Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador

Vania Noeli Ferreira de Assunção

Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993), mestre (1999) e doutora (2005) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da UFF - Rio das Ostras. Atuou como professora convidada nos cursos de pós-graduação lato sensu em História, Sociedade e Cultura (Cogeae/PUC-SP) e Ciências Sociais: economia-mundo, arte e sociedade (Cufsa). Lecionou também na pós-graduação da Unicastelo (Gestão Educacional) e da Fac. Paulista de Serviço Social (Promoção Social).

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Isabela Sarmet de Azevedo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora associada da Universidade Federal Fluminense. É advogada, formada pela Faculdade de Direito de Campos (2012), com aprovação na OAB em Direito Administrativo (2013).

Paula Land Curi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1994); mestrado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004); doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica. Temas de interesse: psicanálise, mulher, maternidade, gênero e assistência, cuidados. Tem experiência em gestão acadêmica.

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

João Bôsco Hora Góis

É Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador 1B do CNPq. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Boston College (1999). Em 2003, realizou o seu pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Sociologia.

Gisele Gouvêa da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e Professora do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Desenvolvimento e Distúrbios da Comunicação Humana da infância à adolescência. Fonoaudióloga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com período sanduíche (Capes PDSE) na Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Lisboa.

Soraya Rodrigues Martins

Psicóloga (CRP 12/00260). Doutora em psicologia pela PUC-SP (2008), mestre em psicologia - linha de pesquisa ?Organizações humanas, trabalho e o fenômeno das representações sociais pela UFSC (2002)?. Especialização em psicanálise (1988); Psicologia Clínica (2002) Psicologia da Comunicação (1993).

Marcia do Rocio Santos

Professora Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Curitiba/PR (1998), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Foi bolsista IC-CNPq, CAPES e CNPq, respectivamente. Seu enfoque investigativo sobre as transformações do trabalho no âmbito da educação pública contemplou como resultados a sua dissertação de mestrado sobre a luta sindical no Paraná e a sua tese de doutorado sobre a mercantilização e a intensificação do trabalho docente no ensino superior.

Marcia Oliveira Moraes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado.

Maria del Carmen Fátima González Daher

Del Carmen Daher é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora de Produtividade e Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trabalha na graduação junto à licenciatura em Letras (Português-Espanhol) e na Pós-graduação, ao Programa de Estudos de Linguagem, na linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação.

Thiago Moreira de Souza Rodrigues

Graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), com mestrado (2001) e doutorado (2008) em Relações Internacionais pela PUC-SP; com estágio doutoral, em 2007, no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (IHEAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris III). É professor no Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ivana Arquejada Faes

Possui doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1988) . Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense , atuando como líder de grupo de pesquisa principalmente nos seguintes temas: violência domestica, serviço social, serviço social e assistência jurídica, direitos humanos e meio ambiente, saúde mental.

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Marcus Ianoni

Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFF. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFF. Entre 2015 e 2016, fez estágio anual de pós-doutorado na Universidade de Oxford (Latin American Centre). Pesquisa teorias do Estado, especialmente as relações entre Estado, atores sociais e economia, como a temática das coalizões que dão suporte político-institucional e sociopolítico às decisões públicas. Coordena o PolitEcon (Grupo de Pesquisa sobre Política e Economia).

Susana Kampff Lages

Cursou o Bacharelado em Letras (Tradutor-Intérprete Inglês e Alemão) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e é licenciada por complementação pedagógica em Língua Alemã (UFRGS/Universidade de Munique), tendo realizado Mestrado em Literaturas da Língua Portuguesa (1990) na UFRGS e doutorado em Comunicação e Semiótica - Literatura (1996) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2000-2001). De 1989 a 2005 lecionou língua alemã no Centro de Ensino de Línguas da Unicamp.

André Constantino Yazbek

ANDRÉ CONSTANTINO YAZBEK é Mestre e Doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS) e no Institut Mémoires de l?Édition Contemporaine (IMEC). Também possui um estágio de pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault.

Wanderson Fabio de Melo

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestrado em História Social (2002) e doutorado em História Social também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal Fluminense, Curso de Serviço Social, Campus da UFF de Rio das Ostras. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, Formação sócio-histórica, História Contemporânea, História do Brasil, História do Trabalho e Questão Social.

Beatriz Paiva Bueno

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Atualmente é fonoaudióloga - Atuando em Home Care nas áreas de linguagem, motricidade orofacial e voz em especial no atendimento a pacientes com sequelas neurológicas e/ou transtornos mentais. Realiza surpevisão nas áreas de linguagem, motricidade orofacial e atuação em Saúde Coletiva em especial Saúde Mental.

Josycler Aparecida Arana Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Direito das Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2005) . Atualmente é coordenadora disciplina .de Relações Internacionais do Centro de Ciências e Educação Superior pra Distância do Estado do Rio de Jane, profissional liberal - ADV.

Adriano Vargas Freitas

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

Neide Aparecida Marinho

Graduação/Licenciatura em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Artes - Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Artista Plástica, Pesquisadora e Professora adjunta do cursos de Arte e Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF).

Valdelúcia Alves da Costa

Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia, Universidade de Brasília (UnB) e Faculdade de Filosofia de Campos (RJ, 1979); Mestrado em Educação: Educação Especial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ,1988); Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2001); Pós-Doutorado em Direitos Humanos em Educação, Cidadania e Diversidade (UFPE, 2013-2014) e em Políticas Públicas, Formación, Subjetividad, Inclusión Social y Educativa (UNAM, 2013).

Rosany Barcellos de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: competência e serviço social, prática profissional, Alcoolismo, e Serviço Social na Empresa.

Renata Christina Vieira

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (1993-1997), é especialista no método áudio-fonatório Perdoncini de estimulação de linguagem e educação auditiva para surdos pela AIPEDA onde atuou como estagiária, e, após formada, como fonoaudióloga e professora de cursos da instituição.
Possui aperfeiçoamento em Neurociências, Linguagem e Cognição pelo CEFAC (2006-2007), mestrado em Letras - área de concentração: Linguística, pela UERJ (2005-2007) e tem especialização em Voz pelo CEFAC (2009-2011).

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Valter Martins

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), doutor titulado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com período de estágio de pesquisa junto a Universidade Autônoma da Barcelona. Professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Serviço Social de Campos, da Universidade Federal Fluminense, onde atua também como Chefe do Departamento.

Cristina Mair Barros Rauter

É professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós graduação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto "Subjetividade, práticas de cuidar nas religiões de matriz africana e questão negra", no Museu Nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman.

Elizabeth Medeiros Pacheco

Professoar Adjunta do Curso de Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes/RJ)

Isabel Cristina Chaves Lopes

Profª Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social: Serviço Social, fundamentos e prática profissional, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da PUC/SP (2014). Mestre em Serviço Social, política social e trabalho pela UERJ (2002). Especialista em Serviço Social Contemporâneo pela UFF/ESR/SSC (1996). Graduada em Serviço Social pela UFF/ESR/SSC (1989).

Solange Coelho Vereza

Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP).

Cristina Maria Brites

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), mestrado em Serviço Social:Serviço Social, Políticas Sociais e Movimentos Sociais, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Serviço Social: Serviço Social, Fundamentos e Prática Profissional pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós-doutoramento em Serviço Social pela PUC/SP (2014).

Adriana Eiko Matsumoto

Doutora em PSICOLOGIA SOCIAL pela PUC/SP, também possui mestrado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela PUC/SP (2005), especialização em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP/SP e graduações em PSICOLOGIA e LICENCIATURA em Psicologia pela UNESP/Bauru (2001). É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (PUVR).

André Luis dos Santos Queiroz

Possui graduação em FILOSOFIA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal Fluminense (Uff), no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Tem experiência na área de Filosofia e História política da América Latina.

Ana Claudia Lima Monteiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Marco Aurélio Lagreca Casamasso

Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, Mestre em Teoria do Estado e da Constituição e Bacharel em Direito pela PUC-RIO. É Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva do Curso de Direito na Universidade Federal Fluminense - UFF, em Volta Redonda - RJ, e professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - PPGDC -, da UFF. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os fundamentos e transformações do Estado de Direito e a expansão da cidadania no contexto do constitucionalismo norte-americano.

Marcelo de Oliveira Dias

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área de Concentração Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e Docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) , atuando na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores.

Katia Faria de Aguiar

A favor da manutenção e valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação/ A favor do retorno à normalidade democrática. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1981), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1990), Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional / UERJ. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Carlos Antonio de Souza Moraes

Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2016); Mestre em Política Social pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF - 2009); Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2006); Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, Departamento de Serviço Social de Campos/ Campos dos Goytacazes/ RJ/ Brasil, na área de Pesquisa e Produção do Conhecimento em Serviço Social; Professor do Programa de Estudos Pós - Graduados em Política Social (UFF/Niterói); Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Co

Walmeri Kellen Ribeiro

Artista-pesquisadora com pós-doutorado no departamento de Fine Arts da Concordia University (bolsa Capes), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP ( bolsa CNPQ) e mestre em Artes pela UNICAMP, é professora do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense|UFF. Entre 2013 e 2017, atuou como professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará|UFC, tendo participado da criação e implementação do programa, o qual coordenou entre 2012 e 2014.

Laura Antunes Maciel

Doutora em História Social (1997) e mestre em História (1992) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983). Professora do Programa de Pós-Graduação e do Curso de graduação em História da Universidade Federal Fluminense, desde 2002. Atua como orientadora na graduação e na pós-graduação, participa de conselhos editoriais de periódicos acadêmicos e possui experiência com a elaboração e implementação de propostas curriculares e avaliação de cursos de graduação em História.

Guilherme Braga Peña de Moraes

Membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Direito e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York (FU/NY).

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