Química

Pesquisador

Gilmar Clemente Silva

Doutor em Físico-Química pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2000), Mestre em Físico-Química pela UNESP (1995), Bacharel em Química (1989) também pela UNESP. Foi pesquisador na COPPE - UFRJ (2002-2005) no âmbito do Programa Proset/CNPq. Foi vice-coordenador da Rede PaCOS - Rede Cooperativa Pilha a Combustível de Óxido Sólido, criada no âmbito do Programa Nacional de Células a Combustível ? PROCAC Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mauro Celso Ribeiro

Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Quimica pela Universidade de Sao Paulo.Tenho atuado em projetos pertinentes aos seguintes temas: sintese de combustiveis a partir de gás de síntese (Fischer-Tropsch), da obtenção de H2 a partir da reforma a vapor do etanol, e da oxidação controlada de hidrocarbonetos em baixas temperaturas. Atuo como Professor Adjunto, junto ao Depto. de Química da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda (RJ). Sou credenciado como orientador no Programa de Mestrado Profissional em Química.

Fernando de Carvalho da Silva

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007). Cursou pós-doutorado na Universidade de Aveiro (2007-2008) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008-2009). Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal Fluminense no Instituto de Química no Departamento de Química Orgânica.

Christiane Béatrice Duyck Pinto

Possui graduação em Química (1993) e diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Química Analítica (1994) pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie), na França. Fez doutorado em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Diego Pereira Sangi

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2007), doutorado em Química Orgânica (2011) e pós-doutorado (2011-2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas - ICEx da Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisas na área de síntese de compostos heterociclicos com potencial atividade biológica.

Ivo Lewin Kuchler

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ICPMS, Automação de análises, ultrafiltração para fins analíticos.

Andre Gustavo Horta Barbosa

possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: calculos ab initio, teoria da ligação quimica e teoria de representação de grupos.

Lilian Weitzel Coelho Paes

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Química Inorgânica e Química Teórica, com ênfase em Compostos de Coordenação ab initio, DFT, cluster metálicos, inibidores de corrosão, células solares. Professora da Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) até março de 2009.

Rose Mary Latini

Possui doutorado (1998) e mestrado (1989) em Geociências-Geoquímica Ambiental, é Licenciada em Química (1987) e possui graduação em Química Industrial (1983). Todos os títulos obtidos pela Universidade Federal Fluminense. É professora do Departamento de Físico-Química/UFF e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza/ UFF, estando ligada à linha de pesquisa Ensino de Química. Na Universidade Federal Fluminense desenvolve pesquisas na área de Arqueometria e Ensino de Química. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente e avaliadora em outros periódicos da área de ensino.

Conny Cerai Ferreira

Doutora em Ciências-Química no Laboratório de Fluidos e Materiais Poliméricos Multifásicos (FLUMAT)-Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na síntese e avaliação de polímeros hidrossolúveis como aditivos para fluidos de perfuração de poços de petróleo, bolsista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do programa de formação de recursos humanos, PRH-01.

Aroldo Nascimento Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Química (2007), mestrado em Ensino de Ciências (2012) pelo programa Interunidades em Ensino de Ciências e doutorado em Educação (2018), todos pela Universidade de São Paulo. Atuou com professor de Química no Ensino Médio por mais de uma década em algumas escolas de São Paulo e atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal Fluminense.

Marcela Cristina de Moraes

Marcela Cristina de Moraes graduou-se em Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Nesta mesma instituição, recebeu seu título de mestre (2008) e doutora em ciências (Química Orgânica, 2012). Em seu doutorado, realizou estágio sanduíche na Universitá degli Studi di Pavia (Itália). Atuou como Pesquisadora Visitante no Laboratório de Termodinâmica de Proteínas e Estruturas Virais Gregório Weber (UFRJ) de 2012 a 2014. Atua no desenvolvimento e aplicação de ensaios enzimáticos de atividade e afinidade on line em sistemas cromatográficos.

Karoline Carula

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sendo graduada por esta mesma instituição. Dentre suas publicações, destacam-se os livros Darwinismo, raça e gênero: Projetos modernizadores da nação em conferências e cursos públicos (Rio de Janeiro, 1870-1889), 2016, e A tribuna da ciência: as Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa carioca (1873-1880), 2009.

Vinícius Rangel Campos

Pesquisador e Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense. Possui Licenciatura (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal Fluminense. Durante o mestrado e o doutorado, realizado no Programa de Pós-Graduação em Química da UFF, foi orientado pelos professores Dra. Anna Claudia Cunha e Dr. Vítor Francisco Ferreira.

Glaucio Braga Ferreira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (em 2000), mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela mesma universidade (em 2002 e 2007). Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Compostos de Coordenação e Ciências dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia Vibracional, Espectroscopia Eletrônica de Valência e de camada interna, Difração de Raios-x de Pó e Monocristal, Análise Termogravimétrica e principalmente Química Computacional para sistemas Inorgânicos com métodos ab initio e semi-empíricos.

Rafael Machado Dornellas

Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2007). Mestre em Química (área de concentração: Química Analítica) pela UFJF (2009), atuando em temas como cromatografia líquida, eletroanalítica, derivatização de amostras, carboidratos estruturais, forrageiras e metais em cachaça.

Filipe Barra de Almeida

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011). Doutorado em Química (2016) , com Área de Concentração em Físico-Química (Cristalografia) na Universidade Federal de Juiz de Fora , atuando principalmente nos seguintes temas: difração de raios X, polímeros de coordenação e adsorção de gases. De 2017 a 2018 desenvolveu trabalho de pós-doutorado, na área Química Inorgânica e Magnetos Moleculares na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente atua como professor adjunto A do departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal Fluminense.

Daniel Leite da Silva

É Professor ADJUNTO-A do Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica) da Universidade Federal Fluminense - Niterói. Graduou-se em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), obteve o título de mestre em Química Orgânica em 2009 e doutor em Ciências (Química Orgânica) em 2015, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como tutor de diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química (2010-2012), modalidade a distância, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Guilherme Pereira Guedes

Possui graduação em Química (2006), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Química pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense e Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (JCNE 2018-2021). Tem experiência na área de Química, com ênfase em síntese de compostos de coordenação polinucleares contendo íons do bloco d e f, cristalografia estrutural, magnetismo molecular e ensino de Química.

Vitor Francisco Ferreira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-IQ (1976), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-NPPN (1980), doutorado em Química Orgânica - University of California San Diego (1984) e pós-doutorado pela University of Oklahoma (1997). Foi Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense entre 1986-2017. Atualmente é Professor Titular Livre do Departamento de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense .

Rosana Janot Martins

possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Desde 1990 é professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente na área de Termodinâmica de Soluções. Durante seu doutorado desenvolveu um modelo para o cálculo da viscosidade de sistemas multicomponentes a pressão ambiente e outro para a viscosidade de líquidos puros em altas pressões.

Mendelssolm Kister de Pietre

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). O Mestrado foi realizado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase Inorgânica e Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: reciclagem de baterias alcalinas (Graduação). No mestrado, trabalhou com catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel (mestrado). No doutorado cursado na universidade estadual de Campinas (2012) e financiado pelo CNPQ, trabalhou com materiais zeolíticos esfoliados bifuncionais.

Subscrever Química