Engenharia de Produção

Pesquisador

Valdecy Pereira

Possess a degree in Production Engineering (UERJ / 2006), Master in Production Engineering (UFF / 2008), Specialization in Construction Planning and Assembly (UFF / 2008), qualification as Planning and Construction Engineer (PROMINP / 2008) and PhD in Production Engineering (UFF / 2012). Currently Adjunct Professor at the Federal Fluminense University and works mainly on the following topics: Operations Research, Production Planning and Control, Multivariate Data Analysis, Multicriteria Methods, Machine Learning, Deep Machine Learning and Data Mining.

Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas

Eu sou Engenheiro Civil (1978), Mestre na Engenharia Civil (1984) e Doutor em Engenharia de Produção (1994), sendo meus títulos de Graduação e Mestrado pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado com foco em processo decisório para escolhas de fornecedores na cadeia produtiva , pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE.

Guido Vaz Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atuou em diversas pesquisas e projetos de extensão, principalmente, nas áreas de engenharia de processos, projeto organizacional, gestão de sourcing e desenvolvimento da gestão pública. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

João Alberto Neves dos Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1989), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Foi durante cinco anos Juiz do Prêmio Nacional da Gestão Pública. Exerceu o cargo de professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo o Diretor do Campus Regional de Resende e da Faculdade de Tecnologia da UERJ de março de 2008 a dezembro de 2009.

Luis Perez Zotes

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas da Administração Geral, com ênfase em Administração Financeira, Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos, bem como na área da Engenharia Civil e da Engenharia de Segurança.

João Marcos Bittencourt

Tenho doutorado pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/ UFRJ em co-tutela com o Institut d'Etudes du Travail de Lyon (IETL) da Universidade Lumière Lyon 2. Atualmente sou pós-doutorando no Programa de Engenharia de Produção, onde atuo nos laboratórios PRO-PME e ?Ergonomia & Projetos? em projetos ligados à minha área de pesquisa. Sou graduado em Desenho Industrial pela EBA/UFRJ onde atuei como pesquisador do LABCAD (Laboratório de Concepção e Análise do Design) participando de projetos em design náutico.

Ana Carolina Scanavachi Moreira Campos

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Participou de Programa de Doutorado Sanduíche na Bélgica- Université Libre de Bruxelles (2012). Atuou como professora adjunta no Curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Campus Agreste.

Jose Rodrigues de Farias Filho

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1988), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Lidia Angulo Meza

possui graduação em Pesquisa Operacional Investigación Operativa - Universidad Nacional Mayor de San Marcos (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Luís Alberto Duncan Rangel

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (1985), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1995), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), e Pós-Doutorado pela Universidade de Zaragoza na Espanha (2010). É professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Albino Lopes D'Almeida

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1980), possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (área de Pesquisa Operacional) pela COPPE-UFRJ. É pós-graduado em Análise de Sistemas (PUC/RJ), em Engenharia Econômica e Administração Industrial (UFRJ) e Engenharia de Petróleo (Petrobras).

Luis Gustavo Zelaya Cruz

Possui graduação em ENGENHARIA CIVIL - UNIVERSIDAD NACIONAL AUTONOMA DE HONDURAS (1983), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal Fluminense.

Moacyr Amaral Domingues Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Petrópolis.

Harvey José Santos Ribeiro Cosenza

Possui pós-doutorado (2012 - orientador Francisco Dória), doutorado (2002 - orientador Cesar das Neves) e mestrado (1998 - orientador Orlando Cosenza) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e graduação em Engenharia Industrial Elétrica/Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1992). Foi Diretor Nacional do Centro de Conhecimento em Engenharias e um dos Elaboradores do Modelo de Ensino da ESTÁCIO por 5 anos (de 2008 a 2013 - 30.000 alunos), acumulando as coordenações pedagógicas nacionais de diversos cursos na área de tecnologia.

Carlos Alberto Pereira Soares

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE, Mestre em Engenharia Civil e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense, possuindo especialização em Projetos, Política e Estratégia. Professor Titular do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense.

Denise Alvarez

Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto (2017-2018), sob a supervisão da Profa Marta Santos. Pós-doutorado em Ergologia na Aix- Marseille Université (2009/2010), sob a supervisão do Prof. Yves Schwartz. Pós-doutorado no Conservatoire des Arts et Métiers (CNAM) Equipe Clinique de l'activité (2009-2010), sob a supervisão do Prof. Yves Clot. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (2009) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sob a supervisão da Profa Jussara Brito.

Luiza Helena Boueri Rebello

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), graduação em Comunicação Visual - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), também na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção.

Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva

Pós-doutorado no Instituto de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais INEST/UFF (2016); Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense -UFF (2008); Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense-UENF (2004); Mestre em Economia pela UFF (1998) e Bacharel em Economia pela UFF (1990). Em julho de 2017, assumiu o cargo de Diretor da UFF/Campos (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional -ESR), para o período 2017/2021. É Professor Associado vinculado ao Departamento de Economia do ESR/UFF desde 2009.

Paulo Roberto Pfeil Gomes Pereira

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Decano e Professor Associado III do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) , nas áreas de Economia, Finanças, Inovação Tecnológica e Empreendedorismo.

Geraldo de Souza Ferreira

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Formado em Engenharia de Minas e Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Carlos Francisco Simões Gomes

Foi gerente de projetos, pesquisador no Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) de 1997 a 2007 (trabalhando durante 10 anos atividades de desenvolvimento tecnológico, nas áreas de TI, software, usabilidade interface entre outros), em 2007 foi Chefe do Departamento de Engenharia de Sistemas do, CASNAV. Posteriormente Vice-Diretor deste Centro (última função que assumiu) até 2008, quando se desligou do serviço ativo da Marinha.

Sergio Jose Mecena da Silva Filho

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).
Atualmente é Professor Adjunto V da Universidade Federal Fluminense e Presidente do Instituto Initiare de Inovação, Órgão gestor do Parque Tecnológico da Vida, onde o professor foi Coordenador, no período de 2009 a 2016.

Robson Moreira Cunha

Professor do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Engenharia de Produção (Área de Gestão e Inovação) pelo PEP / COPPE / UFRJ. Com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em Administração (UFF) e formado no Curso Superior de Empreendedorismo e Inovação (UFF). Atuação como consultor e professor nas áreas de Empreendedorismo e Gestão. Áreas de interesse para pesquisa: Empreendedorismo; Inovação; Spin-offs acadêmicos; Startups.

Ramon Baptista Narcizo

Doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação, pelo Programa de Engenharia de Produção do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ, 2017). Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão e Inovação (COPPE-UFRJ, 2012). Graduado com Láurea Acadêmica em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009). Atua nas seguintes áreas: Engenharia do Produto; Gestão da Tecnologia; Gestão da Inovação; Gestão Organizacional e Gestão da Produção.

André Teixeira Pontes

Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006) e MBA em Gestão pela Qualidade Total pelo Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente (LATEC) da UFF (2008). Mestrado em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia do CEFET/RJ (2010). Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2014). Pós-doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS (2018). Professor Adjunto da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Carlos Henrique Pereira do Nascimento

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é professor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense.

Aldara da Silva César

Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Agronegócios1 da Universidade Federal Fluminense (UFF) (Campus de Volta Redonda-RJ) e responsável pelo Grupo de Análise de Sistemas Agroindustriais (GASA). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Sua tese foi indicada pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção/ UFSCar para concorrer ao Prêmio Capes de melhor tese em 2013.

Francisca Andrea Macedo França

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Trabalhou como Assistente Acadêmica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no IMPA e como tutora a distância de matemática pelo CEDERJ.

Carlos Navarro Fontanillas

Atualmente é Pós-Doutorando no programa de Engenharia de Produção COPPE/UFRJ. Possui doutorado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ (2015), com mestrado acadêmico em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2008). Graduado em Administração de Empresas, é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do MBA de Marketing Empresarial; MBA em Logística Empresarial e Gestão em Cadeia de Suprimentos; MBA em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Silvia dos Reis Alcântara Duarte

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).

Emmanuel Paiva de Andrade

Graduado, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (respectivamente 1979, 1985 e 1997). Foi engenheiro da Companhia Siderúrgica Nacional e Secretário de Planejamento do Município de Volta Redonda. Atua desde 1992 na Universidade Federal Fluminense em Niterói, onde foi Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Diretor da Escola de Engenharia, Pró-Reitor de Planejamento e Vice-Reitor.

Leonardo Luiz Lima Navarro

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DEI/ Poli/ UFRJ), com dignidade acadêmica Cum Laude. É Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ (PEP/ COPPE/ UFRJ).

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Marcelo Gonçalves do Amaral

Marcelo Amaral é bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, e pós-doutor pela Escola Politécnica da USP. Foi professor visitante na North Carolina State University e pesquisador visitante do Research Triangle Park nos Estados Unidos.

Maria Helena Campos Soares de Mello

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1981) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenadora e vice Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Produção desta mesma Universidade. Revisora da Engevista (UFF), do ENEGEP(ABEPRO), COBENGE (ABENGE) e do SBPO (Sobrapo).

Marco Antonio Santos Brandão

Pós-doutorado (UNAM), Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ) e Mestre em Ciência da Informação (UFBA) com graduação em Pedagogia (UNEB) e em Ciências Naturais (UFBA). É colaborador, professor, pesquisador e técnico em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e do Centro de Investigación e Innovación en Tecnologías de la Información y Comunicación (INFOTEC), atuando nos temas educação científica, educação mediada por computadores e gestão da tecnologia de informação.

Luis Guillermo Coca Velarde

possui graduação em Estadística - Universidad Nacional Agraria La Molina (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística bayesiana, aplicações na área da saúde.

Roberto Novaes de Sá

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade.

Fernando Oliveira de Araujo

Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção pela UFF -

Carlos Frederico de Oliveira Barros

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) , mestrado em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ-(2005) e doutorado no Programa de Engenharia de Produção-COPPE/UFRJ-Coordenação dos Programas Pós Graduação e Pesquisa em Engenharia(2010) na área de concentração de Avaliação de Projetos Industriais e Tecnológicos,tendo desenvolvido tese que aborda parques tecnológicos.Atualmente é Coordenador do LABRISK-Laboratório de Engenharia de Alta Complexidade do Depto.Engenharia-ICT da Universidade Federal Fluminense-UFF, focado em Gestão de Riscos, Automaç

Suzana Dantas Hecksher

Suzana D. Hecksher é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2007). Atua em pesquisa, projeto e gestão de sistemas sócio-técnicos, principalmente nos seguintes temas: ergonomia e fatores humanos, organização do trabalho, inovação, estratégia e gestão da qualidade.

Antonio Ferreira da Hora

possui graduação em Engenharia pela Universidade Santa Úrsula (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Subsecretário da Secretaria de Estado do Ambiente e Professor Titular na área de recursos hídricos e meio ambiente pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: obras hidráulicas, geração de energia e recursos hídricos.

Júlio César Bispo Neves

Possui graduação em Desenho Industrial Pp pela EBA/UFRJ (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Gestão de Ergonomia em grandes empresas atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, projeto, gestão e simulação.

Priscilla Cristina Cabral Ribeiro

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFF (TPP/UFF). Foi visiting scholar na Utah State University, Utah, EUA, de novembro de 2008 a agosto de 2009.

Iara Tammela

possui graduação em Engenharia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2004) e Doutorado em Engenharia de Produção também pela COPPE/UFRJ (2009) . Atualmente é professora do curso de Engenharia de Produção do Pólo Universitário de Rio das Ostras PURO/UFF.

Paulo Sergio Soares da Silva

Graduação Eng Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977). Mestrado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós-Grad Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Experiência na área de Eng Produção, ênfase em Ergonomia, Segurança do Trabalho e Logística, atuando principalmente nas seguintes áreas: ergonomia, organização, logistica, projeto e consultoria, sistemas de armazenagem e distribuição.

Mara Telles Salles

Graduação em Engenharia Civil (1981), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (1998). Atualmente é Professora Adjunta e Pesquisadora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense no Regime de Dedicação Exclusiva e Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos da UFF.

Gilson Brito Alves Lima

Possui Graduação em Engenharia Civil (1988), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (2000). Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

João Carlos Correia Baptista Soares de Mello

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Realizou estágio pós doutoral na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em 2006 e estágio sênior no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa em 2012. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e foi editor da Engevista até 2015.

José Carlos Franco de Abreu Filho

É Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). É Mestre em Finanças e Administração de Organizações - Columbia University (1994). É Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1979). Tem experiência na área de Engenharia e Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, controle da produção, finanças, investimentos com incerteza e consultoria financeira.

Andre Ebling Brondani

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Engenharia de Produção (PEP-COPPE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria Espectral de Grafos.

Ruben Huamanchumo Gutierrez

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Doutor (1997) e Mestre (1990) pela COPPE/UFRJ (CApes 6) Rio de Janeiro. Possui graduação- "Universidad Nacional de Trujillo/ Peru" (1985).
Tem experiência empresarial (20 anos em empresas lideres WCM incluindo consultoria), e docente (25 anos) em Gestão e Melhoria de PROCESSOS, Qualidade,Gestão de Projetos. Avaliação EVTE de Projetos, Maturidade de Projetos e Processos; Estratégias de Negócios; e Analise Financeira e Fluxos de Caixa ;

Glaudiane Lilian de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na área de Finanças e Análise de Investimentos. Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta e chefe do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR).

Antonio Iacono

É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção. Desenvolve pesquisas na área de inovação tecnológica e processos de produção.

Fernando Toledo Ferraz

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma Universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

José Ricardo Maia de Siqueira

possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - COPPEAD - da UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Geraldo Martins Tavares

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Antônio Carlos Magalhães da Silva

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2005). Mestrado em Administração pela Coppead/UFRJ (2000). Graduado em Eng. de Produção pela UFRJ (1993), Administração de Empresas pela UERJ (1993), Ciências Contábeis pela UERJ (2004) e Direito pela UFRJ (2007). Professor da Uiversidade Estácio de Sá (Unesa) do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA(. Participante do Programa de Bolsa Produtividade da Unesa. Professor da UFF..

Wilson das Neves Simôes Teixeira

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1974), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (1976), Especialização em Engenharia de Segurança pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1999), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Marcelo Gonçalves Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRJ (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ (1995 e 2001), sob a orientação do prof. Mário Vidal, e pós-doutorado em Psicologia Social/Trabalho pela UERJ (2006), sob a supervisão do prof. Milton Athayde, e pela Universidade do Porto (2014), sob a supervisão da profa. Marianne Lacomblez. Atualmente é professor Associado 4 do Departamento de Engenharia de Produção da UFF. É membro do grupo de pesquisa Neict/UFF (coord adjunto).

Marcelo Maciel Monteiro

Possui graduação e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é engenheiro de produção da Petróleo Brasileiro S.A. e professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Operações e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, otimização, logística, redes logísticas e simulação.

Luís Henrique Abegão

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado do Departamento de Administração e Administração Pública do Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense.

Marcos Costa Roboredo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2009). Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade do Federal Fluminense (UFF).

Luciana Nemer Diniz

Professora da Universidade Federal Fluminense - Departamento de Arquitetura e Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Especialista em Arquitetura e Urbanismo na área de Expressão e Maquetes é líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação da Forma. Pesquisadora do GPTA - Grupo de Pesquisa Transdisciplinares em Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora de inúmeros artigos científicos trabalha há 24 anos na área acadêmica. Com experiência em projetos arquitetônicos atua como orientadora da Empresa Júnior da UFF.

Subscrever Engenharia de Produção