Artes

Pesquisador

Douglas Mosar Morais Resende

Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e um dos coordenadores do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, mestre em Artes Visuais/Cinema e doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas da Artes da UFMG, com a tese O espaço comum na prática do filme documentário (2016), tendo apresentado como parte desta o documentário em média-metragem Memórias de Izidora, exibido na Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2016).

Maurílio Guimarães Soares

Diretor de Arte / Designer Gráfico e Professor de Artes Visuais - Estudei Comunicação Visual / Belas Artes na UFRJ, possuo graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Mestrado em Artes / UERJ.

Neide Aparecida Marinho

Graduação/Licenciatura em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Artes - Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Artista Plástica, Pesquisadora e Professora adjunta do cursos de Arte e Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF).

Kate Lane Costa de Paiva

Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ (2014), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UERJ (2009), onde também graduou-se em Educação Artística (2005). Atua como arte educadora da educação básica desde 2005, e ensino superior, desde 2007. Atualmente é professora do ensino básico federal, no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) da Universidade Federal Fluminense.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Maria Gabriela Capper

Possui Graduação em Música pela Universidade Estácio de Sá (1992), Licenciatura em Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Candido Mendes (2005), e Mestrado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnológico da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, educação, vídeo. imagem, audiovisual, poesia, cinema.

Luiz Guilherme de Barros Falcao Vergara

Prof. PhD. Associado. Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes, colaborador no Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades . Coordena Grupo de Pesquisa: Interfluxos Contemporâneos - Arte e Sociedade, explorando as práticas curatoriais, os processos artísticos, ambientais e pedagógicos da arte contemporânea. Curador/diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) de 2005-2008 e 2013-2016.

Andrea Copeliovitch

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1998, doutorado em Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Pós- Doutorado pelo CEAQ (Université de Paris V, Sorbonne) Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (Dança e performance). Dirigiu a companhia Gaya Dança Contemporânea de 2006 a 2008 e atualmente coordena os projetos de pesquisa: Teatro: criação, linguagem e resistência e linguagem na Cena e Linguagem, arte e budismo.

Walmeri Kellen Ribeiro

Artista-pesquisadora com pós-doutorado no departamento de Fine Arts da Concordia University (bolsa Capes), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP ( bolsa CNPQ) e mestre em Artes pela UNICAMP, é professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense|UFF. Entre 2013 e 2017, atuou como professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará|UFC, tendo participado da criação e implementação do programa, o qual coordenou entre 2012 e 2014.

Subscrever Artes