Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador

Fernando de Araujo Penna

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFF e parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFP UERJ. Doutor e Mestre em Educação pelo PPGE da UFRJ e bacharel e licenciado em história pela mesma universidade. Atualmente é coordenador do Movimento Educação Democrática. Condecorado com a Medalha Tiradentes, concedida pela ALERJ, em 2017. Tem dedicado suas pesquisas mais recentes aos temas: educação democrática, ensino de história e "escola sem partido".

Roberta Barcelos Pereira de Souza

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Especialização (2000), Mestrado (2002) e Doutorado (2009) em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associado, nível 1, do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense, área de conhecimento Odontopediatria, atuando no curso de graduação em Odontologia e no Programa de Pós-graduação em Odontologia, do Instituto de Saúde de Nova Friburgo.

Celso Martins Azar Filho

Professor Associado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense e Professor Permanente nos Programas de Pós-graduação em Filosofia das Universidade Federais Fluminense e do Rio de Janeiro. Pesquisador Convidado pela École Normale Supérieure de Lyon em 2009 e em 2011; em colaboração com a mesma instituição coordenou o projeto "Arte, ciências e filosofia no Renascimento" no âmbito do programa Capes-Cofecub 2014-2017 (Edital nº. 021/2013; projeto 812-14). Líder do Laboratório de Estudos Renascentistas (LERen/CNPq/UFF).

Monica Almeida Tostes

Concluiu a graduação em Odontologiana FO-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo (1999). Especialista em Ortodontia e Ortopedia pela FO-Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor TItular da disciplina de Odontopediatria da Universidade Federal Fluminense, atuando no Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em diagnóstico e prevenção de cárie.

Marco Aurélio Cabral Pinto

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1988), mestrado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ (1996) e doutorado em Economia pelo IE/UFRJ (2005)..

Há cerca de 20 anos desempenha papel como engenheiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e como professor concursado do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

Maudeth Py Braga

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Especialização em Recursos Humanos pela PUC-Rio (1987) e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). Coordena, desde 2006, o projeto de extensão: Reabilitação Humana, trabalho e inserção social.

Cristiane Nunes Francisco

possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia de Transportes (Geoprocessamento) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (2004). Realizou Pós-Doutoramento em Sensoriamento Remoto pelo INPE (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Ronald Marques dos Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Ciências pelo IBCCF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual já ocupou o cargo administrativo de Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (2006-2008). É o atual Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina da UFF.

Beatriz Brandão Polivanov

Professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), do qual foi Chefe de 2016 a 2018. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES/PNPD na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Graduada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Licenciatura pela Faculdade de Educação também da UFRJ.

Rodrigo Silva Lima

Carioca, 43 anos e flamenguista. Doutor e mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Educador Social formado pela Associação Beneficente São Martinho.

Elianne Ivo Barroso

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Recherches Cinématographiques et Audiovisuelles - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e realizei um Pós-Doutorado pela Université du Québec Abitibi-Témiscamingue. Atualmente é professora adjunta IV e coordenadora do Labores - Laboratório de Extensão e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.

Jorge Ricardo Freund

Possui Mestrado em CIÊNCIA DA ARTE pela Universidade Federal Fluminense (2007) e graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Realizou cursos de extensão: O Canteiro e o Desenho com Sergio Ferro - IAB - SP(1979) e Semiótica Visiva com Humberto Ecco - Universidade Sta Ursula - RJ (1980) Realizou curso de Cinema Direto com o Atelier Varan/Jean Rouch - Paris em João Pessoa(1981) onde realizou varios documentarios com o tema Expansão Urbana e Estéticas Espontaneas.

Renata Ferraiolo Gueiros

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado (2003) e doutorado(2011) em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, campus de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: endodontia,saúde bucal coletiva, planejamento e administração em saúde.

João Marcos Bittencourt

Tenho doutorado pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/ UFRJ em co-tutela com o Institut d'Etudes du Travail de Lyon (IETL) da Universidade Lumière Lyon 2. Atualmente sou pós-doutorando no Programa de Engenharia de Produção, onde atuo nos laboratórios PRO-PME e ?Ergonomia & Projetos? em projetos ligados à minha área de pesquisa. Sou graduado em Desenho Industrial pela EBA/UFRJ onde atuei como pesquisador do LABCAD (Laboratório de Concepção e Análise do Design) participando de projetos em design náutico.

Italo Bruno Alves

Professor Associado do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Regime de Dedicação Exclusiva. Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001-2005), Mestre em História da Arte EBA/UFRJ (1996-1998), Bacharel em Pintura (1990-1995) pela EBA/ UFRJ onde obteve Diploma de Dignidade Acadêmica Cum Laude.

Luciano Dias Losekann

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor Associado II do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. É coordenador do Programa de Pós Graduação em Economia da UFF. É membro do Grupo de Economia da Energia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, regulação, energia, reforma e economia industrial.

Fernanda Andrade Almeida

Possui mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito

Lisiane Veiga Mattos

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Química - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado - COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como pesquisadora no Instituto Nacional de Tecnologia de 2000 a 2008. Atualmente, ocupa o cargo
de Professor Associado I no Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense
(UFF) e de Coordenadora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (UFF). Também faz parte do

Lúcia Maria da Silva Soares

Assistente Social. Doutora em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Mestre em Educação pela Universite Lumiere Lyon 2 (2004). Membro da Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/RJ 7ª Região nas gestões 2005-2008 e 2008-2011. Hoje é docente do curso de Serviço Social do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Santos de Brito Alves

Graduação (1998) e mestrado (2000) em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado (2002) e doutorado (2006) em engenharia mecânica e aeroespacial pela Universidade da California em Los Angeles (UCLA), e pós-doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e de Materiais entre 2007 e 2012 e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Defesa entre 2010 e 2012 no Instituto Militar de Engenharia (IME).

Lauro Eduardo Kozovits

Lauro Eduardo Kozovits é professor associado do Departamento de Computação TCC da UFF, Universidade Federal Fluminense, e pesquisa na área de desenvolvimento de software em computação móvel e jogos incluindo jogos educacionais. Também trabalha com Sistemas Embarcados. É o coordenador do projeto de inovação tecnológica (extensão) iAerobot para desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) e do projeto de extensão Lewis::AndroidGames II. Concluiu o doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2004.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade.

Douglas de Souza Pimentel

Possui Graduação em Licenciatura (1992) e Biologia Marinha (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ecologia pelo PPGE da mesma Universidade (1996), quando trabalhou com Ecologia Microbiana. Obteve o título de Doutor no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ - Universidade de São Paulo, na área de Conservação de Ecossistemas (2008). Atuou como professor concursado na Escola Estadual de Ensino Supletivo Cuba e posteriormente em duas matriculas no Colégio Pedro II.

Ludmila Rodrigues Antunes

Professora Adjunta IV da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos.Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (2001), na área de Política Social. Possui Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo(Unicamp-(1994 ). Realizou estágio de Pós doutorado no Instituto de Economia( IE-UFRJ) no Laboratório de Economia Política da Saúde (LEPS)/ Bolsa PDS-FAPERJ(2009).

Adriano de Souza Martins

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), onde também realizou mestrado (1999) e doutorado (2003) em Física, ambos sob a orientação de Belita Koiller. Entre 2003 e 2004, realizou um estágio pós-doutoral na Universite Catholique de Louvain, sob a supervisão de Xavier Gonze e entre 2004 e 2006 foi também posdoc no Instituto de Física da UFF, sob a supervisão dos professores Pedro Venezuela e Roberto Bechara Muniz.

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Marcela Soares Silva

Pós-doutoranda em Sociologia do Trabalho pela Unicamp. Doutora e mestre em Serviço Social pela UFRJ, graduada em Serviço Social pela mesma universidade. Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Serviço Social de Niterói da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da mesma universidade. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC/CFCH/UFRJ). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social - NUTSS na ESS/UFF e o Niep/UFF.

Ricardo Stavola Cavaliere

é graduado e licenciado em Letras (Português/Inglês) (1975) e graduado em Direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas (1997) pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara.

Ana Paula Massadar Morel

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde realizou pesquisa sobre educação no movimento zapatista. Foi educadora na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Tem como principais áreas de interesse: Antropologia Política, Antropologia e Educação, Educação Popular em Saúde e Movimentos Sociais e Autonomia.

Carmem Aparecida do Valle Costa Feijo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Economia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Economia - University College London (1988). Ocupou no biênio 2008-2009 a Secretaria Executiva da Associação Nacional de Pós Graduação em Economia (ANPEC); assumiu em setembro de 2011 a função de Coordenadora-adjunta da área de Economia da CAPES (triênio 2010-2013), e em maio de 2012 a Coordenação da área.

Paulo Henrique Furtado de Araujo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1994) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE-UFF) e Subchefe do Departamento de Economia da Faculdade de Economia da UFF.

Daniella Martins Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimonio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Tem experiência na área de Conservação e Restauro, tendo atuado em projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Desenho Técnico - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Edmundo de Drummond Alves Junior

Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é vice diretor do Instituto de Educação Física desde o ano de 2011, é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973); possui Diploma de Estudos Aprofundados (Dea) Histoire Civilisations et Sociétés - Université Rennes 2 Haute Bretagne, (1994), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2004).

Christiano Britto Monteiro dos Santos

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do videogame e mídia do século XX.

Ricardo Pinheiro dos Santos Bastos Filho

Professor Adjunto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense e Univesidade Claude-Bernard Lyon 1 (2013). Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2010).Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro - Cremerj.

Dayse Carla Genero Serra

Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Wanise Maria de Souza Cruz

WANISE MARIA DE SOUZA CRUZ CONCLUIU O DOUTORADO NO PROGRAMA DE CLÍNICA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 2018. O MESTRADO EM BIOQUÍMICA FOI CONCLUÍDO NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 2002. ATUALMENTE É PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. COORDENEI O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA DA FACULDADE DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NO PERÍODO DE 2010-2013. TENHO PUBLICADO ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E EM ANAIS DE EVENTOS.

Paulo Cesar Rodrigues Carrano

Professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente dos seguintes programas de pós-graduação na UFF: Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdade Social e Educação; e Mestrado Cultura e Territorialidades (PPCULT), linha de pesquisa Mediações, saberes locais, práticas sociais. É bolsista Cientista do nosso estado - Faperj.

Andréa Gomes de Oliveira Aguiar

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva/UFRJ (2002), especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (2006) e especialização em Comunicação e Saúde pelo ICICT/Fiocruz (2011). É especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2007), FACS Certified Coder do FM-Group International (2016) e possui doutorado em Ciências na área de Medicina Preventiva/USP (2005).

Silvia Eliza Almeida Pereira de Freitas

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (MNS) e vice-diretora da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro/UFF e professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação Ciências da Nutrição/FNEJF/UFF. Atua na área de Educação Nutricional e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Educação Alimentar e Nutricional e Alimentação escolar.

Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos

Doutor em Filosofia/UFRJ. Professor Associado do Dept°. de Artes e Estudos Culturais/RAE e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA na Universidade Federal Fluminense/UFF. Líder de Grupo do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: 'práticas estético-políticas na arte contemporânea'/UFF. Atua como teórico-ativista no Coletivo de Arte e Ações Estético-Políticas '28 de Maio'.

Leandro Alcoforado Sphaier

O Prof. L. A. Sphaier tem graduação (1998) e mestrado (2000) em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o doutorado (2005) pela University of Illinois at Chicago (UIC), também em engenharia mecânica. Após ter obtido o título de doutor, ele entrou para o departamento de engenharia mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 206, onde atualmente atua como professor associado. O Prof. Sphaier tem mais de 130 publicações em periódicos e congressos, além de ter participado de capítulos de livros internacionais e um livro nacional.

Caio Nogueira Hosannah Cordeiro

É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996), e doutor em Educação, pela mesma universidade (2015). Atualmente, é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF.

André Luiz Ferrari

possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: bacias rifte, análise de fraturas e paleotensões, tectonosedimentação, morfotectônica.

José Eduardo da Rocha Alves Junior

possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, medição de energia elétrica e medição fasorial.

Marcos Fabio Campos da Rocha

Graduação em Música - Bacharelado - Conservatório Brasileiro de Música-RJ/Centro Universitário (1986). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Lingüística Interdisciplinar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente na área de Língua e Literatura Alemã.

Pablo Leite Bernardo

Graduação em Física Bacharelado (2007), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizei um doutorado sanduíche na Montana State University - EUA em 2012, onde obtive experiência na fabricação de policristais e monocristais pelo método de reação do estado sólido, Floating-Zone e transporte à vapor.

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidade.

Clarissa da Costa Moreira

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), foi estudante visitante no mestrado de "Housing and Urbanism" na Architectural Association School, Londres. Em 1996, realizou mestrado em urbanismo no PROURB/UFRJ (2002) e doutorado em Filosofia da Arte e da Arquitetura pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2007) com a tese "Ville et Devenir: Dogville ou le devenir-village des métropoles", publicada pela editora L'Harmattan, em 2009.

Daniel Ferreira Falcão

Créditos concluídos no Doutorado em Contabilidade pela UnB. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998), Pós-Graduado em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2001), MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral ? FDC (2002) e Mestrado em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? UFRRJ (2009), Atualmente é professor assistente do Departamento de Contabilidade, da Universidade Federal Fluminense ?

Yelson Duboc do Natal

Possui graduação em Engeharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Welding Technology - Cranfield University (1980). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e especialista da Companhia Siderúrgica Nacional. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Soldagem. Esta fazendo o doutorado na UFF com o tema "analise de juntas soldadas a laser de aços de ARBL aplicados na industria automotiva.

Robson Palhas Saramago

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (turma de 1989 com colação de grau em 1991 durante o mestrado), mestrado em Geotecnia pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (1994) e doutorado em Geotecnia pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2002).

Renata de Oliveira Cardoso

Professora do curso de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, desde Janeiro de 2013. Doutoranda em Serviço Social no programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela UFRJ (2012) e bacharel em Serviço Social pela mesma universidade (2008). Formação com ênfase nas seguintes temáticas: políticas públicas e contrarreformas do estado, organização dos trabalhadores, fundamentos do Serviço Social e formação profissional em Serviço Social.

Ana Beatriz Monteiro Fonseca

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Carolina Coelho Fortes

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011).

Igor Kippe Rubinsztajn

Professor Substituto de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense, Mestre em Economia Politica pela University of York, Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Lucia Marques Ventura

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Realizou pós-doutorado no laboratório do Dr. David Sibley no NIH entre 1994 e 1996 e atualmente é chefe do laobratório de Neuroquímica da Universidade Federal Fluminense e professora titular do Departamento de Neurobiologia - UFF.

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida

possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado no Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009). É Professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguagem, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem, metáfora na linguagem e no pensamento, identidade, formação de professores e discurso.

Maria Inês Couto de Oliveira

Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É vice-coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Baby-Food Action Network-IBFAN desde 1987. Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Anna Christina Pinho de Oliveira

Professora de Pneumologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), concluído dezembro 2017.

Rafael Barros Vieira

Professor Adjunto de Direito do Curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Realizou estágio de doutorado no Birkbeck Institute for the Humanities e na Birkbeck School of Law (University of London), através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Foi professor temporário na Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thiago Pinto da Silva

Professor Adjunto do Departamento de Geografia de Campos da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional). Possui graduação (bacharelado e licenciatura plena) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006 e 2012, respectivamente - Programa de Pós-graduação em Geologia). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Neotectônica e Morfotectônica, Geomorfologia, Geotectônica e Geologia Estrutural.

Bruna Pinto Martins Brito

Professora Adjunta do curso de Psicologia de Campos dos Goytcazes da Universidade Federal Fluminene. Editora Executiva da Revista Estudos Contemporâneos da Subjetividade( ECOS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa interinstitucional Discursividade, Poder e Contemporaneidade (UFF/CNPq), atuando na linha de pesquisa " A publicização do conhecimento". Pesquisadora do NEPESC/UFF E do Laboratório Psicopatologia e Saúde Mental. Doutora em Psicologia (Programa de Pós-graduação em Psicologia /UFRJ/Bolsa CNPq).

Roberto Pereira Neto

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é professor do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense e do Departamento de Ensino da Universidade Salgado de Oliveira.

Heron Abdon Souza

Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, Mestre em Direito pelo Centro Universitário Fluminense, Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Direito de Macaé.

Maddi Damiao Junior

Psicólogo. Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós-doutorado em Psicologia Médica e Psiquiatria pela UNICAMP (2006). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, leciona Teorias e Técnicas Psicoterátpicas, Psicopatologia e Estágio Supervisionado. Avaliador ad hoc para cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (desde 2002).

Andre Andrade Pereira

Possui graduação em Ciência Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). É professor da UFF, no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e na área de Ciência da Religião, com ênfase em diálogo inter-religioso, estudos sobre espiritismo e educação e espiritualidade.

Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira

Artista e professor titular do Departamento de Poéticas Contemporâneas da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pelo PPGAV-EBA-UFRJ (2006), com estágio de doutorado junto à Universidade de San Diego (USD), Califórnia, Estados Unidos. Cursou Mestrado em Arte na Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos (1991) e graduação em Artes Visuais (pintura) na EBA-UFRJ (1978). É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), do qual foi o coordenador no período de 2008 a 2013.

Tatiana Pequeno da Silva

Doutora em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol. É professora adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o grupo de pesquisa: "Corpo, Gênero e Sexualidade nas Literaturas Portuguesa e Africanas", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Margarida Losa, da Universidade do Porto.

Isabella D'Andrea Meira

Mestre e doutora em Neurologia. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Neurociências (Neurologia/Neurociências) pela Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP (2002) com foco em epilepsia e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) com tese relacionada com fatores inflamatórios e epilepsia. Participou como staff do Programa de Epilepsia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho-UFRJ no período de 2002 a 2013.

Ana Paula da Silva

Doutora em Antropologia Cultural pelo o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, (PPGSA/IFCS/UFRJ), onde, defendeu tese que foi publicada em livro em 2014 pela Editora EDUFF, intitulada "Pelé e ocomplexo de vira-latas: discursos sobre raça e modernidade no Brasil". Tem mestrado em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS/UFRJ, com o título "Menino do Rio: cenários do negro na propaganda" defendida em 2000. Possui graduação (IFCS/UFRJ) e licenciatura em Ciências Sociais (Faculdade de Educação/UFRJ).

Bruno Ferreira Teixeira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente atua como professor do Curso de Serviço Social do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). É Professor Associado I
da Universidade Federal Fluminense e atua no campo da Educação Infantil.

Ana Lucia Vieira dos Santos

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor adjunto da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, perícia judicial, rio de janeiro, casa e fazendas de café.

Luiz Felipe Machado Coelho de Souza

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, FAU/UFRJ (1975), Especialista em Materiais para Engenharia Civil e Arquitetura pela Escola de Engenharia, EE/UFRJ (1986), Mestre em Arquitetura pelo Programa de pós-graduação em Arquitetura, PROARQ/FAU/UFRJ (1998), Mestre (DEA) em História da arquitetura moderna e contemporânea pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (2000) e Doutor em História da arte pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne (2006).

Aroldo Magno de Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguísitica (história e ideologia); política linguística.

Patrick Estellita Cavalcanti Pessoa

possui graduação (1998) e mestrado em Filosofia (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universität Potsdam e pós-doutorados em Estética pela PUC-RJ (2009) e pela USP (2015). É Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFF e atualmente (2017-2021) é o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF.

David Augusto Fernandes

Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Doutor e Mestre em Direito. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1987). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Direito do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, com exercício docente nas disciplinas de Processo Penal e Criminologia.

Leonardo Marques de Mesentier

Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1983). Ingressou na carreira de Preservação Patrimonial, entrando para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1984, onde exerceu as funções de Coordenador de Projetos Especiais e Coordenador de Estudos e Pesquisas. Concluiu o mestrado (1992) e o doutorado (2001) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR -UFRJ) na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clarisse Ines de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Especialização em Direito do Trabalho, Processo Civil e Processo do Trabalho pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2013). Doutora pelo Programa de pós graduação em Direito e Sociologia da Universidade Federal Fluminense/UFF (2016).

Elizabeth Giestal de Araujo

Minha formação profissional teve início em 1976, quando iniciei um estágio de Iniciação Científica no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Meu curso de graduação foi em Medicina (Universidade Federal do Rio de Janeiro 1976 - 1981). Desde o final do primeiro ano da Faculdade de Medicina, quando iniciei o meu estágio de IC, decidi por me dedicar à atividade de pesquisa e ensino e por isso ao terminar a graduação fiz o Mestrado em Ciências Biológicas - Biofísica - na Universidade Federal do Rio de Janeiro tendo concluído este curso em 1985.

Andrea Hecksher Pacheco

Doutora em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC na linha de Análise de Informação Não Estruturada (Análise de opiniões para análises de reputação de marcas, produtos e entidades). Mestrado em Sistemas Computacionais pela COPPE/UFRJ/PEC. Graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela UFRJ. Professora na área de Comunicação Visual, Criação Digital e Criação Publicitária da Universidade Federal Fluminense e da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tem experiência profissional nos mercados gráfico, editorial, publicitário e criação para mídias digitais.

Gustavo Luís Furtado Vicente

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Informática (Gerenciamento de Sistemas de Informação - dissertação desenvolvida na área de Tecnologias para Educação à Distância) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica (área de concentração em Robótica) pela COPPE/UFRJ (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense, alocado no Polo Universitário de Volta Redonda.

Eduardo Cortez Vassallo

Eduardo Cortez Vassallo concluiu o doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2006. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

José Santo Guiscafré Panaro

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), obteve os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, respectivamente em 2001 e 2005. Atuou como engenheiro de desenvolvimento e foi Chefe de Projetos Eletrônicos da Conpart Ind. Eletrônica e, posteriormente, exerceu o cargo de Gerente de Projetos do PRODEP ? Centro de Projetos e Desenvolvimento do Inatel. Na área acadêmica, foi professor do Instituto Nacional de Telecomunicações ?

Martha Lenora Queiroz Copolillo

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ - PROPED - com orientação da Drª Nilda Alves (2011). Fez estágio de Doutoramento com bolsa CAPES no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - Portugal (2010), orientada pela Professora Doutora Eugénia Vilella. Professora da Universidade Federal Fluminense, do Instituto de Educação Física.

Ricardo Pereira Gonçalves

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Engenharia Civil, Área de Concentração em Petróleo e Gás, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE/UFRJ. Professor Substituto pelo Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica da UFRJ de 2010 a 2013 ministrando aulas nas disciplinas de Desenho Técnico em diversas áreas da Engenharia e orientando alunos de Iniciação Científica em Engenharia Civil em projetos de manutenção predial da EEFD/UFRJ.

Carolina Zuccarelli Soares

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), Pós-graduação em Políticas Públicas e Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Doutorado em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), atualmente é coordenadora do curso de graduação em ciências sociais - licenciatura. Desenvolve estudos na área de sociologia, com ênfase em sociologia da educação e sociologia urbana.

Sônia Barroso Brandão Soares

É professora adjunta do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé da Universidade Federal Fluminense. É Doutora em Direito, com linha de pesquisa em Direito e Economia, pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (2007). É Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000). É bacharel em Ciências Jurídicas pela UFRJ (1996) e em Letras Anglo-Germänicas e Português, com Licenciatura em Inglês e Português também pela UFRJ (1986). Lecionou por quatro anos como Prof. Adjunta da Faculdade de Direito da UFRJ (2007/2010).

Marcelo Badaró Mattos

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágios de pós-doutoramento no Museu Nacional-UFRJ, no Instituto Internacional de História Social, de Amsterdã e na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de Produtividade nível 1 do CNPq.

Eduardo Antônio Pacheco Vilela

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), e em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1979) é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1989). Professor adjunto IV da UFF encontra-se lotado no Departamento de Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria onde desempenha funções acadêmicas como docente na área de marketing turístico além de exercer as função de sub coordenador da Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo, Eventos e Hotelaria.

Sônia Maria Dantas Berger

Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especializações em Teorias e Práticas Ambulatoriais em Instituições Públicas (UFRJ e UFF).

Gustavo França Gomes

Professor adjunto de Teoria do Estado e Filosofia Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gustavo Gomes realizou pós-doutoramento na Faculdade de Serviço Social (UERJ). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Luiz Telmo da Silva Auler

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Física Básica pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física Básica pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física da Materia Condensada (RMN, magnetismo e supercondutores de alta Tc) e atualmente trabalha na área de ensino de Física.

Núbia Karla de Oliveira Almeida

Possui graduação (1990) e mestrado (1995) em Estatística e doutorado em Engenharia Biomédica (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense e professora coordenadora de disciplina do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Henrique Passos Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Adriano Bernardo Renzi

Doutor em Design (DSc.) pela Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ (2016), na linha de pesquisa Design e Tecnologia. Possui mestrado em Design MSc. pela Escola Superior de Desenho Industrial, UERJ (2010), graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e em Ilustração pela University of the Arts (2000), Filadelfia, Pennsylvania.

Enzo Bello

Doutor em Direito pela UERJ. Estágio de Pós-Doutorado em Direito pela UNISINOS. Estágio de Pós-Doutorado em Serviço Social pela UFRJ. Mestre em Ciências Jurídicas pela PUC-Rio. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ. Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFF. Professor e ex-coordenador (2014-2016) do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) da UFF. Consultor e avaliador ad hoc na Área de Direito da CAPES/Ministério da Educação.

Francisco de Assis Alves da Silva

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas:projetos estruturais em alvenaria estrutural e concreto armado.

Emmanoel de Oliveira Boff

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em doutorado em economia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atua principalmente nos seguintes temas: na área de pensamento econômico, Foucault, figura do homem, arqueologia da economia. Na área de economia ambiental aplicada, procura estudar o impacto de instituições nas preferências dos agentes por recursos ambientais.

Flavia dos Santos Soares

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde cursou a Licenciatura e o Bacharelado. É mestre em MATEMÁTICA (2001) e doutora em EDUCAÇÃO (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É professora Associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF) onde atua na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-graduação (PPG/FEUFF). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão de Acolhimento e da Comissão de Estágio do curso de Licenciatura em Matemática da UFF (Niterói).

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética, em 1999 e Licenciatura, em 2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências Biológicas (Biofísica) no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Comissariat à l?Energie Atomique, em Grenoble, França (2003). Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2007 a 2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Poll

Concluiu seu doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural), em 2008, no PPGSA do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Instituição onde também concluiu o mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e o bacharelado em Ciências Sociais (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS).

Fernando Cunha Peixoto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É professor associado do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Raphael da Costa Cruz

Raphael da Costa Cruz iniciou seus estudos em Engenharia Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1996, tendo graduado-se em 2001. Iniciou seu mestrado em Físico-Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação dos professores Márcio José Estillac de Mello Cardoso e Oswaldo Esteves Barcia, logrando grau de Mestre em Ciências, após defender, em 2003, a tese intitulada "Modelagem Termodinâmica do Comportamento Reológico de Soluções Poliméricas".

Paula Campello Costa Lopes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), bolsista de produtividade do CNPq nível 2 desde 2010 e Jovem Cientista do Nosso Estado no período de 2010_2013. Atualmente é Professora Titular e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense., onde é orientadora permanente.

Vinay Chaba

Bacharel em Ciências Atuariais (2008) e Bacharel em Estatística (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Administração de Empresas - Área de Concentração: Finanças (2013), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Ana Maria Motta Ribeiro

Possui Doutorado em Ciencias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CPDA (2008), Mestrado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974).

Bruno Mendonça Barcellos

Graduado em medicina pela UFRJ. Residência médica e especialização em anestesiologia pelo Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP - UFF). Mestre em ciências médicas pela UFF. Anestesiologista do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP - UFF). Professor assistente da Faculdade de Medicina da UFF. Subcoordenador do internato médico da Faculdade de Medicina da UFF. Chefe do centro cirúrgico do HUAP - UFF. Coordenador do serviço de anestesiologia da Maternidade Municipal Alzira Reis (MMAR). Área de atuação: cirurgia cardíaca; neurocirurgia; obstetrícia; urologia; otorrinolaringologia.

Mario de Souza Reis Junior

Graduação em Física pela UFRJ (1993-1997), Mestrado (1998-2000) e Doutorado (2000-2003) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF, estágio de doutoramento-sanduíche (2001-2002) e pós-doutoramento (2003-2005) na Universidade de Aveiro, Portugal. Atualmente é professor associado do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Andre Luiz Gomes da Silva

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Associado na área de Ciências Biológicas do Curso de Ciências Naturais do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES, da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professor colaborador no CEDERJ .

Ana Karine Ramos Brum

Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EEAN,
Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery -UFRJ,
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO,
Especialista em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense- UFF,
Membro titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG .
Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ,
Professor Associado do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração- EEAAC- UFF.

Mayka Juliana Castellano Reis

Professora do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora do curso de Estudos de Mídia da UFF. Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), na linha Mídia e Mediações Socioculturais, onde também realizou um pós-doutorado, com bolsa da Faperj. Organizadora do Congresso TeleVisões, ao lado da professora Ariane Holzbach.

Sorele Batista Fiaux

Doutora e mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e Engenheira Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerceu funções técnicas e de pesquisa em empresas públicas e privadas. Realizou pesquisas no Departament of Medicinal Chemistry da University of Mississippi, EUA. É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1994, onde ministra disciplinas de graduação e pós-graduação, desenvolve pesquisas, presta consultoria e exerce funções administrativas.

Paulo Roberto da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1988), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações, pela Universidade Técnica de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Juliana dos Santos Vilar

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense da área de Ciências dos Alimentos.
Áreas de atuação: Segurança Alimentar, Higiene de Alimentos, Técnica Dietética, Ciência, Tecnologia e Química de Alimentos.

Vitor Alevato do Amaral

Professor do Departamento de Letras Modernas da Universidade Federal Fluminense - UFF. Líder do grupo de pesquisa Estudos Joycianos no Brasil.

ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-7838-5965

Alexandra Rezende Assad

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado (2002) e doutorado (2009) em Anestesiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fellowship na Universidade de Columbia - EUA. Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Diretora científica da SAERJ (2005/2006). Presidente da Comissão de Educação Continuada da SBA (2011).Membro da Comissão de Educação Continuada da SBA (2009-11)

Sergio Jose Mecena da Silva Filho

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).
Atualmente é Professor Adjunto V da Universidade Federal Fluminense e Presidente do Instituto Initiare de Inovação, Órgão gestor do Parque Tecnológico da Vida, onde o professor foi Coordenador, no período de 2009 a 2016.

Gutemberg Gomes Alves

Bacharel em Genética pela UFRJ(1998), Mestre (2001) e Doutor (2005) em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica - UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Biologia Celular e Molecular (GCM) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e permanente dos programas de pós-graduação em Odontologia (PPGO) e Biotecnologia (PPBi) da Universidade Federal Fluminense. Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO).

Paula dos Santos Kropf

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/ESS/UFRJ). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Edilberto José de Macedo Fonseca

Possui graduação em Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto no curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Música, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música, etnomusicologia, cultura popular, produção cultural e antropologia.

Alexandre Carneiro Cerqueira Lima

Professor Associado de História Antiga do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, atua no ensino e na pesquisa de práticas culturais da Grécia Antiga. É orientador de pesquisas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no PPGH UFF, membro permanente do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA ? UFF) e membro associado do da UMR8210 Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques (ANHIMA - Paris).

Lincoln Antônio de Castro

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Direitos, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense (2018). Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e Mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (1982). Exerce magistério superior como Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Cristina Lucia Maia Coelho

Graduada em Psicologia pela UFRJ, Doutora em Psicologia pela UFRJ, possui Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Doutorado em Psicologia da Educação na Universidade do Minho em Portugal. Atualmente é Professora-Associada IV do curso de Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão (CMPDI) e de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Possui o título de especialista em Psicologia Organizacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi Psicóloga concursada do Ministério da Marinha.

Raphael Jonathas da Costa Lima

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Maristela Barbosa Portela

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e dois Pós-Doutorados (Microbiologia e Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007-2010).

Eloiza Dias Neves

Doutora em Ciências Humanas-Educação (2008) e mestre em Educação Brasileira (2002) pela PUC-Rio, é graduada e licenciada em Letras pela UFRJ (1984). Fez pós-doutorado com supervisão de Bernard Charlot em 2012. Atuou na rede particular e pública de ensino no Rio de Janeiro desde 1984, da educação básica até o ensino superior. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF/ESR, onde atua como líder do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd).

Maria del Carmen Fátima González Daher

Del Carmen Daher é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora de Produtividade e Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trabalha na graduação junto à licenciatura em Letras (Português-Espanhol) e na Pós-graduação, ao Programa de Estudos de Linguagem, na linha de pesquisa Teorias do texto, do discurso e da interação.

Paula Dadalti Granja

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ). Mestre em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutora em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).
Entre 1997 e 2016 atuou como Médica Dermatologista do Hospital Central Aristarcho Pessoa, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Magno Silva da Conceicao

possui mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Teoria Quântica de Campos, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatistica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas Magnéticos Desordenados e Supercondutores de Alta Temperatura.

Rogério Pacheco Alves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2005), Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (2009) e Doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2015). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). É coordenador e também professor da Pós-Graduação lato sensu em Direitos Humanos (PUC-Rio/IEP-MP). É membro do Conselho Acadêmico do Instituto de Ensino e Pesquisa do MPERJ.

Maria Raquel Passos Lima

Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal Fluminense (2018). Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Sociologia (com ênfase em Antropologia) pela mesma instituição. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Professora Substituta do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ entre 2015 e 2017. Realizou Pós-Doutorado em Sociologia pelo PPGSA da UFRJ (2017).

Karen de Jesus Oliveira

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1999) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Fisiologia) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Realizou pós-doutorado na UFRJ (2004-2006), na Universidade de Chicago (2006) e na Universidade de Utah (2012-2013), especializando-se em Endocrinologia Molecular e Metabologia. Atualmente é pesquisador-colaborador na UFRJ e Professora Associada na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Archimedes Barbosa de Castro Junior

Possui graduação em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Patologia Geral pela Universidade Federal Fluminense (2006) e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atuou como Professor Substituto no Departamento de Imunobiologia na Universidade Federal Fluminense, lecionando as disciplinas de Imunologia, Biologia do Conhecimento, Tópicos Especiais em Biologia para os Cursos de Biologia, Biomedicina e Odontologia (2013-2014).

Sergio Pinheiro

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e Pós-doutorado em Síntese Orgânica pela École Supérieure de Physique et Chimie Industrielles de Paris (1992). É Professor Titular do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense.

Eliani Spinelli

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atuou como Perita Legista (especialidade: toxicologia) na Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 2002.

Marcio Cataldi

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Doutorado pela Universidade Federal do RIo de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia, Previsão do Tempo e clima, atuando principalmente nos seguintes temas: camada limite, modelagem atmosférica, turbulencia, tunel de vento e previsão do tempo e clima.

Hélio Jorge Pereira de Carvalho

Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com dissertação acerca das possibilidades de montagem e reconfiguração proporcionadas pelos processos de criação multimidiáticos. Possui Graduação em Artes Visuais - Pintura (1986) e em Desenho Industrial (1982), ambas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente Coordena o Curso de Graduação em Artes (UFF).

Mário André da Cunha Saporta

O Dr. Mário Saporta possui graduação em Medicina (cum laude, 2001) e residência médica em Neurologia (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Neurologia pelo Institute of Neurology - University College London (2005) e Clinical Fellowship em neurofisiologia e medicina neuromuscular pelo Detroit Medical Center - Wayne State University (2010).

Rafael Brandão Varella

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela UFRJ (2001), doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ (2008) e Pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano (2014). Atua na área de Virologia, com ênfase em Biologia Molecular de vírus, Evolução genética, Patogenia viral e Diagnóstico.

Mônica Carneiro Alves Senna

Possui graduação em Meteorologia com distinção "Cum Laude" pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2008).

Lígia Maria de Souza Dabul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), especialização em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da UFRJ, mestrado em Artes Visuais - Área Antropologia da Arte - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Nectar - Núcleo de Estudos Cidadania, Trabalho e Arte.

Catarina Mendes Resende

É professora do curso graduação em Psicologia da UFF (Niterói). Coordena o CORPOREILABS: Laboratório de Subjetividade e Corporeidade (UFF/FAV/UFRJ/UFC). Possui doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade/Clínica e Subjetividade (bolsista CAPES/REUNI) pela Universidade Federal Fluminense (2013), com Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PDSE) em 2012 na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Portugal. É mestre em Saúde Coletiva (bolsista CAPES) pelo Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ (2008).

Alexandre Santos de la Vega

Possui graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Digitais para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Projeto de Circuitos Integrados Analógicos Chaveados para Processamento de Sinais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Licinio Lima Silva Portugal

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) com período sanduiche na Universitat Frankfurt an Main - Johann Wolfgang Goethe, Alemanha (2004) e Pós-Doutorado no Centre D'Energie Atomique- Saclay, CEA, Paris, França (2007-2008).

Andrea Barbosa Osorio Sarandy

Doutora em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ, mestre em Sociologia pela mesma institução, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ. Fez pós-doutorado no PPGAS/UFRN. Atualmente é Profa. Adjunta IV e Vice-diretora do Instituto de Ciências da Sociedade/UFF. É docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES. Tem atuado na área de Antropologia. Pesquisou relações de gênero, corpo, religião e ensino de Sociologia na Educação Básica. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Relações Humano-Animal.

Nivaldo Agostinho Lemos

possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1977), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1981) e realizou pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1994-1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmologia quântica; teoria quântica de campos; ensino de Física.

Patricia Henriques

Doutora em ciências na área de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fiocruz. Mestre em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Vigilância Sanitária de Serviços de Saúde pela Ensp/Fiocruz. É Professora Adjunto da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense do Departamento de Nutrição Social. Atua na área de alimentação para coletividades com ênfase em Legislação e vigilância sanitária, Promoção de ambientes alimentares saudáveis e Alimentação escolar.

Tereza Cristina de Andrade Leitao Aguiar

Farmacêutica Homeopata, Especialista em Farmácia Homeopática pela AMHPr e pela ABFH/CFF (1997). Mestre em Tecnologias Educacionais em Saúde (1999) pelo NUTES-UFRJ. Atuação profissional nas seguintes áreas farmacêuticas: assistência e atenção farmacêutica em homeopatia; controle de qualidade e sistemas de qualidade na farmácia magistral homeopática; educação continuada em saúde; farmacotécnica homeopática; ensino farmacêutico - graduação e pós graduação.

Jose Luiz Pinto Ferreira

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), pós-graduação (mestrado -1985 e doutorado - 2008) em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais e em microscopia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, Lippia alba, Cymbopogon citratus, Phyllanthus tenellus e estudo morfo-anatômico.

Mary Suely Souza Barradas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), graduação em Licenciatura plena pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1987).Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é consultoria externa - Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras Brasil e professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Claudia Mara de Melo Tavares

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Carlos Eduardo Inacio Ribeiro

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Ciências Contábeis pela FGV/RJ. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já lecionou em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em várias instituições. Já atuou como secretário e subsecretário de Controle Interno e de Administração em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Cristiane Alves de Oliveira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição (2003). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora adjunta de Obstetrícia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora adjunta de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Experiência na área de Medicina, com ênfase em obstetrícia, ginecologia, medicina fetal e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

Helena Cristina da Gama Leitão

Possui graduação em Matemática Modalidade Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é associado (nivel 4) na Universidade Federal Fluminense.

Wanderley Moura Rezende

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1994) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003).

Ebe Campinha dos Santos

Assistente social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988). Mestre em Serviço Social (1997) e Doutora em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta A (DE) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Experiência concentrada nas temáticas: direitos humanos, políticas públicas, controle social, gênero, violência contra a criança, adolescente, mulher e LGBT, ato infracional, tráfico de pessoas e migrações contemporâneas.

Danielle Ramos Brasiliense

Professora Adjunta do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades /UFF. Pós-Doutorado na França, Université de Versailles Saint-Quentin de Yvelines no Centre d'Histoire Culturelle des Société Contemporaines. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura. Graduação em Jornalismo. Coordenadora do Laboratório de Mídia e Violência.

Silvana Vianna Rodrigues

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Físico QuÍmica - Johannes Gutenberg Universitaet Mainz (1991). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Odara Horta Boscolo

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Etnobotânica pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Botânica pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Etnobotânica, Botânica Econômica e Taxonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas alimentícias, plantas medicinais, comunidades rurais, conhecimento tradicional e propriedade intelectual.

(Texto informado pelo autor)

Lenise Arneiro Teixeira

Lenise Arneiro Teixeira é graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1985), em Direito pela Universidade Federal Fluminense (Niteroi, UFF, 1983) e em Ciências Biológicas pela Faculdade Maria Thereza (Niteroi, FAMATH, 1980). Realizou Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) na UFRJ (1991) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) na mesma universidade (1996). Durante o doutorado estagiou por dois anos na The Rockefeller University (New YorK), no Laboratório do Dr.

Carlos Alberto da Conceicao Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é prof. Adjunto IV pelo Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal

Anderson Mululo Sato

Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005 - Bolsista PIBIC/UFRJ) com mestrado (2008 - Bolsista FAPERJ Nota 10), doutorado (2012 - Bolsista CAPES) e pós-doutorado (2014 - Bolsista CAPES/FAPERJ) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade do CNPq. Pesquisador associado do Ibict. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Coordenador do PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ no biênio 2017-2018. Professor adjunto do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Possui estágio pós-doutoral em Estudos Culturais, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2012).

Leonardo Pinto de Almeida

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autor dos livros "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009) e "Escrita & Autoria - Internet, Literatura e Ontologia" (Juruá, 2014).

Jailson de Souza e Silva

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Doutorado em Sociologia da Educação pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (1999) e pós doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice - City University of New York.

Rafael Mario Iorio Filho

é Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Estácio de Sá. Diretor de Pesquisa e Extensão do Grupo Estácio Participações S.A. Professor de Ciência Política, Direito Constitucional e Direito Internacional da Universidade Estácio de Sá. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Estácio de Sá (linha de pesquisa: acesso à justiça e efetividade do processo). Editor-Científico da Revista Juris Poiesis do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Estácio de Sá.

Silvia dos Reis Alcântara Duarte

possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005).

André Luiz Lupinacci Massa

André Massa graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e é mestre em Ciências em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) em 2003. Atualmente é gerente da área de Subsea Risers&Flowlines da GENESIS do Brasil, empresa do grupo TECHNIPFMC, Membro do grupo de Experts da TECHNIPFMC e Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense pelo departamento de Engenharia Civil. Possui experiência nas áreas de Engenharia Civil, Naval e Oceânica, com ênfase em dutos rígidos submarinos.

Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro

Professora Associada, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de História nas Disciplinas História do Brasil Republicano e História Econômica Geral ( Curso de Ciências Econômicas). Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em História, Especialização em História do Brasil, Mestrado em História Social e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Luiz Alberto Santos

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Geologia Estrutural pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atuou como geólogo de campo pela Vale contribuindo com as descobertas cupro-auríferas na Província de Carajás.

Jorge Nogueira de Paiva Britto

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), com Doutorado-sanduiche no SPRU (Scicene Policy Research Unit) da Universidade de Sussex (Inglaterra). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Augusto Faria

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Médico ginecologista do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Adjunto III da Disciplina de Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá até setembro de 2009.

Ivo Lewin Kuchler

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ICPMS, Automação de análises, ultrafiltração para fins analíticos.

Daniella Munhoz da Costa Lima

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Administração pela EBAPE/FGV (2014). É Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1996), especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e Economista pela UFRJ (1992). É pesquisadora do Programa de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense. Possui interesse de pesquisa nas áreas de: Administração Pública, Cultura e Poder nas Organizações, Pensamento Social Brasileiro, Empreendedorismo e Inovação

Phellipe Marcel da Silva Esteves

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Candido Mendes (2008), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e produtor, editor e tradutor.

Alice Maria Rolim Bernardino

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1979) e doutorado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese de Heterociclos, atuando principalmente nos seguintes temas: pirazolopiridinas, pirazóis, tienopiridinas, quinolinas e outros sistemas.

Lenin dos Santos Pires

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). É professor do Departamento de Segurança Pública e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF (InEAC/UFF) quadriênio 2017-2021. Atua como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e de Sociologia e Direito, ambos da Universidade Federal Fluminense. É pesquisador associado do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Administração de Conflitos.

José Simões de Belmont Pessôa

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialização em conservação e restauração de monumentos e sítios, UFBA (1984), doutorado em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre Invariantes Urbanísticas nos Centros Históricos Portugueses, Universidade de Coimbra (2007). Atualmente é professor associado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Rebeca de Souza Azevedo

Professora associada I das disciplinas de Patologia Oral eEstomatopatologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo / Universidade Federal Fluminense (ISNF/UFF), professora do Programa de Mestrado em Odontologia do ISNF/UFF e responsável pelo Laboratório de Patologia Oral do ISNF/UFF.

Andre Gustavo Horta Barbosa

possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: calculos ab initio, teoria da ligação quimica e teoria de representação de grupos.

Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação.

Rosana Rocha Barros

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com doutorado sanduíche no Laboratório de Streptococcus do Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, EUA. É professora da Universidade Federal Fluminense, desde 2004, onde atua como docente de graduação e pós graduação, além das atividades de pesquisa e extensão.

Simone dos Santos Barreto

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), especialista em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2007), mestre (2007) e doutora (2012) em Ciências pelo Programa de Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, exerço a docência no cargo de Professor Adjunto III do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense.

Elaine Silva Miranda

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2010). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) na subárea de Toxicologia (2003). Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000).

Maria de Fatima Brandão Pinho

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Linfopoiese, atuando principalmente nos seguintes temas: omentum, mylky spots, myelopoiesis, schistosomiasi, colocasia, linfohematopoiese, linfócitos B-1, Acs naturais, depleção.

Lilian Weitzel Coelho Paes

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Química Inorgânica e Química Teórica, com ênfase em Compostos de Coordenação ab initio, DFT, cluster metálicos, inibidores de corrosão, células solares. Professora da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) até março de 2009.

Selma Alves Dios

Doutora em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza, Espanha); Mestre em Ciências Contábeis (Fundação Getúlio Vargas) e em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza); Especialista em Políticas Públicas e Governo (UFRJ/IUPERJ); Graduada em Ciências Contábeis (UFRJ). Professora Associada Universidade Federal Fluminense. Foi Chefe do Departamento de Contabilidade e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. Professora do MBA em Controladoria e Finanças (UFF) e professora convidada em outros cursos de pós-graduação.

Carmen Lucia Tavares Felgueiras

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1990) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1999). Atualmente é professora associada 4 da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem como principal área de interesse o Pensamento Social no Brasil.

Vanessa Maia Rangel

Professora do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Médica, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994, com especialização em endocrinologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2004, Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ em 2006 e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ, com obtenção do grau em 2009. Pós- Doutorado pelo Instituto de Medicina Social. IMS-UERJ em 2015

Marcos de Oliveira Barceleiro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Odontologia Subárea Dentística pela Universidade de Taubaté (2002) e doutorado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor associado II (40 Hs- DE) na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, Campus Nova Friburgo, sendo Professor da Pós-Graduação (Mestrado em Odontologia), atuando também na graduação nas disciplinas de Clínica Odontológica I, Clínica Odontológica II e Clínica Interdisciplinar III.

Jonathas Coelho Queiroz da Silva

Professor Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF) Com atuação na área de Contabilidade Tributária. Fui Professor Substituto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui graduação em Ciências Contábeis (2007), Especialização em Auditoria Tributária (2011) e mestrado em Ciências Contábeis (2015) todos os cursos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 12 anos de experiência na área Tributária, financeira, contábil e administrativa.

Rogerio de Araujo Santos

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (1986). Doutor pela Universdiade Federal Fluminense em Geofísica Marinha . Atualmente é professor Ativo Permanente da Universidade Federal Fluminense e Geofisico - da Petrobras - Rio de Janeiro - Matriz. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: geofisica, sismica 3D/4D, turbiditos e carbonatos, geologia, sismoaloestratigrafia e atributos sismicos.

Andréa Serpa Albuquerque

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2010). Na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro atuou por nove anos como professora do Ensino Fundamental, Apoio à Direção, Sala de Leitura e no PEJA.

Leonardo Luiz Lima Navarro

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DEI/ Poli/ UFRJ), com dignidade acadêmica Cum Laude. É Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ (PEP/ COPPE/ UFRJ).

Wilson Calmon Almeida dos Santos

Possui graduação (2006), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Economia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Séries Temporais e interesse em Finanças e Métodos Não Paramétricos.

Rogério Fernandes de Lacerda

Possui Graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Especialização em Processos de Separação pela Universidade Federal da Bahia (1985) e Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ana Carmen Amorim Jara Casco

Natural de Petrópolis (RJ), mora atualmente no Rio de Janeiro onde trabalhou como arquiteta e urbanista no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de dezembro de 1983 a fevereiro de 2016 exercendo diversos cargos, entre os quais o de Chefe do Escritório Técnico de Petrópolis(1985/1987), Coordenadora de Proteção do Iphan/RJ (1988/1990), Coordenadora de Documentação e Inventários do Iphan (1990/1994), Assessora Técnica da Presidência do Iphan (94/96) e Editora da Revista do Patrimônio (2001/2011).

Fatima Auxiliadora de Souza Justiniano

Possui Doutorado em História da Arte, e da Arte, Património e Restauro, no ramo de História, na especialidade em Arte, Património e Restauro pela Universidade de Lisboa (2016). Mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e graduação em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é professor de nível superior do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Roberto Paes de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Realizou seu pós-doutorado com os Drs. Ruben Adler e Solomon Snyder na Johns Hopkins University nos Estados Unidos de 1987 a 1989 tendo sido Fogarty International fellow.

Andrea Soutto Mayor

Professora Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Psicologia - Campos dos Goytacazes). Possui Doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP (2007), Mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho (2001), Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e graduação e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990).

Emmanuel Paiva de Andrade

Graduado, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (respectivamente 1979, 1985 e 1997). Foi engenheiro da Companhia Siderúrgica Nacional e Secretário de Planejamento do Município de Volta Redonda. Atua desde 1992 na Universidade Federal Fluminense em Niterói, onde foi Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Diretor da Escola de Engenharia, Pró-Reitor de Planejamento e Vice-Reitor.

Alice Bitencourt Haddad

Possui Graduação (2001), Mestrado (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, dos Programas de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da UFRJ e de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É membro da Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA) e dos grupos de pesquisa PRAGMA (UFRJ) e Zétesis (UFRRJ).

Diogo Menezes Ferrazani Mattos

Diogo Menezes Ferrazani Mattos obteve o título de Doutor em Engenharia Elétrica pelo Programa de Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ, em 2017. Obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Engenharia Elétrica, COPPE/UFRJ, em 2012. Graduou-se no curso de Engenharia de Computação e Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2010, com coeficiente de rendimento acadêmico acumulado de 9,3.

Alexandre Santos de Moraes

Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em História Comparada pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada (2009) da mesma universidade e doutorado em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2013).

Diogo de França Gurgel

É atualmente professor adjunto de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência de docência em Ensino Médio e Superior (graduação e pós-graduação) na área de Filosofia, com ênfase em linguagem e teoria do conhecimento. Suas mais recentes pesquisas tematizam as teorias da metáfora e a interface entre pragmatismo e retórica.

João Marcos Hausmann Tavares

Professor de economia da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) e pesquisador RedeSist (IE/UFRJ). Doutor em Economia (UFRJ), possui mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento e graduação em ciências econômicas, ambos cursados na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eduardo Tavares Coutinho

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Odontologia - Katholieke Universiteit Leuven (2014). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense.

Priscila Starosky

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Professor adjunto do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (Campus Universitário de Nova Friburgo, RJ).

Alexandre Trindade Simões da Motta

Professor Associado I e Coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói).
Cursou Graduação em Odontologia (UFRJ/1997), Especialização em Ortodontia (UERJ/2001), Mestrado em Odontologia/Ortodontia (UERJ/2004), Doutorado em Odontologia/Ortodontia (UERJ/2007) e estágio de doutorando com bolsa Capes no departamento de Ortodontia da University of North Carolina at Chapel Hill (UNC/2006).
Recebeu em 2008 o prêmio Case Report of the Year como autor do melhor caso clínico publicado em 2007 no AJODO.

Denizart da Silva Fortuna

Possui Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Ordenamento Territorial e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Doutorado em Organização e Gestão do Território pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Claudio Araujo de Souza e Silva

Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Universidade. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: teoria política, sociologia política, elites, ideologias políticas, pensamento social brasileiro, ciências sociais no Brasil, história política no Brasil.

Rachel Bertol Domingues

Professora de Jornalismo no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e jornalista. É pesquisadora do grupo Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX, da Fundação Casa de Rui Barbosa e integra o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (Nepcom), da UFRJ (ambos grupos certificados pelo CNPq) .

Marcelo Mac Cord

Bacharel em História pela UFRJ (1997); Mestre, Doutor e Pós-Doutor em História pela UNICAMP (2001, 2009 e 2012); Pós-Doutor em História pela UFRJ (2016); Professor Adjunto IV de História da Educação da Faculdade de Educação da UFF (desde 2012); Aprendiz da VIDA (desde 1970); Conquistou alguns prêmios acadêmicos e publicou livros na área de História.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc Senior/CNPq pela USP (2016). É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Membro do corpo editorial do Online Brazilian Journal of Nursing e revisora de 7 periódicos. Coordenou o Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste.

Bruno Kaufmann Robbs

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Desenvolveu dois projetos de pós-doutorado. O primeiro pós-doutorado foi realizado no Instituto Nacional de Câncer (2009 - 2012) atuando principalmente na área de mecanismos moleculares envolvidos na tumorigênese.

Helena Carla Castro

A pesquisadora coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol) na Universidade Federal Fluminense em Niterói no estado do Rio de Janeiro.

Karin da Costa Calaza

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof.

Luiz Antônio Pierantoni Gambôa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha - Columbia University (1981). Nos por muitos anos como geólogo sênior e consultor técnico da PETROBRÁS - Petróleo Brasileiro S/A na Área do Pré-Sal da Bacia de Santos. Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Mariana Lima Vilela

É professora do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense - onde compõe a equipe do Laboratório de Ensino de Ciências, atuando nos cursos de Graduação em Pedagogia e Licenciatura em Ciências Biológicas. No Programa de Pós-graduação em Educação da UFF compõe a Linha de Pesquisa Ciência, Cultura e Educação e é membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC), focalizando estudos sobre Formação de Professores de Ciências e Biologia, Currículo e Ensino de Ciências e Biologia.

Glaucio Serra Guimarães

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Odontologia/Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (2007). Foi pesquisador visitante na University of California - San Diego (EUA), departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial durante o programa de doutorado sanduiche/CAPES.

Fábio Bettini Pitombo

Graduado em Biologia pela UFRJ (1986), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional ( UFRJ) (1992) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional (UFRJ) (2000). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Biologia Marinha e atua no programa de pós graduação de Dinâmica dos Oceanos e da Terra (UFF). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em biologia e sistemática de Cirripedia.

Filipe Lage de Sousa

Minha formação acadêmica é em Economia com graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado pela Escola de Pós Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - RJ (2000) e doutorado pela London School of Economics and Political Science (2009). Atualmente sou professor de microeconomia e econometria no Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. Tenho experiência na área de microeconometria aplicada, com ênfase em economia regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho das firmas, fluxos migratórios e desenvolvimento regional.

Joana Miller

É professora adjunta IV do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2008). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Realiza pesquisa com os Mamaindê (Nambiquara) desde 2002.

André Augusto Pereira Brandão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social.

Karine de Oliveira Bloomfield Fernandes

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Bacharelado em Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). É professora EBTT do Colégio Universitário Geraldo Reis/UFF. Tesoureira na diretoria da Regional 2 (RJ/ES).

Luciane Patrício Barbosa Martins

Possui Doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É atualmente Professor Adjunto do Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF e Chefe da Divisão de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da UFF.

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, formação de professores, história da educação e teoria política.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de Política Linguística e ensino de LE, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra (2002).

Carla Semiramis Silveira

Eu desenvolvo pesquisa na área de Geociências, com ênfase nas temáticas de geoquímica de rocha e solo, mineralogia, hidrogeoquímica fluvial, hidrologia e processos biogeoquímicos em floresta tropical. A minha formação é interdisciplinar, fiz doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) pela COPPE - UFRJ (2004), mestrado em Geografia pela UFRJ (1997) e graduação em Geologia pela UFRJ (1992). Desde 2009 sou professora do Departamento de Geoquímica da UFF, atuando na graduação dos cursos de Química e no Programa de Pós Graduação em Geoquímica Ambiental.

Fernanda Ferreira Montes

Professora adjunta IV da UFF/FEUFF.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Membro do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E), inscrito no CNPQ pela UFF. Membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Clínica da Contemporaneidade -PPGTP/IPUB- UFRJ entre 2000-2013.

José Roberto da Rocha Bernardo

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1988) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2002). Possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia-COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1998) , com ênfase em propriedades físicas e nanoestruturas de filmes finos, além de experiência em análises por microscopia eletrônica de varredura e trasnmissão e difração de elétrons.

Giovani Carlo Veríssimo da Costa

Bacharel em Ciências Biológicas - Modalidade Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Mestrado em Ciências (Microbiologia) (2007) e Doutorado em Ciências (Infectologia) (2012), ambos também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Analíses Clínicas e Toxocologicas, Bioquímica Básica e Aplicada, Imunologia Básica e Aplicada com ênfase em imunodiagnóstico de doenças infecciosas.

Oswaldo de Vasconcellos Vilella

possui Graduação em Odontologia (1985), Especialização em Prótese Dentária (1985), Mestrado em Odontologia (Ortodontia) (1990) e Doutorado em Ciências (Radiologia) (2004, com período de estágio no Departamento de Ortodontia do Karolinska Institutet, Huddinge - Suécia) todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo Conselho Federal de Odontologia (2006). Em 1994 conquistou o primeiro lugar do Prêmio Amedeo Bobbio - melhor monografia sobre a história da odontologia brasileira - oferecido pelo IMOSP.

Annibal Duarte Pereira Netto

Graduado em Química (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de Química Analítica e é coordenador do Laboratório de Química Analítica Fundamental e Aplicada. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental.

Marcelo Gonçalves do Amaral

Marcelo Amaral é bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da UFRJ, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, e pós-doutor pela Escola Politécnica da USP. Foi professor visitante na North Carolina State University e pesquisador visitante do Research Triangle Park nos Estados Unidos.

Fernanda Mendonça de Vasconcellos

Possui graduação em Bacharelado (2008) e Licenciatura (2011) em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Matemática pela mesma instituição. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise e Topologia. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursa o Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Virginia Fernanda Januario

Enfermeira (EEAN/UFRJ - 1988) com Licenciatura Plena em Enfermagem (FE-UFRJ - 1989). Especialista em Terapia Intensiva (FACENF/UERJ - 2001). Mestre em Enfermagem (EEAP/UNIRIO - 2005). Doutora em Ciências - (FM/UFRJ-2015).

Docente na Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Eliana Myriam Serfaty Gabbay

Psicóloga, graduada pela Faculdade de Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense.

Alan Prata de Paula

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2008) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2012). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade

Luiz Mors Cabral

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular de Plantas. Atua também nas áreas de extensão de divulgação científica.

Bruno Wanderley França

Possui doutorado (2016) e mestrado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ. Possui graduação (2009) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUM LAUDE). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, PPGEET/UFF.

Valeria Lima Guimaraes

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); guia de turismo, com registro na EMBRATUR, pelo CIETH (2002). É professora adjunta da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense.

Isabela Bacellar Brandão Guimarães

Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutora em Arquitetura e Urbanismo PPGAU/EAU/UFF (2014-2016). Doutora em Urbanismo (PROURB-FAU-UFRJ, 2012, bolsista CAPES). Mestre em Urbanismo (PPGAU/UFF, 2007, bolsista CAPES).Bacharel em Direito FND/UFRJ (2008). Pós-graduada em Auditorias e Perícias Ambientais pela Universidade Gama Filho (2006). As áreas de interesse de pesquisa são Instrumentos da Política Urbana e Direito Urbanístico.

Ana Paula Perez Sales

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2009) e Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Foi professora substituta do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta I do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense.

Manuel Rolph De Viveiros Cabeceiras

Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ (1983, 1984), Mestre em História Social (História Antiga) pela mesma universidade (1999), Doutor pela UFF (2013), é professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde fundou, com outros docentes e pesquisadores, o Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA-UFF) e atua na área de Ensino de História e da História da Antiguidade Greco-Romana e da Alta Idade Média.

Adriana Quintella Lobão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Diversidade Vegetal: Conhecer e Conservar pela Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ (2009). Atualmente é professor adjunto nível 4 da Universidade Federal Fluminense e secretária da Sociedade Botânica do Brasil, regional RJ. Ligada à Pós Graduação em Botânica do Museu Nacional/UFRJ.

Pedro da Luz Moreira

Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - Matriz, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e professo associado da Universidade Federal Fluminense.

Cristiano Fonseca Monteiro

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), onde também conclui o mestrado em Sociologia (2000) e o bacharelado em Ciências Sociais (1997). Desde 2006 trabalha na Universidade Federal Fluminense, onde atualmente é Professor Associado II, vinculado ao Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (campus Niterói).

Elaine Monteiro

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalha com movimentos ligados à cultura afro-brasileira e com patrimônio cultural imaterial negro, em particular, com comunidades jongueiras e quilombolas da região sudeste.

Claudete Daflon dos Santos

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura.

Luciana Souza de Paiva

É Professora Associada nível I do Departamento de Imunobiologia e professora do Programa de Pós Graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense . Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado em Ciências (ênfase em Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Ciências (ênfase em Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós Doutorado em Imunologia pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2009).

Lucas Correia Carvalho

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007), possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisas nas áreas de Pensamento social no Brasil, Estudos Rurais, Sociologia Política e em Teoria Sociológica.

Fernando Saliby de Simoni

Professor adjunto DE da Universidade Federal Fluminense do pólo de Rio das Ostras. Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em cosmologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmology, large-scale structure of universe e baryonic acoustic oscillation.

Ana Maria Dieckmann

Possui graduação em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1984), especialização em metodologia do ensino superior (UFF), mestrado em Medicina Veterinaria - Patologia Clinica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em clínica e reprodução animal pela UFF (2010). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal Fluminense.

Ana Beatriz Franco Sena Siqueira

Doutora em Ciências Nutricionais (2014) e Mestre em Nutrição Humana (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFRJ. É professora adjunta do Departamento de Nutrição Social da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense e credenciada para orientar dissertações de mestrado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Nutricionais e em Saúde Coletiva da mesma universidade. Adicionalmente, é pesquisadora do Observatório de Epidemiologia Nutricional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Edson Pereira da Silva

Possui bacharelado em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Genética pela University of Wales-Swansea (1998) e pós-doutorado em Genética Molecular pela University of Swansea. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética de Populacões de Organismos Marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: genética molecular, conservação, bioinvasão, teoria evolutiva, epistemologia e ensino.

Alberto Nogueira Júnior

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Especialização em Direito Processual Público pela UFF/RJ (2007), Mestrado em Direito pela Universidade Gama Filho (1997) e Doutorado em em Direito pela Universidade Gama Filho (2002). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à informação administrativa, direito administrativo, contraditorio, ampla defesa e processo civil. Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF/Niterói.

Danielle Carusi Machado

possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, educação, bem estar social e mobilidade urbana.

Beatriz Corsino Pérez

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014), com bolsa de Doutorado Sanduíche da FAPERJ na Université Paris Diderot - Paris 7. Mestre em Psicologia pela UFRJ (2009) e graduada nos cursos de Formação de Psicólogo (2007) e Licenciatura em Psicologia (2011) na mesma instituição.

Márcio Piñon de Oliveira

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio de pesquisa no Institut d'Études Politiques de Paris, e pós-doutorado na lÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales (2010/2011).

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) ,mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) .

Gilberto Tavares de Macedo Dias

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972) e doutorado em Géologie de L'Environnement - Université de Bordeaux I (1976). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução costeira, diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas, levantamentos sísmicos e por sonar de varredura lateral.

César Cunha Pacheco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é aluno de doutorado (tempo integral) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. , atuando principalmente nos seguintes temas: problemas inversos, filtro de kalman, condução de calor, ressonância magnética e motores de combustão interna.

Greice Ferreira Drumond

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Grega e Comédia Grega Antiga.

Maria Isabel do Nascimento

Possui: Pós-Douturado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências - área de Epidemiologia do Câncer - pelo Programa Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) - FIOCRUZ, Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Ministério da Educação e Cultura/Ministério da Saúde e Especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswal

Kenny Tanizaki-Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Geociências (Metais pesados em ecossistemas marinhos costeiros) pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geoquímica Ambiental (Estoque de carbono em florestas de Mata Atlântica) pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é Professor Adjunto de Ciências da Natureza Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental.

Jacqueline Silva Pereira

Possui graduação em Engenharia Elétrica Enfase Eletronica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: filtros recursivos, capacitores chaveados, forma direta, fase linear e filtros discretos.

Alexandre Plastino de Carvalho

Alexandre Plastino possui Graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível II.

Delton Ricardo Soares Meirelles

Graduado pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1998), mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2002) e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2010). Professor adjunto do Departamento de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense. Integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Gradução em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). Coordena o Observatório Fluminense de Estudos Interdisciplinares e Pesquisa Empírica em Processo e Sistemas de Justiça (OBSERVA-PROCESSOS).

Guilherme Rodrigues Lima

Professor Substituto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Atualmente faz doutorado em Programa de Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É mestre em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental e Bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ). Possui extensão acadêmica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Portugal. Durante a graduação integrou o Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA/IE/UFRJ).

Flavia Teixeira Braga

Possui bacharelado em Composição Paisagística pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Metodista Bennett (2003). Realizou Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/2008) onde Doutorou-se em Urbanismo (PROURB/2014). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, na área da Teoria e Projeto de Paisagismo.

Daniel Henrique Nogueira Dias

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2005), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto I da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia Elétrica.

Andréa Magalhães Magdaleno

Professora do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como pós-doutora e pesquisadora pela COPPE/UFRJ em 2014 e na UNIRIO em 2015. Concluiu seu doutorado em Engenharia de Software com foco em Processos e Colaboração pela COPPE/UFRJ em 2013 e seu mestrado em Informática pelo NCE-IM/UFRJ em 2006.

William de Goes Ribeiro

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor Substituto da Faculdade de Formação de Professores (FFP)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado na UERJ (área de currículo). É doutor e mestre em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela UFRJ. É líder de pesquisa do Núcleo de Estudos em Políticas Curriculares (NEPoC), vinculado à UFF. Faz parte do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e Diferença Cultural no Programa de Pós-graduação da UERJ (Proped).

Joao Marcos Meirelles da Silva

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) com ênfase em sistemas digitais e telecomunicações, mestrado em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ (2001) na área de Controle, Automação e Robótica, doutorado em Engenharia Elétrica também pela COPPE/UFRJ (2008) na área de Computação de Alto Desempenho. MBA em Marketing pelo IBMEC em 2001. Foi Oficial do Corpo de Engenheiros da Marinha durante seis anos na patente de Capitão-Tenente, servindo no Instituto de Pesquisas da Marinha (Laboratório de Sistemas Inerciais - Grupo de Armas).

Debora Omena Futuro

Débora Omena Futuro possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Realizou pós-doutoramento no Instituto Nacional de Tecnologia (2017/2018) na área de Tecnologia de Materiais Poliméricos. Atualmente é professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

Marcia Rodrigues Amorim dos Santos

Possui bacharelado em Genética e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Ciências Biológicas (Modalidade: Genética) pela UFRJ. Foi bolsista do Ministério da Saúde de Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Câncer. É Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética molecular humana e defeitos congênitos.

Larissa de Morais Ribeiro Mendes

Larissa de Morais Ribeiro Mendes (Larissa Morais) tornou-se professora do Departamento de Comunicação Social da UFF em 2009 e desde 2016 coordena o curso de Jornalismo. No início deste ano, passou também a fazer parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo na ECO/UFRJ, é doutora em Comunicação pela UFF (2012) e mestre na área pela PUC-Rio (2006).

Isabel Balloussier Cerchiaro

Doutorado em Administração pela EBAPE / Fundação Getúlio Vargas - RJ (2006), Mestrado em Marketing pela Kingston University (1996), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (1990) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é chefe de departamento e professora da graduação em administração no Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) - Macaé.

Lia Corrêa de Oliveira Guarino

Possui graduação(bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Filosofia da Educação e Epistemologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa em Filosofia Contemporânea e Educação com uma abordagem crítica da cultura moderna.

Carlos Frederico de Oliveira Barros

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) , mestrado em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ-(2005) e doutorado no Programa de Engenharia de Produção-COPPE/UFRJ-Coordenação dos Programas Pós Graduação e Pesquisa em Engenharia(2010) na área de concentração de Avaliação de Projetos Industriais e Tecnológicos,tendo desenvolvido tese que aborda parques tecnológicos.Atualmente é Coordenador do LABRISK-Laboratório de Engenharia de Alta Complexidade do Depto.Engenharia-ICT da Universidade Federal Fluminense-UFF, focado em Gestão de Riscos, Automaç

Lucia Maria Velloso de Oliveira

Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Presidiu a Associação dos Arquivistas Brasileiros por cerca de 10 anos.

Célio Vinicius Neves de Albuquerque

Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1993 e mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição em 1995. Trabalhou como Engenheiro de Telecomunicações da EMBRATEL entre 1994 e 1995. Concluiu doutorado em Information and Computer Science pela University of California, Irvine (UCI) em 2000. É Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF.

Mariana Albi de Oliveira Souza

Possui graduação em Bacharelado em Matemática (2007), Mestrado em Estatística (2009) e Doutorado em Estatística (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente atua no cargo de Professora Adjunta no Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense.

Suzana Dantas Hecksher

Suzana D. Hecksher é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (2007). Atua em pesquisa, projeto e gestão de sistemas sócio-técnicos, principalmente nos seguintes temas: ergonomia e fatores humanos, organização do trabalho, inovação, estratégia e gestão da qualidade.

Luciano Tavares da Costa

Iniciei a Graduação no curso de Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1994. No ano de 1996 fui trabalhar no Pólo Petroquímico de Camaçari - BA, transferindo-me para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduei-me em Química Bacharel (1999) e Química Industrial (2000) pela UFBA, tendo atuado como Químico de Processos na AMBEV. Em seguida, desenvolvi o projeto de Mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Laboratório de Química Teórica e Termodinâmica de Líquidos, sob co-orientação do Prof. Dr.

Luiz Mota Mendes

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense .

Fabio Barboza Passos

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e Petróleo e VIce-Reitor da Universidade Federal Fluminense. . Atua na área de Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, com ênfase no desenvolvimento de catalisadores e processos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

Luiza Rosaria Sousa Dias

possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professora titular do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Síntese de Compostos Bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, compostos heterocíclicos, química medicinal, avaliação biológica e relação estrutura-atividade.

Patrícia Almeida Ashley

Educadora, escritora e mentora em estudos e práticas em temas acerca de culturas, economia e políticas para a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável que promovam melhores relações e conteúdos com liberdade, criatividade, afetividade a partir do autoconhecimento, saúde integral e ambiental, leitura e expressão corporal, culinária saudável, consciência planetária e cósmica para resgatar a Unidade a que somos criadores e criaturas.

Cristina Nader Vasconcelos

Possui graduação no curso de Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado (2009 ) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional (área principal), processamento de imagens, realidade aumentada e computação gráfica.

Reinaldo Faria de Melo e Souza

Possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto do instituto de física da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua principalmente nos seguintes temas: Eletrodinâmica Quântica, Forças dispersivas e Matéria Condensada.

Carlos Diogenes Cortes Tourinho

É formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea).

Diogo Bravo Marinho Braga

Possui graduação e Mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, Métodos Econométricos e Programação Matemática.

Gisele Fonseca Chagas

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Atualmente é professora Adjunta I do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias

Professora adjunta de Dermatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde agosto de 2014. Coordenadora do curso de pós-graduação em dermatologia da UFF e vice-coordenadora da Residência Médica em Dermatologia do HUAP desde 2016.Professora responsável pelo ambulatório de alopecias do Hospital Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense desde janeiro de 2015.

Larissa Dahmer Pereira

Assistente social (UFRJ - 1999), Mestre (2002) e Doutora (2007) em Serviço Social pelo PPGSS/UFRJ. Pós-Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ (2017). Integra o Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX - http://www.colemarx.com.br/) e a Rede Universitas - http://www.redeuniversitas.com.br). Atuou como assistente social nas áreas de Saúde e Saúde Mental.

Emmanoel Martins Ferreira

Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, ambos ligados ao Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. É líder do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq). Atualmente desenvolve pesquisa em estágio Pós-Doutoral no POSCOM/UFBA, sob supervisão do Prof.

Helena Catão Henriques Ferreira

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Turismo - PPGTUR e do Bacharelado em Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria-FTH, da Universidade Federal Fluminense/UFF.
É Vice-Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
Coordena o Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Sociedade -T-CULT (CNPq) e o Laboratório de Turismo e Antropologia-LATA.
Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais CPDA/UFRRJ.
Bacharelado em Ciências Sociais IFCS/UFRJ.

Deborah Quintanilha Falcão

# Bolsista de Produtividade da FAPERJ Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE 2016) ##

Sérgio Souto Maior Tavares

possui graduação em Engenharia Metalurgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor Titular (classe 8) do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense.

Nina Ventura Wilner

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002-2008), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico Por Imagem na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009-2012) e Título de especialista em radiologia e diagnóstico por imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (2012).

Edson Alvisi Neves

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990),Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (1999) e Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professor Titular de Direito Comercial, por concurso, da Universidade Federal Fluminense, onde atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios - PPGDIN. Foi Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFF - CES (2007-2008).

Paulo Sergio Faitanin

Professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa, extensão, docência e orientação na área de Filosofia Medieval, resgatando os fundamentos da filosofia de Aristóteles e sua influência na Escolástica, no pensamento de Tomás de Aquino, a partir da edição, tradução das obras de Aristóteles e dos comentários de Tomás de Aquino, bem como das principais obras do Aquinate.

Marisandra Costa Rodrigues

Graduada em Letras Português-Espanhol (UFRJ-2002). Mestre em Letras Vernáculas/ Língua Portuguesa (UFRJ-2007). Doutora em Letras Vernáculas/ Língua Portuguesa (UFRJ-2012). Membro do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português). Professora Adjunta da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Natalia Castro Fernandes

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é professora adjunta da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Engenharia de Telecomunicações.

Márcia Maria Sales dos Santos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), residencia médica em Cardiologia (1997) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro ,mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora assistente concursada do Departamento de Clinica Médica da Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Sanmartin de Almeida

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense (2000) e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal Fluminense ( 2019). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia e pesquisa, com ênfase em Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Endodontia, Trauma, Retratamento, Padronização e Cirurgia.

Eduardo Ferioli Gomes

Professor Efetivo Assistente lotado no Departamento de Estatística (GET) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é mestre em Estatística do Instituto de Matemática da UFRJ, tendo feito sua dissertação na área de probabilidade sob a orientação da Prof. Maria Eulália Vares com título Modelo de Spitzer para processos de renovação interagentes.

Suenya Santos da Cruz

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), doutorado pela ESS/UFRJ (2016). Atualmente é prof. adjunta c1 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde mental, serviço social, agricultura familiar e camponesa, questão agrária, movimentos sociais camponeses, trabalho e reprodução social no espaço agrário.

Eduardo Castelo Branco e Silva

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), e Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2014). , atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia do direito, sociologia do direito, acesso à direitos, função social da propriedade.

Rodrigo de Araujo Monteiro

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e é doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, pobreza, educação, juventude e esportes.

Glória Braga Onelley

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981-1982, respectivamente), Mestrado (1987) e Doutorado(1992-1996) em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi orientanda, no Doutorado, das professoras Doutoras Nely Maria Pessanha (UFRJ) e Maria Helena da Rocha Pereira (Instituto de Letras da Universidade de Coimbra), e, no Mestrado, da Profa. Dra. Maria Adilia Pestana de Aguiar Starling (UFRJ).

Marcia Moraes

Marcia Moraes é Ph.D. em Educação - MIAMI UNIVERSITY - Oxford, Ohio - EUA (1994); Mestre em Avaliação Educacional - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1990); Graduada em Letras - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (1982). Marcia Moraes foi Diretora Acadêmica, Professora Titular e Coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da FACULDADE CCAA; também foi Professora Visitante na UNIVERSITY OF ST. THOMAS (Minnesota-EUA) e Professora Adjunta do INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES). Professora Adjunta aposentada da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ).

Luís Maffei

Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Literatura Portuguesa pela mesma instituição - neste último, apresentou a tese DO MUNDO DE HERBERTO HELDER.

Antonio Zelaquett Khoury

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) tendo obtido a menção CUM LAUDE, mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). De 1994 a 1996 fez pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco na área de Caos em Lasers. De 1996 a 1998 fez pós-doutorado no Laboratoire Kastler Brossel (Ecole Normale Superieur - França) na área de Óptica Quântica em Átomos Frios e Diodos-Laser.

Cauê Torres de Oliveira Guedes Costa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Termodinâmica de soluções, Modelos termodinâmicos, COSMO, Modelagem termodinâmica de sistemas complexos e Estimação de parâmetros.

Claudia March Frota de Souza

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Serviço Social pela UFRJ (2013). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, educação e trabalho em saúde e saúde do trabalhador.

Licio Caetano do Rego Monteiro

Professor Adjunto de Geografia Humana do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense / Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/UFF) e pesquisador do Grupo Retis / UFRJ.

Mauricio Bastos Pereira

Mauricio B. Pereira, M.D., Ph.D.é professor Adjunto de Oftalmologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) no Rio de Janeiro desde 2009. Desde 2001 é professor convidado do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, em associação com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Júlia Peixoto de Albuquerque

Possui Bacharelado em Ciências Biológias (Microbiologia e Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutoramento em Ciências (Microbiologia), também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem experiência na abordagem polifásica em taxonomia, biologia molecular, genética, microscopia e ultraestrutura de micro-organismos, com ênfase em microbiologia

Júlio César Bispo Neves

Possui graduação em Desenho Industrial Pp pela EBA/UFRJ (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Gestão de Ergonomia em grandes empresas atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, projeto, gestão e simulação.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Possui graduação (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS (PNPD/CAPES-2014). Fez Residência no Programa de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular do Hospital Univerítário Pedro Ernesto/UERJ (1998) e é especialista em Docência do Ensino Superior pela UNESA/RJ (2005).

Leandro Ramos Teofilo

Bacharel e licenciado em Geografia (UERJ) e História (UFRJ), pós-graduado em Ensino de Geografia (UFRJ) e mestre em Geografia (UERJ - Área de concentração: Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico; linha de Pesquisa: Cultura e Natureza). Possui experiência de pesquisa nas áreas de História do Pensamento Geográfico, Epistemologia da Geografia, História Ambiental, Educação Ambiental, Pedagogia Libertária e Alimentação. Foi professor de Geografia e de História de diversas redes públicas nos ensinos fundamental e médio.

José dos Santos Rodrigues

Nascido no Rio de Janeiro, em 1964, é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou por concurso público em 1994, e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX), desta mesma Universidade. É doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997), tendo sido orientado por Dermeval Saviani, mestre em educação pela Universidade Federal Fluminense (1993), sob a orientação de Gaudêncio Frigotto, e licenciado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987).

Ismar Lima Cavalcanti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (1996) e doutorado em Medicina (Cirurgia Cardiovascular) pela Universidade Federal de São Paulo (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da Universidade Federal Fluminense e Professor Colaborador do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Adriana Machado Penna

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Doutorou-se, em 2011, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campo de pesquisa Trabalho e Relações Sociais. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2006, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo de pesquisa Trabalho e Educação, possuindo Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO ? NUPETE.

Karla Campos de Paula

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), especialização em envelhecimento e saúde do idoso pela Fio Cruz (1996) e mestrado em Saúde Coletiva na área de Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense atuando principalmente na área de Promoção da saúde.

Simone Dantas de Souza

Bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq nível 1D. Possui Pós-doutorado pela Brown University (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) com período de doutorado-sanduíche pela Université Joseph Fourier (2000). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).

Jorge Luiz Barbosa

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , doutorado em em Geografia pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona - Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, política e cultura.

Manoel Severino de Jesus

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005).

Ladário da Silva

Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1992) e Doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense com interesse em física aplicada aos materiais, com ênfase em elipsometria e análise de superfícies, balística forense, com ênfase em recuperação de número de série de armas de fogo e resíduos similares aos de tiros, e ensino de física, com ênfase em formação docente em serviço.

Paulo de Tarso Maciel Pinheiro

Licenciado em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Biociências da Atividade Física pela UFRJ e Doutor em Neurociências pela UFF. Ao longo dos seus 30 anos de formado acumulou grande experiência prática nas áreas de treinamento físico, musculação, avaliação funcional e prescrição de exercícios para vários grupos populacionais, incluindo atletas, idosos, crianças, cardiopatas, diabéticos e obesos.

Tadeu Nagashima Ferreira

possui doutorado em Engenharia Elétrica (2009). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Silvio Renato Jorge

É Doutor em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e desenvolveu estágios de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (2003) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense e atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, função já anteriormente ocupada no período de 2010 a 2014. Foi membro do Conselho Universitário.

Gleyce Moreno Barbosa

Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde agosto de 2018.

Ângela Magalhães Vasconcelos

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1985). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1990). Professora Adjunta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1992 até o momento.

Guilherme Wyllie

Prof. Guilherme Wyllie é bacharel em filosofia pela UFRJ. Em 1998, iniciou o mestrado em filosofia na mesma instituição. Sua dissertação tratou das teorias medievais da consequência lógica. Em 2004, concluiu o doutorado em filosofia na PUC-Rio sobre a lógica temporal de Guilherme de Ockham. Ao longo de 2007, realizou um pós-doutorado sobre os aspectos formais da teoria da argumentação de Raimundo Lúlio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

Rafael Seabra Louro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1998), Mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2006) e Doutorado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-2011) .

Lívia Maria da Costa Silva

Possui graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (2013), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal Fluminense, lotada no Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Escola de Engenharia.

Sandro de AZAMBUJA

Especialista em previdência, doutorando em finanças no COPPEAD/UFRJ e professor nos cursos de Ciências Atuariais e Ciências Contábeis do Departamento de Contabilidade da UFF. Desde jun/2018 encontra-se cedido ao BNDES no cargo de Assessor do Presidente desempenhando a função de atuário do banco. Possui 22 anos de experiência em consultoria em grandes empresas e desde 2004 no ramo de consultoria previdenciária, exerçendo a função de atuário ou assessoramento atuarial no âmbito de patrocinadores de planos de benefícios geridos por EFPCs, fundos de pensão, e de planos de autogestão em saúde.

Carlos Frederico Bom Kraemer

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (2005) e doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professor assitente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Fernanda Cristina Rueda Lopes

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Residência média em Radiologia e diagnóstico por imagem no Hospital Universitário da Universidade federal do Rio de janeiro (2008), Mestrado em medicina (radiologia) pela Universidade federal do Rio de Janeiro (2009). Título do colégio Brasileiro de radiologia em 2009. Fellow em neuroimagem na VRIJE University, Amsterdã am 2010. Doutorado pela faculdade de medicina, departamento de radiologia da UFRJ em técnicas avançadas de RM para doenças desmielinizantes (2015).

Luis Moreira de Barros

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.

Denise Brasil Alvarenga Aguiar

Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde trabalha com pesquisa e prática de ensino na formação de professores de Letras. É também professora aposentada do Colégio de Aplicação da UERJ, onde trabalhou de 1996 a 2017.

Alexandre Santos Francisco

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Margareth Silva de Mattos

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006). Especialista em Problemas no Desempenho Escolar pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (1989) e em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense (1994). Mestre em Letras (2003) e Doutora em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2017).

Lizandro de Sousa Santos

Professor Adjunto-I do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo da Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ). Engenheiro Químico pela UFRJ, possui Doutorado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2014) na área de otimização de processos, otimização dinâmica e controle ótimo. Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos pela Escola de Química - UFRJ (2009) na área de simulação e otimização de processos, com utilização de fluidodinâmica computacional. Adicionalmente é pós graduado em Engenharia de Petróleo pela Coppe-UFRJ (2010) e Técnico em Eletroeletrônica pelo CEFET (2000).

Fernando Martins dos Santos Junior

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Especialista em Farmacologia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (2011). Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) com estágio sanduíche (PDSE CAPES) no departamento de química da universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee (VU 2015) sob a orientação do professor Prasad L. Polavarapu.

Agatha Justen Gonçalves Ribeiro

Agatha Justen é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição - PPGAd/UFF - na linha "Estado, Organizações e Sociedade". É pesquisadora do GT "Geopolítica, Integración Regional y Sistema Mundial" do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais - CLACSO. É doutora e mestre em Administração (concentração em Administração Pública) pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas.

Elton Hiroshi Matsushima

Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenando o Laboratório de Estudos do Comportamento Humano e Animal (LECHA) e o Serviço de Avaliação Neuropsicológica (SeANp) no Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF), supervisionando estágio supervisionado na área, e Vice-Diretor do Instituto de Psicologia.

André Antunes Martins

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Atualmente é professor adjunto na mesma universidade do doutoramento. Desenvolve pesquisa no campo das ações coletivas de produção do comum e das políticas com foco na gestão democrática educacional. Também atuou em redes públicas de ensino na educação básica.

André do Eirado Silva

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Filosofia - Universite de Paris VIII (1988) e doutorado em Filosofia - Universite de Paris VIII (1995). Atualmente é professor associado 4 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência.

Cristina Ortiz Sobrinho Valete

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Residência Médica em Pediatria (UFRJ, 1994), Residência Médica em Neonatologia (UFF, 1995), Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutorado em Epidemiologia/Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Foi Professora de Pediatria/Neonatologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Grande Rio de 2000 a 2005. Foi Diretora Médica do Hospital Federal de Bonsucesso (2004).

Thiago Boechat de Abreu

Mestrado em Ciências Cirúrgicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e Membro do Colégio Americano de Cirurgiões(FACS).Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo. Atualmente é médico rotina do Hospital Orêncio de Freitas e médico rotina da I Clínica Cirúrgica do Hospital Federal de Bonsucesso.

Alex Jobim Farias

É Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2007), Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, entre 2010 e 2011, foi coordenador de Centro de Estudos e Pesquisas BRICS.

Katia Rosenvald Frensel

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1979), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA - 1983) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA - 1988). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense a sua área de pesquisa é Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: hipersuperfícies de curvatura média constante, superfícies mínimas e Grupos de Lie.

Francisco de Paula Gomes Neto

Atualmente (Fev/2015), Professor Adjunto III (DE), no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, e Coordenador "pró-tempore" do curso.
Doutorando, em fase de elaboração de tese, em Ciências da Educação pela Facultad d Humanidades y Artes, de la Universidad Nacional de Rosario, Argentina.
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999).

Tarcisio Arantes de Moraes Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Aperfeiçoamento em Matemática (IMPA), mestrado pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) em Engenharia Oceânica, Diplôme d'Études Approfondies en Mécanique - Ecole Centrale de Lyon (1996) e doutorado em Engenharia Civil na área de Mecânica Computacional pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Kowarski

Clarissa Brandão Kowarski possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGDC) na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Permanente do Programa.

Stella Maris Pires Domingues

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense.

Victor Leandro Chaves Gomes

Professor Associado de Teoria Política do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI), vinculado ao Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN/UFF). Doutor em Ciência Política, no ano de 2008, pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Em 2003, concluiu o mestrado em Ciência Política também pelo IUPERJ como Bolsista Nota Dez da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Adriana Soares Dutra

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.

Carlos Walter Porto-Gonçalves

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do LEMTO - Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades.

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

Possui graduação em Lettres (equivalente ao Bach. em Letras - UFRJ) - Université de la Sorbonne Nouvelle (1977), graduação em Letras (Português - Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nas áreas de Cinema e Literatura, Realização Cinematográfica e Produção Cinematográfica e Audiovisual.

Cláudia Henschel de Lima

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATUALMENTE:
1. É PROFESSORA ADJUNTO IV DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA, NA ÁREA DE PSICANÁLISE (UFF. ICHS.PUVR).
2. É DOCENTE COLABORADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP. UFRJ).
3. É DOCENTE DO QUADRO PERMANENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PROFIAP.UFF.
4. É CO-EDITORA DO PERIÓDICO ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA.

Marcus Reis Pinheiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) . Pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão" (2009).

Alex Farah Pereira

Possui graduação em Bacharelado em Matemática (2003), mestrado em Matemática (2005) e doutorado em Matemática (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Funcional, Análise Complexa, Holomorfia e Álgebras de Fréchet. Atualmente, estuda as álgebras de aplicações Lorch Analíticas.

Carla Fernanda Pereira Barros

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com concentração em Antropologia Social e especialização em Antropologia Social pelo Museu Nacional/PPGAS/UFRJ. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutoramento pela University College London (UCL), Reino Unido. Atualmente é Professora e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF.

Deborah Bronz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense - GAP/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia PPGA/UFF. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento - LACED/MN/UFRJ e ao Grupo de Estudos Amazônicos - GEAM/UFF. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGAS/MN/UFRJ (2011) e mestre pela mesma instituição (2005). Graduada em Geografia pela UFRJ (2001).

Luís Felipe Bellintani Ribeiro

Bacharel (1989), mestre (1992) e doutor (1998) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Universidade de Atenas (1996-7) e pós-doutorado na Universidade Paris IV (2004-5 e 2015-6). É professor do quadro permanente de Instituição Federal de Ensino Superior desde 1993. Integrou o Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente integra o Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de Filosofia Antiga.

Bianca Novaes de Mello

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem e saúde mental. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jorge Luiz Fernandes de Oliveira

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestre em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (2004). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em Ciências Exatas e da Terra, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, meteorologia, climatologia, poluição atmosférica e modelagem numérica.

Hernan Armando Mamani

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1990), mestrado em Sociologia - Programa de Pós-graduação em Sociologia (1996) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Sociologia do trabalho, Sociologia urbana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia informal, desenvolvimento urbano, circulação urbana e regional.

Maria Abadia Freire Vera

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ e doutorado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990. Atualmente é professora Associado III. Exerceu o cargo eletivo de Chefe do Departamento de Tecnologia Farmacêutica no período de 16/12/03 a 23/10/08. É professora de Fármacos e Química Industrial Farmacêutica no curso de graduação em Farmácia.

Christianne Bretas Vieira Scaramello

Possui mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Farmacologia Terapêutica e Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, principalmente em relação a homeostasia do cálcio em tecidos musculares. Atuou como professora de Farmacologia Básica e Clínica nos cursos de Medicina e Farmácia em conhecidas instituições de ensino superior como Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) e Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM).

Andre Saldanha Costa

Professor Doutor de Ciência Política, Sociologia e Filosofia da Universidade Cândido Mendes; Professor substituto de Ciência Política do departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense (ano 2018). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com área de concentração em Fundamentos da Teoria Política. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tem como principal área de interesse problemas relacionados a Teoria Política Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito e Segurança Pública.

Jorge Azevedo de Castro

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (1975), com Especialização em "Desenho Industrial e Arquitetura: Desenvolvimento de Produtos para a Construção", na Universidade Paris VIII (1991). Cursou o Mestrado em Engenharia de Produto na COPPE UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), e concluiu o Doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas na FAUUSP (1993), defendendo a tese "Invento e Inovação Tecnológica: Produtos e Patentes na Construção".

Glaucio Braga Ferreira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 2000), mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela mesma universidade (em 2002 e 2007). Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Compostos de Coordenação e Ciências dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia Vibracional, Espectroscopia Eletrônica de Valência e de camada interna, Difração de Raios-x de Pó e Monocristal, Análise Termogravimétrica e principalmente Química Computacional para sistemas Inorgânicos com métodos ab initio e semi-empíricos.

Cristina Mair Barros Rauter

É professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e na pós graduação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Fátima Maria Eusebio de Brito

Possui mestrado em Morfologia (atual Biologia Humana e Experimental) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora adjunta do departamento de Formação em Ciências Básicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense desde 2009. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia.

Karin Soares Gonçalves Cunha

Realizou estágio pós-doutoral em 2010 na Harvard University (Massachusetts General Hospital - Neurofibromatosis Clinical Research Team, coordenado pelo Prof. Scott Plotkin). Possui doutorado (2008) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2002) em Patologia Bucodental pela Universidade Federal Fluminense, especialização (2000) em Estomatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação (1998) em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Adriene Baron Tacla

possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Arqueologia, com tese em Pré-história Européia, pela University of Oxford (2007).

Claudio Pinheiro Fernandes

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Prótese Dentária - Lund University (1990) e doutorado em Prótese Dentária - Malmö University (1998). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Odontologia, Polo de Nova Friburgo, da Universidade Federal Fluminense, pesquisador associado - Malmo University, Suécia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, biomateriais, cerâmicas dentais e prótese sobre implantes.

Marcelo da Rocha Wanderley

MARCELO DA ROCHA WANDERLEY É PROFESSOR DE HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. ATUOU COMO COORDENADOR EXECUTIVO DA COMPANHIA DAS ÍNDIAS - NÚCLEO DE HISTÓRIA IBÉRICA E COLONIAL NA ÉPOCA MODERNA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA MESMA UNIVERSIDADE ENTRE 2013-14.

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS).

Viviane Furtado Matesco

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem Bacharelato e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), graduação em Museologia pela Universidade do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2006/2007) Foi professora e coordenadora da Escola de Artes Visuais /Parque Lage.

Allan Jefferson Guimarães

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), Segundo Mestrado (2008) e PhD (2010) em Biomedical Sciences - Department of Microbiology and Immunology - Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University. Foi PosDoc no Departamento de Microbiology and Immunology no Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University (2010-2011) e no Departamento de Imunologia do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cátia Fernandes Barbosa

Mestrado e Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora Associado IV e Chefe do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense.

Danilo Artigas da Rocha

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos, Complexidade Computacional e Teoria dos Grafos.

Laís dos Santos Falcão

É professora Adjunta III de Microbiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF). Tem graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente em bacteriologia, no estudo de epidemiologia e virulência de bactérias anaeróbias, como Bacteroides spp. e Parabacteroides distasonis e bactérias facultativas como Staphylococcus aureus.

Mário Jorge da Motta Bastos

Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (1995) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2002).

Claudio Alberto Serfaty

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) com estágio no Department of Human Anatomy da Oxford University. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense, chefe do Laboratório de Plasticidade Neural e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF (2014-2018).

Lucianne Fragel Madeira

A pesquisadora possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (1996-2000) e doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (2000-2004) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Biofísica da UFRJ de 2004 a 2009. Atualmente, é professora Associada do Departamento de Neurobiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisadora chefe do Lab. Desenvolvimento e Regeneração Neural e membro das Pós-graduações stricto sensu em Neurociências e Ciências e Biotecnologia desta instituição.

Silvia Maria Baeta Cavalcanti

Possui graduação em Ciências Biológicas Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós-doutorado pelo Public Health Agency (Londres, Inglaterra, 2000). Atualmente é professora titular da disciplina de Virologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Universidade Federal Fluminense.

Juliana Coelho Chaves

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Trabalha na área de Geometria Algébrica, atuando principalmente em mapas de Abel, variedades de Brill-Noether e gonalidade de curvas estáveis.

Renato Bastos Guimarães

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ,Mestrado em Física pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Atualmente é professor Associado Nível IV na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em materiais magnéticos e cristalografia.

Afonso de Albuquerque

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre (1991) e doutor (1996) em Comunicação e Cultura pela mesma universidade. Docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992, atualmente é Professor Titular do departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do CNPq desde 1998, atua principalmente nas áreas de Comunicação Política, Jornalismo e Comunicação Comparada.

Geronimo Emilio Almeida Leitao

Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), com especialização em Urbanismo (Curso de Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - 1989). Mestre em Geografia pelo Instituto de Géo-Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado II da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Elizabeth Medeiros Pacheco

Professoar Adjunta do Curso de Psicologia do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes/RJ)

Eduardo Manuel Rosa Bulhoes

Bacharel em Geografia (UFRJ 2003), Mestre em Ciências (UFRJ 2006) e Doutor em Geologia e Geofísica Marinha (UFF 2011). Chefe do Departamento de Geografia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPG UFF. Desde 2008 atua em cursos de Bacharelado em Geografia nas disciplinas: Climatologia, Geomorfologia Costeira, Geografia Marinha, Impactos Ambientais, Oceanografia e Mapeamento Costeiro.

Ceila Maria Ferreira Batista

Possui graduação em Português Latim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Lingüística-Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2002). No doutorado, fez pesquisa na Biblioteca Nacional de Portugal e no Arquivo da Torre do Tombo sob a orientação de Ivo Castro. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Roclaw Basbaum

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ (1988), MA inFine Arts pelo Goldsmiths' College, University of London (1994 - Bolsista do British Council), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 - Bolsista CAPES) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2008). Recebeu a Bolsa Uniarte Faperj entre 1996 e 1998. Atuou como professor da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo) de 2009 a 2012.

Sandra Santos Cabral Baron

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e Doutora em Ciências e Saúde Coletiva (Saúde da Criança e da Mulher) pela Fundação Oswaldo Cruz (2004), com formação complementar em Psicologia da Educação pela Université.de Mons-Hainaut (BE), em Estudos em Etologia e Resiliência pela Université Toulon-Var (FR) , em Ciências da Educação pela Université Sorbonne Paris V (FR), em Filosofia pela Université Paris VIII Saint- Dennis (FR); possui Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Subjetividade do Pro

Fernanda Carla Ferreira de Brito

Professora Associada II de Farmacologia, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico, da Universidade Federal Fluminense (desde 2007). Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (desde 2017) e Coordenadora do Biotério do Instituto Biomédico (desde 2012).

Cleverson Guizan Silva

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia - Duke University, EUA (1991). Professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de graduação em Geofísica e no Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra - UFF. Editor Chefe da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics).

Gustavo Cruz Ferraz

Gustavo Cruz Ferraz possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Realizou Estágio de Doutorado no Exterior como bolsista CAPES na Universidade Paris VIII, França. Realizou Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no Programa de Pós-Graudação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/ICHS-VR.

Paula Glenadel Leal

Realizou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciatura em português-francês (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1989) e doutorado em Letras Neolatinas (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ-1D do CNPQ.

Marilda Andrade

MARILDA ANDRADE CONCLUIU O DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE VICE-DIRETORA E PROFESSORA ASSOCIADA IV DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI LIVROS PUBLICADOS. POSSUI PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSAO DE CURSO NA AREA DE ENFERMAGEM. RECEBEU PREMIO E/OU HOMENAGEM. ENTRE 2000 E 2002 COORDENOU PROJETOS DE PESQUISA.

Bernardo Barros Coelho de Oliveira

Mestre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1992) e doutor em Filosofia pela mesma instituição (1997). Sua tese, na área de Estética moderna, intitulou-se O que significa orientar-se pela arte: uma leitura da Crítica da Faculdade do juízo. Atualmente é professor associado do Depto. de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino e pesquisa em estética, filosofia da arte e história da filosofia. Autores estudados: H. G. Gadamer, P. Ricoeur, W. Benjamin e I. Kant (3ª crítica).

Manoela da Silva Pedroza

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), com mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), especialização em História do Século XX pela Universidade Cândido Mendes (2005) e doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2008). Realizou dois estágios de pós-doutorado na Universidade de Montréal (UdeM-Canadá em 2009). Sua tese de doutorado "Engenhocas da Moral" recebeu 2o lugar no Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 2009, e foi publicada pelo Arquivo Nacional em 2011.

Katia Ayres Monteiro

Possui graduação em Curso de Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: amamentação, aleitamento materno, nutrição, materno-infantil, ensino e formação profissional.

Gladys Sabina Ribeiro

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Julia Aparecida Soares de Paula

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói). Assistente Social com graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Temas de pesquisa: Trabalho e Direitos Humanos.

Wallace de Castro Nunes

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology, MIT (2015-2016) e na Unicamp (2003-2007). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense.

Renato Gonzalez de Medeiros

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Turismo e Hotelaria. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agências de turismo, formação profissional, governança do turismo, marketing e desenvolvimento de produtos turísticos.

Susanna Eleonora Sichel

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Oceonografia - University of Rhode Island, USA (1990). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e Bolsista de Produtividade do CNPq.

Adriana Ramos

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) , possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Adjunta II da Universidade Federal Fluminense (UFF) - curso de Serviço Social, campus do Gragoatá em Niterói, Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa (CNP'q): Núcleo de Estudos dos Fundamentos do Serviço Social (NEFSS).

Vladimir Menezes Vieira

Doutor em filosofia pela UFRJ/PPGF (2009) e professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina estética kantiana, seus precursores e desdobramentos. Desenvolveu pesquisas e publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume. Edita desde 2007, junto com Patrick Pessoa, o periódico científico Viso: Cadernos de Estética Aplicada.

Priscila Pires Alves

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Gestalt-terapia, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, abordagem gestáltica, contemporaneidade, relações dialógicas, infância e adolescência.

Guilherme Borges Fernandez

é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre e Doutor em Ciências em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atuou como Professor Visitante no Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics, na THKoln, Alemanha. Faz parte da aual diretoria da União da Geomorfologia Brasileira desde 2014. Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Geografia Física da UFF.

Renata Bacellar Mello

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Botânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência na educação básica e superior pública onde atuou como docente de Biologia e Ciências no Governo do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Olga Kelman Brocki Calhman

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2000) e Doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2008). Tem experiência na área de Gás Natural, Energia e Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. Atualmente trabalha na Diretoria de Refino & Gás Natural da Petróleo Brasileiro S.A - Petrobras como engenheira de meio ambiente senior e atua como Professora 20h Associada I do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Aline Cardoso Caseca

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) com período sanduíche no Centers for Disease Control and Prevention (USA). Realizou dois Pós-doutoramentos: de 2008 a 2010, no Laboratório de Epidemiologia Molecular de Doenças Infecciosas no Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Aline Cardoso Caseca Volotão corresponde ao nome anteriormente utilizado.

Sidnei Clemente Peres

Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI). Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa sobre movimento indígena no Rio Negro, Amazonas, onde atuou como assessor de organizações indígenas e agências não governamentais.

Fábio Ferreira Ribeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), mesma instituição pela qual Fábio Ferreira obteve o título de Doutor em História, no ano de 2012. Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGHIS/UFRJ (2007). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibero-Americana (Política e Econômica) e Metodologia de Pesquisa.

Wilson da Costa Santos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1996), Doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e Pós-Doutorado em Farmacologia pela Universidad Autónoma de Madrid (2008). Foi Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (1991-2002).

Gabriel Silveira Denicol

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Física teorica pela J.W, Goethe Universität (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Nuclear Relativística, na descrição teorica de novas fases da materia nuclear.

Maíra da Rocha

Professora assistente do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da UFF. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Residência Médica em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina. Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial (ABORL-CCF). Mestrado em Tecnologias e Atenção à Saúde e Especialização em Otologia pela Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina.

Maria Helena Teixeira da Silva

Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia de Produção (1994) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (2002) ambos pela Coordenação dos Programas de Pós Graduação em Engenharia da UFRJ (COPPE/UFRJ). Atuo como professora adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Campus Universitário de Rio das Ostras, no Instituto de Ciência e Tecnologia, junto ao curso de Engenharia de Produção.

Carlos Eduardo Mathias Motta

Carlos Mathias é Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mesma instituição em que concluiu seu mestrado em 1989. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Foi professor do IME, entre 1990 e 1993, e da UFRRJ, entre 1994 e 2009. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura.

Miriam Assunção de Souza Lepsch

Doutora em Ciências Empresariais (UMSA-AR), especialista em Gestão pela Qualidade- com enfase na Área Pública - Universidade Federal Fluminense(UFF), bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vice-diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (EST/UFF).

Marcio Lima Leal Arnaut Junior

Graduação em Medicina pela UFRJ (2000-2005). Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Naval Marcílio Dias (2007-2009). Residência Médica em Cirurgia Plástica pelo HUCFF/UFRJ (2010-2013). Residência Médica em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial pelo HUPE/UERJ (2014-2015). Fellowship em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial pelo INTO (2015-2016).

José Koiller

José formou-se em Engenharia Eletrônica, com ênfase em processamento de sinais, pela UFRJ em 1999. Obteve o mestrado em Matemática Aplicada pelo IMPA em 2001 e o doutorado em Matemática pelo Courant Institute of Mathematical Sciences, em Nova York, em março de 2008.

Desde dezembro de 2009, José é professor adjunto do Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense. Sua área de pesquisa atual é a dos sistemas dinâmicos diferenciáveis.

Julia de Medeiros Braga

Julia de Medeiros Braga é Professora Associada da Faculdade de Economia da UFF desde 2006 e participa do Programa de Pós Graduação em Economia (PPGE) da UFF. É doutora pelo Instituto de Economia da UFRJ. Trabalhou com modelos de projeção de demanda por Energia Elétrica em projetos do CEPEL/Eletrobrás e foi Assessora Econômica no Ministério do Planejamento. De 2010 a 2013 atuou como colaboradora do IPEA em pesquisas sobre Inflação. Em 2017 e 2018 atuou como Visiting Scholar no Levy Economics Institute of Bard College.

Matildes Demetrio dos Santos

Pós-Doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III / França (2014). Doutorado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1992). Mestrado em Letras Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) (1982) Graduação em Letras - Português-Literaturas (UFRJ - 1973). Graduação em Letras- Português-Inglês (UFRJ- 1978). Foi professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV- 1992-1998). Desde 2002, é professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leonardo Gresta Paulino Murta

Leonardo Gresta Paulino Murta é Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor (2006) e Mestre (2002) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, e Bacharel (1999) em Informática pelo IM/UFRJ. Além disso, é bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq desde 2009 e foi Jovem Cientista da FAPERJ de 2012 a 2018.

Marcelo de Chateaubriand Lustosa Borges Pereira

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Tem experiência em Instituições Financeiras, na área de gestão de risco, modelagem, controle, precificação e IFRS 9 e 17.

Ana Claudia Torres da Silva Estrella

Pós-doutora Université Paris 8 Vincennes-St Denis, Doutora em Filosofia (UFRJ) bolsista na Harvard University, Mestre em Filosofia (UFRJ), Bacharel em Direito (UNIRIO), Bacharel em Filosofia (UFRJ). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Selma Ribeiro de Paiva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Botânica, atuando principalmente nos seguintes temas: fitoquímica, farmacobotânica e ecologia química.

Cíntia Regina Lacerda Rabello

Bacharel em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Santa Úrsula em 1999. Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências e na Saúde pelo NUTES/UFRJ (2007) e Doutora em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta de Língua Inglesa no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (GLE) no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marina Machado Rodrigues

Possui graduação em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Ricardo Rodrigues Castilho

Possui Graduação como Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Pós-Graduação Latu Sensu em Pensamento Social e Político no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Desde dezembro de 2009 é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Cattapan

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP) desde 2005. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, agraciado com bolsa CAPES, (2004) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) com estágio doutoral sob bolsa CNPq na Université Paris VII (2007). Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do IP-UFRJ, sob supervisão de Joel Birman (2017-2018).

Bettina Monika Ruppelt

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização para a Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Ciências (Farmacologia e Terapêutica Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (

Cláudio Oliveira da Silva

Possui Bacharelado (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também a Graduação em Português-Grego (1991-1994), embora não tenha concluído o curso. Atualmente, é professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1994. É membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, onde dirige a série FilôAgamben. Na mesma coleção, publicou traduções de Platão, Giorgio Agamben e Barbara Cassin.

Valeria Rosa Bicudo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996); é Sanitarista pela ENSP/FIOCRUZ (1998); Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001); Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2018. Atuou como assistente social (vínculo de servidora pública) junto a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2004 e 2006. Foi pesquisadora convidada do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública da EBAPE/FGV.

Nilson Theobald Barbosa

Possui graduação em Informática, especialização em programação de computadores e análise de sistemas, e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Analista de suporte de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando presentemente na área de curadoria digital.

Luiz Antônio de Oliveira Chaves

Graduação em engenharia química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e mestre em Sistemas de Gestão (Área Gestão Ambiental) pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2004). Experiência na área gerencial de Engenharia de Processo e Análise de Risco Tecnológico e Ambiental com atuação em diversas empresas de grande e médio porte.

Marcia Ribeiro Pinto da Silva

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Realizou seu Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, foi coordenadora de um projeto de Jovem Pesquisador (FAPESP) também na USP. Atualmente é professora Adjunto III no Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Werlang da Fonseca Costa do Couto

Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) com aperfeiçoamento em Violão pela Guildhall School of Music & Drama (1994). Doutor em Música Ameríndia pela University of St. Andrews (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência de pesquisa em área indígena, com ênfase na Amazônia. Atua em torno dos seguintes temas: arte e música, etnografia e etnologia, musicologia e mitologia.

Igor Monteiro Moraes

Igor Monteiro Moraes é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010. Igor recebeu o título "cum laude" de Engenheiro Eletrônico e de Computação em 2003 e os títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), respectivamente, em 2006 e 2009.

Fábio do Nascimento Simas

Professor Assistente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF).
Doutorando e mestre em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).
Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Perito na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) no caso "Vladimir Herzog e Outros vs. Brasil".
Conselheiro Diretor do Conselho Regional de Serviço Social 7a Região, Rio de Janeiro, CRESS/RJ.

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez pesquisa de doutorado no Instituto de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Trabalhou de 2006 a 2009 como Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

Natalia Iorio Lopes Pontes Póvoa

Possui graduação em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Microbiologia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da Faculdade de Odontologia do Campus Universitário de Nova Friburgo.

Domingos de Farias Brito David

Graduado Engenharia Naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), Mestrado (MSc)em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Jasmim Meiriño

Arquiteto e Urbanista pela UFRJ (1995); Mestre (2008) e Doutor (2012) em Engenharia Civil pela UFF; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Especialização em Eficiência Energética ; Em todos os níveis de formação aprofundou estudos na busca por soluções Inovadoras, Eficientes e Sustentáveis em produtos e serviços para os mais diversos setores produtivos; Intercambista do International Visitor Leadership Program (IVLP) do United States Department of State; Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF, Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabili

Andrea Cardoso de Matos

Andréa Matos é Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Mestre em Nutrição Humana pela UFRJ (2010) e possui graduação em Nutrição pela mesma Instituição (2008). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Nutrição Clínica da UFF, do Núcleo de Pesquisa em Hipertensão Arterial Resistente (NUPHAS) no Hospital Universitário Antônio Pedro e do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes - NPqM/UFRJ.

Ivaldo Gonçalves de Lima

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1986), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,1993) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (UB, 2004-2005). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2012-2013). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Guilherme Gonçalves Sotelo

Professor Associado I do Departamento de Engenharia Elétrica (TEE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou seu Doutorado em Ciências (2007) e Mestrado em Ciências (2003), ambos em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na COPPE. Possui dupla graduação, com licenciatura em Física (2000) e em Engenharia Elétrica (2009), ambas pela UFRJ.

Marcos Kalinowski

Professor do quadro principal do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), membro permanente e integrante da comissão do programa de Pós-graduação em Informática. Doutor e mestre em Engenharia de Software pela COPPE/UFRJ e graduado em Ciência da Computação pela UFRJ. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Software, principalmente com pesquisas relacionadas a Engenharia de Software Experimental e Qualidade de Software.

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Adriana Mattos de CAÚLA e SILVA

Professora Adjunta da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU/UFF), ganhadora do Prêmio CAPES de Teses 2009 na área de Arquitetura e Urbanismo, Pós-doutora pelo PPG-AU/UFF 2011/2012 com bolsa CAPES; Doutora pela Universidade Federal da Bahia PPG-AU (2008), estágio doutoral no LAIOS-CNRS- Paris e Laboratoire Anthropologie Architecture LAA (2005-2006) pelo programa de cooperação internacional CAPES-COFECUB; Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro PROURB (2001); Especialização em Comunicação e Imagem pela PUC-Rio (1998) e Graduação em Arquitetura e

Patricia Lusie Velozo da Costa

Professora adjunta e Chefe do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense. Doutora (2014) e mestre (2009) em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro sob orientação da professora Alexandra Mello Schmidt, com bolsa da CAPES. Iniciação científica (2006) com bolsa da FAPERJ e orientação do professor Guilherme Augusto de La Rocque. Graduada em Matemática (2007) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estuda modelos espaço-temporais, modelos dinâmicos, modelos mistos e inferência bayesiana.

Bruno Rodrigues Santiago

Possui graduação (2006 a 2011) e mestrado (2009 a 2011) em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Doutor em Matemática (2011 a 2015), pela mesma instituição, tendo realizado período sanduíche na Universidade da Borgonha, Dijon, França. Fez estágio de pós-doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2015 a 2016), e na Universidade da Borgonha, Dijon, França. Atualmente é Professor Adjunto A do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense.

Flavia Lana Garcia de Oliveira

Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES. Professora Substituta do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), setorizada nas áreas de Psicologia Clínica e Psicanálise. Graduada (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização (2014) em Psicologia Clínica Institucional - Modalidade Residência Hospitalar pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Juliana Nunes Rodrigues

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3, França. Participou de atividades conjuntas no Laboratório Unité Mixte de Recherche Environnement, Ville et Société, CNRS, Université Jean Moulin Lyon 3, além de ter realizado estágio em pesquisa no Instituto de Sciences-Po, Paris. Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisas sobre Políticas Públicas e Território, junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

Eliane da Costa Alves

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, desde 1984. Chefe atual do Departamento de Geologia e Geofísica / UFF (2016 / 2018). Coordenadora do Curso de Graduação em Geofísica / UFF (2004 / 2013). Título de PhD obtido em 2002 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, compartilhado com University of Western Brittany, Plouzané - Universidade de Brest / França, com a tese "Zona de Fratura de Oceânicas e suas Relações com a Compartimentação Tectônica do Sudeste do Brasil".

Heber de Souza Maia Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1996), residência médica em Pediatria pela UFRJ (1999), Especialização em Neuropediatria pela UFRJ (2001), Título de Especialista em Pediatria (1999) e neuropediatria (2001), mestrado em Clínica Médica (Neurologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006).

Andréa Lúcia da Silva de Paiva

Professora Adjunta Nível III do Departamento de Ciências Sociais da UFF/ Polo de Campos dos Goytacazes. Doutora em Ciências Humanas com concentração em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UniRio (2004). Bacharel e licenciada no curso de Ciências Sociais da UFRJ (2000) onde se especializou em pesquisa na sobre memória e patrimônio.

Marcelo Bittencourt Ivair Pinto

Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, particularmente nos seguintes temas: Angola, África Austral, colonialismo, lutas de libertação, intelectuais e memória.

Juliana Tristão Werneck

Graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (agosto de 2003). Realizou diversos cursos de atualização em cirurgia. Implantodontista pela Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (abril de 2007). Trabalhou durante dois anos na CLIVO (Centro Livre de Odontologia) onde realizava cirurgias de implantes e enxertos ósseos, e trabalhos protéticos. Além disso, foi professora colaboradora do curso de Especialização em Implantodontia no CLIVO durante dois anos (2007-2009).

José Ricardo Maia de Siqueira

possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - COPPEAD - da UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Simone Florim da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Embriologia e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema visual; células gliais; sistema visual de crustáceos; desenvolvimento de métodos de estudo em histologia.

Maria Cecilia Bastos Vieira de Souza

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado
em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1978) e doutorado em Química pelo Instituto Militar
de Engenharia (1985). Possui pós-doutoramento realizado na University of Oklahoma (USA) sob
supervisão do prof. Dr. Francis James Schmitz, na área de análise estrutural de produtos naturais
por RMN. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense na qual
ingressou em 1979. MInistrou e ministra aulas para a graduação e a Pós-graduação (Mestrado e

Cristina Portela da Mota

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2013), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Ana Lúcia Torres Seroa da Motta

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2007), mestrado em Environmental Design and Engineering - Bartlett School Of Architecture And Planning (1982) e doutorado em Environmental Design and Engineering - Bartlett School Of Architecture And Planning (1985). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense, curso de pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis e curso de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Vitor Francisco Ferreira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-IQ (1976), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-NPPN (1980), doutorado em Química Orgânica - University of California San Diego (1984) e pós-doutorado pela University of Oklahoma (1997). Foi Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense entre 1986-2017. Atualmente é Professor Titular Livre do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense .

Maria Cristina Bessa Moreira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: inferência bayesiana e modelos dinâmicos bayesianos generalizados.

Fernanda Signorelli Calazans

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Doutorado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é Professora Adjunta A de Odontologia Restauradora da Universidade Federal Fluminense/Instituto de Saúde de Nova Friburgo.

Daniel Cardoso Moraes de Oliveira

Daniel de Oliveira é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) desde fevereiro de 2013. Recebeu o grau de Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em 2012 e o de Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação em 2008, também pela COPPE/UFRJ. Desde 2013 co-lidera o Grupo de Pesquisa em Banco de Dados da Universidade Federal Fluminense (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0146318332389955).

Geraldo Martins Tavares

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Alberto Di Sabbato

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). É professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 1975, onde atualmente é Professor Associado IV. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e em Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Economia.

Maurício da Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (1989) e doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (2003), Pós-Doutorado em Linguística Cognitiva pela UFRJ (2007), período em que seu trabalho sobre Conceptual Blending (Mesclagem Conceptual) foi publicado na homepage de Mark Turner (http://www.profmauriciodasilva.pro.br/pdf/SOBRE_MISTURA.pdf).

Antônio Carlos Magalhães da Silva

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2005). Mestrado em Administração pela Coppead/UFRJ (2000). Graduado em Eng. de Produção pela UFRJ (1993), Administração de Empresas pela UERJ (1993), Ciências Contábeis pela UERJ (2004) e Direito pela UFRJ (2007). Professor da Uiversidade Estácio de Sá (Unesa) do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA(. Participante do Programa de Bolsa Produtividade da Unesa. Professor da UFF..

Rodrigo Garcia Amorim

Rodrigo Garcia Amorim é natural de Volta Redonda / RJ. Atualmente é professor adjunto A2 na Universidade Federal Fluminense, unidade Aterrado em Volta Redonda. Realizou quatro estágios de pós doutorado, sendo dois no Brasil (UFABC e ITA) e dois no exterior (MTU - USA e Uppsala University- Sweden). Sua formação acadêmica iniciou na UFRJ, onde realizou sua graduação (UFRJ - 1998-2002), mestrado na UFSCar (2003-2005) e Doutorado na USP (2005-2009). A sua área de atuação é em física da matéria condensada com ênfase em cálculos de primeiros princípios usando a teoria do funcional da densidade.

Maria Emília Xavier Guimarães

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991) e doutorado em Física Teórica - Université Pierre et Marie Curie (1996). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias escalares-tensoriais da gravitação, cordas cósmicas, polarização do vácuo, defeitos topológicos e cosmologia.

Ranieri Carvalho Camuzi

Docente do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense - UFF; Coordenador do Curso Lato Sensu Residência em Farmácia Hospitalar - UFF. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Gestão, Assistência e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, adesão terapêutica, farmácia hospitalar, gestão farmacêutica, administração farmacêutica, legislação farmacêutica, atenção farmacêutica e farmácia clínica.

Maura Ventura Chinelli

Possui graduação em Química ? Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978 e 1979), graduação em Pedagogia/Supervisão Escolar pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal Fluminense, lecionando na Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Ensino de Ciências da Natureza.

Evandro Vidor Lins de Mello

Em 2012-2013 passei um ano sabático na Simon Fraser University no Canadá trabalhando com magnetismo em matéria condensada usando irradiação de muon positivos com bolsa de pós-doutorado do CNPq. Fiz anteriormente um primeiro
Pós doutorado no CRTBT/CNRS em Grenoble-França (1995-1997) estudando polarons em supercondutores.

Ruiz Simonato Alonso

Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
Residência Médica em Oftalmologia no Instituto Benjamin Constant - IBC MEC (2005).
Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO (2005).
Mestre em Ciências Médicas na Universidade Federal Fluminense - Niterói RJ (2008).
Atualmente é Responsável pelo Setor de Glaucoma da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro - RJ
Professor Assistente do Departamento de Oftalmologia - Universidade Federal Fluminense

Luiz Manoel Silva de Figueiredo

Possui Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1990), cursou o Part III Of The Mathematical Tripos - University Of Cambridge (1991), e Doutorado em Ciências (Ph.D) - University Of Cambridge (1995).

Ana Paula Ornellas Mauriel

Graduou-se em Serviço Social (1993) e concluiu o Mestrado em Serviço Social (2000) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou como assistente social durante oito anos e lecionou em várias instituições de nível superior, públicas e privadas. Fez Doutorado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Política Social e Desenvolvimento (GPODE).

Denise Mancebo Zenicola

Possui Mestrado em Teatro e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Bailarina, Coreógrafa e Diretora Teatral. Formação em Dança Clássica, Contemporânea, Contato Improvisação e Danças Negras. Trabalha com fusões de Danças Contemporâneas com as Estéticas Afro descendentes na cena. É Professora da Universidade Federal Fluminense - UFF e líder no grupo inscrito no CNPQ Coletivo MUANES Dançateatro e Performances Afro Brasileiras.

Louise Land Bittencourt Lomardo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é pesquisadora e professora associada dos cursos da graduação e pós graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora do IVIG/COPPE/UFRJ.

Wilson das Neves Simôes Teixeira

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1974), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Gama Filho (1976), Especialização em Engenharia de Segurança pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1999), Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Priscila Pollo Flores

Estágio pós doutoral com bolsa CAPES pela Université Pierre et Marie Curie Paris, France
Doutorado em Clínica Médica/ Hepatologia pela UFRJ (conceito CAPES 7) - (2014)

Professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1996)

Linhas de pesquisa: Cirrose, Hipertensão Porta, Estatinas, Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica, Hepatopatia Alcoólica

Demian Bezerra de Melo

Professor Adjunto de História Contemporânea do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Instituto de Educação de Angra dos Reis, Demian Bezerra de Melo é bacharel em História pela UFRJ (2005), mestre (2009) e doutor (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF). Foi Prof.

Marcelo Gonçalves Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRJ (1987), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ (1995 e 2001), sob a orientação do prof. Mário Vidal, e pós-doutorado em Psicologia Social/Trabalho pela UERJ (2006), sob a supervisão do prof. Milton Athayde, e pela Universidade do Porto (2014), sob a supervisão da profa. Marianne Lacomblez. Atualmente é professor Associado 4 do Departamento de Engenharia de Produção da UFF. É membro do grupo de pesquisa Neict/UFF (coord adjunto).

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com pós doutorado na London School of Economics and Political Science. É professora titular da Escola de Serviço Social e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense.

Christiane Mello Schmidt

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , Residência Médica em Pediatria com área de concentração em Pneumologia Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (2008). Professora Assistente em Pediatria , do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Responsável pela rotina do Serviço de Emergência Pediátrica do Hospital Universitário Antônio Pedro - Univerisdade Federal Fluminense.

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior ( CAPES) e consultora do ENADE- Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Manuela Dolinsky

Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (2002), Mestrado em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). É Professora Associada e Coordenadora do GPeAF (Grupo de Pesquisa em Alimentos Funcionais) do Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense.

Aldir Nascimento Machado

Doutor em Clínica Odontológica na Universidade Federal Fluminense, Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense,Especialista em Periodontia e Implantodontia, possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Nova Friburgo, e Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense.

Denise Vianna Nunes

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo (PROURB/UFRJ), Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) e Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Atualmente é Professora Ajunta A1 da ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Assistente horista do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IBMEC-Rio em disciplinas das áreas de Projeto de Arquitetura e Expressão Gráfica.

Mariana de Toledo Barbosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia (2012), realizado em regime de co-tutela entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Université Paris Nanterre. Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (2014).

Bruno Soares Moreira Cesar Borba

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente exerce o cargo de Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia Elétrica. Possui experiência na área de Planejamento Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes renováveis de energia, modelagem energética e veículos elétricos.

Thelma de Barros Machado

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Especialista em Citologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutora em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, sendo responsável pela disciplina Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos.

Jorge Vieira da Costa Junior

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (eleita a melhor Tese de 2008). Foi auditor independente em uma das big 4 (EY 1993-1994). Foi pesquisador da Fipecafi nos anos de 2006-2007. Atualmente é Assessor do Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria da CVM (no ano de 2008, assessorou o então Diretor Eliseu Martins no processo de convergência). É Prof.

Cristine Fares Maia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é professor em lotação provisória da Universidade Federal Fluminense e professor auxiliar da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, seleção de pessoal, técnicas psicológicas, terapia cognitivo-comportamental, neuropsicologia, alzheimer e cuidadores.

Luis Antonio dos Santos Diego

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Anestesiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense, médico do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesia para cirurgia vascular e Gestão hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e segurança , anestesiologia, educação à distância.

Silverio Augusto Moura Soares de Souza

Coordenador pro tempore do curso de Pós Lato Sensu "Educação, Trabalho e Cultura Profissional: Multidimensionalidade da Práxis Docente". Possui graduação em Pedagogia (2ª licenciatura) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ana Cristina Oliveira de Oliveira

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (2014). Professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2009-2014). Doutorado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) - área de concentração: Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social. Mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (2001) - área de concentração Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Ney Diegues Pacheco

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Especialização em Prótese Dentária pela UFRJ(2000), Mestrado em Ciência dos Materiais pelo IME-RJ (2008) e, Doutorado em Clínica Odontológica (Prótese Dentária) na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)/UNICAMP. Atualmente é Professor Assistente II do Departamento de Formação Específica na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e implantes osseointegrados.

Rosana Janot Martins

possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Desde 1990 é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente na área de Termodinâmica de Soluções. Durante seu doutorado desenvolveu um modelo para o cálculo da viscosidade de sistemas multicomponentes a pressão ambiente e outro para a viscosidade de líquidos puros em altas pressões.

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade federal Fluminense (2018) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), pós graduação/residência em Clínica Médica e Cirúrgica (UNIRIO) e pós graduação Terapia Intensiva Cardiológica (UFF).

Gisella de Carvalho Queluci

Pós-Doutorado pela EEAN/UFRJ na Linha de Pesquisa em Estudos Epistemológicos na Enfermagem. Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (UFRJ) - 2009. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela EEAN/UFRJ. Possui experiência na área de Fundamentos de Enfermagem, com enfoque no tema Situações-problema de clientes hospitalizados e graus de complexidade na prática assistencial de Enfermagem. Realiza pesquisas na área de Formação Pedagógica e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação /UFF.

Luciana Rougemont Squeff

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Odontologia/Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Odontologia/Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

Emeli Moura de Araújo

Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta do curso de Farmácia da UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE .

Estela Maris Freitas Muri

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) (Doutorado Sanduíche na Universite Joseph Fourier, Grenoble, França). Atualmente é professora associada 3 da Faculdade de Farmácia/ Universidade Federal Fluminense.

Luciana Nemer Diniz

Professora da Universidade Federal Fluminense - Departamento de Arquitetura e Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Especialista em Arquitetura e Urbanismo na área de Expressão e Maquetes é líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação da Forma. Pesquisadora do GPTA - Grupo de Pesquisa Transdisciplinares em Artes e Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo. Autora de inúmeros artigos científicos trabalha há 24 anos na área acadêmica. Com experiência em projetos arquitetônicos atua como orientadora da Empresa Júnior da UFF.

Marcelo Bafica Coelho

Professor Adjunto de Filosofia da Educação e de Epistemologia das Ciências da Educação na Universidade Federal Fluminense (FEUFF/SFP). Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado e bacharel em Ciências Sociais além de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem trabalhado principalmente nas áreas de Filosofia da Educação, Teorias Cognitivas, Teoria da Argumentação, Psicanálise e Inovações Pedagógicas.

Carla Ferreira Farias Lancetta

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade Genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal Fluminense e vice-coordenadora do curso de Biomedicina. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia.

Marcia de Noronha Santos Ferran

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Curso de Produção Cultural do Pólo de Rio das Ostras desde 2009. Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Urbanismo pelo PROURB da Universidade Federal do Rio de Janeiro com bolsa CAPES (2000), Doutorado co-tutela em Filosofia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (2007) com bolsa CNPq e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2007).

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa

Professor Adjunto de Ciência Política e Educação e Política da Educação no Brasil do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da FEUFF (campus Gragoatá). Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Políticas Públicas). É mestre em Educação pelo mesmo programa (2011). Pesquisador associado ao Laboratório de Investigação Estado, poder e escola (LIEPE/UFRRJ), e ao Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e desenvolvimento (GPETED/UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Poder.

Viviane Arena Figueiredo

Doutora na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com pesquisa financiada pela CAPES. Durante o doutorado ingressou na área de Crítica textual e Filologia, passando a fazer parte do grupo de pesquisa do LABEC (Laboratório de ecdótica), no qual aprovou diversas palestras de sua pesquisa centrada nas edições da obra da romancista Júlia Lopes de Almeida. Tal pesquisa, envolvendo o nome da autora, começou ainda especialização, realizada em 2003, na Faculdade de Letras, da UFRJ, prolongando-se ao longo do Mestrado em Literatura Brasileira, finalizado em 2006.

Rodrigo Salvador Monteiro

Possui Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Mestrado (2001) e Doutorado (2005) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. De fevereiro de 2004 a junho de 2005 esteve na Universidade de Stuttgart na Alemanha executando parte de seu doutorado através de um programa sanduíche. Desempenhou as funções de gerente de projeto e analista de sistemas em instituições públicas como o Centro de Catalogação das Forças Armadas e o Departamento de Abastecimento da Marinha do Brasil.

Subscrever Universidade Federal do Rio de Janeiro