Educação

Pesquisador

Marise Basso Amaral

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Fernando de Araujo Penna

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é coordenador do Movimento Educação Democrática. Condecorado com a Medalha Tiradentes, concedida pela ALERJ, em 2017. Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Maria Teresa Esteban do Valle

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação da UFF, nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Rejany dos Santos Dominick

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986). Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordena projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação Social articulados às tecnologias na educação. É uma das editoras da RevistAleph, que tem como categoria geradora as experiências instituintes.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou (de 2001 a 2003) como educadora ambiental no Parque Estadual de Itapuã (Viamão - RS). De 2005 a 2008 foi professora de ciências da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. De 2008 a 2013 foi docente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Jorge Nassim Vieira Najjar

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade.

Dayse Carla Genero Serra

Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Luiz Otavio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense.

Natália Silva Pereira

Cientista Social com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Mestrado, e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFF, e Professor Docente I de Sociologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Professora Substituta da disciplina Organização da Educação no Brasil, na Universidade Federal Fluminense

Elisabete Cristina Cruvello da Silveira

Professora associada I do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais da UFF/Niterói de março/2016 a agosto/2017 e coordenadora do PIBID do subprojeto de Ciências Socias/Niterói de abril/2015 a fevereiro/2018. Doutora em Política Social pela UFF, Mestre em Ciências Sociais pela FLACSO/ARGENTINA, Mestre em Educação pela UFF. Temas de interesse: metodologia comparada, sociologia da educação, formação de professores, política social e organizações internacionais.

Flavia Ferreira de Castilho

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora da Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense ( UFF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização.

Caio Nogueira Hosannah Cordeiro

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), e doutor em Educação, pela mesma universidade (2015). Atualmente, é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Leciona nas áreas de Linguagem e Didática. Coordena o Projeto de Extensão "Linguagem e Infância", desenvolvendo rodas de conversa e oficinas com professores da rede pública de Niterói sobre o trabalho com literatura na Educação Infantil. Faz parte do Núcleo de Didática e Formação de Professores (UFF). Desenvolve atualmente a pesquisa ?Literatura e formação do leitor: contribuições vigotskianas?.

Maria Inês Couto de Oliveira

Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É vice-coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Baby-Food Action Network-IBFAN desde 1987. Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada II do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

André Luiz Dias Lima

Doutor em Letras ( Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2009). Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Graduado em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal Fluminense - RJ (1995). Atualmente é Professor Adjunto IV de Literatura Brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Universidade Federal Fluminense. É também Professor do Programa de Pós - Graduação em Estudos de Literatura, no Instituto de Letras da UFF, atuando na linha de pesquisa: Literatura, História e Cultura.

Flavia Monteiro de Barros Araujo

Possui Bacharelado (1982) e Licenciatura em Ciências Sociais (1985) pela Universidade Federal Fluminense; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Realizou o Pós-doutorado em 2009, desenvolvendo pesquisa na área de políticas e reformas curriculares. É Professora adjunta da Faculdade de Educação (UFF). Integra o corpo de docentes dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação (UFF) e de Pós-Graduação Stricto Sensu de Ensino de Ciências do IFRJ.

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades docentes no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na prática de ensino e na Didática. É docente no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF. É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual). Atuou como Vice-Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF (2015 - 2018).

Elionaldo Fernandes Julião

Possui graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura Em Língua Portug pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.

Patricia Teixeira de Sa

Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação. Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016) e Mestra em Educação Brasileira (2006) pelo mesmo programa. Possui Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2002).

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Jaqueline Pereira Ventura

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação de jovens e adultos, formação docente para a educação de jovens e adultos e mundo do trabalho e educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Eduardo Antônio Pacheco Vilela

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), e em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1979) é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1989). Professor adjunto IV da UFF encontra-se lotado no Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria onde desempenha funções acadêmicas como docente na área de marketing turístico além de exercer as função de sub coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo, Eventos e Hotelaria.

Eliane Arenas Mora

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação e na Organização do Trabalho na Escola ( Administração, Orientação e Supervisão Educacional)

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Zuleide Simas da Silveira

Doutora em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2011), com doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa (set/2010-mar/2011); Mestre em Educação/Linha Trabalho e Educação/UFF (2007); pós-graduada (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino Superior (1982); Licenciada em Eletrônica (1985)/ bacharel em Engenharia Elétrica (1981); Professora da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Lato Sensu e Stricto Sensu) da Universidade Federal Fluminense; Coordenadora do GPETED (CNPq) - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: A contribuição do pensam

Luciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985).

Regina Célia Frigério

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes-RJ, trabalhando na formação de professores de Geografia. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010), possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000).

Jairo Werner Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Titular da Faculdade de Medicina Universidade Federal Fluminense disciplinas e áreas: Neuropsiquiatria Infantil / Psiquiatria infantil / Desenvolvimento Infantil), Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Saúde e Educação e Educação Inclusiva).Tem dedicado sua carreira docente-assistencial no campo da Medicina, na especialidade - Psiquiatria / Psiquiatria da Infância e

Julián José Gindin

Possui graduação em Antropología - Universidad Nacional de Rosario (2003), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e tem experiência na área de Sociologia do Trabalho. Integra o Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET) e a Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (Rede ASTE).

Lisete Jaehn

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunto III na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisas Currículo, Docência e Cultura (CDC) e do Grupo de Pesquisa em Formação de professores e práticas pedagógicas (FORMAR), da Universidade Federal Fluminense. Integrante do OIIIIPeUFF - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica.

Donizete Vago Daher

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo; Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Administração de Serviços de Enfermagem e Gerontologia Interdisciplinar; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP) e Pós-Doutorado com dupla titulação : FE/UERJ e ESEnfC/Coimbra/Pt.

Mary Suely Souza Barradas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1987).Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é consultoria externa - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Brasil e professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Silmara Lídia Marton

Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF - DEVIR.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense . É professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Jailson de Souza e Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Doutorado em Sociologia da Educação pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (1999) e pós doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York.

José Paravidino de Macedo Soares

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1973), especialização em Medicina do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Nivia Valença Barros

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983).

Marcia Isabel Gentil Diniz

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985) Licenciatura pela UFF. Habilitação em Enfermagem Obstetrica pela UERJ. Especializaçao em Saúde Publica pelo Centro São Camilo. Aperfeiçoamento e Especialização em Gestão e Autogestão da Saúde pela ENSP/ FIOCRUZ e Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (1997).

Monica dos Santos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade COLUNI, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e especialização (lato sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Aurélio Pitanga Vianna

Formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco em 1983, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2006, Atualmente é Professor A. 4 do Instituto de Educação Física da UFF -Departamento de Educação Física e Desportos, ministrando aulas na Licenciatura e na Pós-graduação em Educação Física Escolar, bem como, desenvolve atividades de extensão e pesquisa.
Experiência na área de Educação Física com ênfase em Educação Física Escolar.
Coordenador dos Projetos: "Esportes e inclusão social" e "Atividades aquáticas para deficientes"

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Simone Rocha Salomão

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora de Prática de Ensino de Biologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência anterior como professora de Ciências e Biologia nas redes pública e privada de ensino.

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Bacharelado em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). É professora EBTT do Colégio Universitário Geraldo Reis/UFF. Tesoureira na diretoria da Regional 2 (RJ/ES).

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, formação de professores, história da educação e teoria política.

Maria Cecilia Sousa de Castro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, professor - Colégio Universitário Geraldo Reis, professora supervisora - Colégio Universitário Geraldo Reis e professor -tutor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos escolares, currículo, sexualidades, formação de professores e gênero.

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação e cultura, contexto e cognição, alfabetização e linguagem.

Valdecyr Herdy Alves

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1994). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2000) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2014) e Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica(2014). Atualmente é Pesquisador e Prof.

André Elias Fidelis Feitosa

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação (2012) pelo mesmo programa em que realizou seu mestrado.

Elaine Monteiro

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalha com movimentos ligados à cultura afro-brasileira e com patrimônio cultural imaterial negro, em particular, com comunidades jongueiras e quilombolas da região sudeste.

Angelo Mario do Prado Pessanha

Possui graduação em História ?

Rosane Barbosa Marendino

Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação.

Célia Maria Lira Jannuzzi

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1986) e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ciências - estudo e ensino, educação infantil, literatura oral e ensino de ciências.

Kênia Aparecida Miranda

Possui doutorado em História Social (2011), mestrado em Educação (2005) e graduação em Pedagogia (2000), concluídos na Universidade Federal Fluminense. É Professora Adjunta de Economia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Tem experiência na Educação Básica, Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX/UFF) e o Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora.

Luiz Tadeu Paes de Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos (1972) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1983). Graduou-se em 2017, no Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Na atualidade é professor adjunto, nível 04 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, ensino e aprendizagem, planejamento e avaliação, métodos e técnicas de ensino e educação física.

William de Goes Ribeiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado na UERJ (área de currículo). É doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. É líder de pesquisa do Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares (NEPoC), vinculado à UFF. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença Cultural no Programa de Pós-graduação da UERJ (Proped).

Hustana Maria Vargas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o "Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF". Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Na mesma instituição, integra o PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). Participa, na UFRJ, do "Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior - LAPES". Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia das Profissões e Democratização do Ensino Superior.

Tania Maria Cordeiro de Azevedo

A professora Tania Maria Cordeiro de Azevedo é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Sua orientadora foi a profa Dra Tizuko Morchida Kishimoto. Fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o prof. Dr. Alfredo de Farias Jr. . Foi bolsista do CAPES durante os dois referidos cursos. É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pela UFF.

Tereza Cristina Barreto Calomeni

Professora de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1986.
Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Filosofia da UFF.
Atualmente, pertencente à classe de Professor Associado IV.
Pós-Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense.

Monica Maria Guimaraes Savedra

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português e Alemão pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universität Duisburg-Essen (2004).

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta IV da Universidade Federal Fluminense. Atua em pesquisas que relacionam Filosofia, Educação e Imagens. É professora permanente do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão e Colaboradora do Programa de Pós-graduação de Comunicação, mídias e cotidiano.

Waldeck Carneiro da Silva

Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1991). Diploma de Estudos Aprofundados (DEA, 1994) e Doutorado em Ciências da Educação (1997), ambos pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Sorbonne (Universidade Paris V).

Everardo Paiva de Andrade

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado (2001) e também doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFF, e do PROFHISTÓRIA, com experiência nas áreas de História e Educação, trabalhando sobretudo na formação profissional docente, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, ensino de história, docência e saberes docentes, currículo, conhecimento e cultura escolar.

Marcia Moraes

Marcia Moraes é Ph.D. em Educação - MIAMI UNIVERSITY - Oxford, Ohio - EUA (1994); Mestre em Avaliação Educacional - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1990); Graduada em Letras - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1982). Marcia Moraes foi Diretora Acadêmica, Professora Titular e Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da FACULDADE CCAA; também foi Professora Visitante na UNIVERSITY OF ST. THOMAS (Minnesota-EUA) e Professora Adjunta do INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Professora Adjunta aposentada da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ).

Renata Silva Bergo

Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF, na área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ. Desenvolve ações de pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: infância, antropologia e educação, cultura e processos de aprendizagem; formação de professores.

Rossana Maria Papini

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense , sendo doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando no INFES (Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior), junto ao Departamento de Ciências Humanas (PCH).

Ana Cristina Corrêa Fernandes

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, vinculada a Linha de Pesquisa: Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Possui graduação em Arquivologia (1986) e Pedagogia (2012) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Educação Infantil (1996) e Leitura: teoria e prática (1996) pela Pontifícia Universidade Católica; mestrado em Educação (2006) pela Universidade Federal Fluminense . Atualmente é professora da Educação Infantil no Colégio Universitário da Universidade Federal Fluminense.

José dos Santos Rodrigues

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987).

Adriano Vargas Freitas

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

Ismar Lima Cavalcanti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (1996) e doutorado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal Fluminense e Professor Colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Adriana Machado Penna

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Doutorou-se, em 2011, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campo de pesquisa Trabalho e Relações Sociais. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2006, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo de pesquisa Trabalho e Educação, possuindo Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO ? NUPETE.

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de São Paulo (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense.

Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais e desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígenas. Concluiu linciatura pela UGF em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (RPG) foi publicada por duas editoras.

Mônica Maria de Azevedo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor assistente do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação, na área de Psicologia da Educação.

Mônica Vasconcellos

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Faculdade de Educação/Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação. Com experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática tem desenvolvido projetos de pesquisa com apoio da CAPES, CNPq, FAPERJ e FUNDECT referentes aos seguintes temas: formação de professores e práticas pedagógicas, saberes docentes, profissionalização docente, educação e interdisciplinaridade, desenvolvimento profissional e início da docência.

Regina de Cassia Manso de Almeida

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Colégio de Aplicação Geraldo Reis, UFF/COLUNI. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática, LEMat -UFF/COLUN . Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, RJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2008), com estágio na Alemanha, Insttut für Didaktik der Mathematik, Universidade Bielefeld. Principais áreas de atuação: Educação, Educação Matemática, Didática.

Regina Lucia Cerqueira Dias

Tenho uma longa experiência no campo educacional. Atuei como professora de História nos ensinos fundamental e médio em instituições escolares públicas e particulares. A partir de 2002, passei a atuar como docente no ensino superior em cursos de formação de professores. Atualmente sou professora adjunta da faculdade de educação da Universidade Federal Fluminense. Sou também coordenadora do Pré-Universitário Popular Práxis, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Fundamentos Pedagógicos da UFF.

Ana Lucia de Pinna Mendez

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2009) , Mestrado em Educação pela mesma Universidade(2015), habilitação para o ensino de língua inglesa pelo Teacher Training Course (TTC) do Instituto Brasil-Estados Unidos (1984) e Complementação Pedagógica pela Universidade Santa Úrsula, RJ, (1987). Atualmente, faz parte do quadro de docentes do Colégio Universitário Geraldo Reis, Coluni-UFF, atuando na docência do Ensino Fundamental I.

Virginia Georg Schindhelm

Possui graduação em psicologia, pós-graduação em sexualidade humana, mestrado e doutorado em educação. Professora adjunta no Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Infâncias (NUPEDIS). Experiência profissional em psicologia clínica e na docência em psicologia e educação. Pesquisadora nas áreas: psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento, infâncias, educação infantil, gênero e sexualidades, formação docente.

André Antunes Martins

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Atualmente é professor adjunto na mesma universidade do doutoramento. Desenvolve pesquisa no campo das ações coletivas de produção do comum e das políticas com foco na gestão democrática educacional. Também atuou em redes públicas de ensino na educação básica.

Luiza Rodrigues de Oliveira

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências e Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Elisabete Goncalves de Souza

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas.

Cláudia Foganholi

Possui graduação em Educação Física e Motricidade Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar e doutora em Educação pelo mesmo programa e instituição, com período sanduíche realizado na Universidade Pedagógica - Moçambique, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superios - CAPES. É membro e atual diretora financeira da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH).

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Miriam Marinho Chrizostimo

Doutora em Ciência da Educação pela Universidad Nacional de Rosário (2014);
Mestre em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (2000);
Especialista em gerência do serviço de enfermagem e em controle em Infecção em Ciências da Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1986-2013);
Graduada em Enfermagem (1982);
Licenciada em enfermagem;
Habilitação em médico cirúrgica.
Enfermeiro docente da Universidade Federal Fluminense.
Líder de Grupo de Pesquisa: Gestão da formação e qualificação profissional: saúde e educação.

Rosilda Nascimento Benácchio

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007), campo de confluência Trabalho e Educação; Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); Graduação em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente possui vínculo estatutário como professora de Economia Política e Educação, Ensino de História e Educação do Campo/Quilombola na Universidade Federal Fluminense, atuando no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Maria Onete Lopes Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Leciona nos Cursos de Pedagogia e Geografia. Tem experiência na área de Serviço Social e Direito. Conhecimentos especializados em Fundamentos da Educação, História, Políticas Sociais e Metodologia de Pesquisa.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro

Eda Maria de Oliveira Henriques

possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), formação em Psicanálise pela Sociedade de Estudos Psicanalíticos Latino Americanos, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Margareth Martins de Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992). Atualmente é professor adjunto ii da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação do Professor Pesquisador, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de professores, trabalho, escola e pedagogia social.

Gelta Terezinha Ramos Xavier

É Professora associada IV da Universidade Federal Fluminense. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), tendo sido orientada pelo Dr. Miguel González Arroyo. Realizou em 1997, doutorado sanduíche na Universidade de Valencia, Espanha sob a orientação do Dr. José Gimeno Sacristán. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Currículo/UFF, que se se dedica às seguintes linhas de pesquisa: Currículo e Educação Infantil, Currículo e Políticas Educacionais, Currículo, trabalho e cultura profissional.

Elizandra Garcia da Silva

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Educação na Universidade Federal do Amazonas.

Bernardina Maria de Sousa Leal

Licenciada em Letras - Inglês, Lingua e Literatura, pela Universidade de Brasília (1983), especialista em Administração Escolar pela UCB, mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília, UnB. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Requisitada pela Defensoria Pública da União - Assessora de Memória e Cultura.

Ana Angélica Rodrigues de Oliveira

Doutoranda em Educação na área de Currículo, Docência e Linguagem, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015/2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1981), Universidade Federal do Espírito Santo (1983), Centro Universitário Geraldo Di Biasi (1984). Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense-Campus de Volta Redonda, atuando especialmente no curso de Licenciatura em Química.

Walcéa Barreto Alves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF - Niterói - RJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense. Líder do Núcleo de Estudos Contemporâneos em Educação, Etnografia e Representações Sociais (NECEERS/UFF). Integrante da Comissão Editorial da Revista Aleph Online (UFF).

Claudia Vianna de Melo

Professora da Carreira do Magistério da Educação Básica Técnica e Tecnológica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro ProPEd /UERJ (CAPES 7). Possui graduação em Pedagogia pela UFF, especialização em Educação Infantil pela PUC/RIO e mestrado em Educação pelo ProPEd/ UERJ (CAPES 7). Integrante do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente sob a coordenação da professora doutora Ligia Maria Leão de Aquino.

Mônica Tereza Machado Mascarenhas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Alceu Junior Paz da Silva

Possui graduação em Química Licenciatura Plena (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Foi professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário de Sinop (2009/2010) e, atualmente, é Professor Adjunto II na Universidade Federal Fluminense, no Campus Aterrado, na área de Ensino de Química. Coordenou o Subprojeto de Química do PIBID da UFF em Volta Redonda e foi professor-orientador no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFRJ/Campus Volta Redonda.

Juliana de Oliveira Borges

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, alfabetização, espaços escolares.

Anderson Xavier Tibau Gonçalves

Doutor em Ciências Humanas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua nas áreas de Educação e Antropologia e Corpo e Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita - GEALE. Pesquisador representante do Brasil no Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - UNESCO/CERLALC/AECI.

Domingos Barros Nobre

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Atualmente Cursa Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

Maura Ventura Chinelli

Possui graduação em Química ? Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978 e 1979), graduação em Pedagogia/Supervisão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lecionando na Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Ensino de Ciências da Natureza.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense .

Cláudia da Silva

Professora Adjunta do curso de Fonoaudiologia da Faculdade Federal Fluminense (UFF - RJ). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil (2005). Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? FFC/UNESP-Marília-SP/Brasil. Pós - doutorado em Fonoaudiologia pelo Departamento de Fonoaudiologia FFC/UNESP-Marília-SP (2018).

Fernando de Oliveira Vieira

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1990) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Durante o mestrado, participou de dois programas de intercâmbio, junto às Universidades de Valencia, na Espanha, e do Minho, em Portugal. Fez doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), participando de um Programa Sanduíche, junto à Universidade de Sherbrooke, Québec, Canadá.

Margarida dos Santos Pacheco

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Anderson (1977) e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, educação e formação do professor .Também possui experiencia em gestão administrativa na UFF.

Maria Cristina Paulo Rodrigues

possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). É professora da Escola de Serviço Social da UFF, com experiência na temática do trabalho e dos trabalhadores, assim como dos movimentos sociais ligados à sua história de organização, resistência e lutas.

Katia Faria de Aguiar

A favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/ A favor do retorno à normalidade democrática. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional / UERJ. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Jorge Baptista de Azevedo

Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Possui Mestrado em Educação pela Escola de Educação UFF(1997) e Doutorado em Geografia pela UFF (2007).
Pós-doutorado realizado na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, França (2015) no Projeto "L'Esthétique transculturelle à l'université latino-américaine" (apoio CAPES COFECUB), com o tema Paisagens transculturais e a estética da ruralidade nas paisagens urbanas do Rio de Janeiro.

Rodrigo Torquato da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Três Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho). Tem experiência na Área de Educação, com ênfase na Alfabetização dos/das estudantes das Classes Populares e Cotidiano Escolar.

Silverio Augusto Moura Soares de Souza

Coordenador pro tempore do curso de Pós Lato Sensu "Educação, Trabalho e Cultura Profissional: Multidimensionalidade da Práxis Docente". Possui graduação em Pedagogia (2ª licenciatura) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos

Doutora em Educação Brasileira (Puc-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ). Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense.

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ), e ao Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e desenvolvimento (GPETED/UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Poder.

Marcelo Bafica Coelho

Professor Adjunto de Filosofia da Educação e de Epistemologia das Ciências da Educação na Universidade Federal Fluminense (FEUFF/SFP). Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado e bacharel em Ciências Sociais além de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem trabalhado principalmente nas áreas de Filosofia da Educação, Teorias Cognitivas, Teoria da Argumentação, Psicanálise e Inovações Pedagógicas.

Ana Maria Almeida da Costa

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2018). É Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social e Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Movimentos Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Questão Agrária, Campesinato, Experiências coletivas, Estado e Violação de Direitos.

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