Universidade de São Paulo

Pesquisador

Wolney de Andrade Martins

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1990; Residência Médica em Cardiologia no HUAP-UFF concluída em 1994; Mestrado em Medicina (cardiologia) pela UFF em 1997; e Doutorado em Ciências (cardiologia) pela Universidade de São Paulo em 2002. Foi Professor Titular de Clínica Médica do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Teresópolis-RJ) até 2009 onde atuou como professor e regente da disciplina de clínica médica do curso de graduação em medicina e ocupou a Coordenação Geral da Residência Médica e a Coordenação Geral das Residências.

Valéria Troncoso Baltar

Graduada em Estatística pela UNICAMP (1999), fez seis meses de curso intensivo de demografia no CELADE (ONU-Chile, 1999). Concluiu o mestrado em Estatística pelo IME/USP (2005), com período sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, 2004) e doutorado em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, pela USP (2011), com período sanduíche na Imperial College London (2009-2010). Trabalhou de 2001 a 2007 como estatística do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Monica Almeida Tostes

Concluiu a graduação em Odontologiana FO-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (1999). Especialista em Ortodontia e Ortopedia pela FO-Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor TItular da disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal Fluminense, atuando no Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em diagnóstico e prevenção de cárie.

Carlos Gabriel Guimarães

Possui graduação em História Econômica Geral e do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2002-2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Econômica do Brasil (Colônia e Império_séculos XVIII e XIX), atuando principalmente nos seguintes temas: estado, comércio, poder, economia e história econômica.

Fernanda Ester Sánchez García

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Coordena o Laboratório GPDU - Grandes Projetos Urbanos, da EAU Universidade Federal Fluminense e outro-pesquisadora associada ETTERN-IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro da diretoria/conselho fiscal ANPUR 2017/19 da Associação Nacional de Pós-Grad. e Pesq.

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e também de mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Renata Ciampone Mancini

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Rutgers University - EUA (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006), com estágio de doutorado-sanduíche na França (2004). Concluiu estágio de pós-doutorado na Universidade Paris 8 (bolsa Capes) em 2015. É Professora do Departamento de Ciências da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas de Linguística e Semiótica.

Eliany Salvatierra Machado

Doutora em Ciência da Comunicação pela ECA-USP, Mestre em Ciência da Comunicação com Habilitação em Rádio e TV (2002), Especialista em Filosofia da Educação pela UFMS (1996) e Graduada em Artes Visuais, Licenciatura pela UFMS (1994). Professora da UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ, no Departamento de Cinema e Audiovisual - CINEVI/IACS.

Benedito Carlos Cordeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993) e mestrado (2001) e doutorado (2008) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: economia da saúde, atenção farmacêutica, assistência farmacêutica e ensino na saúde Foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí (SC) no período 2008-2009.

Douglas Guimarães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tenho experiência docente na área de Direito, com ênfase em Teoria e História do Direito. Na área de História, desenvolvo pesquisas em História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX.

Nazareth de Novaes Rocha

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2000), pós-doutorado em fisiologia respiratória pela Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora associada do departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense.

Jorge Nassim Vieira Najjar

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros. Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Giuliano Alves Borges e Silva

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Administração do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGAd) - UFF. Doutor em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (2016). Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Gestão, Práticas e Políticas Públicas (GIPP)/UFF. Líder do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão - Gestão, Interdisciplinaridade, Práticas e Políticas Públicas (Lapeex - Gipp).

Douglas de Souza Pimentel

Possui Graduação em Licenciatura (1992) e Biologia Marinha (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ecologia pelo PPGE da mesma Universidade (1996), quando trabalhou com Ecologia Microbiana. Obteve o título de Doutor no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ - Universidade de São Paulo, na área de Conservação de Ecossistemas (2008). Atuou como professor concursado na Escola Estadual de Ensino Supletivo Cuba e posteriormente em duas matriculas no Colégio Pedro II.

Samanta Cardozo Mourao

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica - mod. Fármacos e Medicamentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal Fluminense atuando na Faculdade de Farmácia nas disciplinas de Farmacotécnica e Tecnologia de Cosméticos.

Marcos Paulo Fonseca Corvino

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é prof associado da Universidade Federal Fluminense, onde participa dos Mestrados Profissionais de Ensino na Saude, e em Saude da Familia.

Rogerio Fulgêncio Pinheiro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1990), mestrado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado pela Universidad de Granada. Atualmente é professor Adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, restauração dentária, resina composta, porcelana dentária e estética dentária.

Rodrigo Bagueira de Vasconcellos Azeredo

Professor Associado do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT). Coordena o Laboratório para Aplicações da RMN e Petrofísica da UFF (www.lar.uff.br). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1999 e 2004).

Nestor Norio Oiwa

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: genoma e audiometria.

Vinicius Schott Gameiro

Doutor em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Medicina (Ortopedia e Traumatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fraturas, quadril, artroplastias, substitutos ósseos e fatores de crescimento.

Ivan Ducatti

Professor Adjunto de História Contemporânea junto ao Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-doutor pela Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-coordenador do NEGREM (Núcleo de Estudos de Trabalho, Gênero e Raça/Etnia a partir do Materialismo Histórico-Dialético) (UNIRIO). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/SP), cuja tese desenvolve-se sobre História e Saúde Pública.

Miriam Fatima Zaccaro Scelza

Miriam Fatima Zaccaro Scelza concluiu o doutorado em Odontologia (Endodontia) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo em 1998. Atualmente é professor Titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Publicou 49 artigos em periódicos especializados e 37 trabalhos em anais de eventos. Possui 55 itens de produção técnica. Participou de 5 eventos no exterior e 46 no Brasil. Orientou 4 dissertações de mestrado, além de ter orientado 11 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Odontologia, Farmácia e Química. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens.

Marco Antonio Sampaio Malagoli

[Obs: a partir do início de 2015 houve alteração de sobrenome (MALAGOLI), mantendo-se a antiga forma de citação na manutenção do registro dos dados anteriores (MALAGODI)].

Luiz Otavio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense.

André Luiz Ferrari

possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: bacias rifte, análise de fraturas e paleotensões, tectonosedimentação, morfotectônica.

Julietti de Andrade

Doutora e Mestre em Ciência da Informação - Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação ECA-USP. Doutorado Sanduíche - Faculdade de Tradução e Documentação na Universidade de Salamanca-Espanha. Bacharel em Biblioteconomia ECA-USP. Licenciada em Letras Língua Portuguesa Universidade Bandeirante de São Paulo, Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo Universidade São Judas Tadeu.

Margareth da Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, membro Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Pedro Paulo da Silva Soares

possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia Biomédica na área de processamento de sinais biólogicos pelo Programa de Engenharia Biomédica / COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado desenvolvido no Laboratório de Hipertensão Experimental / InCor / Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em fisiologia do exercício na Universidade Federal Fluminense.

Roberto Meigikos dos Anjos

Nasceu em São Paulo, Capital, em 1962. Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1992). Realizou estágio no National Institute of Water & Atmospheric Research (NIWA, 2013), Nova Zelândia, na área meio ambiente: Efeitos de Mudanças Climáticas e Degradação do Solo. Foi pesquisador visitante por diversas ocasiões no Lab. Tandar e na UNSL (ambos na Argentina), UdelaR (Uruguai), ANU (Austrália) e CIEMAT (Espanha).

Maria Carmen Morais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Reações de Transferência e Astrofísica Nuclear.

Ester Limonad

Laureada em 2007 com o III Prêmio Milton Santos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. Cátedra Rui Barbosa em Estudos Brasileiros da Universidade de Leiden (2014), Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidad de Barcelona (2006), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1996), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1977).

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) na gestão 2007-2009 e coordenadora do GT História da Educação da ANPEd, no período 2015-2017. Coordena o Grupo de Pesquisa História Social da Educação.

Marcelo Corrêa Bernardes

Professor Associado do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (RJ), membro do Programa de Pós-Graduação em Geociências (Geoquímica Ambiental) e coordenador do Laboratório de Geoquímica Orgânica. Tem experiência na área da Ecologia com ênfase em Ecossistemas Aquáticos. Atua principalmente sobre a biogeoquímica de compostos orgânicos e contaminantes relacionados a alterações e impactos ambientais.

Pedro Neto de Faria

Docente do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense UFF; possui Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Física (reações nucleares e simulação de feixes radioativos para o RIBRAS) pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Física (física nuclear com feixes radioativos) pela Universidade de São Paulo (2008), pós doutoramento (feixes radioativos, instrumentação nuclear, rainbow e espectroscopia nuclear com feixes iônicos ) no Instituto de Física da USP (2012); pós doutoramento no Instituto de Física da UFF ( reações nucleares com

Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite Benedito

Professora Associada II do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua/RJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF. Linhas de pesquisa: Alfabetização; Vida Cotidiana; Formação de Professores; Cidades Pequenas.

Horacio Marconi da Silva Matias Dantas Linhares

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear/Materiais pela Universidade de São Paulo-Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2014). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense e chefe do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) da Universidade Federal Fluminense e pesquisador colaborador no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). É Professor Associado I
da Universidade Federal Fluminense e atua no campo da Educação Infantil.

Alice Akemi Yamasaki

Possui graduação em Pedagogia (1990), mestrado em Educação (1998) e doutorado em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal Fluminense - Niterói, exercendo atividades docentes no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento, da Faculdade de Educação, na prática de ensino e na Didática. É docente no Curso Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - CMPDI, da Universidade Federal Fluminense.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Samuel Alex Coelho Campos

Professor do Magistério Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes na área de Métodos Quantitativos Aplicados à Economia. Professor do programa em Pós Graduação em Tecnologia da Produção e Usos da Cana-de-açúcar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Campus Campos dos Goytacazes. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo/ Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa.

Rubenei Novais Souza

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá em 1990, Mestrado (1996) e Doutorado (2001) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP. Trabalhou como consultor em Geotecnia e Fundações pela Engenheiros Consultores Associados Consultrix S/C Ltda. entre 1991 e 2003. Desde 2003 trabalha na PETROBRAS - Petróleo Brasileiro S.A., onde atualmente exerce a função de Consultor em Geotecnia e Fundações para a Engenharia de Abastecimento - EAB.

Daniel de Mello Sanfelici

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de Doutorado no Center for Place, Culture and Politics (CUNY/Graduate Center) entre agosto de 2010 e junho de 2011, quando foi bolsista do convênio Capes/Fulbright.

Pedro Paulo de Mello Venezuela

possui bacharelado (1990), mestrado (1993) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelamento Teórico-Computacional das Propriedades Estruturais, Eletrônicas, Magnéticas, Vibracionais e Óticas de Sistemas Nanoestruturados.

Giuliano Lamberti Obici

Giuliano Lamberti Obici, (Maringá- PR) artista-pesquisador com ênfase em arte sonora. Professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP com bolsas sanduíche do DAAD-CAPES na Technische Universität de Berlim e FAPESP. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Publicou o livro "Condição da Escuta" pela editora 7Letras.

Lúcia Maria de Assis

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Linguística Geral; Linguística Textual; Oralidade e Escrita.

Sandra Helena Correia Monteiro

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1985), Especialização em Ensino do Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade Federal Fluminense (1986), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1990) e Doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Inglês como L2, Ensino de Inglês Instrumental e Leitura e Metodologia da Pesquisa.

Marcos Vinicius Naves Bedo

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP). Tem interesse em Bases de Dados (grande área), em particular nas áreas de Consultas por Similaridade, Métodos de Acesso Métricos e Aprendizado Estatístico.

Eduardo Tuffani Monteiro

Possui graduação em Letras - Latim pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Ciências Humanas - História pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição da Língua Latina em gramáticas luso-brasileiras, filologia do Tupi Antigo e ensino do Latim no Brasil a partir dos séculos XVIII e XIX.

Luiz Telmo da Silva Auler

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Física Básica pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física Básica pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física da Materia Condensada (RMN, magnetismo e supercondutores de alta Tc) e atualmente trabalha na área de ensino de Física.

Adriana de Souza Lima

Possui graduação em Nutrição e Gastronomia, Especialização lato sensu, mestrado e doutorado inconcluso pela Universidade de São Paulo. Tem experiência profissional de 13 anos em nutrição clínica e unidades de alimentação, experiência no magistério do ensino superior de 23 anos em graduação e pós-graduação e 15 anos em gestão acadêmica do ensino superior. Trabalha como professora adjunta e coordenadora de extensão na Universidade Federal Fluminense. É avaliadora de cursos de graduação pelo Ministério da Educação INEP/MEC ?

Gizlene Neder

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1979), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa (1999), como Bolsista de Investigação da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento dos Povos de Língua Portuguesa.

Evandro Menezes de Carvalho

Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2005), com doutorado sanduíche na École Doctorale Concept et Langage da Université Paris-Sorbonne (Paris IV). Professor de Direito da FGV Direito Rio onde foi Coordenador e Vice-Diretor de Graduação. É coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e árbitro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Professor Adjunto III da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Direito das Relações Internacionais e coordenador do Núcleo de Estudos dos Países BRICS da UFF.

Ricardo Silveira Sousa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização linear, programação inteira e resolução de sistemas lineares de grande porte.

Sueli Soldati Abranches

Docente Adjunto em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Walter Machado-Pinheiro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1991), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado pela Facultad de Psicología da Universidad de Granada, Espanha (2006). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, lotado no Campus Universitário de Rio das Ostras e está vinculado aos Programas de Pós-graduação em Neurologia/Neurociências e Ciências Biomédicas, com ênfase em aspectos psico-fisiológicos.

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Paulo Roberto da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1988), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações, pela Universidade Técnica de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Mauro Celso Ribeiro

Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Quimica pela Universidade de Sao Paulo.Tenho atuado em projetos pertinentes aos seguintes temas: sintese de combustiveis a partir de gás de síntese (Fischer-Tropsch), da obtenção de H2 a partir da reforma a vapor do etanol, e da oxidação controlada de hidrocarbonetos em baixas temperaturas. Atuo como Professor Adjunto, junto ao Depto. de Química da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda (RJ). Sou credenciado como orientador no Programa de Mestrado Profissional em Química.

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). É Coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA. Professora no Mestrado em Antropologia Visual da FLACSO-Equador. Fez o Pós-Doutorado em Antropologia Visual na Universidade de São Paulo (2010/2014).

Luciana Sanchez Mendes

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas subrrepresentadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009).

Renata Tucci

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Coordenadora do curso de graduação em Odontologia e Professora Adjunta do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense - UFF, Nova Friburgo / RJ.

Marilia Botelho de Oliveira Chaudon

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Líder de grupo de pesquisa em Patologia e Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, cicatrização, diagnóstico, cirurgia veterinária.

Rosemary Miguel Pires

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora do departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas -ICEx, unidade da Universidade Federal Fluminense-UFF situada em Volta Redonda - RJ. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: loops, loops de Moufang, loops de código e representações de loops de código.

Joaci Pereira Furtado

Graduado (1988) em história pela Universidade Federal de Ouro Preto, é mestre (1994) e doutor (2001) em história social pela USP. Autor de livros didáticos e paradidáticos de história, organizou edição das "Cartas chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga (Companhia das Letras). Sua dissertação de mestrado, "Uma república de leitores: história e memória na recepção das 'Cartas chilenas' (1845-1989)", publicada pela Hucitec, recebeu os prêmios Moinho Santista Juventude 1996 (hoje Prêmio Bunge Juventude) e Jabuti 1997 (categoria Ensaio e Biografia).

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Wanderley Moura Rezende

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003).

Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior

Possui doutorado em Artes (na linha de pesquisa em História da Arte) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense/Niterói/RJ. Possui longa experiência de magistério na área da Comunicação, com ênfase em História da Comunicação, Fotografia, Imagens e Representações Visuais, Semiótica da Imagem, atuando principalmente com os seguintes temas gerais: história dos sistemas de comunicação, história da fotografia, imagem e comunicação, imagem e ciências humanas, imagem e arte.

Douglas Rodrigues Pinto

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Obteve o título de Mestre em Matemática com ênfase em Probabilidade e Estatística (2010) nessa mesma instituição, orientado pela Dra. Sílvia Regina Costa Lopes. Concluiu o doutorado em janeiro de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), sendo orientado pelo Dr. Jefferson Antonio Galves. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Elisa Raquel Anastácio Ferraz

Possui graduação em farmácia bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (2006), mestrado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (2011). Fez doutorado sanduíche na Oxford University e atualmente é professor adjunto C2 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em avaliação toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: mutagenicidade, genotoxicidade, citotoxicidade e cultivo tridimensional de células.

Ana Paula Garcia Spolon

Estágios pós-doutorais em Ciências (Hospitalidade), pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e em Geografia - Análise Territorial e Estudos Turísticos, pela Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha), com vínculo adicional com o Departamento de Geografia Humana da Universidad de Barcelona (Espanha). Doutora e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Ana Célia Rodrigues

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2015) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (2013-2014), com bolsa CAPES. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (1988). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru, OEA (1993).

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Professor associado de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em cultura política, história intelectual, história do livro, materialidade e interpretação de manuscritos e impressos da Época Moderna.

Hildebrando Gomes Benedicto

possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, coração, cães, colágeno, ácido ascórbico e Diabetes mellitus.

Werther Holzer

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1984), graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998) e Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade do CNPq. Pesquisador associado do Ibict. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ no biênio 2017-2018. Professor adjunto do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012).

Kaled Dechoum

Possui graduação em Bacharelado Em Fisica pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física de processos estocásticos, óptica quântica e não linear, atuando principalmente nos seguintes temas:
mecânica quântica em sistemas abertos, flutuações quânticas e fenômenos críticos em sistemas ópticos não lineares.

Percival Tavares da Silva

Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação - IESAE/FGV (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira SP (1977), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1980). Membro do NuFiPE Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação desde sua fundação em 2002. Sócio-fundador da IGS-Br International Gramsci Society Brasil em 2015 e membro de seu Conselho Fiscal mandados de 2015 a 2019.

Paula Cristiane Strina Juliasz

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestra e graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando na área de Ensino de Geografia. Membro do Grupo REDLADGEO (Rede Latino americana de Didática da Geografia) e membro do grupo de pesquisa GEPED (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares), credenciado no CNPq.

Eduardo Ariel Ponzio

Possui graduação em Química pela Universidad Nacional de Rio Cuarto (2001; Argentina) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós Doutorado pela UFES (2016). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Físico-Quimica da Universidade Federal Fluminense.

Andrea Soutto Mayor

Professora Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Psicologia - Campos dos Goytacazes). Possui Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e graduação e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990).

Sergio de Oliveira Lourenço

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado realizado em Queen's University of Belfast, Reino Unido (2002). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotado no Departamento de Biologia Marinha. Tem experiência nas áreas de Ficologia, Biotecnologia (produção de biomassa), Oceanografia Biológica e Maricultura.

Márcia Carolina Salomão Santos

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Fisiopatologia da Reprodução (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Clínica Veterinária (Radiologia Veterinária) pela Universidade de São Paulo (2005). Especializou-se em ultrassonografia em 1990.

Francine Iegelski

Francine Iegelski é professora de Teoria e Filosofia da História na Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil. É doutora em História Social e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado (2010-2011) e pós-doutorado (2014-2015) na École des hautes études en sciences sociales (EHESS) sob a supervisão de François Hartog. Entre 2013 e 2016, coordenou atividades de pesquisa e ensino junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. É coordenadora do grupo pesquisa ?Epistemologia e História Comparada das Ciências Humanas?

Flavia Cristina Bernardini

Flavia Bernardini possui graduação em Ciência da Computação UNESP (1999) e mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo ICMC/USP (2002 e 2006). É professora associada do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É uma das responsáveis pelo Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz), e atua como colaboradora no ADDLabs e no LabESI.

Gabriel Nuto Nóbrega

Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, linha de pesquisa Pedogênese e Geografia de solos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP; Conceito CAPES 7). Mestre em Agronomia/Solos e Nutrição de plantas, linha de pesquisa Caracterização e Gênese dos Solos e Pedologia Aplicada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC; Conceito CAPES 4), atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeoquímica, Gênese de solos, Dinâmica de Carbono, Contaminação de solos e Áreas úmidas costeiras.

Fernanda Furtado de Oliveira e Silva

Professora Associada IV do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da UFF, foi Vice-Coordenadora do Programa entre 11/2012 e 11/2106. Arquiteta (1980), com Especialização (1988) e Mestrado (1993) em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorado (1999) e Pós-Doutorado (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-Universidade de São Paulo.

Cecília Souza Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005), Mestrado (2006/2008) e Doutorado (2008/2012) em Neurociências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP com ênfase na área de processos cognitivos, avaliação neuropsicológica, aspectos comportamentais e síndromes genéticas. É especialista em neuropsicologia (2009/2010) pela USP.

Evandro Tinoco Mesquita

EVANDRO TINOCO MESQUITA CONCLUIU O DOUTORADO EM CARDIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO EM 1995. ATUALMENTE É DIRETOR CLÍNICO DO HOSPITAL PRO CARDIACO E PROFESSOR ADJUNTO IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU 74 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 28 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 24 CAPITULOS DE LIVROS E 3 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 394 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 4 EVENTOS NO EXTERIOR E 89 NO BRASIL. ORIENTOU 24 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 9 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E 2 TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE MEDICINA.

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação. É doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado na UFMG (Núcleo de História Oral, 2011). Pesquisadora efetiva do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI / UFF). Professora de História do Brasil República (Brasil Contemporâneo), atuando a partir das relações entre: história oral; história pública; trajetórias de vida; ensino de história; história do tempo presente.

Fernando Antônio Resende

Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF).

Roberto de Oliveira Preu

possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas de História da Psicologia e Psicologia geral, atuando também nos seguintes temas: Epistemologia, Consciência, Inconsciente, Intencionalidade, Intersubjetividade, Hermenêutica e Pragmática.

Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Professor e pesquisador de cinema, economia da cultura e direito autoral, doutor em Cinema pela USP e com Pós-doutorado no Ceis 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra). Leciona Direito autoral e políticas culturais no curso de produção cultural da UFF, Credenciado no PPGCA/UFF - Pós graduação em Estudos contemporâneos das Artes, no PPED/UFRJ Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e no PPCULT/UFF - Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades.

Marcos Flavio de Campos

Graduação em Engenharia Metalurgica pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (2000). Tem pós-Doutorados pela University of Delaware (USA) e pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Magno Rocha Ribeiro

Tem graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1985), atualmente USP interior, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo, 1988 e 1992, respectivamente. Realizou um pós-doutarado na França, Universidade Renné Descartes nos anos 1992-1993, e recentemente, na Universidade de Alicante (Espanha) nos anos de 2011-2012. É Professor Titular (Classe-E) da Universidade Federal Fluminense desde dezembro de 2015.

Gilson Coutinho Tristao

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1981); Mestrado em Clínicas Odontológicas - Periodontia pela Universidade de São Paulo (1988); Doutorado em Prótese Dentária pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1992); Ex-Professor da Faculdade de Odontologia - USP; Ex-Professor da UNIFESP. Prof. Adjunto IV da Faculdade de Odontologia - UFF, Disciplina Clinica Integrada do Adulto I / Multidisciplinar IV.

Emília Gallindo Cursino

Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Atua como docente na área da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico. Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Educação em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF.

Flávia Viegas de Andrade Trinas

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (1996), título de especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001), título de especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2006) e Mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Foi coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia no período de 2010 a 2012.

Angelo Cesar Colombini

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Ciênica da Computação pela Universidade de Franca no ano de (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Física Aplicada Sub-Área Computacional pela Universidade de São Paulo (1999).

Aloysio Henrique Castelo de Carvalho

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1989), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

Claudia Maria Romano de Sousa

possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Odontologia (Diagnóstico Bucal) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal Fluminense.

Ekaterina Volkova Américo

Professora de Língua e Literatura Russa da Universidade Federal Fluminense (2015). Graduação e mestrado em História, Literatura e Cultura Russa e Hispano-americana pela Universidade Estatal das Humanidades (Moscou, Rússia, 2001). Possui mestrado (2006) e doutorado (2012) em Literatura e Cultura Russa pela USP. Realizou estágio pós-doutoral (Bolsa CAPES) pela Universidade de São Paulo (2013). Integra Centro de Estudos Asiáticos (UFF), Grupo de Pesquisa Diálogo (USP) e Núcleo Tradução e Criação (UFF).

Salete de Jesus Fonseca Rêgo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Técnico Educaconal Souza Marques Rio de Janeiro (1989); Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade de São Paulo sobre ressonância magnética de mamas (2000); Pós-doutorado em Medicina (Radiologia) na Universidade Martin- Luther, em Halle-Wittenberg na Alemanha, sobre intervenção guiada por ressonância magnética de mamas (2002).

Ivan Andrade de Araujo Penna

Professor Adjunto de Ginecologia da Universidade Federal Fluminense. Atuante na área de reprodução humana. Mestrado e Doutorado na FM da USP/RP e Doutorado sanduiche em infertilidade na Universidade de Yale.

Abilio Soares Gomes

Licenciado em Ciências Biológicas e Bacharel em Biologia Marinha. Mestre em Zoologia e Doutor em Oceanografia Biológica. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando em pesquisas sobre Ecologia de Sedimentos Marinhos e ensino de Ecologia Marinha.

Márcio Piñon de Oliveira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio de pesquisa no Institut d'Études Politiques de Paris, e pós-doutorado na lÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales (2010/2011).

Telma Regina da Silva Aguiar

possui mestrado em Odontologia Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Odontologia (Periodontia) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente nos seguintes temas: periodontal disease, dental pulp, histopathology, doença periodontal e histologia.

Ronald Jose Raminelli

Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou estágio pós-doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris (2002-2003)e na Unicamp (2011-2012). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense e associate Editor da Oxford University Press. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em História do Brasil e da América, atuando principalmente no estudo das estratégias de ascensão social, da formação da nobreza ultramarina a partir dos serviços prestados à Monarquia.

Daniel Veloso Hirata

Professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (GSO-UFF), do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS/UFF) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF). Pesquisador efetivo do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ) e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).
Bolsista Jovens Cientistas do Nosso Estado (2018-2021)

Georgina Silva dos Santos

Georgina Silva dos Santos graduou-se em História na UFF em 1990. No ano seguinte, ingressou no curso de pós-graduação da mesma instituição, obtendo o grau de mestre, em 1995, com o estudo A Senhora do Paço - o papel da rainha na construção da identidade nacional portuguesa (1282-1557). Doutorou-se em História pela Universidade de São Paulo, em 2002, com a tese Ofício e Sangue - a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa Moderna, publicada, em 2005, pela Editora Colibri de Lisboa.

Lucia Maria Velloso de Oliveira

Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Presidiu a Associação dos Arquivistas Brasileiros por cerca de 10 anos.

Aroldo Nascimento Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Química (2007), mestrado em Ensino de Ciências (2012) pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências e doutorado em Educação (2018), todos pela Universidade de São Paulo. Atuou com professor de Química no Ensino Médio por mais de uma década em algumas escolas de São Paulo e atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense.

Ednilsom Orestes

Bacharel em Química pela Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (1999-2002). Aluno de Iniciação Científica por 2 e 1/2 anos durante os quais trabalhou com o desenvolvimento de membranas para células à combustível (1 ano) e com formulação de novas metodologias na Teoria do Funcional da Densidade de Corrente (CDFT). Ingressou no doutorado-direto do mesmo instituto em 2003 (encerramento em Março de 2007) trabalhando com o uso do Método da Coordenada Geradora (GCM) na Teoria do Funcional da Densidade (DFT).

Tania Maria Cordeiro de Azevedo

A professora Tania Maria Cordeiro de Azevedo é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), em 2003. Sua orientadora foi a profa Dra Tizuko Morchida Kishimoto. Fez mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo como orientador o prof. Dr. Alfredo de Farias Jr. . Foi bolsista do CAPES durante os dois referidos cursos. É licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social, Jornalismo, pela UFF.

Isis Andréa Venturini Pola Poiate

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), especialização em Endodontia pela PUC-Rio (2004), mestrado em Odontologia (Clínica Odontológica) pela Universidade Federal Fluminense (2005), doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2007), pós-doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professora Adjunta de Graduação e Pós-Graduação stricto Sensu da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense.

Denise Mafra

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (1997), Mestrado (1999) e Doutorado (2001) em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo-USP, fez o Post-Doc no Department du Nephrologie - Hôpital E. Herriot, Lyon, França (2007) e no Karolinska Institutet, Stockholm, Suécia (2017). É Professora Associada IV da Faculdade de Nutrição e dos Cursos de Pós-Graduação em Ciências Médicas, da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e da Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Arley José Silveira da Costa

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2001), mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1995), bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1992 e 1993). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Psicologia em Volta Redonda-RJ. Até 2013 foi docente da Universidade Federal do Amapá e Coordenador do Núcleo de Estudos Científicos e Tecnológicos sobre Abelhas Regionais (NECTAR).

Luciano Tavares da Costa

Iniciei a Graduação no curso de Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1994. No ano de 1996 fui trabalhar no Pólo Petroquímico de Camaçari - BA, transferindo-me para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduei-me em Química Bacharel (1999) e Química Industrial (2000) pela UFBA, tendo atuado como Químico de Processos na AMBEV. Em seguida, desenvolvi o projeto de Mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Laboratório de Química Teórica e Termodinâmica de Líquidos, sob co-orientação do Prof. Dr.

Wantuil Rodrigues Araujo Filho

Doutor em Endodontia pela Universidade de São Paulo (2003), Mestre em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Aperfeiçoamento em Bioética Aplicada (2006) pela Fundação Oswaldo Cruz, em Administração Hospitalar (2001) pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Docência do Ensino Superior (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Endodontia pela Policlínica Militar do Rio de Janeiro (1986) e em Radiologia Oral (1982) pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo.

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).

Alessandra Rodrigues Rufino

Possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1995), mestrado em Quimica pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Quimica pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Curso de Química desde de 2010.

Eliana de Fatima Marques de Mesquita

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense [1976]; Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro [1982]; Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo [1993]; Aperfeiçoamento em Integrated Fish Farming at Wuxi, Jiangsu Province, P.R.China pela Asian-Pacific Regional Research and Training Centre, IFFC [1994]; Pós-Doutorado em Zoologia Aplicada pela Rutgers, The State University of New Jersey, EUA [1996/1997]. Pesquisadora e Professor Titular (Classe E) - DE da UFF (início em 1978).

Antonio Augusto Pinto Junior

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena/SP (1989), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003) e pós doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), Polo de Volta Redonda, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Adolescência (LEPIA) e pesquisador colaborador da Universidade de São Paulo.

Karla Regina Oliveira de Moura Ronchini

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1985), especialização em Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1986), graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1992), residência médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Ciências (Imunologia) pela Universidade de São Paulo (2005).

Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Concluiu o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1994. Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, para a qual ingressou em 1977. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros (muitos verbetes) e 5 livros (dois deles como co-organizador). Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso.

Caio Antunes de Carvalho

Biólogo, Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (conceito CAPES 7) e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (conceito CAPES 7), tendo realizado estágio doutoral (um ano) no Institut für Spezielle Zoologie und Evolutionsbiologie (FSU Jena, Alemanha). Foi o vencedor do prêmio internacional Jean Theodore Lacordaire (2017), conferido pela Coleopterists Society ao melhor estudo derivado de uma tese de Doutorado publicado na área de Sistemática e Biologia de Coleoptera.

Jorge Luiz Barbosa

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , doutorado em em Geografia pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona - Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, política e cultura.

Gabriel Passetti

Professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST-INEST-UFF). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2010), onde também concluiu o bacharelado (2002), a licenciatura (2003), o mestrado (2005) e o pós-doutorado (2013). Vice-coordenador do PPGEST-UFF. É editor executivo da Revista Eletrônica da ANPHLAC e integrante do conselho editorial da Revista Brasileira de Estudos Estratégicos.

Roberto Linares

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Física ambos pela Universidade de São Paulo. Tem experiência em Espectrometria de Massa com Aceleradores, Processos de Colisão e Interações de Átomos e Moléculas e reaçoes nucleares com íons pesados. Atualmente atua como docente adjunto I no Instituto de Fisica da Universidade Federal Fluminense nas areas de Espectrometria de massa com aceleradores no Laboratorio de Radiocarbono.

Tâmis Peixoto Parron

Professor e pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuo no campo de história comparada mundial, com ênfase em capitalismo e escravidão. Atualmente, finalizo um livro sobre a ascensão e crise do escravismo negro nas Américas no primeiro século 19 (1780-1865).

Elton Hiroshi Matsushima

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenando o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano e Animal (LECHA) e o Serviço de Avaliação Neuropsicológica (SeANp) no Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF), supervisionando estágio supervisionado na área, e Vice-Diretor do Instituto de Psicologia.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Emanuel França de Brito

Emanuel França de Brito nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná, em 2005. Fez Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com períodos na Università per stranieri di Siena (2008), Università di Roma "La Sapienza" (2013/14) e na Università degli studi di Pisa (2016/17). Desde 2017 é Professor de Língua e Literatura Italianas na Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente com a obra de autores do século XIII e XIV, como Brunetto Latini e Dante Alighieri.

Fabio Toshio Kanizawa

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (2016-presente). Programa de Programa Francisco Eduardo Mourão Saboya de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PGMEC).
Pós-doutorado em Engenharia Mecânica na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP, 2014-2016).
Pesquisador visitante na Universidade de Kobe (2015).
Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP, 2011-2014), com estudo teórico e experimental sobre escoamentos bifásicos externos a banco de tubos.

Luiza Rodrigues de Oliveira

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa: Ensino de Ciências e Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Patricia Savio de Araujo Souza

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado realizado no Instituto Nacional de Câncer-RJ (INCA). Professora do Departamento de Imunobiologia da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do INCA no periodo de 2009-2017, atualmente está no Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná.

Ivan Silvio de Lima Xavier

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador e professor Adjunto 3 - na AEU - Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF - Universidade Federal Fluminense.

Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015).

Newton Narciso Pereira

É Professor Adjunto A da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Professor do curso de mestrado profissional em engenharia de produção da UFF. É o coordenador geral do Centro de Estudos para Sistemas Sustentáveis - CESS e do Núcleo de Estudos em Logística e Sustentabilidade - NELS da UFF. É coordenador do curso de graduação de Engenharia de Produção da EEIMVR.

Flávia Elaine da Silva Martins

Professora nos cursos de Graduação - bacharelado e licenciatura - em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF. Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Arquitetura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. É licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Humberto Villacorta Junior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestrado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). Fellow da European Society of Cardiology. Concluiu MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em 2015. Cursou o Preceptorship on Heart Failure no Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School, Boston, USA, em 2016. Cursou o Preceptorship Program on Heart Failure nos Hospitais San Carlos, Ramón y Cajal e Puerta de Hierro, Madri, Espanha, em 2017.

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

Possui graduação em Lettres (equivalente ao Bach. em Letras - UFRJ) - Université de la Sorbonne Nouvelle (1977), graduação em Letras (Português - Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nas áreas de Cinema e Literatura, Realização Cinematográfica e Produção Cinematográfica e Audiovisual.

Sérgio Luiz Nunes Pereira

Licenciado em Geografia pela PUC-Rio (1982), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2003), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (doutorado sanduíche CAPES). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.Tutor do PET-Geografia-UFF (convênio PROGRAD-UFF/MEC-SESu). Editor de Terra Brasilis ? Revista de História do Pensamento Geográfico (2000-2007) e Terra Brasilis - Nova Série, desde 2015. Membro da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Djalma Rosa Mendes Junior

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestrado em Fisica da Materia Condensada pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e Doutorado em Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento (Reações Específicas), atuando principalmente nos seguintes temas: reações nucleares e núcleos exóticos.

Jorge Azevedo de Castro

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1975), com Especialização em "Desenho Industrial e Arquitetura: Desenvolvimento de Produtos para a Construção", na Universidade Paris VIII (1991). Cursou o Mestrado em Engenharia de Produto na COPPE UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), e concluiu o Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas na FAUUSP (1993), defendendo a tese "Invento e Inovação Tecnológica: Produtos e Patentes na Construção".

Levi Salvi

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Graduado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1986). Desenvolve pesquisas e orientações, atuando principalmente nos temas: transportes; estradas; portos; terminais portuários; sistemas de gerenciamento de movimentação de carga geral e contêineres; e tecnologia da Informação na área de transportes.

José Guilherme Antunes Guimarães

Graduado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Especialista em Prótese Dental pela UERJ (1995), Mestre em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutor em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense (Disciplina de Dentística), atuando nos Cursos de Graduação, Especialização e Atualização em Dentística.

Eduardo Guerra Murad Ferreira

Doutor em comunicação pela ECA, USP. Mestre em comunicação pela ECO, UFRJ. Publicitário, formado pelo IACS, UFF. Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional. Desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. Coach formado pela SLAC, especializado em Life Coach, Líder Coach e Executive Coach.

Lucelinda Schramm Corrêa

Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Especialização em Geografia (UFRJ) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração, Brasil, ensino superior, geografia e século XIX. No atualidade está desenvolvendo pesquisa na área da Geografia da Saúde.

Marcus André Acioly de Sousa

possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (2002). , Residência Médica em Neurocirurgia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi Pesquisador do Serviço de Neurocirurgia de Tübingen - Alemanha (Clinical and Research Fellow) durante 14 meses. Foi Professor Substituto da Disciplina de Neurocirurgia do Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ e Coordenador do Setor de Cirurgia de Nervos Periféricos por 6 anos, além de Preceptor da Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital Federal do Andaraí por 2 anos.

Alexandre de Araújo Lima Barcellos

Possui graduação em Odontologia pela Escola de Odontologia de Volta Redonda (1981), Mestrado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (1994) e Doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística Restauradora, atuando principalmente nos seguintes temas: Odontologia, Dentística, Materiais Dentários, Prótese Parcial fixa e Adesão.

Marcelo da Rocha Wanderley

MARCELO DA ROCHA WANDERLEY É PROFESSOR DE HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. ATUOU COMO COORDENADOR EXECUTIVO DA COMPANHIA DAS ÍNDIAS - NÚCLEO DE HISTÓRIA IBÉRICA E COLONIAL NA ÉPOCA MODERNA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA MESMA UNIVERSIDADE ENTRE 2013-14.

Marcio Zamboti Fortes

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua nos Mestrados de Engenharia Elétrica e Telecomunicações e Profissional em Montagem Industrial.

Helen Campos Ferreira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciatura em Enfermagem, pela Universidade Gama Filho (1980); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000).

Cátia Fernandes Barbosa

Mestrado e Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora Associado IV e Chefe do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense.

Georgina Severo Ribeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia.

Reinaldo Cardenuto Filho

Professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Reinaldo Cardenuto é graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendeu em 2014 a tese ?O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro?, pela qual recebeu três premiações.

Mário Jorge da Motta Bastos

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002).

Dalmo Valério Machado de Lima

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e, doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto (2009) pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu pesquisa relacionada à Enfermagem Baseada em Evidências, em especial, a revisão sistemática de literatura.

Ceila Maria Ferreira Batista

Possui graduação em Português Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Lingüística-Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2002). No doutorado, fez pesquisa na Biblioteca Nacional de Portugal e no Arquivo da Torre do Tombo sob a orientação de Ivo Castro. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Roclaw Basbaum

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ (1988), MA inFine Arts pelo Goldsmiths' College, University of London (1994 - Bolsista do British Council), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 - Bolsista CAPES) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2008). Recebeu a Bolsa Uniarte Faperj entre 1996 e 1998. Atuou como professor da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo) de 2009 a 2012.

Érica Brandão de Moraes

Professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense. Enfermeira formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP). Membro da REBRAENSP.

Paula da Silva Kujbida

Possui graduação em Farmácia - Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (2002), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professora Adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS.

Adalberto Müller Junior

Graduado e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Doutorado em Letras-Francês pela Universidade de Sao Paulo-FFLCH-DLM (2002) e Pós-Doutorado (PDE-CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft, supervisão de Siegfried J. Schmidt) e Pós-Doutorado Sênior (CAPES) na Yale University, Film Studies Program, sob supervisão de Dudley Andrew. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Bolsista de Produtividade 2A do CNPq de 2009 a 2016, e bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2012-2016).

Tales Ferreira Villela

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Instalações Metalúrgicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Metalurgia Extrativa, Materiais e Diagrama de Fases.

Joao Luiz Leocadio da Nova

Professor no Departamento de Cinema e Vídeo (UFF) é Doutor em Ciências da Comunicação, na área do Cinema, e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica. Após atuar nas áreas de Engenharia de Televisão e de Educação em Saúde, tem concentrado seus interesses de pesquisa e docência na área do Cinema e no seu encontro com a Educação.

Marielle Barros de Moraes

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa de Apropriação Social da informação, com o tema da Formação de Bibliotecários na Iberoamérica, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Andréa Gomes Guimarães

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005). Foi professora da Universidade Estadual do Rio de janeiro (1997-2010) e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria Algébrica de Singularidade.

Ana Paula Mendes de Miranda

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1993) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). É Professora Associada (I) do Departamento de Antropologia. É professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, tendo sido Coordenadora do Programa entre os anos 2012 a 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA CS - Antrop., Arqueol., C. Política, Direito, Rel. Internacionais e Sociologia.

Cezar Teixeira Honorato

Professor Titular em História Econômica e Social do Instituto de História da UFF, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1994).

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional, 1991) e Doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (1997), tendo realizado pós-doutorado em Paris-X, Nanterre (2000-2001) e na École des Hautes Études (GSPM, 2011 - 2012).

Andre Luiz Varella Neves

É Doutor em Ciência Política pela FFLCH ? Programa de Pós Graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), 2010; Mestre em Ciências Sociais com ênfase na área de Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2004; Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), 1992. Realizou o Pós Doutoramento no Programa do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2012..

Laiza Tatiana Poskus

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e, a partir de dezembro de 2016 atua como Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense.

Pablo Nabarrete Bastos

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Coordenador pedagógico do Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS). Coordenador do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom. Pesquisa hegemonia, contra-hegemonia, hegemonia popular, engajamento, movimentos sociais e comunicação popular.

Renato Júnio Franco

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-graduação em História da UFF, pesquisador do Grupo de Pesquisa "Cia das Índias". Atualmente, é diretor da Eduff.

Analúcia Rampazzo Xavier

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica: An Clín. e Toxicológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2001). Atuou como professora doutora em regime de tempo parcial na UNIFENAS em Alfenas-MG (2002-2003), como professora doutora e coordenadora de curso do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP (2004-2007).

Alexsander Lemos de Almeida Gebara

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela mesma instituição em 2006. Atualmente é professor de história da África na Universidade Federal Fluminense. Trabalha com pesquisa e docência na área de História, com ênfase em História da África, especialmente com viajantes e relatos de viagem e análise do discurso colonial.

Rafael Cisne de Paula

Possui graduação em Fisioterapia (UNESA-2007), Mestrado em Neurociências (UFF-2009) e Doutorado em Ciências com área de concentração em Anatomia (USP-2014) com período sanduíche na University of Zurich (Suíça-2012). Possui formação complementar em técnicas de Plastinação e preservação tecidual pela Universidad de Murcia (Espanha-2012) e University of Toledo (EUA-2013) Possui 2 formações complementares em Biotecnologia e inovação no Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia (UFF- 2016 e 2017).

Alceu Junior Paz da Silva

Possui graduação em Química Licenciatura Plena (2002) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Foi professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, no Campus Universitário de Sinop (2009/2010) e, atualmente, é Professor Adjunto II na Universidade Federal Fluminense, no Campus Aterrado, na área de Ensino de Química. Coordenou o Subprojeto de Química do PIBID da UFF em Volta Redonda e foi professor-orientador no curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do IFRJ/Campus Volta Redonda.

Nara Xavier Moreira

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associado I da Universidade Federal Fluminense na área de Ciência dos Alimentos. Tem experiência em Dietética com ênfase no estudo dos alimentos, técnica dietética, planejamento de cardápios, análise dos alimentos.

Fábio Paifer Cairolli

Professor Adjunto de Língua e Literatura Latina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Letras, concentração em Letras Clássicas, pela Universidade de São Paulo (2014). Possui graduação em Letras (Português/Latim - 2005) e mestrado em Letras (Letras Clássicas - 2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Poética e Retórica Clássicas, poesia epigramática, poesia satírica, tradução e comentário dos poetas Marcial, Catulo e Pérsio, leitura e recepção dos clássicos.

Murilo Alvarenga Oliveira

Murilo Alvarenga Oliveira - Graduado e Mestre em Administração (UFRRJ) e Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR.

Carlos Sávio Gomes Teixeira

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFF (1997). Possui dois mestrados: um em Ciência Política obtido na USP (2004) e outro em Comunicação, Imagem e Informação obtido na UFF (2000). Doutor em Ciência Política pela USP (2009). Professor Associado I do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Alternativas Institucionais. De 2002 a 2006 foi comentarista político da TV Educativa. De 2007 a 2009 exerceu o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993). Desde 1994 é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN) responsáveis pelas Especializações Enfermagem em Cuidados Intensivos e Enfermagem em Métodos Dialíticos & Transplante.

Luiza Carneiro Mareti Valente

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2009) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais e Metodos de Ensino Inovadores. Membro do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/ UFF) desde 2012 e coordenadora do mesmo programa a partir de 2018.

Ivan Carlin Passos

Pós-Doutor (2015), Doutor (2011), Mestre (2004) e Bacharel (2000) em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA-USP. Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor e Sub-chefe do Departamento de Ciências Contábeis - Campus Aterrado de Volta Redonda - R.J. - VCO-UFF. Coordenador da graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras - FHO|Uniararas.

Carmen Lúcia Vidal Pérez

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) sob a orientação de Regina Leite Garcia e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002), com doutorado sandwiche na Universidade de Lisboa, sob a orientação de António Nóvoa. Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob a orientação de Sílvio Gallo. Bolsista CAPES e Pesquisadora da FAPERJ e CNPq. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense .

Rodrigo Garcia Amorim

Rodrigo Garcia Amorim é natural de Volta Redonda / RJ. Atualmente é professor adjunto A2 na Universidade Federal Fluminense, unidade Aterrado em Volta Redonda. Realizou quatro estágios de pós doutorado, sendo dois no Brasil (UFABC e ITA) e dois no exterior (MTU - USA e Uppsala University- Sweden). Sua formação acadêmica iniciou na UFRJ, onde realizou sua graduação (UFRJ - 1998-2002), mestrado na UFSCar (2003-2005) e Doutorado na USP (2005-2009). A sua área de atuação é em física da matéria condensada com ênfase em cálculos de primeiros princípios usando a teoria do funcional da densidade.

Patricia de Fátima Lopes de Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Prof Associado 1 do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica Clínica, Bioquímica da Nutrição, Nutrição Clínica, Estresse Oxidativo, Enzimologia e Síndrome Metabólica.

Rogerio Haesbaert da Costa

Professor do Programa de Pós;Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (Doutorado-Sandwich no Instituto de Estudos Políticos de Paris), Pós-Doutorado em Geografia sob supervisão de Doreen Massey na Open University (Milton Keynes, Inglaterra). Professor do Curso de Pós-Graduação em Políticas Ambientales y Territoriales da Universidade de Buenos Aires.

Denise Tavares da Silva

É Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, Membro do Comitê Multidisciplinar da PROPPI (Coordenação da Árear das Ciências Sociais Aplicadas) e líder do Grupo de Pesquisa MULTIS - Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia, certificado pelo CNPq. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, Mestre em Multimeios (Unicamp) e doutora em Integração Latino-Americana (PROLAM/USP).

Adalberto da Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador-visitante junto ao prh/anp 11 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia de campos, análise espectral, transferência de escala, reservatórios de petróleo e estratigrafia de seqüência.

Luciana de Barros Duarte

A pesquisadora possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1997), Mestrado em Tocoginecologia pela USP (2004), Doutorado em Tocoginecologia pela USP com período no exterior no King's College Hospital, University of London sob orientação do Prof. Kypros H. Nicolaides (2005-2008). Especialização em Medicina Fetal pela Fetal Medicine Foudation, King?s College, Londres sob supervisão do Prof. Kypros H. Nicolaides (2005-2007). Adicionalmente foi Clinical Research Fellow no Queen Elizabeth Hospital

Renato de Mattos

Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Professor Adjunto II do Departamento de Ciência da Informação do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF).

Antonio Carlos Amancio da Silva

possui graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, representação cinematográfica, estereótipos cinematográficos, análise cinematográfica e cinema latinoamericano.

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior ( CAPES) e consultora do ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Jürgen Fritz Stilck

Possui bacharelado Em Física pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1983). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, particularmente em modelos para polímeros e modelos estocásticos fora do equilíbrio que exibem transições de fase entre estados ativos e absorventes.

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

Professor titular da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes: www.historia.uff.br/impressoesrebeldes
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1996, respectivamente).

Janaina Luiza dos Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense Disciplina Enfermagem em Situações Críticas Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP - USP. Lecionou na Universidade Estácio de Sá, campus de Nova Friburgo no curso de Enfermagem. Lecionou como Professora Dedicação Exclusiva do Departamento de Medicina da UNICESUMAR - PR. Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP - USP.

Jorge Vieira da Costa Junior

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (eleita a melhor Tese de 2008). Foi auditor independente em uma das big 4 (EY 1993-1994). Foi pesquisador da Fipecafi nos anos de 2006-2007. Atualmente é Assessor do Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM (no ano de 2008, assessorou o então Diretor Eliseu Martins no processo de convergência). É Prof.

João Paulo Orsini Martinelli

Professor no cursos de graduação e pós-graduação no Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP/SP). Professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (atualmente em licença sem remuneração). Pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal.

Daniel Augusto Barroso Lessa

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: eqüino, clínica médica, afecções respiratórias, afecções do aparelho locomotor.

Leandro Roberto Neves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Taubaté (1998), mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2004) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente/pesquisador da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, políticas públicas, território, educação, projeto interdisciplinar e cultura.

Adalberto Bastos de Vasconcellos

Com formação no Ensino Fundamental e Médio pelo Colégio São Bento (RJ), possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / UERJ (1989), especialização em Prótese Dentária pela FOB-USP (1995), Mestrado em Odontologia (Prótese Dentária) pela USP (1999) e Doutorado em Odontologia (Dentística) pela USP (2001). De janeiro de 2014 a janeiro de 2016 foi bolsista de Pós-doutorado no "Department of Operative Dentistry at the University of North Carolina at Chapel Hill - School of Dentistry".

Guilherme de Palma Abrão

Professor Assistente do Departamento de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro - responsável pelo setor de Radiologia Vascular e Intervencionista HUAP/UFF, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1999). Especialista em Radiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Nice/França (2003). Especialista em Neurorradiologia Diagnóstica pela FMUSP (2004). Especialista em Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica pela FMUSP (2007). Doutor em Ciências Médicas pela FMUSP (2008).

Lucia Cavalieri

Cursou Bacharelado e Licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo na década de 1990. Na mesma instituição defendeu a dissertação de mestrado em 2003 e a tese de doutorado em 2010, ambas em Geografia Humana. Dedica-se ao Magistério do Ensino Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense desde 2013.

Eduardo Moreira da Silva

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1990), Mestre em Odontologia (Materiais Dentários) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutor em Odontologia (Dentística), também pela USP (2002). É Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Atua nos Cursos de Graduação e Especialização em Dentística. É Coordenador da Área de Concentração em Dentística do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FOUFF, atuando na linha de pesquisa sobre Desenvolvimento, propriedades e técnicas de aplicação dos biomateriais restauradores.

Andressa Guimarães Torquato-Fernandes

Professora Adjunta de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal Fluminense, aprovada em 1o lugar. Possui Pós-doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV); Doutorado em Direito Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) com Doutorado Sanduíche no Center for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy (CEPMLP), da University of Dundee, Escócia. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Subscrever Universidade de São Paulo