Universidade Federal do Ceará

Pesquisador

Marília Ramalho Fontenelle

Professora Adjunta (40h/DE) do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Engenharia Civil pelo Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA Toulouse) (co-tutela), com estágio doutoral em Toulouse (França) entre 2012-2013 (Programa CAPES-COFECUB 693/10). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista FAPERJ Nota 10 durante o mestrado e doutorado.

Nuno Miguel Melo Crokidakis Peregrino

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2007) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2011), com estágio de doutorado sanduíche pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Fez Pós-Doutorado no Instituto de Física da UFF (2011) e no Departamento de Física da PUC-Rio (2011-2014). Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói/RJ.

Tiago Regis de Lima

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará [2007], Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense [2010] e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense [2017]. Atualmente ocupa a função de Professor Substituto na UFF.

Gabriel Nuto Nóbrega

Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, linha de pesquisa Pedogênese e Geografia de solos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP; Conceito CAPES 7). Mestre em Agronomia/Solos e Nutrição de plantas, linha de pesquisa Caracterização e Gênese dos Solos e Pedologia Aplicada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC; Conceito CAPES 4), atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeoquímica, Gênese de solos, Dinâmica de Carbono, Contaminação de solos e Áreas úmidas costeiras.

Elza Maria Marinho Lustosa da Costa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1978), especialização em História do Brasil pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Histoire et Civilisations pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Trabalhou como professora da disciplina de Sociologia nas Universidades Santa Úrsula e Candido Mendes entre 2001 e 2007. Foi professora do Iuperj em 2011 e 2012, ministrando as disciplinas de Marginalidade Social e Prática de Pesquisa.

Jony Arrais Pinto Junior

possui graduação em Estatistica pela UFC - Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Estatística pela USP - Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Estatística na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da UFF - Universidade Federal Fluminense.

Frederico José Lustosa da Costa

Frederico Lustosa da Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Foi professor Titular da Escola Brasileira de Adminstração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getullio Vargas (DFGV) e professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe).

Ana Débora Nunes Pinheiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2012), onde foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPQ (2009-2012) do Laboratório Escola Luiz Capelo da Universidade Federal do Ceará, atuando na área de Fisiologia Gastrointestinal. Em 2012 realizou estágio no Laboratório de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (2015), onde foi bolsista FAPESP e desenvolveu projeto na área de química analítica utilizando eletroforese capilar.

Maria Onete Lopes Ferreira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense. Leciona nos Cursos de Pedagogia e Geografia. Tem experiência na área de Serviço Social e Direito. Conhecimentos especializados em Fundamentos da Educação, História, Políticas Sociais e Metodologia de Pesquisa.

Marielle Barros de Moraes

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa de Apropriação Social da informação, com o tema da Formação de Bibliotecários na Iberoamérica, sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Rubens Luis Pinto Gurgel do Amaral

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e Doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), tendo experiência em nível Pós-doutoral no MIT-Massachusetts. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Amelia Cristina Alves Bezerra

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia , Formação de Professores e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio e Formação de professor, Geografias Escolares; Cidade, suas diferentes linguagens e processos formativos; Cidade, Festa (cultura) e Identidade.

Subscrever Universidade Federal do Ceará