopedagogia, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2011). Atualmente é professor colaborador do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SUPERIOR EM ERGONOMIA, da COPPE/UFRJ e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense no Curso de Engenharia de Produção.

Ana Cabral Rodrigues

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia, setor de Psicologia Social, da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda. Psicóloga, formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Estudos da Subjetividade (Política e Exclusão Social) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Desutilidades Urbanas (GPDU) ?

Anizaura Lidia Rodrigues de Souza

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Área de Concentração: Psicologia Social - Linha de Pesquisa: Trabalho, Sociabilidade e Saúde). Período de Doutorado-Sanduíche, no Departamento de Psicologia Social, da Universidad Complutense de Madrid - Espanha (Bolsa PDSE/CAPES). Mestre e graduada em Psicologia pela UGF. Atualmente, Vice Coordenadora do curso de Psicologia (2018-2022) e Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - UFF, vinculada ao Departamento de Psicologia do Polo Universitário Campos dos Goytacazes, RJ.

Erick Francisco Quintas Conde

Psicólogo, Doutor em Neurociências e Mestre em Neuroimunologia; atua como Prof. Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes); Coordenou o programa de Pós-graduação (lato sensu) em Psicologia e Neurociências do Esporte (Laureat International Universities - 2011); é membro colaborador do programa de Pós-graduação em Psicologia (stricto sensu) da UFPE . Detém conhecimentos sobre a programação e análise de testes cognitivos computadorizados, tendo estudado principalmente processos executivos e interferências emocionais.

Nancy Lamenza Sholl da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1987),especialização em Assistência ao Psicótico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Estudios Latinoamericanos - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (2008). Atualmente é professor adjunto - Universidade Federal Fluminense - UFF. Projeto de Pesquisa: Arte e re(x)istências: Epistemologias do sul e sabedorias insurgentes (Em andamento). Projeto de Ensino: Livros artesanais: relações entre arte e métodos de ensino.

Ana Cristina Troncoso

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (1996), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (1998) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo Ribeirão Preto (2003). Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos neurais e comportamentais durante a perimenopausa; divulgação científica na interface neurociências e educação.

Érica de Lana Meirelles

Doutora em Ciências pela UFRJ. Graduada em Psicologia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia-RJ e Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação e experiência clínica em atendimento psicoterápico e treinamento em habilidades sociais.

Bruna Pinto Martins Brito

Professora Adjunta do curso de Psicologia de Campos dos Goytcazes da Universidade Federal Fluminene. Editora Executiva da Revista Estudos Contemporâneos da Subjetividade( ECOS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa interinstitucional Discursividade, Poder e Contemporaneidade (UFF/CNPq), atuando na linha de pesquisa " A publicização do conhecimento". Pesquisadora do NEPESC/UFF E do Laboratório Psicopatologia e Saúde Mental. Doutora em Psicologia (Programa de Pós-graduação em Psicologia /UFRJ/Bolsa CNPq).

Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). É Professor Associado I
da Universidade Federal Fluminense e atua no campo da Educação Infantil.

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

Daniela Costa Bursztyn

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tendo realizado estagio de doutoramento na Università degli Studi di Milano na Itália, e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROPSAM/IPUB/UFRJ).

Suzana Canez da Cruz Lima

Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Polo Universitário de Rio das Ostras. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2011). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), especialista em Teoria Psicanalítica, Saúde Mental Coletiva e Psicologia do Trabalho. Graduada em Psicologia (1990).

Giuliano Lamberti Obici

Giuliano Lamberti Obici, (Maringá- PR) artista-pesquisador com ênfase em arte sonora. Professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP com bolsas sanduíche do DAAD-CAPES na Technische Universität de Berlim e FAPESP. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Publicou o livro "Condição da Escuta" pela editora 7Letras.

Irene Bulcão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora adjunta do Curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Alberto Ribeiro Costa

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus de Niterói. Professor Colaborador do Programa de Pós graduação em Teoria Psicanalítica UFRJ. Psicanalista. Doutor e mestre em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2011) e (2006). Especialização em Psicanálise e laço social UFF (2006). Graduado em Psicologia pela UFF (2004). Atualmente desenvolve pesquisa em Psicanálise, na interface entre Saúde mental e Criminologia, com especial ênfase na discussão sobre a complexidade dos fenômenos da violência e suas reverberações sobre o campo da saúde.

Soraya Rodrigues Martins

Psicóloga (CRP 12/00260). Doutora em psicologia pela PUC-SP (2008), mestre em psicologia - linha de pesquisa ?Organizações humanas, trabalho e o fenômeno das representações sociais pela UFSC (2002)?. Especialização em psicanálise (1988); Psicologia Clínica (2002) Psicologia da Comunicação (1993).

Eduardo Henrique Passos Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Ione Hasegawa Kassuga

Possui mestrado em nutes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professora de 2 grau da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta

Doutora (2005) e mestre (1999) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (1994). É também especialista em Psicologia clínico-institucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fez residência em Psicologia Clínica com ênfase em clínica psicanalítica. Atualmente é professor adjunto III de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão em torno das relações entre a psicanalise e a sociedade.

Ana Paula Todaro Taveira Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Especialização em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa/CNPq Actividade: Ergologia e Clínicas do Trabalho; Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Volta Redonda - tendo sido uma das responsáveis pela elaboração e implementação desse curso.

Tiago Regis de Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará [2007], Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense [2010] e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense [2017]. Atualmente ocupa a função de Professor Substituto na UFF.

Marcia Oliveira Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado.

Sabrine Mantuan dos Santos Coutinho

Graduada em Psicologia pela UFES (2002). Doutorado (2008) e Pós-Doutorado (2011) em Psicologia - PPGP-UFES. É Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/UFF, no Polo Universitário de Campos dos Goytacazes/RJ. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Cristiana Mara Bonaldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde pública (2004) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atuou como Psicóloga na atenção básica a saúde na Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Cristina Lucia Maia Coelho

Graduada em Psicologia pela UFRJ, Doutora em Psicologia pela UFRJ, possui Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Doutorado em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em Portugal. Atualmente é Professora-Associada IV do curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão (CMPDI) e de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Possui o título de especialista em Psicologia Organizacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi Psicóloga concursada do Ministério da Marinha.

Valmir Cândido Sbano

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

Monica Maria Raphael da Roza

Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia de Rio das Ostras, doutora em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi consultora do Ministério da Saúde para a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (PNH/SUS) entre 2007 e 2011. A partir da pesquisa ?O apoio institucional na Política Nacional de Humanização?

Wallace de Deus Barbosa

Professor e pesquisador do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o quadro docente do bacharelado em Produção Cultural e no Programa de Pós Graduação CULTURA e TERRITORIALIDADES ? PPCULT ? IACS ? UFF. Doutor em antropologia pelo Museu Nacional (PPGAS-UFRJ, 2001) e Mestre em Artes Visuais pela Escola-UFRJ de Belas Artes ? UFRJ (1991).

Catarina Mendes Resende

É professora do curso graduação em Psicologia da UFF (Niterói). Coordena o CORPOREILABS: Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (UFF/FAV/UFRJ/UFC). Possui doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade/Clínica e Subjetividade (bolsista CAPES/REUNI) pela Universidade Federal Fluminense (2013), com Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PDSE) em 2012 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal. É mestre em Saúde Coletiva (bolsista CAPES) pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ (2008).

Mary Suely Souza Barradas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1987).Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é consultoria externa - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Brasil e professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Rogerio Robbe Quintella

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. É Editor Executivo do Periódico Científico ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (UFF). É participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeito Contemporâneo (NEPESC/UFF), tendo sido contemplado com apoio APQ1 - FAPERJ. Foi Supervisor Clínico-Institucional do Programa de Desinstitucionalização em Saúde Mental no Município de Maricá pelo Ministério da Saúde.

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Marcus Ianoni

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFF. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFF. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutorado na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Pesquisa teorias do Estado, especialmente as relações entre Estado, atores sociais e economia, como a temática das coalizões que dão suporte político-institucional e sociopolítico às decisões públicas. Coordena o PolitEcon (Grupo de Pesquisa sobre Política e Economia).

Renata Codeço Dias

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2005), na área de Estudos da Subjetividade. Cursou o doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2007). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, na área de Processos Psicológicos.

Francisco de Assis Palharini

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (1978), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Foi Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF por três vezes. Foi Diretor do Serviço de Psicologia Aplicada da UGF e UFF Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psicologia - UFF, Diretor do Instituto de Psicologia - UFF e membro da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Carla Ribeiro Guedes

Possui graduação em Psicologia, Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, na área de Ciências Humanas e Saúde, pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Pós-doutorado (2010) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/ UERJ). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) e editora associada da Physis: Revista de Saúde Coletiva.

Alexandre Bárbara Soares

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e graduado pela Universidade Federal Fluminense (1998). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda).

Patty Fidelis de Almeida

Pós Doutora (2018), Doutora (2010) e Mestre (2002) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Professora Adjunta do Departamento de Planejamento em Saúde, Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense (2013). Possui experiência em análise de políticas, programas e serviços em Atenção Primária à Saúde no Brasil e América do Sul.

Elisete Soares Traesel

Possui graduação em Psicologia e em Educação Especial.Especialização em Saúde Pública e MBA em Gestão Empresarial. Mestre e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha "Políticas Públicas, Trabalho, Saúde e Produção de Subjetividade. Atuou por 10 anos como professora do Curso de Psicologia da UFN - Universidade Franciscana - RS.Atualmente é docente adjunta em Psicologia Organizacional e do Trabalho da UFF-PUCG.

Emílio Nolasco de Carvalho

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando em ensino, pesquisa e extensão com modos de subjetivação nos espaços urbanos e em comunidades tradicionais no Brasil.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Bárbara Breder Machado

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Universitário Campos dos Goytacazes; Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero(UFF/PUCG); Supervisora do Estágio em clínica psicanalítica no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA/UFF); Doutora e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGCP/UFF; Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense -UFF.

Danichi Hausen Mizoguchi

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Andrea Soutto Mayor

Professora Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Psicologia - Campos dos Goytacazes). Possui Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e graduação e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990).

Luana da Silveira

É professora adjunta do curso de Psicologia da UFF - Campos dos Goytacazes, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco em saúde coletiva/ saúde mental, políticas públicas, instituições e coletivos. Possui graduação em Psicologia pela UNISC (1998), especialização sob a forma de residência em Saúde Coletiva pelo ISC/ UFBA (2002), mestrado em Saúde Coletiva - ISC/ UFBA (2008), doutorado em Psicologia Social na UERJ (2013).

Mary Yale Rodrigues Neves

Professora Associado IV do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto - UP (bolsa CAPES - 2014) e em Saúde Coletiva na Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP / FIOCRUZ (2008). Doutorou-se em Ciências da Saúde (Saúde Mental e Organização do Trabalho) na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (bolsa CAPES - 1999), tendo cursado a graduação em Psicologia (1984) e o mestrado em Políticas Sociais (bolsa CNPQ - 1990) na Universidade Federal da Paraíba.

Tania Cristina Rivera

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Realizou Mestrado e Doutorado em Psicologia na Université Catholique de Louvain, Bélgica (1996), Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA - UFRJ (2006).

Izaque Miguel da Silva

Possui graduação (2010), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense.

Cecília Souza Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado (2006/2008) e Doutorado (2008/2012) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP com ênfase na área de processos cognitivos, avaliação neuropsicológica, aspectos comportamentais e síndromes genéticas. É especialista em neuropsicologia (2009/2010) pela USP.

Ana Lúcia Novais Carvalho

possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1994), especialização em neurobiologia pela UFF (1996), especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental pela UNESA (1998), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Biologia (Biociências Nucleares) pela UERJ. É Professora do curso de Psicologia da UFF/ESR Campos dos Goytacazes. Tem experiência na prática psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, neurociências, transtornos do desenvolvimento, psicoterapia cognitivo-comportamental, psicologia geral e experimental.

Fernanda Ferreira Montes

Professora adjunta IV da UFF/FEUFF.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Membro do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E), inscrito no CNPQ pela UFF. Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade -PPGTP/IPUB- UFRJ entre 2000-2013.

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Johnny Menezes Alvarez

Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professor Associado I do Instituto de Psicologia (IPS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área dos processos psicológicos e suas variações culturais. Participa do Projeto "Encontro de Saberes na UFF" que busca incluir os saberes e fazeres das Populações tradicionais nos espaços acadêmicos.

Renata Lopes Costa Prado

Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutora pelo Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014); mestre em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), psicóloga e especialista em Economia e Gestão das Relações de Trabalho também pela PUC- SP. Faz pós-doutorado na Unifesp no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e Adolescência.

Rosane Barbosa Marendino

Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação.

Roberto Novaes de Sá

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade.

Túlio Batista Franco

Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Professor Associado no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC. Pesquisador Convidado do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha-Itália - CSI/UNIBO.

Lurdes Perez Oberg

Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1981/1982), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e supervisor de estágio em Práticas comunitárias em localidades rurais da Universidade Federal Fluminense.

Cristine Monteiro Mattar

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Psicologia Social pela UERJ (2011). Atualmente, é professora do Departamento de Psicologia da UFF, ministrando aulas na Graduação e no Programa de Pós-Graduação strict sensu em Psicologia e Estudos da Subjetividade (UFF). Atua como supervisora clínica e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens. É professora permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano.

Julio Carlos Figueiredo

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1977), especialização em Psicologia pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Vicente Cassepp-Borges

Graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (UnB). Agraciado com o Prêmio Estudantil da Sociedade Interamericana de Psicologia em 2007 e o Prêmio César Ades, do Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2013. Concluiu o Pós-doutorado em Psicologia Quantitativa pela University of California (Davis) em 2016. Atualmente, atua como Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense ? Polo Universitário de Volta Redonda.

Antonio Augusto Pinto Junior

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena/SP (1989), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Polo de Volta Redonda, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Adolescência (LEPIA) e pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo.

Paulo Eduardo Viana Vidal

Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, pós-doutor pela UFRJ, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFF, na graduação e no programa de Pós-graduação stricto sensu Estudos da Subjetividade. Psicanalista, movido e interrogado pelo real da clínica e pela atividade de ensino, faz pesquisas nas dobras entre psicanálise e filosofia, psicanálise e "cultura", tematizando os fundamentos da psicanálise, a clínica das psicoses, a história e a epistemologia da psicanálise, as relações desta com a psicologia clínica.

Maria Goretti Andrade Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Realizou estágio de Pós-doutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP-FIOCRUZ) sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Amarante.

Mônica Maria de Azevedo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor assistente do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, na área de Psicologia da Educação.

Luis Moreira de Barros

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Virginia Georg Schindhelm

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

Ana Paola Frare

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Silvana Mendes Lima

Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz - Escola Nacional de Saúde Pública (2003). Atuou como Pesquisadora-Visitante da Fundação Oswaldo Cruz- ENSP desenvolvendo pesquisa-intervenção junto aos setores periféricos (jovens, crianças, trabalhadores da construção civil, abrigos, lares e ONGS). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense da Area Social e Institucional do Curso de Psicologia.

Crisóstomo Lima do Nascimento

Psicólogo Clínico, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e com pós-graduação em Filosofia, na temática Existencialismo e Fenomenologia.

Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência.

Cláudia Henschel de Lima

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATUALMENTE:
1. É PROFESSORA ADJUNTO IV DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA, NA ÁREA DE PSICANÁLISE (UFF. ICHS.PUVR).
2. É DOCENTE COLABORADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP. UFRJ).
3. É DOCENTE DO QUADRO PERMANENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP.UFF.
4. É CO-EDITORA DO PERIÓDICO ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA.

Bianca Novaes de Mello

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem e saúde mental. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Giselle Falbo Kosovski

é graduada em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), tem Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ.

Fabia Monica Souza dos Santos

Prof. Adj. da Universidade Federal Fluminense (Adj. IV; Regime Dedicação Exclusiva; Lotação: Campus Universitário de Rio das Ostras; Área: Processos de Subjetivação, Historicidade e Trabalho). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Cristina Mair Barros Rauter

É professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós graduação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Observatório da Educação - Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC/ CAPES). Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense.

Adriana Rosa Cruz Santos

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro , mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense e doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Renato Sampaio Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor Associado I, do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, em Nova Friburgo. Foi professor do Departamento de Psicologia da UFF de Volta Redonda entre 2013 e 2018.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Miranda Amorim

Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em terapia cognitivo-comportamental pela Faculdade Redentor. Mestre e doutoranda em psicologia social pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - campus Niterói (RJ), com ênfase em psicologia do trabalho. Realizou estágio doutoral na Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente é professora substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e está envolvida em projetos relacionados ao envelhecimento no trabalho e aposentadoria.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII.

Maria Elisa Siqueira Borges

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - campus Volta Redonda (RJ). Disciplinas: Psicologia Organizacional I e II.
Foi docente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (substituta) - disciplina: Psicologia do Trabalho.
Docente em diversas universidades particulares em graduação e pós graduação em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Sandra Maria do Amaral Chaves

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1991), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Livre Docência pela Universidade Gama Filho, (1996). Atualmente é Chefe do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Mental e experiência na temática de Gestão em Saúde Coletiva, Meio Ambiente e Biossegurança.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Pólo Universitário de Rio das Ostras (UFF/PURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

Paula de Oliveira Santarossa

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2006), especialização em Psicanálise e Laço Social pela mesma Universidade (2007) e mestrado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense e coordena o curso de graduação Psicologia e pós graduação em saúde mental das Faculdades Integradas Maria Thereza.

Gustavo Cruz Ferraz

Gustavo Cruz Ferraz possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Realizou Estágio de Doutorado no Exterior como bolsista CAPES na Universidade Paris VIII, França. Realizou Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no Programa de Pós-Graudação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/ICHS-VR.

Eda Maria de Oliveira Henriques

possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), formação em Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latino Americanos, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Priscila Pires Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Gestalt-terapia, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, abordagem gestáltica, contemporaneidade, relações dialógicas, infância e adolescência.

Janes Santos Herdy

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Celso Lisboa (1978) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1990). Em 1983 especializou-se em Psicologia do Trabalho(Faculdade Celso Lisboa e em 2001 especializou-se em Dinâmica de Grupo pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Christian Sade Vasconcelos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Issa Leal Damous

Graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise: clínica e cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral (2010) na Université de Montréal (UdeM), bolsa CAPES. Especialização em Saúde Mental em nível de residência (2001-2003), pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira e Hospital Municipal Jurandyr Manfredini, em convênio com o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ).

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Francisco Leonel de Figueiredo Fernandes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é supervisor do Instituto Franco Basaglia e professor associado II da Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Lopes dos Santos

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, desde 2011, atua nas áreas do Trabalho, Saúde e Ambiente, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal de São Paulo (2010), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998).

Ana Claudia Lima Monteiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Micheline Roat Bastianello

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário de Campos dos Goytacazes. Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Gisele de Araújo Gouvêa Estacio

Gisele, professora da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Araraquara; possui mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; especialização em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curriculares pela Faculdade de Ciências Humanas Exatas e Letras de Rondônia e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. É coordenadora da UNITI/ UFF Campos. Atuou como Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na Universidade Federal de Rondônia.

Patricia Valle de Albuquerque Lima

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia na linha de pesquisa de Subjetividade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Campus de Rio das Ostras desde 2010.

Marília Etienne Arreguy

Pós-doutora em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Mayra Silva de Souza

Possui graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano, especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Vale do Rio Verde, mestrado e doutorado em Psicologia - Avaliação Psicológica em Contextos da Saúde Mental - pela Universidade São Francisco (USF). Atualmente é Professora Adjunta 1 da Universidade Federal Fluminense.

Leandro Roberto Neves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1998), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente/pesquisador da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, políticas públicas, território, educação, projeto interdisciplinar e cultura.

Cristine Fares Maia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor em lotação provisória da Universidade Federal Fluminense e professor auxiliar da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, seleção de pessoal, técnicas psicológicas, terapia cognitivo-comportamental, neuropsicologia, alzheimer e cuidadores.

Mariana de Toledo Barbosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia (2012), realizado em regime de co-tutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Université Paris Nanterre. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (2014).

Katia Faria de Aguiar

A favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/ A favor do retorno à normalidade democrática. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional / UERJ. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Alessandra Speranza Lacaz

Psicóloga graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Clarissa Socal Cervo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atividades na graduação, pesquisa e extensão. Membro do Comitê de Consultores de políticas para a Incubadora de Empresas da UFF. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Experiência como consultora organizacional com atuação em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Pessoal, de Equipe e Desenvolvimento de Liderança.

Iacã Machado Macerata

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela PUCRS (2005), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, em Estudos da Subjetividade, com ênfase em clínica e subjetividade. Pesquisa e atua nas áreas: clínica ampliada; saúde coletiva; políticas de assistência social; psicologia social; métodos de produção de conhecimento em saúde; pesquisa de perspectiva cartográfica; análise institucional; corpo e subjetividade.

Izabela Maria Rezende Taveira

Doutorado e mestrado em Psicologia Social Organizacional e do trabalho pela UERJ, Pós graduada em gestão estratégica de pessoas pela Estácio de Sá. Graduada em psicologia pelo CESJF - Juiz de Fora . É professora adjunta DE e vice coordenadora do curso de administração e do Instituto de ciências da Sociedade ICM UFF/Macaé - ( Universidade federal fluminense) .

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