Direito

Pesquisador

Clarisse Stephan Farhat Jorge

Professora de Direito Empresarial da Universidade Federal Fluminense, onde leciona, atualmente, as Disciplinas "Propriedade Intelectual" e "Empresas, Governança e Sustentabilidade". Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da mesma instituição, com pesquisa sobre Negócios Sociais, Negócios Colaborativos e Responsabilidade Socioambiental de empresas. Mestre em Ciências Jurídico-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/ Portugal, com trabalho desenvolvido sobre "Standards Ambientais Internacionais". Advogada.

Gladstone Leonel da Silva Júnior

Professor Adjunto da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2014). Realizou estágio doutoral (doutorado-sanduíche) na Facultat de Dret da Universitat de València, Espanha. Realizou pós-doutorado no Programa de Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília como bolsista CAPES, além de ser pesquisador vinculado ao NEP/CEAM. Membro da Secretaria Nacional do IPDMS - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais.

Paulo Brasil Dill Soares

Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (1983) e Mestrado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2003). Doutor no Curso Binacional de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com Bolsa de Doutorado CAPG/CAPES. Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense. Experiência docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Castelo Branco, Centro Universitário da Cidade (Univercidade), Universidade Estácio de Sá, Universidade Santa Úrsula, dentre outras.

Douglas Guimarães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Tenho experiência docente na área de Direito, com ênfase em Teoria e História do Direito. Na área de História, desenvolvo pesquisas em História Social da Escravidão e do Trabalho, com ênfase no tema do associativismo e do mutualismo no século XIX.

Gustavo Sampaio Telles Ferreira

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).
Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999).
Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996).

Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva

Ricardo Perlingeiro, de Niterói (1967), é Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2a Região, após ter sido Juiz Federal em Niterói, de 1993 a 2013, e Defensor Público em Cachoeiras de Macacu-RJ entre 1990 e 1992. Juiz auxiliar da Corregedoria do TRF2 (2001-2003), exerceu jurisdição como juiz convocado na aludida Corte, nos anos de 2001, 2005, 2007 e de 2011 a 2013. Foi presidente da Comissão de Treinamento da Seção Judiciária do RJ (1998-1999). Coordenador do Grupo de Precatórios (2001-2006), participou da sua instalação no Conselho da Justiça Federal.

Antonio Carlos Freire Roboredo

PESQUISADOR do CNPq. CAPES. LÍDER DO DIRETÓRIO DE PESQUISA.

Rachel Bruno Pessanha

RACHEL BRUNO é doutoranda e mestre em direito, professora universitária, e membro efetivo da Associação Teixeira de Freitas que tem por objetivo, dentre os seus vários fins, difundir e aperfeiçoar a cultura jurídica.
Cursa doutorado na Universidad del Museo Social Argentino (UMSA), em Buenos Aires.

Patricia Levin de Carvalho Cidade

Possui graduação em Direito pela Universidade Santa Úrsula (1994). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Possui o titulo de Mestre do programa de pós graduação em Justiça Administrativa da Faculadade de Direito / Universidade Federal Fluminense

Vinicius Figueiredo Chaves

Pós-doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão do Prof. Dr. Calixto Salomão Filho. Avaliador do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (INEP/MEC). Editor-associado da Revista Opinião Jurídica, classificada no estrato A2 do Qualis/Capes. FORMAÇÃO ACADÊMICA: 1) Doutor em Direito pela UERJ (foi bolsista CAPES), na linha de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas. 2) Mestre em Direito Público e Evolução Social pela UNESA (foi bolsista CAPES e bolsista UNESA).

Rafael Barros Vieira

Professor Adjunto de Direito do Curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Realizou estágio de doutorado no Birkbeck Institute for the Humanities e na Birkbeck School of Law (University of London), através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Foi professor temporário na Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lerida Maria Lago Povoleri

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1969), graduação em pela Universidade Federal Fluminense (1973) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor associado II. da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, história, desenvolvimento, energia e memória.

Clarisse Ines de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialização em Direito do Trabalho, Processo Civil e Processo do Trabalho pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2013). Doutora pelo Programa de pós graduação em Direito e Sociologia da Universidade Federal Fluminense/UFF (2016).

Sônia Barroso Brandão Soares

É professora adjunta do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé da Universidade Federal Fluminense. É Doutora em Direito, com linha de pesquisa em Direito e Economia, pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2007). É Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). É bacharel em Ciências Jurídicas pela UFRJ (1996) e em Letras Anglo-Germänicas e Português, com Licenciatura em Inglês e Português também pela UFRJ (1986). Lecionou por quatro anos como Prof. Adjunta da Faculdade de Direito da UFRJ (2007/2010).

Myriam Bandeira Vianna Cortes

Doutora em Biologia Marinha e Mestra em Sistemas de Gestão, Especialista em Patologia (Microbiologia). Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas, em Farmácia e em Direito, com atuação como Delegada Ambiental da OAB (2002). Pesquisadora Associado na Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - REMADS-UFF. Pesquisadora do INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM ANÁLISE HISTÓRICA INTEGRADA DE POLUIÇÃO EM SISTEMAS AQUÁTICOS (INCT-AHIPSAq).

Cibele Carneiro da Cunha Macedo Santos

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2015). Tem experiência na área de Direito, especialmente no magistério do ensino superior. Foi professora de Instituições Privadas de ensino superior e da Universidade Federal em Uberlândia. Atuou ainda como coordenadora de Núcleo de Assistência Judiciária (UFU) e de curso de pós-graduação (Faculdade Pitágoras).

Célia Barbosa Abreu

Pós-Doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ. 2008). Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2000). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ. 1991). Professora Associada I de Direito Civil da Universidade Federal Fluminense.

Enzo Bello

Doutor em Direito pela UERJ. Estágio de Pós-Doutorado em Direito pela UNISINOS. Estágio de Pós-Doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Mestre em Ciências Jurídicas pela PUC-Rio. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFF. Professor e ex-coordenador (2014-2016) do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) da UFF. Consultor e avaliador ad hoc na Área de Direito da CAPES/Ministério da Educação.

Patrícia Silva Cardoso

Doutora em Direito da Cidade pela UERJ, em co-tutela com a "Università di Roma - La Sapienza" (2016), com bolsa Capes PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Possui mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Adjunta de Direito Civil da Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda), na qual desenvolve pesquisas com ênfase em Direito Privado, com especial ênfase na temática dos Direitos Reais e da tutela da propriedade privada.

Evandro Menezes de Carvalho

Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2005), com doutorado sanduíche na École Doctorale Concept et Langage da Université Paris-Sorbonne (Paris IV). Professor de Direito da FGV Direito Rio onde foi Coordenador e Vice-Diretor de Graduação. É coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e árbitro da Câmara FGV de Mediação e Arbitragem. Professor Adjunto III da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Direito das Relações Internacionais e coordenador do Núcleo de Estudos dos Países BRICS da UFF.

Claudia de Carvalho Dantas

Enfermeira. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Campus Rio das Ostras, do Instituto de Humanidades e Saúde, na Área do Conhecimento: Administração e Enfermagem e Saúde Integral do Adulto e do Idoso. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP) na área de Ocorrências Éticas/Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem.

João Pedro Chaves Valladares Pádua

possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado teoria do estado e direito constitucional (2008) pelo Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em estudos da linguagem (2013) pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de pós-doutorado como fellow no Center on Language, Law and Cognition da Brooklyn Law School, em Nova Iorque (EUA) (2018). Professor, em nível de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, e advogado.

Roberto de Araujo Vieira

Possui graduação em CIENCIAS CONTABEIS pela FACULDADE DE CIENCIAS POLITICAS ECONOMICAS DO R. DE JANEIRO(CANDIDO MENDES) (1995), graduação em DIREITO pela Universidade Veiga de Almeida (2000) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e perito criminal federal - Departamento de Polícia Federal. Tem experiência na áreas de Administração, Direito e Ciências Contábeis, com enfase em Perícia Contábil.

Giovanna Maria Frisso

Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (2003), mestrado em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de Uppsala (2005), doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Direito pela Universidade de Nottingham (2012). Tem interesse na área de direito internacional público, direito internacional penal, proteção internacional dos direitos humanos, direito internacional humanitário e justiça de transição.

Ionara dos Santos Fernandes

Possui graduação em Serviço Social (2014), mestrado em Sociologia e Direito (2017) e é doutoranda (bolsista CAPES) pelo mesmo programa, ambos na Universidade Federal Fluminense.

Giselle Picorelli Yacoub Marques

Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013-2016). Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2011-2013), com graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF, 2002-2007) e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008-2010). Atualmente, professora do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF, 2017).

Paulo Roberto dos Santos Corval

Doutor em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Graduado em Direito na PUC-Rio. Professor de Direito Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da UFF, no Município de Niterói, Estado Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC).

Raquel Nery Cardozo

Possui graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). É pós-graduada em Direito Público e Privado pela EMERJ/UNESA (2009). É Mestre em Direito Público junto a Universidade Estácio de Sá (2013).

Indio do Brasil Cardoso

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense e pós graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela UniFoa.É professor da Universidade Federal Fluminense e professor da Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Material e Processual do Trabalho. Ex Presidente da OAB Niterói e da AFAT (Associação Fuminense de Advogados Trabalhistas).

Selma Dantas Teixeira Sabra

Possui mestrado em Medicina pela UFF- (1994). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e responsável pelo Serviço de Endoscopia Pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF(procedimentos diagnósticos e terapêuticos em endoscopia digestiva alta e baixa).Professora responsavel pela disciplina de Gastrenterolgia Pediatrica do Servico de Pos Graduacao de Gastrenterologia da UFF.

Cristiana Vianna Veras

Doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2015). Mestre em Droits de L´Homme et Libertés Publiques pela Universidade de Paris X Naterre (2004) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Pós doutorado na Flinders University, Adelaide/Austrália (2018). Associada a Ordem dos Advogados do Brasil - RJ desde 1998. Membro efetivo da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Mediadora Judicial. Professora Adjunta de Prática Jurídica Cível da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Bárbara Gomes Lupetti Baptista

Possui doutorado (2012) e mestrado (2007) em Direito pela Universidade Gama Filho. É Professora Adjunta da Faculdade de Direito da UFF. Professora Permanente do PPGD/UVA. Pesquisadora integrante do Instituto de Estudos Comparativos em Administração de Conflitos (NEPEAC/InEAC/PROPPI). Líder do Grupo de Pesquisa "Abordagens Empíricas sobre o Processo Brasileiro", registrado no Diretório do CNPq (UVA).

Marcia Bataglin Dalcastel

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2005) e doutorado em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial, Administrativo e Constitucional. Membro permanente do PPGDC-UFF.

Eduardo de Alvarenga Tavares

Advogado; Professor Adjunto do Departamento de Direito Aplicado da Universidade Federal Fluminense; Chefe do Departamento de Direto Aplicado/UFF (Biênios 2015/2017 ; 2017/2019); Doutor em Direito pela Universidade Federal Fluminense com tese na área de responsabilidade e proteção ambiental (2014); Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá com dissertação na área de Direito Ambiental (2005); Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2001), Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2000), Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Ja

Rodrigo de Souza Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Vanessa Iacomini

Formação Jurídica. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 20 de outubro de 2010. Coordenadora do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (2013 - 2018). Presidente e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Direito Contemporâneo - NEDC (2013 - 2018). Coordenadora do Grupo Directus (2013 a 2018). Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da UFF - VR ( 2014 -2018). Integrante do Colegiado do curso de direito da UFF-VR ( 2013- 2018). Integrante do Colegiado da Unidade - Instituto de Ciências Sociais e Humanas - ICHS (2013-2017).

Helena Elias Pinto

Professora Associada do Departamento de Direito Público e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Justiça Administrativa - Mestrado Profissional (PPGJA) da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF. Juíza Federal no Estado do Rio de Janeiro desde 1997. Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (2007), Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (2002) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993). Membro da Comissão de Direito Administrativo da Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região - EMARF.

Sérvio Túlio Santos Vieira

É graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, em 1973 e em Ciências Administrativas pela Universidade Augusto Motta - UNISUAM, em 1976. Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF, desde 1984. Leciona Direito Civil, tendo lecionado Direito Processual Civil e Direito Administrativo. Ex-Professor de Direito Civil da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e ex-Promotor de Justiça do Estado do Espírito Santo.

Ercilia de Stefano

Pós-doutora em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela UFF. Pós-doutoranda em Engenharia Civil pela UFRJ - COPPE.
Doutora em Engenharia de Transportes pela UFRJ - COPPE.
Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFRJ - COPPE.
MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior.
Especialista em Gestão Estratégica Pública.
Especialista em Gerência e Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Objetos.
Graduada em Matemática.
Advogada.
Professora, pesquisadora e consultora.

Benedicto de Vasconcellos Luna Gonçalves Patrão

Benedicto de Vasconcellos Luna Gonçalves Patrão é advogado e professor universitário. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde o ano de 2008 exerce a docência na área do Direito Civil, especialmente nas disciplinas de Direito de Família e Sucessões, Direito Imobiliário e Direito Urbanístico.

Marco Aurélio Gonçalves Ferreira

Pesquisador integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT-InEAC (Instituto de Estudos Comparativos em Administração de Conflitos). Doutor em direito pela Universidade Gama Filho(2009) e Mestre em Direito pela mesma Universidade (2002). O doutorado realizado na modalidade sanduíche através dos programas CAPES-SPU ( Universidade de Buenos Aires- Argentina) e também pelo programa Graduate Students Excange Program (Universidade de Ottawa- Canadá) Pós-Graduação pela Universidade Federal Fluminense em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública.

Wanise Cabral Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Foi Professora Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós Doutoral na Universidad Castila-La Mancha (2014)

Cristiane de Souza Reis

Cristiane de Souza Reis é Professora adjunta no departamento de Segurança Pública da UFF/RJ. Foi pesquisadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) no âmbito do pós-doutoramento. É Doutora em Direito e em Sociologia pela Universidade de Coimbra (FDUC/FEUC) desde Outubro de 2011. É Mestre em Ciências Criminais pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro/Brasil e possui Especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Brasil.

Márcia Michele Garcia Duarte

Pós-Doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Portugal (2015-2016).
Pós-Doutora em Direito Processual pela UERJ (2013-2015).
Doutora em Direito (2009-2012), Mestra em Direito (2006-2007) e Especialista em Direito e Didática do Ensino Superior (2003-2004) pela UNESA/RJ.
Professora Adjunta de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense (UFF - Departamento de Direito de Macaé - MDI) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Departamento de Direito Processual, Graduação e Programa de Pós-Graduação em Direito).

Wilton Bisi Leonel

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), na linha de pesquisa Teoria do Direito, Sociologia do Direito e Filosofia do Direito.

Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Professor e pesquisador de cinema, economia da cultura e direito autoral, doutor em Cinema pela USP e com Pós-doutorado no Ceis 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra). Leciona Direito autoral e políticas culturais no curso de produção cultural da UFF, Credenciado no PPGCA/UFF - Pós graduação em Estudos contemporâneos das Artes, no PPED/UFRJ Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e no PPCULT/UFF - Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades.

Cláudio Brandão de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2003) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017).

Cesar Kiraly

Professor de Teoria Política no Departamento de Ciência Política da UFF. Professor-Investigador visitante no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos. Editor da Revista Estudos Políticos. Curador da Galeria IBEU. Autor, dentre outros, dos livros Ceticismo e Política e Os Limites da Representação.

Isabela Bacellar Brandão Guimarães

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/EAU/UFF (2014-2016). Doutora em Urbanismo (PROURB-FAU-UFRJ, 2012, bolsista CAPES). Mestre em Urbanismo (PPGAU/UFF, 2007, bolsista CAPES).Bacharel em Direito FND/UFRJ (2008). Pós-graduada em Auditorias e Perícias Ambientais pela Universidade Gama Filho (2006). As áreas de interesse de pesquisa são Instrumentos da Política Urbana e Direito Urbanístico.

Rafael Mendonça Dias

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2013). Realizou estágio de doutorado como bolsista CAPES na Université Paris X - Ouest Nanterre. Atualmente é professor no curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/PUVR.

Jacqueline de Souza Gomes

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Com pesquisa de pós-doutorado em Bioética pelo PPGBIOS, bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília.

Matheus Vidal Gomes Monteiro

Pós-Graduado em Direito Civil, Processual Civil e Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida - UVA (2008); Mestre em BioDireito, Ética e Cidadania pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL (2010); Doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2017); Professor Assistente do Departamento de Direito (VDI) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Carlos Magno Spricigo Venerio

Doutor e mestre em Direito pelo PPGD-UFSC. Bacharel em Direito (UNISUL). Professor Adjunto do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Justiça Administrativa da Universidade Federal Fluminense. Foi membro da Comissão de Especialistas em Ensino Jurídico do Ministério da Educação. Coordenador do Curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense por dois mandatos (2001-2007). Pesquisador em Teoria e Filosofia do Direito. Líder do Grupo de Pesquisa, estudos e debates 'Argumentos para a democracia' - GARDEM.

Matheus Meott Silvestre

Doutorando em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2014) e mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal Fluminense e professor da Universidade Candido Mendes.

Andreza Aparecida Franco Câmara

Possui graduação em Direito pela Universidade do Grande Rio (2000) e mestrado em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Doutora em Sociologia e Direito na Universidade Federal Fluminense. (2011-2014) Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense, no Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé, no Departamento de Direito. Foi Professora Adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Ciências Administrativas e do Ambiente do Instituto Três Rios (ago. 2010/jun.2015).

Roberto da Silva Fragale Filho

Roberto Fragale Filho é doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier I (1997) e Professor Titular em Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD). É Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de São João de Meriti (RJ), atuando como Juiz Auxiliar da Escola Judicial do TRT-RJ desde março de 2015.

Alberto Nogueira Júnior

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Especialização em Direito Processual Público pela UFF/RJ (2007), Mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (1997) e Doutorado em em Direito pela Universidade Gama Filho (2002). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à informação administrativa, direito administrativo, contraditorio, ampla defesa e processo civil. Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói.

Delton Ricardo Soares Meirelles

Graduado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1998), mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2002) e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2010). Professor adjunto do Departamento de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Gradução em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Coordena o Observatório Fluminense de Estudos Interdisciplinares e Pesquisa Empírica em Processo e Sistemas de Justiça (OBSERVA-PROCESSOS).

Andre Luiz Nicolitt

É Doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa-Lisboa (Reconhecido no Brasil ? Proc. 7074098/2012 ? PPGD/UNESA), Mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, graduado em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro - TJRJ. Professor no Curso de Pós-Graduação em Ciências Criminais na UERJ. Professor no curso de Especialização em Direito e Processo Penal na Universidade Cândido Mendes. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Hustana Maria Vargas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o "Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF". Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Na mesma instituição, integra o PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). Participa, na UFRJ, do "Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior - LAPES". Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia das Profissões e Democratização do Ensino Superior.

Luís Antônio Cunha Ribeiro

É doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), mestre em Direito também pela mesma instituição (1996) e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). É Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense.

Renata Braga Klevenhusen

possui mestrado em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ (2009). Atualmente é professora adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense. Mediadora capacitada em Justiça Restaurativa. Mediadora judicial em formação junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Talita de Assis Barreto

Talita de Assis Barreto é Doutora em Letras (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e tradutora. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2014, e na Universitat Autònoma de Barcelona, em 2015. É Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Renan Aguiar

Renan Aguiar possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Ciências Jurídicas - Teoria do Estado e Direito Constitucional - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio do Janeiro (2001). Professor do da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2006, na qual exerceu a função de Coordenador do Centro de Assessoria Jurídica da UFF, durante dez anos.

Josycler Aparecida Arana Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Direito das Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2005) . Atualmente é coordenadora disciplina .de Relações Internacionais do Centro de Ciências e Educação Superior pra Distância do Estado do Rio de Jane, profissional liberal - ADV.

Cláudio Pereira de Souza Neto

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal Fluminense, advogado e consultor. Atua na área do Direito Constitucional, com especial interesse nos seguintes temas: democracia, direitos fundamentais, jurisdição constitucional e intervenção do Estado no domínio econômico.

Mariana Devezas Rodrigues Murias de Menezes

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense com período sanduíche na Universitè Lumière Lyon 2 (2017). Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2011), especialista em Direito Processual pela Universidade Federal Fluminense (2008). Trabalhou como advogada, analista do Jurídico da Caixa Econômica Federal e professora de Direito Processual Civil no Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA.

Marcus Wagner de Seixas

Advogado, Doutor E Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (PPGSD / UFF); especialista em 'Gestão dos Direitos Humanos' pela UCAM com bolsa da Ford Foudation; curso de extensão em 'Media Law' pela University of Oxford. Chefe do Departamento de Direito da UFF em Volta Redonda. Coordenador-pesquisador das disciplinas: Direito Administrativo e Instituições de Direito Público e Privado do curso semi-presencial em Administração Pública, financiado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Flavio Lemos de Souza

Pós-doutorado em Educação à Distância pela Universidade Aberta de Portugal (2017), doutorado em Psicologia da Interação Homem-Computador (Ergonomia Cognitiva) - Birkbeck College - University of London (1992), mestrado em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas (1985), graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1981), graduação em Direito pela Universidade Iguaçu (2009). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense e no Mestrado em Educação na Universidade Aberta de Portugal onde orienta pesquisa no Mestrado e no Doutorado.

Jean Albert de Souza Saadi

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1989), especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade Estácio de Sá (2007) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (2008).

Eder Fernandes Monica

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2005), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2008) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense e professor dos programas de pós-graduação de Sociologia e Direito e de Direitos, Instituições e Negócios.

Carla Appollinario de Castro

Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Graduada em Direito. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Direito de Volta Redonda, professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

Felipe Mello da Silva Brito

possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós Graduação de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professor Adjunto do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras .

Priscila Petereit de Paola Goncalves

Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), mestre em Ciências Sociais e Jurídicas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal Fluminense, campus Macaé.

Esther Benayon Yagodnik

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense - UFF, Doutoranda em Sociologia e Direito pelo PPGSD/UFF; Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD - Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense - UFF. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2008) e especializações em Advocacia Pública - Residência Jurídica (UFF-2010) e em Direito Penal e Processual Penal (UGF - 2009).

Luiz Oliveira Castro Jungstedt

Luiz Oliveira Castro Jungstedt é professor concursado da Universidade Fluminense ? UFF, desde 1990. Parecerista e autor de obras jurídicas e artigos publicados. Foi pioneiro na organização e publicação da obra que reuniu,em um único volume, as normas administrativas brasileiras (Legislação Administrativa, Ed. Thex,1995). É sócio fundador e professor do Curso Master Juris Professores Associados, Rio de Janeiro.

Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Kowarski

Clarissa Brandão Kowarski possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Permanente do Programa.

Francisco de Assis Aguiar Alves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1995) e mestrado em Direito pelo Centro Universitário Fluminense (2004). Atualmente é professor mestre da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora, professor mestre da Faculdade Cenecista de Rio das Ostras, professor mestre da Universidade Cândido Mendes em Campos dos Goytacazes e professor assistente do quadro efetivo da Universidade Federal Fluminense.

Rogerio Dultra dos Santos

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (2006). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Justiça Administrativa (PPGJA-UFF), Pesquisador Vinculado ao INCT/INEAC da UFF e Avaliador ad hoc da CAPES na Área do Direito.

Marisa Machado da silva

Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialização em Direito Processual pela universidade Federal Fluminense (2008), Mestre em Defesa e Segurança Civil (2015) e doutorando em Sociologia e Direito pela UFF. Professora da Universidade Federal Fluminense. Membro dos Grupos de Pesquisa Empresa, Direito e Sociedade (UFF/CNPQ) e Educação, políticas, práticas e discursos contemporâneos (UFF/CNPQ). Atua nas linhas de pesquisa na de Interesse publico e relações contratuais e Políticas públicas: ensino contemporâneo. Autora de artigos e capítulos de livro.

Isabela Pessanha Chagas

Possui mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (2003). Curso de Formação Avançada pela Universidade de Lisboa (2005/2006).
Atualmente é professora em tempo parcial da Universidade Federal Fluminense. Juiz de Direito de Entrância Especial Substituto de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Anna Cecilia Faro Bonan

Professora Substituta de Prática Criminal na Faculdade Nacional de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), Docente da Pós-Graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Doutoranda em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGD/PUC-Rio), Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF) e Advogada.

Vagner Camilo Alves

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (2005). É professor associado do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa e de Defesa do Brasil, e Cultura e Relações Internacionais.

Cândido Francisco Duarte dos Santos e Silva

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense -UFF no campus Macaé, aprovado em primeiro lugar em concurso de provas e títulos - Direito Processual Civil; é Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito - Mestrado e Doutorado (PPGSD-UFF) e permanente do Programa de Pós Graduação em Direitos Instituições e Negócios - Doutorado (PPGJA-UFF), é membro dos grupos de pesquisa: "Democracia, Cidadania e Estado de Direito" - vinculado ao CNPQ, certificado pela Universidade Federal Fluminense através da Faculdade de Direito da UFF; "Jürg

Adriana Dias Vieira

Doutora em Direito pela Università degli Studi di Firenze em 2015, doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba em 2012, Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da mesma Universidade. Atualmente, é Professora Adjunta III da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ/UFPB). Foi membro titular do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Estado da Paraíba (2017-2018), indicada na vaga de docentes com notório saber sobre o tema.

Paulo Pires de Queiroz

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997). Professor e Pesquisador da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado e Doutorado EBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - BASis. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED.

Fernanda Pontes Pimentel

Doutora em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (2014), mestre em Direito das Relações Econômicas e Contratuais pela Universidade Gama Filho (2002) e bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN/UFF) da Universidade Federal Fluminense. Atuação centrada no Direito Civil, com ênfase no Direito de Família e Sucessões.

Cassio Luis Casagrande

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC), com habilitação específica em Direito do Trabalho (1989), mestrado em Relações Internacionais (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado em Ciência Política (2007) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente é Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminenase (UFF), ministrando aulas na graduação e no mestrado (PPGDC). Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio de Janeiro.

Aldira Samantha Garrido Teixeira

Possui Graduação Em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).Habilitada em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); professora adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Saúde Coletiva.

Ana Alice De Carli

Doutora e Mestre em Direito Público e Evolução Social. Especialista em Direito Público. Professora do Curso de Direito e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da Pós - Graduação Lato Sensu em Residência Jurídica - UFF/VR. Pesquisadora do GEMADI/UFF - Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito. Pesquisadora colaboradora do "Proyecto de Investigaciòn Sustentabilidad y Desarrollo: perspectivas para la construcciòn de um estado de derecho ambiental en Brasil y Costa Rica", coordenado pelo prof. dr. Carlos E.

Victor Hugo Pacheco Lemos

Mestrando em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (linha de pesquisa: Instituições Políticas, Administração Pública e Jurisdição Constitucional). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2015). Advogado com ênfase na área de Contencioso Cível e Consultivo Tributário.

André Domingos dos Santos Alonso

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1993), graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), graduação em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Filosofia (Diplôme D'études Approfondies) - Université Catholique de Louvain (2000) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Catholique de Louvain (2004).

Vladimir de Carvalho Luz

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Professor do magistério Superior na Universidade Federal Fluminense, Adjunto 2, classe C. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social (UFF) e atualmente é Chefe do Departamento de Segurança Pública do InEAC (UFF). É professor credenciado no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (UFF).

Fabiano Gosi de Aquino

Doutor e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense lecionando na disciplina Direito Processual Civil, Professor de Direito Processual Civil na graduação (presencial e EAD) e pós-graduação na Universidade Estácio e do Centro Universitário Uniabeu. Advogado.

Plinio Lacerda Martins

Doutor em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF, Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (2001), Especialista em Direito Civil pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988), graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes-Ipanema (1985) .

Pedro Heitor Barros Geraldo

Bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Professor Adjunto do Departamento de Segurança Pública e Vice-diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da Universidade Federal Fluminense (InEAC-UFF). Doutor em Ciência Política pela Université Montpellier 1. Mestre pelo Programa em Pós-graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003).

Semirames Khattar

Feminista, lésbica, advogada e poeta. Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ). Mestre em Sociologia pelo Instituto de Pesquisas Sociais (IUPERJ). Bolsista Mestrado nota 10 do FAPERJ Mestre em Direito Público na UERJ. Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A trajetória das pesquisas acadêmicas realizadas se vinculam a Segurança Pública e Estado de Direito. Pós- Graduação em Administração Pública(UFF) em andamento 2018. Pesquisadora assistente na Fundação Getúlio Vargas(FGV).

Carlos Eduardo Cunha Martins Silva

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006), Especialização em Criminologia, Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (2009), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016).

Marco Antonio Ferreira Macedo

Professor Adjunto do Departamento de Direito Público (SDB) e do Mestrado em Direito Constitucional (PPGDC) da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1992). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (2006). Professor do Centro Universitário da Cidade (1998). É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997).

Rodrigo Erthal Wilson

Possui graduação em Tecnologia em Informática pelo Instituto Federal Fluminense (2001), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e bacharelado em Direito pela FASAP (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense.

Dalmir José Lopes Junior

Doutor em Bioética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Marco Aurélio Lagreca Casamasso

Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, Mestre em Teoria do Estado e da Constituição e Bacharel em Direito pela PUC-RIO. É Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva do Curso de Direito na Universidade Federal Fluminense - UFF, em Volta Redonda - RJ, e professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - PPGDC -, da UFF. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os fundamentos e transformações do Estado de Direito e a expansão da cidadania no contexto do constitucionalismo norte-americano.

Arthur Cunha da Costa Lima

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito Cândido Mendes (1983). Concluiu especialização pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2007. Cursou Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Argentina, tendo apresentado a sua defesa, em 04 de julho de 2017. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito do Consumidor.

Fernando Gama de Miranda Netto

Fernando Gama de Miranda Netto é Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (2007), com período de um ano (Março/2006-2007) de pesquisa na Deutsche Hochschule für Verwaltungswissenschaften de Speyer (Alemanha) e no Max-Planck-Institut (Heidelberg) com bolsa CAPES/DAAD.

Taiguara Libano Soares e Souza

Bacharel em Direito pela UFF (2008), mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2010), Doutor em Direito pela PUC-Rio (2015). Advogado criminalista, Professor de Direito Penal da UFF; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF); Professor Adjunto de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito IBMEC-RJ, professor da Pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia da UCAM, professor de Direito Penal da EMERJ, professor de Direito Penal da Escola Superior da Polícia Militar.

Quintino Lopes Castro Tavares

Professor assistente da Universidade Federal Fluminense, Doutorando em Direito na FND/UFRJ, graduado e mestre em Direito pela UFSC. Tem experiência forense e no magistério superior, com ênfase em Direito Processual e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Processual, Civil e Penal, hermenêutica, constitucional e semiótica textual (aplicada ao Direito).

Daniel Arruda Nascimento

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Eleito diretor do Instituto de Ciências da Sociedade (mandato para o quadriênio 2016/2020). Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (em curso). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo.

Antônio Carlos Magalhães da Silva

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2005). Mestrado em Administração pela Coppead/UFRJ (2000). Graduado em Eng. de Produção pela UFRJ (1993), Administração de Empresas pela UERJ (1993), Ciências Contábeis pela UERJ (2004) e Direito pela UFRJ (2007). Professor da Uiversidade Estácio de Sá (Unesa) do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA(. Participante do Programa de Bolsa Produtividade da Unesa. Professor da UFF..

Ozeas Correa Lopes Filho

O professor Ozéas Corrêa Lopes Filho possui Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Estácio de Sá, Mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino e Doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense e, é Graduando em Estudos de Mídias pela Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Manuel Val

Possui graduação em Direito - Universidade de Buenos Aires (1988), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF) e Chefe do Departamento de Direito Público (SDB-UFF) .

Guilherme Braga Peña de Moraes

Membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Direito e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Fordham School of Law - Jesuit University of New York (FU/NY).

Andressa Guimarães Torquato-Fernandes

Professora Adjunta de Direito Financeiro e Tributário da Universidade Federal Fluminense, aprovada em 1o lugar. Possui Pós-doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV); Doutorado em Direito Financeiro pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP) com Doutorado Sanduíche no Center for Energy, Petroleum and Mineral Law and Policy (CEPMLP), da University of Dundee, Escócia. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Subscrever Direito