Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pesquisador

Vitor Manoel Marques da Fonseca

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestre (1987) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Estágio de pós-doutorado (2009-2011) junto ao PPGHC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do prof. dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva, desenvolvendo a pesquisa "Associação para o recreio: estatutos de sociedades registradas na Secretaria de Polícia do Distrito Federal, 1906-1915". Professor do Depto.

Lucas Mauricio Sigaud

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É professor adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2014 e colabora com o laboratório de elétrons do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ernesto Fagundes Galvão

Fez o doutorado na Universidade de Oxford (2002), o mestrado pela UFRJ (1998) e a graduação em física pela PUC-Rio (1996). Fez um pós-doutorado no Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá, 2002-2005). Desde 2006 é professor no Instituto de Física da UFF. Tem experiência na área de Física, fazendo pesquisa nos seguintes temas: computação quântica, informação quântica e fundamentos da mecânica quântica.

Carlos Alberto Malcher Bastos

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professor associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ICT, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, serviços de telecomunicações, integração de serviços, redes híbridas, infraestrutura de cidades digitais.

Paulo Buarque de Macedo Guimaraes

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e mestrado em Geofísica pelo Universidade Federal do Pará (1983). Foi superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo - ONIP, secretário-executivo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo - ABPIP e membro do Comitê Gestor do CTPETRO. Atualmente é assessor da Presidência da FAPERJ e membro do Conselho de Óleo e Gás da FIRJAN.

Luis Perez Zotes

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas da Administração Geral, com ênfase em Administração Financeira, Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos, bem como na área da Engenharia Civil e da Engenharia de Segurança.

Cleyton Senior Stampa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). É Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense, membro dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica-PGMEC e em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia-MCCT do Polo Universitário de Volta Redonda/UFF.

Artur Alves Pessoa

graduado em Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), obteve mestrado e doutorado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2003). Atualmente, é professor associado na Universidade Federal Fluminense e pesquisador do CNPq, atuando principalmente nos seguintes temas: programação inteira, otimização combinatória, geração de colunas, otimização robusta, otimização em dois níveis e heurísticas, com aplicações em problemas de roteamento, escalonamento, localização e leiaute.

Mauricio Kischinhevsky

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) sob orientação de R.R. dos Santos e S.L.A. de Queiroz; Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) sob orientação de P.J. Serpa Paes-Leme. Realizou estágios pós-doutorais na Purdue University-EUA (Dep. Matemática), sob supervisão do Prof. Jim Douglas Jr, e na University of British Columbia-Canadá (Dep.Ciência da Computação), sob supervisão do Prof. Uri Ascher.

Claudia Osorio da Silva

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho.

Leonardo Navarro de Carvalho

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Mathematical Sciences - The State University of New Jersey (2003). Atualmente é adjunto iv da Universidade Federal Fluminense.

Luciana Cardoso de Castro Salgado

Luciana Cardoso de C. Salgado is Assistent Professor at Computer Science Department (DCC) of Fluminense Federal University (UFF), where she teaches, advises and conducts research in the field of Human-Computer Interaction (HCI) and Information Technology Governance (ITG). She is also Associate Senior Researcher (Semiotic Engineering Research Group - PUC-Rio since 2011).

Armando Flavio Rodrigues

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela PUC-Rio/ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), doutorado em Física pela UFF/ Universidade Federal Fluminense (2007) e Pós-Doutorado pelo CBPF/ Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2007-2009). Atualmente é Professor Adjunto IV do ICEx - Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Antonio Machado da Silva

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1963), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), doutorado em Sociologia pela Rutgers - The State University of New Jersey (1979). Realizou dois pós-doutorados no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2006-2007, bolsa do CNPq e 2011, bolsa do ICS/UL).

Erick Francisco Quintas Conde

Psicólogo, Doutor em Neurociências e Mestre em Neuroimunologia; atua como Prof. Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes); Coordenou o programa de Pós-graduação (lato sensu) em Psicologia e Neurociências do Esporte (Laureat International Universities - 2011); é membro colaborador do programa de Pós-graduação em Psicologia (stricto sensu) da UFPE . Detém conhecimentos sobre a programação e análise de testes cognitivos computadorizados, tendo estudado principalmente processos executivos e interferências emocionais.

Daniela Costa Bursztyn

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialização em Clínica Psicanalítica pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Ferderal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tendo realizado estagio de doutoramento na Università degli Studi di Milano na Itália, e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROPSAM/IPUB/UFRJ).

Fabio David Alves Aarao Reis

Sou bacharel em Física (1988), Mestre em Física (1990) e Doutor em Física (1994) pela PUC-Rio.
Sou professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, onde trabalho desde 1994, pesquisador bolsista do CNPq desde 1985, com nível atual 1C, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2012.

Maria Cecilia de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003), incluindo a realização de Doutorado Sanduiche na Rutgers University (NJ, USA), em 2001. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2011) e na Universidade de Lisboa (2011-2012).

Denise Alvarez

Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto (2017-2018), sob a supervisão da Profa Marta Santos. Pós-doutorado em Ergologia na Aix- Marseille Université (2009/2010), sob a supervisão do Prof. Yves Schwartz. Pós-doutorado no Conservatoire des Arts et Métiers (CNAM) Equipe Clinique de l'activité (2009-2010), sob a supervisão do Prof. Yves Clot. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (2009) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sob a supervisão da Profa Jussara Brito.

Angela Cristina Cardoso de Souza

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) , doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado na McGill University em Montreal, Canada (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense.

Claudia Maria de Oliveira Campos

possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993, 1999) e participou do programa Doutorado Sandwich no Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, UK (1995-1996). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil, na Escola de Engenharia, da Universidade Federal Fluminense, UFF.

Maria Inês do Rego Monteiro Bomfim

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC-Rio (1976); Especialização em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação- IESAE/FGV(1991), na área de Administração de Sistemas Educacionais; Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (2003) e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2008).Atualmente, é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Luiza Helena Boueri Rebello

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), graduação em Comunicação Visual - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), também na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção.

Vanessa Przybylski Ribeiro Magri Souza

Engenheira Eletricista com ênfase em Telecomunicações, graduada em 2004 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado concluído em 2007 no CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações PUC-Rio) na área de Eletromagnetismo (Microondas). Doutorado concluído no CETUC em 2011 também em Microondas.

Célia Barbosa Abreu

Pós-Doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2016). Doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ. 2008). Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2000). Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ. 1991). Professora Associada I de Direito Civil da Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Nahum Ochs

possui mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto no Pólo Universitário de Rio das Ostras - UFF. Home page: http://angg.twu.net/ .

Paulo Jorge Vaitsman Leal

Professor Adjunto de Geografia Física do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF), líder do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais (GDEN/UFF) e pesquisador associado ao Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO/UFRJ). Bacharel e licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000); Mestre em Ciências (2004) e Doutor em Ciências (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração Planejamento e Gestão Ambiental.

Gizlene Neder

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973). Mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1979), doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1987). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Biblioteca Nacional de Lisboa (1999), como Bolsista de Investigação da Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento dos Povos de Língua Portuguesa.

Paulo Henrique Cabido Gusmão

possui Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Matemática - Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) (1993). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Thomas Ferdinand Heye

Bacharel em História (1994) e Mestre em Relações Internacionais (1997) pela PUC-RJ. Doutor em Ciência Política (2005) pelo IUPERJ. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Decano do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST). Conselheiro da UFF no Conselho de Ensino e Pesquisa.

Paula Brandão Harboe

Possui graduação em Engenharia Elétrica / Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense e, desde 2014, coordena o Curso de Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Sistemas e Redes de Comunicação Óptica de Alta Capacidade.

João Pedro Chaves Valladares Pádua

possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado teoria do estado e direito constitucional (2008) pelo Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em estudos da linguagem (2013) pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de pós-doutorado como fellow no Center on Language, Law and Cognition da Brooklyn Law School, em Nova Iorque (EUA) (2018). Professor, em nível de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, e advogado.

Guilherme Bento de Faria Lima

Professor de Produção Audiovisual do Curso de Publicidade do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense (licenciado para doutoramento).
Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Profissional com experiência de produção de conteúdo em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação.

Miguel Adriano Koiller Schnoor

Possui graduação em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Foi professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Celina Maria Sodré Fonseca

Celina Sodré é Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Unirio (2014), tendo realizado parte de seu doutorado com Bolsa Sanduíche da CAPES como instituição de fomento, possui Mestrado em Artes pela University of London (1992). É graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e Bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1978). De 1980 a 1995 foi diretora da Divisão de Artes Cênicas do RioArte, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Claudio Ribeiro Carvalho

Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro (UFF) no Departamento de Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil (1983) - Estruturas, com Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Engenharia Civil - Estruturas - PUC-Rio. Desde 1985 atuando como Professor de Nível Superior em disciplinas como Resistência dos Materiais, Estruturas Isostáticas, Estruturas Hiperestáticas, Construção Civil, Tecnologias Construtivas e outras.

Rogério Itaborahy Tavares

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1984) e MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ (2007). Possui 25 anos de experiência profissional em Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Indústria Siderúrgica de grande porte, sendo 5 anos como Gerente de Laboratórios de Desenvolvimento, 6 anos como Gerente de Desenvolvimento de Produtos e 2 anos como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento.

André Luiz da Rosa Plaisant

Possui graduação (1985) e mestrado (1991) em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em Electrical Engineering pela University of Waterloo (1997), Canadá. Atualmente, é professor adjunto do departamento de engenharia elétrica da Universidade Federal Fluminense.

Paula Murgel Veloso

É Profa. Associada I do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde março de 2012.
Foi laureada em setembro de 2012 com o prêmio For Women in Science na área de Matemática, concedido pela L'Oréal, Academia Brasileira de Ciências e Unesco.
Tem experiência na área de Teoria de Anéis Não Comutativos, atuando principalmente em: anéis de grupo, limpeza em álgebras de grupo, involuções em anéis de grupos. Interessa-se também por semigrupos numéricos esparsos.

Paulo Roberto dos Santos Corval

Doutor em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Graduado em Direito na PUC-Rio. Professor de Direito Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da UFF, no Município de Niterói, Estado Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC).

Raquel Nery Cardozo

Possui graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). É pós-graduada em Direito Público e Privado pela EMERJ/UNESA (2009). É Mestre em Direito Público junto a Universidade Estácio de Sá (2013).

Cristiana Vianna Veras

Doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2015). Mestre em Droits de L´Homme et Libertés Publiques pela Universidade de Paris X Naterre (2004) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Pós doutorado na Flinders University, Adelaide/Austrália (2018). Associada a Ordem dos Advogados do Brasil - RJ desde 1998. Membro efetivo da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Mediadora Judicial. Professora Adjunta de Prática Jurídica Cível da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense.

Max Oliveira de Souza

Bacharel e mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991,1992). Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade de Cambridge (1998). Foi docente na PUC-Rio de 1997 a 2002 e atualmente é professor associado na Universidade Federal Fluminense. Tem trabalhado ativamente em problemas matemáticos em Biologia, com ênfase em evolução, epidemiologia e ecologia. Além disso tem também experiência em Dinâmica de Fluidos e em Finanças Quantitativas.

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Professor associado de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em cultura política, história intelectual, história do livro, materialidade e interpretação de manuscritos e impressos da Época Moderna.

Monica dos Santos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada à linha de pesquisa Inclusão, Ética e Interculturalidade. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na Universidade Federal Fluminense (UFF) - Unidade COLUNI, atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2010) e especialização (lato sensu) em Psicopedagogia pelo Instituto AVM / Universidade Cândido Mendes (2012). Pesquisadora do Formar - Grupo de Pesquisa em Formação e Práticas Pedagógicas - FEUFF.

Cezar Migliorin

Professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière - Lyon II, na França. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.

Bruno Roberto Campanella

Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do departamento de Estudos Culturais e Mídia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science, LSE (2017), onde foi co-coordenador da rede de "visiting fellows" do Departamento de Mídia e Comunicação.

Andre Cabral de Almeida Cardoso

Possui graduação em licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), com especialização em português e inglês, bacharelado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), com especialização em tradução, mestrado em literatura brasileira pelo Departamento de Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pelo Departmento de Literatura Comparada da New York University (2009).

Renata Vilanova Lima

Doutora em Design pela PUC-Rio e pesquisadora do grupo de pós-graduação Núcleo de Estudos do Design na Leitura. Professor Adjunto A da Universidade Federal Fluminense -UFF, no Curso de Desenho Industrial. Ilustra livros infantis; participa de exposições de artes individuais e coletivas. Ministra cursos e participa de projetos de leitura da Academia Brasileira Letras, da Fundação Biblioteca Nacional, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, da Estação das Letras e da Câmara Municipal do Porto.

Aloysio Henrique Castelo de Carvalho

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1989), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense.

Joel de Lima Pereira Castro Junior

Joel de Lima Pereira Castro Junior, PhD, conclui o doutorado em "Neural Systems" pelo Imperial College da University of London (UL) em 2000, o mestrado (MSc) em "Database and Information Systems" pelo Birkbeck College na UL em 1991 e graduou-se em Engenharia Elétrica (Sistenas) pela PUC / RJ em 1988.

Simone de Lima Martins

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Heurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas e paralelização de aplicações.

Roberto Novaes de Sá

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade.

Dante Ferreira Franceschini Filho

Graduou-se em Física pela PUC-RIO em 1977 e terminou o mestrado em Física em 1984, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com trabalho de tese na área de Proproedades maggnéticas de compostos intermetálicos à base de terras raras. Após o mestrado, ingressou em atividade de pesquisa tecnológia, na Petroflex Indústria e Comércio S.A, aonde trabalhou na pesuqisa de catalisadores e suportes à base de alumina, para aplicação na indústria Química.

José Henrique Carneiro de Araujo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, fluidos viscoelásticos, escoamentos de líquidos e gases.

Jorge Simões de Sá Martins

Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1970), tendo cursado o ciclo básico no Instituto Militar de Engenharia (1968), e Doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense (1998). Fui pesquisador visitante no Colorado Center for Chaos and Complexity, da Universidade do Colorado, e instrutor (lecturer) no Departamento de Física da mesma universidade de 1999 a 2002. Desde junho de 2002 sou professor do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, tendo passado à categoria de professor associado em 2010.

Abramo Hefez

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969), laurea em Matemática pela Universidade de Pisa (1971), mestrado em Matemática (1984) e doutorado em Geometria Algébrica (1985) pelo Massachusetts Institute of Technology e livre docência em Álgebra pela UNICAMP (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense.

Marco Moriconi

Possuo graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Física - Princeton University (1996). Realizei um pós-doutorado no ICTP (1997-1999), Cornell University (1999-2002) e fui bolsista PROFIX do CNPq na UFRJ (2002-2005). Atualmente sou profesor associado nível 1 da Universidade Federal Fluminense.

Talita de Assis Barreto

Talita de Assis Barreto é Doutora em Letras (2010) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e tradutora. Realizou estágio pós-doutoral em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2014, e na Universitat Autònoma de Barcelona, em 2015. É Professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Dante Corbucci Filho

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Sistemas de Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação

Giselle Martins Venancio

é Professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, onde atua na graduação e pós-graduação. É bolsista de produtividade do CNPq, Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e pesquisadora principal do PRONEX/CNPQ/FAPERJ - História (trans)nacional: perspectivas e conexões - coordenado por Jorge Ferreira. Suas pesquisas se concentram na área de historiografia e nos temas da produção e circulação de impressos, coleções, livros, leituras e escritas de viagem. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da UFF.

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).

Heraldo Silva da Costa Mattos

Engenheiro Mecânico (1982), Mestre em Engenharia Mecânica (1984) e Doutor em Engenharia Mecânica (1988) pela PUC-Rio. Desenvolveu trabalhos de ensino e pesquisa em diversas instituições nacionais e estrangeiras. É professor titular da Universidade Federal Fluminense desde 1994.

Verônica Toste Daflon

Verônica é professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS). É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj) e mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Foi bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA, IFCS-UFRJ). Atua como pesquisadora associada do NESEG, IFCS-UFRJ e do Global Race Project, da Agence National de la Recherche.

Vanise Gomes de Medeiros

Graduação e mestrado em Letras pela PUC-Rio, doutorado em Letras pela UFF, doutorado-sanduíche pela Université Sorbonne Nouvelle III, França com bolsa CNPq, e pós-doutorado também na Université Sorbonne Nouvelle III, com bolsa da CAPES. Foi professora da PUC-Rio de 1992 a 2003. Foi professora da graduação e da pós-graduação da UERJ, de 2003 a 2009. Desde 2009 é professora do Instituto de Letras da UFF, com dedicação exclusiva, dando aulas, na graduação e na pós-graduação, e orientando alunos (em iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado).

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE) do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA. Desde outubro de 1992, é professora concursada da Universidade Federal Fluminense, onde dá aulas, orienta alunos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, além de ocupar cargos administrativos . É bolsista 1C do CNPq (com projeto em vigor entre 2011 e 2017).

Nelson Carvalho Andrade

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor em tempo parcial na Universidade Federal Fluminense, horista na Faculdades Integradas de Jacarepaguá, horista da Universidade Salgado de Oliveira .

Celso da Cruz Carneiro Ribeiro

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1978), especialização em sistemas hidrotérmicos pela University of Waterloo (Canadá, 1979), doutorado em Informática pela École Nationale Supérieure des Télécommunications (1983) e habilitação para orientar pesquisas pela Université Paris XIII (Paris-Nord) (1990). É Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, onde exerceu o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação de 2009 a 2017.

Bernardo Lazary Cheibub

Professor adjunto e Pesquisador da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, desde 2006. Integra o corpo docente do Mestrado em Turismo da FTH / UFF. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2014) - Bolsista Prosup/Capes - com estágio de pesquisa na Universidade de Surrey, Inglaterra; Mestre em Estudos do Lazer (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ?

Edgard Coelho de Andrade

Possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO IV da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando no CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS.

Mauricio Mello Vieira Martins

Possui graduação em Sociologia pela Puc-Rio (1982), Mestrado (1988) e Doutorado em Filosofia (1997) pela mesma instituição. Ingressou por Concurso Público na Universidade Federal Fluminense em 1984, e atualmente é Professor Associado desta Universidade. Tem atuação nas áreas de Filosofia e Sociologia, com ênfase nos pressupostos filosóficos das Ciências Sociais.

Paulo Sergio Soares da Silva

Graduação Eng Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977). Mestrado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós-Grad Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Experiência na área de Eng Produção, ênfase em Ergonomia, Segurança do Trabalho e Logística, atuando principalmente nas seguintes áreas: ergonomia, organização, logistica, projeto e consultoria, sistemas de armazenagem e distribuição.

Sérgio Luiz Nunes Pereira

Licenciado em Geografia pela PUC-Rio (1982), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2003), com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (doutorado sanduíche CAPES). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.Tutor do PET-Geografia-UFF (convênio PROGRAD-UFF/MEC-SESu). Editor de Terra Brasilis ? Revista de História do Pensamento Geográfico (2000-2007) e Terra Brasilis - Nova Série, desde 2015. Membro da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica.

Ana Lucia Silva Enne

possui Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi bolsista de pós-doutorado PRODOC CAPES no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFF de 2003 a 2005, PPG em que atuou como membro permanente de 2006 a 2013, orientando mestrado e doutorado.

Daniel Bitter

Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFRJ (2000) e Doutor em Antropologia pelo IFCS-UFRJ com Estágio no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE - Lisboa). Atualmente é professor Associado do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Vagner Camilo Alves

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (2005). É professor associado do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa e de Defesa do Brasil, e Cultura e Relações Internacionais.

Debora Christina Muchaluat Saade

possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desde 2002, é professora da Universidade Federal Fluminense. Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT do CNPq e foi jovem cientista pela FAPERJ.

Silvia Patuzzi

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Leciona e pesquisa História Moderna na Universidade Federal Fluminense, na condição de professora adjunta. Tem experiência na área de História, com ênfase na tradição humanista, entre Antigos e Modernos.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII.

Carlos Henrique Aguiar Serra

possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). Desde maio de 2006, por concurso, provas e títulos, é professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. Até o presente momento é Professor Associado II.

Ana Alice De Carli

Doutora e Mestre em Direito Público e Evolução Social. Especialista em Direito Público. Professora do Curso de Direito e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da Pós - Graduação Lato Sensu em Residência Jurídica - UFF/VR. Pesquisadora do GEMADI/UFF - Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito. Pesquisadora colaboradora do "Proyecto de Investigaciòn Sustentabilidad y Desarrollo: perspectivas para la construcciòn de um estado de derecho ambiental en Brasil y Costa Rica", coordenado pelo prof. dr. Carlos E.

Danilo Marcondes de Souza Filho

possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia - University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur d'études associé na Maison des Sciences de l'Homme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X.

Antonio Carlos Fiorencio Soares da Cunha

Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1993). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense. , atuando principalmente nos seguintes temas: inflação, var, indexação, inflação e indústria.

Sérgio de Moura Almaraz

Graduação e Mestrado em Matemática obtidos pela PUC-Rio e Doutorado obtido no IMPA. Experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial e Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: deformações conformes, problema de Yamabe, questões motivadas pela Teoria da Relatividade Geral.

Solange Coelho Vereza

Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP).

Issa Leal Damous

Graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise: clínica e cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral (2010) na Université de Montréal (UdeM), bolsa CAPES. Especialização em Saúde Mental em nível de residência (2001-2003), pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira e Hospital Municipal Jurandyr Manfredini, em convênio com o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ).

Anna Maria Nóbrega Chame

possui bacharelado em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1989). Trabalhou dois anos em um pós-doutorado no Centre d' Etudes Nucleaires de Grenoble, França (1997). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

Heloisa Bauzer Medeiros

Possui graduação em Bacharel Em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos para escoamento de fluidos, singularidades hiperbólicas, problemas de riemann e histerese.

Míriam Fátima Reis

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política social, cidadania; política de assistência social, democracia/ cidadania, programas de transferência de renda e população em situação de rua.

Francisco Leonel de Figueiredo Fernandes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é supervisor do Instituto Franco Basaglia e professor associado II da Universidade Federal Fluminense.

Leticia Helena Medeiros Veloso

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Antropologia - University of Chicago (1997) e doutorado em Antropologia - University of Chicago (2003). Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nas seguintes áreas: antropologia e sociologia urbana, antropologia e sociologia política, e marcadores sociais da diferença.

Milton Brown Do Coutto Filho

Formação acadêmica: --graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (1975); --mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1978); --doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1983); --pós-doutorado na Northeastern University, Electrical & Computer Engineering Dept., Boston - Massachusetts, EUA (1992-1993). Perfil profissional: --Iniciou carreira acadêmica, em 1977, como professor da PUC-Rio, Dept.

Marco Aurélio Lagreca Casamasso

Doutor em Direito do Estado pela PUC-SP, Mestre em Teoria do Estado e da Constituição e Bacharel em Direito pela PUC-RIO. É Professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva do Curso de Direito na Universidade Federal Fluminense - UFF, em Volta Redonda - RJ, e professor permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional - PPGDC -, da UFF. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os fundamentos e transformações do Estado de Direito e a expansão da cidadania no contexto do constitucionalismo norte-americano.

Christiano de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia de Computação (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante seu doutoramento, foi International Fellow (1998-2000) no Computer Science Laboratory do Stanford Research Institute (SRI International). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign (2002), Universidad Complutense de Madrid, no grupo UCMaude de pesquisa em lógica de reescrita (2006-2008) e na PUC-Rio (2016).

Luciano Vereda Oliveira

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2004). Foi Professor Assistente do Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio (IAPUC) de agosto de 2005 a dezembro de 2010. Atua como Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 2011 e participa do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da referida instituição desde 2013.

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

Professor titular da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes: www.historia.uff.br/impressoesrebeldes
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1996, respectivamente).

Felipe Bastos de Freitas Rachid

Possui graduação em Engenharia Mecânica (1984), Mestrado em Engenharia Mecânica (1989) e Doutorado em Engenharia Mecânica (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: transientes em fluidos, interação fluido-estrutura, escoamentos em oleodutos e gasodutos.

Ricardo Bordeaux Rego

possui doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); é mestre em Administração Financeira pela PUC-Rio e especialista em Engª de Produção - Sistemas de Transportes pela PUC-Rio. É Engº Civil - Cálculo Estrutural - pela PUC-Rio. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de projetos e empresas, mercado de capitais, finanças corporativas, estratégia financeira de longo prazo, teoria econômica, engenharia econômica e administração financeira.

Renato Petrocchi

Renato Petrocchi graduou-se em História-licenciatura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1988). Realizou o mestrado em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio (IRI/PUC-Rio, finalizado em 1995) e concluiu o doutorado em Histórial na Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF, 2005).

Subscrever Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro