Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador

Silvana Cristina da Silva

Possui graduação em Geografia (2004) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, mestrado e doutorado pela mesma Universidade (2012). Foi pesquisadora visitante da Universidade Complutense de Madrid (2009 - 2010). Atualmente é docente dos cursos de Graduação em Geografia (licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos dos Goytacazes). Atua como professora do quadro permanente do mestrados em Geografia e como colaboradora do mestrado em Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Ambiente na mesma Instituição.

Maína Bertagna Rocha

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, educação ambiental, pedagogia e anos iniciais.

Luiz Satoru Ochi

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP) e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-SISTEMAS/UFRJ). Atualmente é Pesquisador nível 1C, do CNPq, comitê de Ciência da Computação. Editor Associado da revista PESQUISA OPERACIONAL da SOBRAPO e da Revista Electrônica del Instituto Chileno de Investigación Operativa.

Jose Mauro Granjeiro

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciências/Bioquímica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutor em Ciências/Química pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Realizou estágio pós-doutor em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Química da USP (1999-2000). Obteve o título de livre-docente pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é Especialista Sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Carlos Enrique Navia Ojeda

Possui graduação em Licenciatura en Física - Universudad Mayor de San Andres (1979), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: raios cósmicos, fisica de hadrons e astrofísica. Tem atuado como arbitro de varias revistas científicas.

Silvania Alves de Carvalho

é bacharel em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutora em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Ciência Exatas (VCE) da Escola de Engenharia Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) Universidade Federal Fluminense (UFF/Volta Redonda). Tem experiência na área de Óptica e Física Atômica e Molecular, com ênfase em Interação de radiação com matéria e Óptica não-linear, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de desvios de caminhos ópticos.

José Santo Guiscafré Panaro

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, respectivamente em 2001 e 2005. Atuou como engenheiro de desenvolvimento e foi Chefe de Projetos Eletrônicos da Conpart Ind. Eletrônica e, posteriormente, exerceu o cargo de Gerente de Projetos do PRODEP ? Centro de Projetos e Desenvolvimento do Inatel. Na área acadêmica, foi professor do Instituto Nacional de Telecomunicações ?

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva com foco em educação popular em saúde e pesquisa-ação participativa em saúde. Desenvolve investigações no entorno dos temas: política social em que pese processos de inclusão/exclusão social e equidade em saúde; saúde de adolescentes e jovens.

Luciana Maria Ramires Esper

Docente adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense- Graduada em Farmácia- bioquímica (indústria e tecnologia de alimentos), mestre em Tecnologia de Alimentos pela FEA/UNICAMP (2006). Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos-UNICAMP.

Camila Heitor Campos

Possui graduação em odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007); especialização em Prótese Dentária pela Marinha do Brasil (2009); mestrado em Clínica Odontológica, área de concentração em Prótese Dentária, pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Clínica Odontológica, área de concentração em Prótese Dentária, pela Universidade Estadual de Campinas (2015).

Rita de Cássia da Silva Almico

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH/UFF.

Angela Scarparo Caldo Teixeira

possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade São Francisco (1998), especialização em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2000), especialização em Gestão em Saúde pela UEPG (2012), especialização em Ortodontia pela FACSETE (2013), especialização em PIGEAD pela UFF (2016), Mestrado em Materiais Dentários pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP (2003), Doutorado em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007).

Maurício Weber Benjó da Silva

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações; Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC/UNICAMP) e Pós-Doutorado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (TET/UFF). Atualmente é professor adjunto A da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Telecomunicações - TET. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas, propagação, Antenas e Rádio Frequência.

Adriana Dibo da Cruz

Possui graduação em Odontologia pela [UNAERP] Universidade de Ribeirão Preto (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Radiologia Odontológica [FOP-UNICAMP] pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2010 é professora (Adjunto) na Faculdade de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense [ISNF/UFF], no Departamento de Formação Específica, área de Radiologia Odontológica e Imaginologia. Ministra aulas na Graduação e Pós-Graduação (PPGO-ISNF). É coordenadora da Pós-Graduação (PPGO-ISNF - Código: 31003010094P9 ) a partir de julho de 2017.

Hélio Jorge Pereira de Carvalho

Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com dissertação acerca das possibilidades de montagem e reconfiguração proporcionadas pelos processos de criação multimidiáticos. Possui Graduação em Artes Visuais - Pintura (1986) e em Desenho Industrial (1982), ambas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente Coordena o Curso de Graduação em Artes (UFF).

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem. Pós Doutora vinculada ao quadro Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (UFF) e do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (UFF), Integranteda da linha de pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES/CNPq. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Rede Substitutiva em Saúde: Racionalização e/ou Desinstitucionalização do Cuidado.

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente, é Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História da Educação. Honrado com o Prêmio Casa de Rui Barbosa 2009.

Carlos Alberto da Conceicao Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é prof. Adjunto IV pelo Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal

Robisom Damasceno Calado

Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela UNESP Guaratingueta (2014), Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Mestre em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (2006), Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2001). Possui especialização em Lean Enterprise pelo MIT e Certificação Black Belt - Lean Six Sigma.

Eduardo Uchoa Barboza

Graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização, com especialidade em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes tipos de problemas: Escalonamento de Tarefas, Projeto de Redes (incluindo o clássico Problema de Steiner) e Roteamento de veículos.

Rebeca de Souza Azevedo

Professora associada I das disciplinas de Patologia Oral eEstomatopatologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo / Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF), professora do Programa de Mestrado em Odontologia do ISNF/UFF e responsável pelo Laboratório de Patologia Oral do ISNF/UFF.

Diego Rossi Gratieri

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência anterior como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino.

Marcelo Mac Cord

Bacharel em História pela UFRJ (1997); Mestre, Doutor e Pós-Doutor em História pela UNICAMP (2001, 2009 e 2012); Pós-Doutor em História pela UFRJ (2016); Professor Adjunto IV de História da Educação da Faculdade de Educação da UFF (desde 2012); Aprendiz da VIDA (desde 1970); Conquistou alguns prêmios acadêmicos e publicou livros na área de História.

Carlos Augusto Vidotto

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1989), mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). De 2002 a 2007 integrou o corpo docente de graduação e pós-graduação do Departamento de Economia da FEA-UFF. De 2007 a 2010 esteve cedido ao Banco Interamericano de Desenvolvimento para trabalhar como Conselheiro-Senior da Diretoria do Brasil junto àquela instituição, em Washington.

Larissa Maria Assad Cavalcante

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Clínica Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP). Realizou o Doutorado Sanduíche pela CAPES e o Pós-doutorado no Biomaterials Research Group na The University of Manchester (Inglaterra).Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística e Materiais Dentários, atuando principalmente nos seguintes temas: compósitos odontológicos, propriedades de superfície, degradação de polímeros, clareamento dental.

Maria Aparecida Alves

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho, políticas públicas de cultura, sociologia da cultura.

José Márcio Siqueira Júnior

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor Adjunto 2 do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Túlio Batista Franco

Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Unicamp, Pós-doutor em ciências da saúde pela Universidade de Bolonha-Itália. Professor Associado no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - PPGBIOS; e, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - PPGSC. Pesquisador Convidado do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural da Universidade de Bolonha-Itália - CSI/UNIBO.

Erika Bastos Arantes

Pós- Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2010) e mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora Adjunta de de Ensino de História da UFF - Polo Campos dos Goytacazes. As principais áreas de atuação são: Ensino de História, Educação das Relações étnico-raciais e História da África.

Gabriela Alessandra da Cruz Galhardo Camargo

Mestre e Doutora em Periodontia, Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP-Unicamp, bolsista Cnpq de Doutorado, Mestre em Radiologia Faculdade de Odontologia Júlio de Mesquita Filho Unesp-SJC bolsista CNPq, Professora Associado II, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, Área de Periodontia. Bolsista do Programa Ciências sem Fronteiras, bolsa de Pós Doutoramento na Universidade da Pensilvânia, UPENN, área de Periodontia (2014-2015). Tem experiência nas áreas de Periodontia, Radiologia, Ortodontia, Microbiologia e Imunologia.

Lucíola Rangel de Luca

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1991), especialização em Odontologia em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado (1997) e doutorado (1999) em Clínica Odontológica - Área de Dentística pela Universidade Estadual de Campinas. É Professora da Universidade Federal Fluminense desde 2007. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Participou na elaboração de ítens do BNI - ENADE em 2007, 2010 e 2013 e 2016.

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE) do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA. Desde outubro de 1992, é professora concursada da Universidade Federal Fluminense, onde dá aulas, orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, além de ocupar cargos administrativos . É bolsista 1C do CNPq (com projeto em vigor entre 2011 e 2017).

Karoline Carula

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduada por esta mesma instituição. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Darwinismo, raça e gênero: Projetos modernizadores da nação em conferências e cursos públicos (Rio de Janeiro, 1870-1889), 2016, e A tribuna da ciência: as Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa carioca (1873-1880), 2009.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Fernando Augusto Mansor de Mattos

Professor-associado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, atuando tanto na Graduação quanto no programa de Pós-Graduação (PPGE - UFF). Desenvolve pesquisas na área de Desigualdade Econômica e Distribuição de Renda, Economia Brasileira Contemporânea, Desenvolvimento Econômico, Emprego, Mercado de Trabalho e Pensamento Econômico Brasileiro.

Gilmar Garbugio

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003).Doutor em Modelagem Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica (2014)-LNCC, Petrópolis-RJ.Sou professor Adjunto 2 no Departamento de Matemática (VMA) da Universidade Federal Fluminense, Câmpus de Volta Redonda.Tem experiência na área de Matemática, matemática aplicada, modelagem computacional, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais do tipo parabólicas e hiperbólicas.

Pascoal Farinaccio

Possui graduação em Letras / Português pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Pós-Doutorado pela Università di Bologna / Itália (2016). Atualmente é professor associado de literatura brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação.

Karla Holanda de Araújo

Professora do curso de Cinema e Audiovisual e do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual), da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Atualmente, pesquisa o cinema de autoria feminina.

Fabio Ribeiro Cerqueira

Possui graduação em ciência da computação pela Universidade Federal de Viçosa, 1996. Obteve seu mestrado também em ciência da computação pela UNICAMP, 1999, completando a primeira dissertação no Brasil em montagem de fragmentos de DNA. Em 2006, completou um curso de especialização em bioinformática na Universidade de Lisboa, ingressando a seguir no doutoramento. Obteve o grau de doutor (modalidade European Doctorate) em Informática Biomédica pela University for Health Sciences, Medical Informatics and Technology, Hall in Tyrol, Austria, 2010.

Ricardo Sparapan Pena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado (2012) e mestrado (2009) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. É professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda) e orientador colaborador no Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: políticas e gestão em saúde da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual de Campinas.

Daniel Jonathan

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Física pelo Imperial College (2001), e realizou ainda pós-doutorado na Universidade de Cambridge (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Informação Quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: informação quântica, computação quântica, e ótica quântica.

Marcos Alexandre Teixeira

Entrou para o quadro de Professores do Departamento de Eng. Agrícola e Ambiental da UFF em 2013. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Energização Rural, Alternativas Energéticas e Modelagem de Sistemas Agrícolas e Ambientais, já tendo ministrando Construções Rurais e Instalações Prediais Aplicadas. De 2014 a 2018 atuou como Coordenador do curso de Eng. Agrícola e Ambiental. Vindo da área privada, onde atuou por 3 anos no Dep.

Flora Aparecida Milton

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, com período sanduíche (bolsista CAPES - PDSE nº 9687/11-4) no Instituto de Pesquisa do Hospital Metodista de Houston, Texas e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília.

Carlos Eduardo Machado Fialho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. É também avaliador de projetos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco).

Gisele Maria Ribeiro de Almeida

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Doutora em Sociologia pela Unicamp, sendo este realizado integralmente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Pesquisadora interessada pelo tema da mobilidade humana, tais como: reflexões teóricas e metodológicas sobre estudos de migração; emigração brasileira; mobilidade humana e mudanças sociais atuais; racismo, xenofobia e migração.

Thiago Rodrigues de Oliveira

Tenho Graduação (2002), Mestrado(2004) e Doutorado(2008) em Física pela Universidade Estadual de Campinas.
Passei um ano do meu doutorado na Universidade de Barcelona e fiz um pós-doutorado de um
ano na University of Southern California em Los Angeles
Atualmente sou professor Adjunto da Universidade Federeal Fluminense.

Meus principais interesses são:

- Deoerêrenia e Dissipação em Mecânia Quântica

- Informação Quântica e Materia Condensada

Anita Martins Rodrigues de Moraes

possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado (Literatura Brasileira; 2002) e doutorado (Teoria Literária; 2007) pelo programa de pós-graduação em Teoria e História Literária da mesma universidade. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2008-2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

Jones Colombo

Possui graduação em pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é adjunto iv da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em teoria de anéis, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebras com identidade polinomiais, análise tensorial, algoritmos na teoria dos invariantes.

Aislan Cristina Rheder Fagundes Pascoal

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Básicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo ISNF/UFF, responsável pelas disciplinas de Exames Citológicos e Farmacologia Báscia. Pesquisadora no Laboratório Multiusuário de Pesquisa Biomédica da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo.

João Crisósthomo de Queiroz Neto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou 35 anos na Petrobrás, sendo 15 anos em atividades operacionais e 20 anos em P&D no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (Cenpes). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Luis Felipe Jochims Schneider

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Materiais Dentários pela Universidade Estadual de Campinas (FOP-UNICAMP, 2005). Recebeu bolsa de Doutorado Sanduíche pela CAPES para estudar e pesquisar na Oregon Health & Science University (EUA).

Marina Ribeiro Barros Dias

Professora da Universidade Federal Fluminense desde 2010. Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engnharia Metalúrgica (PPGEM), da Universidade Federal Fluminense. Atuou em cursos de especialização a distância da Universidade: LANTE (Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino), como tutora e orientadora do curso de especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD (PIGEAD) até 2014.

Denise Tavares da Silva

É Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Membro do Comitê Multidisciplinar da PROPPI (Coordenação da Árear das Ciências Sociais Aplicadas) e líder do Grupo de Pesquisa MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP).

India Mara Martins

Professora Associada do Departamento de Cinema e Vídeo, na área de Design Visual/Direção de Arte, e do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Multimeios pela Unicamp, com a dissertação "A paisagem urbana no cinema de Wim Wenders". Doutora em Design pela Puc-Rio, com a tese "Documentário Animado: experimentação, tecnologia e design". Pós doutorado na Concórdia University, em Montreal, Canadá. Coordenadora do grupo de pesquisa Aesthesis: Laboratório de Experimentação Estética e Direção de Arte.

Karina Mochetti de Magalhães

Possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela UNICAMP e graduação em Engenharia da Computação também pela UNICAMP. Realizou nesse período pesquisas em Visualização de Imagens Médicas, Marcas d´Agua Digitais e Criptografia Pós-Quântica. Atualmente, seu campo de pesquisa principal são Software Livre, a Educação e Computação e a questão de gênero nas ciências. Fez parte do seu doutorado em Paris, na École Normale Supérieure (ENS) e em 2013 conquistou a oportunidade de fazer um estágio no Google.

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Adjunto III de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF; Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente está como Visiting Researcher na Media Film and Music School na University of Sussex.

Walmeri Kellen Ribeiro

Artista-pesquisadora com pós-doutorado no departamento de Fine Arts da Concordia University (bolsa Capes), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP ( bolsa CNPQ) e mestre em Artes pela UNICAMP, é professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense|UFF. Entre 2013 e 2017, atuou como professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará|UFC, tendo participado da criação e implementação do programa, o qual coordenou entre 2012 e 2014.

Subscrever Universidade Estadual de Campinas