Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisador

Maria Thereza Baptista Wady

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), é espacialista em Nutrição Clínica pela Fundação Carlos Chagas e em Terapia Nutricional Parenteral Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN). Mestrado em Bioquímica pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Biologia Parasitária, área de concentração Imunologia Clínica pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ).

Sandra Costa Fonseca

Possui graduação em Medicina (UERJ,1982), mestrado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ,1997) e doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ,2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Administra disciplinas para a graduação (Curso de Medicina) e pós-graduação (Mestrado em Saúde coletiva).

Christina Gaspar Villela

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Gama Filho, 1986), Mestre (1995) e Doutora (2000) em Ciências (Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ). Possui Pós-doutorado em Química de Proteínas (Laboratório de Toxinologia, FIOCRUZ; recém-doutor/CNPq) e em Farmacologia Molecular (Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Pesquisador associado/FAPERJ).

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense do curso de graduação em Nutrição e do Programa de Mestrado e Doutorado em Política Social. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas de alimentação e nutrição, seguranca alimentar e nutricional e politicas publicas em saúde.

Claudia Osorio da Silva

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho.

Aluísio Gomes da Silva Junior

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981);fez Residência em Medicina Preventiva e Social -HUAP-UFF(1983), Especialização em Administração de Serviços de Saúde em áreas Integradas,Regionalizadas e Hierarquizadas na UFF(1984) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ (1996). Cursou Regulation in a Modern National Economy na The George Washington University - School of Business - USA(2005). Desde 1983 é Professor da UFF.

Alan Araujo Vieira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pelo Instituto Fernandes Figueira / Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Professor Associado do Departamento Materno Infantil da Universidade Federal Fluminense e Chefe Clínico da Neonatologia do Hospital Universitário Antônio Pedro. Tem experiência na área de Pediatria e Neonatologia com ênfase em nutrição neonatal.

Deison Alencar Lucietto

Cirurgião-dentista pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM, 2002), Mestre em Saúde Pública, na Subárea de Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz/RJ (ENSP/FIOCRUZ, 2005) e Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz/RJ (ENSP/FIOCRUZ, 2012).

Maria Inês Couto de Oliveira

Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É vice-coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Baby-Food Action Network-IBFAN desde 1987. Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Jorge Luiz Lima da Silva

Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (Uff-2004). Pós-graduação em Formação Pedagógica para Área da Saúde (2005) e Ativação de Processos de Mudança, na Formação Superior em Saúde (Ensp/Fiocruz-2006) - desenvolveu estudos sobre ensino na saúde. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2007) - desenvolveu estudos epidemiológicos, na área de saúde do trabalhador, em parceria com a Fiocruz - Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde.

Julio Alberto Wong Un

Medico pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (1988), Lima - Peru, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1997) - Rio de Janeiro; e Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002).

É professor adjunto do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ desde 2006.

Tem experiência na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva, com ênfase em

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP. Tem experiência nas áreas de saúde coletiva com foco em educação popular em saúde e pesquisa-ação participativa em saúde. Desenvolve investigações no entorno dos temas: política social em que pese processos de inclusão/exclusão social e equidade em saúde; saúde de adolescentes e jovens.

Fábio Aguiar Alves

Professor Associado de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós Graduação em Patologia e Docente no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com Doutorado sanduiche na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Pós-doutoramento no programa FOGARTY (NIH) para doenças infecciosas, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) (2004-2006).

Saulo Cabral Bourguignon

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Atualmente é Prof. Titular do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF.

Felipe Guimarães Tavares

Doutor e mestre pelo programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública/ Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/Fiocruz. Especialista em Vigilância Alimentar e Nutricional para a Saúde Indígena pela ENSP/Fiocruz. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Vice-coordenador do Curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva da EEAAC/UFF. Pesquisador de temas de saúde pública e saúde indígena. Membro do GT de Saúde dos Povos Indígenas da ABRASCO.

Isabela Resende Pereira

Possui graduação em Biomedicina com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Celular e Molecular com área de concentração em Farmacologia e Imunologia pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Pós-doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e professora titular no Centro Universitário UNIFAMINAS.

Monica Maria Raphael da Roza

Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia de Rio das Ostras, doutora em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi consultora do Ministério da Saúde para a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (PNH/SUS) entre 2007 e 2011. A partir da pesquisa ?O apoio institucional na Política Nacional de Humanização?

André Ricardo Araujo da Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Pesquisa Clinica em Doenças Infecciosas pela Fundação Oswaldo Cruz (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Consultor externo da CCIH do Hospital Prontobaby, Centro Pediátrico da Lagoa e Hospital Domingos Lourenço.

Helia Kawa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz . Atualmente é professora associada do Departamento de epidemiologia e bioestatística da Universidade Federal Fluminense, exercendo atividades em cursos de graduação, no programa de pós-graduação em Saúde Coletiva e no mestrado profissional em saúde da família.

Enrico Mendes Saggioro

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz com período sanduíche na Plataforma Solar de Almería, Espanha (2014). Pós-Doutorado no Programa de Engenharia Química da UFRJ/COPPE (2015). Atualmente é Pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Fiocruz/ENSP e Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Medicina (UFF/HUAP).

Patricia Henriques

Doutora em ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde pela Ensp/Fiocruz. É Professora Adjunto da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense do Departamento de Nutrição Social. Atua na área de alimentação para coletividades com ênfase em Legislação e vigilância sanitária, Promoção de ambientes alimentares saudáveis e Alimentação escolar.

Thiago Pavoni Gomes Chagas

Professor Adjunto do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Possui Doutorado

Silvio Cezar de Souza Lima

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, História da Saúde, Brasil Império, Teorias Raciais e Medicina e Escravidão.

Claudia Maria Antunes Uchôa Souto Maior

possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado pelo Programa em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ-RJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando com parasitos intestinais, leishmaniose e educação em saúde.

Elaine Silva Miranda

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2010). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) na subárea de Toxicologia (2003). Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000).

Amanda Ornela Hyppolito

Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Ciências da Saúde (2003) e Doutora em Saúde Pública (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense. Atuando em ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva em Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas e Saúde da Família.

Armando Cypriano Pires

Possui Graduação em Medicina (1986) e Residência em Medicina Preventiva e Social (1989) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado (1986) e Doutorado (2015) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ/MS). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde da Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Rafael Braga Petito

Possui pós-doutorado (2014) e doutorado em Biologia Parasitária (2013) e mestrado em Biologia Celular e Molecular (2008) ambos pelo Laboratório de Hanseníase pela Fundação Oswaldo Cruz, e graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo CNPq (2014).

Vivian Wahrlich

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: necessidade energética, gasto energético, metabolismo basal, antropometria e equações de predição.

Mônica de Castro Maia Senna

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1995) e doutorado (2004) em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Foi coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social no período de 2011 a 2014 e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ nos períodos de 2008 a 2010 e 2012 a 2014.

Alynne da Silva Barbosa

Professora Adjunta de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências no curso de Medicina Tropical, Fundação Oswaldo Cruz (2015). Participou do programa de doutorado sanduíche do Ciências sem fronteiras do CNPq na Universidade Complutense de Madrid, Espanha (2014/2015). Mestre em Microbiologia e Parasitologia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Arnaldo Costa Bueno

Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico e Educacional Souza Marques , Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz .
Professor Associado de Pediatria da Universidade Federal Fluminense.
Professor e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Pediatria / UFF.
Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Pediatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Consultor do Método Canguru no Ministério da Saúde do Brasil.

Márcia Guimarães de Mello Alves

Possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (1985), residência em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (1998), doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2004) e pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).

José Roberto da Rocha Bernardo

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1988) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002). Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia-COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998) , com ênfase em propriedades físicas e nanoestruturas de filmes finos, além de experiência em análises por microscopia eletrônica de varredura e trasnmissão e difração de elétrons.

Elizabeth Valverde Macedo

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Química Orgânica pelo Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Vigilância Sanitária pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente é Vice-Diretora do Laboratório Universitário Rodolpho Albino (LURA) da UFF, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão para o monitoramento da qualidade de medicamentos dispostos ao uso no SUS e Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos.

Suzete Araujo Oliveira Gomes

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioqímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005).

Andréa Alice da Silva

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Patologia experimental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua nos temas relacionados a biomarcadores imunológicos nas doenças infecciosas e de perfil inflamatório crônico. Foi Jovem cientista do Nosso Estado em 2009 e 2013.

Marcelo Salabert Gonzalez

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Parasitologia Veterinaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi chefe do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Biologia) da Universidade Federal Fluminense entre 2001 e 2005. Participou em 2 ocasiões do PROBRAL (CAPES/DAAD) exercendo atividades de pesquisa (Doutorado Sandwich e Pós Doutorado) no Departamento de Zoologia Especial da Ruhr Unversitaat-Bochum (Alemanha).

Amanda Torrentes de Carvalho

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (2005), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Biologia Parasitária (Conceito CAPES 6) pela Fundação Oswaldo Cruz (2008), doutorado em Biologia Parasitária (Conceito CAPES 6) pela Fundação Oswaldo Cruz (2013) e pós-doutorado Junior CNPq (2013-2015) . Atualmente é professora Adjunta I do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora colaboradora na Fundação Oswaldo Cruz.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Otilio Machado Pereira Bastos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981), Especialização no Curso Básico da Fundação Oswaldo Cruz (1982), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi professor titular de Microbiologia e Imunologia das Faculdades de Medicina, Nutrição e Enfermagem de Petrópolis, professor titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos e professor adjunto da Faculdade de Medicina de Campos.

Jussara Machado Lagrota Candido

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado (1994) e doutorado (2001) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Atualmente é professora Associada IV do departamento de Imunobiologia e atua como membro da pós-graduação em Ciência e Biotecnologia e de Neurologia da Universidade Federal Fluminense.

Maria Goretti Andrade Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Realizou estágio de Pós-doutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP-FIOCRUZ) sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Amarante.

Yara Leite Adami Rodrigues

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) Especialização em Homeopatia pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil, Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995). Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz concluído (2009) em estudo com ênfase na epidemiologia de infecções por filárias, principalmente Mansonella ozzardi.

Rosana Soares de Lima Temperini

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. É

Carmen Baur Vieira

Professora na Universidade Federal Fluminense, no cargo Adjunto I, Área de Virologia, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, no Instituto Biomédico. Pós-Doutorado pelo PDJ/CNPq desenvolvendo projetos em Virologia Ambiental, incluindo detecção, quantificação, caracterização molecular de vírus clássicos e emergentes associados a quadros gastroentéricos e avaliação de risco, no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental - Laboratório de Referência Regional para Rotaviroses (LRRR), Ministério da Saúde, e centro colaborador OPAS/OMS para Saúde Pública e Ambiente.

Beatriz Brener de Figueiredo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1995) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2007). Atualmente é Professor Associado de Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: helmintologia, protozoologia, entomologia de importância médica e veterinária.

Marcia Barreto da Silva Feijó

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Vigilância Sanitária de Produtos pela Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professor orientador mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, colaborador grupo pesquisa alimentos func.

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris (12/1997 - 03/1998) e na Universidade de Portsmouth, na Inglaterra (08/2000-12/2002).

Veronica Figueiredo do Amaral

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1986), especialização em Patologia Experimental pela UFF (1989). Possui mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Professor Associado do Departamento de Imunobiologia Universidade Federal Fluminense. Chefe do Departamento de Imunobiologia (2014-2016). Líder de Grupo de Pesquisa.

Gilson Saippa de Oliveira

Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990-1991), Mestre em Saúde Pública, área de concentração - Políticas Públicas de Saúde (1998) e Doutor em Saúde Pública, linha de pesquisa - Profissão, Trabalho e Formação em Saúde (2010), pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1999, atuando nas áreas de Políticas Públicas de Saúde, Planejamento e Gestão em Saúde, Ética Profissional e Integralidade.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro

Maria Martha de Luna Freire

é graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestre em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz (1991), doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (2006), com pós doutorado no Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa (2011) e no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira /Fiocruz (2016-17).

Claudia Lamarca Vitral

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984) e Pós-Graduada pelos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Parasitária (área de concentração: virologia) pela Fundação Oswaldo Cruz, concluídos em 1991 e 1997, respectivamente. É Professora Titular do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico, Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também a atua como membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina.

Ellen Cortez Contreiras

Atualmente, é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense ? UFF. Desde 1986, vem desenvolvendo atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

Atua na Pró-Reitoria de Extensão, PROEX-UFF, como subcoordenadora da Divisão de Informação, Difusão e Memória ligado à Coordenação de Difusão e Fomento a Extensão - CDFE/EX, membro da Câmara Técnica que avalia os Projetos/Programas de Extensão da UFF e presidente do prêmio Josué de Castro de Extensão da Semana de Extensão da UFF.

Andréa Neiva da Silva

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (2003). É doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFF.

Rita Leal Paixão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990.

Lenita Barreto Lorena Claro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde da Comunidade, Universidade Federal Fluminense.

Maura Ventura Chinelli

Possui graduação em Química ? Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978 e 1979), graduação em Pedagogia/Supervisão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lecionando na Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Ensino de Ciências da Natureza.

Veronica Silva Fernandez

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (2006) e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - FIOCRUZ (2009).

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Atualmente é diretor de estudos e pesquisa - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos, coordenador do núcleo de pesquisa histórica - Instituo de Pesquisa e Memória Pretos Novos e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, doenças, história social, tráfico escravo e morte.

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com pós doutorado na London School of Economics and Political Science. É professora titular da Escola de Serviço Social e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense.

Fabio Otero Ascoli

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1999), mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela UFF (2002) e doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Laboratório de Imunofarmacologia. Foi professor substituto de Farmacologia Veterinária da UFF de 2002 a 2004.

Gina Peres Lima dos Santos

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2003), Mestrado e Doutorado em Ciências, área de Vigilância Sanitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005 e 2012, respectivamente). Professora Adjunto de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense. Experiência em docência na FIOCRUZ (pós-graduação Stricto Sensu e curso técnico), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), UNIRIO e Faculdade São Camilo (graduação). Realização de Prática em Docência na UFRJ e Universidade Estácio de Sá (graduação).

Subscrever Fundação Oswaldo Cruz