Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pesquisador

Paulo Roberto Trales

Possui graduação em Matematica pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestrado em Matematica pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Ciência da Computação pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, escola do ensino médio, gestão da educação a distância, finite element e convection-diffusion.

Lucas Mauricio Sigaud

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). É professor adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2014 e colabora com o laboratório de elétrons do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ana Carolina Monnerat Fioravanti Bastos

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, Departamento de Psicologia PUC-Rio. Pós Doutorada no grupo Interação Social e Desenvolvimento-UERJ (2014). Professora adjunta do departamento de Psicologia UFF-PURO. Professora Colaboradora da Pós Graduação em Psicologia Social UERJ. Tem interesse em psicometria e avaliação psicológica, mais precisamente na validação de instrumentos de medidas em Psicologia.

Carlos Alberto Malcher Bastos

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professor associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ICT, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, serviços de telecomunicações, integração de serviços, redes híbridas, infraestrutura de cidades digitais.

Cleyton Senior Stampa

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). É Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense, membro dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Mecânica-PGMEC e em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia-MCCT do Polo Universitário de Volta Redonda/UFF.

Luiz Carlos da Silva Nunes

possui graduação em Fisica pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (2000) , doutorado (sanduiche) em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Institut für Physikalische Hochtechnologie e.V (Alemanha). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Laboratório de Opto-Mecânica (LOM).

Renata Torres Schittino

Professora adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC-UFF) e pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Asiáticos (LEA/USP). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em História pela PUC-Rio (2004), doutorado em História pela PUC-Rio (2009), pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2013).

João Alberto Neves dos Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto Militar de Engenharia (1989), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Foi durante cinco anos Juiz do Prêmio Nacional da Gestão Pública. Exerceu o cargo de professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo o Diretor do Campus Regional de Resende e da Faculdade de Tecnologia da UERJ de março de 2008 a dezembro de 2009.

Artur Alves Pessoa

graduado em Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), obteve mestrado e doutorado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2003). Atualmente, é professor associado na Universidade Federal Fluminense e pesquisador do CNPq, atuando principalmente nos seguintes temas: programação inteira, otimização combinatória, geração de colunas, otimização robusta, otimização em dois níveis e heurísticas, com aplicações em problemas de roteamento, escalonamento, localização e leiaute.

Tatiana Bagetti

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Doutorado em Estudos da linguagem, linha de pesquisa Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialização e graduação em Fonoaudiologia pela UFSM.

Mauricio Kischinhevsky

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) sob orientação de R.R. dos Santos e S.L.A. de Queiroz; Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) sob orientação de P.J. Serpa Paes-Leme. Realizou estágios pós-doutorais na Purdue University-EUA (Dep. Matemática), sob supervisão do Prof. Jim Douglas Jr, e na University of British Columbia-Canadá (Dep.Ciência da Computação), sob supervisão do Prof. Uri Ascher.

Lauro Eduardo Kozovits

Lauro Eduardo Kozovits é professor associado do Departamento de Computação TCC da UFF, Universidade Federal Fluminense, e pesquisa na área de desenvolvimento de software em computação móvel e jogos incluindo jogos educacionais. Também trabalha com Sistemas Embarcados. É o coordenador do projeto de inovação tecnológica (extensão) iAerobot para desenvolvimento de veículos aéreos não tripulados (VANTs ou drones) e do projeto de extensão Lewis::AndroidGames II. Concluiu o doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2004.

Ana Maria Lima de Farias

possui graduação em Matematica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de concentração: Teoria de Controle e Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Foi chefe do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense por 10 anos, de maio de 2006 a julho de 2016. Atualmente é coordenadora da disciplina Métodos Estatísticos II do curso à distância de Administração do CEDERJ.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Possui Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2010), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense. Ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação, sendo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC) desta Universidade.

Leonardo Navarro de Carvalho

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Mathematical Sciences - The State University of New Jersey (2003). Atualmente é adjunto iv da Universidade Federal Fluminense.

Dayse Carla Genero Serra

Possui Doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2008), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio (1997), Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE (1993) e graduação em Pedagogia pela UFRJ (1990) . Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos seguintes temas: autismo, inclusão, aprendizagem, família , Psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Luciana Cardoso de Castro Salgado

Luciana Cardoso de C. Salgado is Assistent Professor at Computer Science Department (DCC) of Fluminense Federal University (UFF), where she teaches, advises and conducts research in the field of Human-Computer Interaction (HCI) and Information Technology Governance (ITG). She is also Associate Senior Researcher (Semiotic Engineering Research Group - PUC-Rio since 2011).

Ebal Sant'Anna Bolacio Filho

Possui graduação em Letras - Licenciatura (Português-Francês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), Magister Artium em Filologia Hispânica, Estudos Latino-americanos e Estudos do Sudeste Asiático pela Universidade de Frankfurt (2002), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Letras pela PUC-Rio (2013) . Atualmente é professor adjunto de língua alemã da UFF e do programa de pós-graduação em Letras (Estudos de Língua) da Uerj.

Geórgia Regina Rodrigues Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006).

José Viterbo Filho

José Viterbo é graduado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Computação) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui Mestrado em Computação, pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado em Informática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF).

Julio Cesar Stacchini de Souza

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e pós-doutorado pelo Imperial College London (2014). Pertence ao corpo docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992, onde atualmente ocupa o cargo de Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica.

Rafael Barros Vieira

Professor Adjunto de Direito do Curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Realizou estágio de doutorado no Birkbeck Institute for the Humanities e na Birkbeck School of Law (University of London), através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Foi professor temporário na Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Patricia Teixeira de Sa

Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Faculdade de Educação. Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016) e Mestra em Educação Brasileira (2006) pelo mesmo programa. Possui Graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2002).

Marco Antonio Cetale Santos

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1996) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ? PUC-Rio (1999) e doutorado em Processamento de Sinais pela Engenharia Elétrica da PUC?Rio (2003). Foi chefe do Departamento de Geologia e Geofísica, hoje é Professor Associado 1 e ministra aulas nos cursos de graduação em Geofísica e pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra da Universidade Federal Fluminense (UFF), também é revisor da Revista Brasileira de Geofísica.

Fabio David Alves Aarao Reis

Sou bacharel em Física (1988), Mestre em Física (1990) e Doutor em Física (1994) pela PUC-Rio.
Sou professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, onde trabalho desde 1994, pesquisador bolsista do CNPq desde 1985, com nível atual 1C, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2012.

Lhaylla dos Santos Crissaff

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2003), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2005) e doutorado em Matemática Aplicada à Computação Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2009). Em 2008, durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa na Freie Universität em Berlin na área de Geometria Diferencial Discreta. Em 2015 e 2018 realizou pós-doutorado na New York University na área de Visualização.

Claudia Maria de Oliveira Campos

possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993, 1999) e participou do programa Doutorado Sandwich no Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge, UK (1995-1996). Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Engenharia Civil, na Escola de Engenharia, da Universidade Federal Fluminense, UFF.

Ana Paula Antunes Rocha

Possui graduação em Letras (1997) e mestrado em Letras (2001) pela UFJF. É doutora em Letras (2006) pela PUC-RJ. Realizou estágio pós-doutoral em Letras Vernáculas na UFRJ (2012). Leciona Língua Portuguesa e Linguística no curso de Letras da UFOP. Como pesquisadora, interessa-se sobretudo pela descrição e pela análise do português escrito e falado em Minas Gerais, em perspectiva tanto sincrônica quanto diacrônica, especialmente no que tange às formas tratamentais, às formas pronominais e ao léxico.

Vanessa Przybylski Ribeiro Magri Souza

Engenheira Eletricista com ênfase em Telecomunicações, graduada em 2004 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado concluído em 2007 no CETUC (Centro de Estudos em Telecomunicações PUC-Rio) na área de Eletromagnetismo (Microondas). Doutorado concluído no CETUC em 2011 também em Microondas.

Flavia dos Santos Soares

Possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde cursou a Licenciatura e o Bacharelado. É mestre em MATEMÁTICA (2001) e doutora em EDUCAÇÃO (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É professora Associada I da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FE/UFF) onde atua na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-graduação (PPG/FEUFF). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), da Comissão de Acolhimento e da Comissão de Estágio do curso de Licenciatura em Matemática da UFF (Niterói).

Bruno Lopes Vieira

Professor na Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) e pesquisador no FR∀M∃ Lab. Já fui pesquisador visitante no Deduc˫eam/INRIA, com o qual desenvolvo parceria em conjunto com a Université Lyon 3 e com o TecMF/PUC-Rio. Minha principal linha de trabalho é na área de lógica para sistemas concorrentes mas também tenho trabalhado no desenvolvimento de provadores de teoremas extensíveis, normalização para sistemas de dedução natural, ontologias, formalização de sistemas multi-agentes e teoria da prova para lógicas.

Eduardo Nahum Ochs

possui mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto no Pólo Universitário de Rio das Ostras - UFF. Home page: http://angg.twu.net/ .

Paula Brandão Harboe

Possui graduação em Engenharia Elétrica / Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal Fluminense e, desde 2014, coordena o Curso de Engenharia de Telecomunicações. Tem experiência na área de Sistemas e Redes de Comunicação Óptica de Alta Capacidade.

João Pedro Chaves Valladares Pádua

possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado teoria do estado e direito constitucional (2008) pelo Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em estudos da linguagem (2013) pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de pós-doutorado como fellow no Center on Language, Law and Cognition da Brooklyn Law School, em Nova Iorque (EUA) (2018). Professor, em nível de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, e advogado.

Alberto Gaspar Guimarães

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992) , mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) . Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França).

Guilherme Bento de Faria Lima

Professor de Produção Audiovisual do Curso de Publicidade do Departamento de Comunicação Social da UFF - Universidade Federal Fluminense (licenciado para doutoramento).
Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Profissional com experiência de produção de conteúdo em empresas nacionais e internacionais, atuantes na área de Comunicação, Entretenimento, Conhecimento e Informação.

Miguel Adriano Koiller Schnoor

Possui graduação em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Foi professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos. Atualmente, é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Isabel Leite Cafezeiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. É Professora Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da UFRJ.

Keila Mara Cassiano

É Doutora em Engenharia Elétrica, na área de Métodos de Apoio a Decisão, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), Mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2001), Técnica em Telecomunicações pela Escola Técnica Federal de Goiás (1997) e está cursando Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal Fluminense (início em 2018). Desde 2006 é Professora do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense, classe Adjunto.

Anderson de Araújo Rocha

Possui graduação em Licenciatura (1994) e Engenharia (1997) Quimica, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (1997) e doutorado (2002) em Química, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou por 2 anos no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisador no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/UFF).

Claudio Ribeiro Carvalho

Professor Adjunto da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro (UFF) no Departamento de Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil (1983) - Estruturas, com Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Engenharia Civil - Estruturas - PUC-Rio. Desde 1985 atuando como Professor de Nível Superior em disciplinas como Resistência dos Materiais, Estruturas Isostáticas, Estruturas Hiperestáticas, Construção Civil, Tecnologias Construtivas e outras.

Tathiana Meyre da Silva Gomes

Possui doutorado em serviço social (2014), mestrado em política social (2006) e graduação em serviço social (2003). É professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora dos seguintes grupos/Núcleos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Saúde (NUEPESS/UFF), Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Saúde e Sociedade (CCBS/IB/CSS/UNIRIO), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (NEPS/UERJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (Faculdade de Economia/UFF).

Rogério Pacheco Alves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2005), Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (2009) e Doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2015). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). É coordenador e também professor da Pós-Graduação lato sensu em Direitos Humanos (PUC-Rio/IEP-MP). É membro do Conselho Acadêmico do Instituto de Ensino e Pesquisa do MPERJ.

Eloiza Dias Neves

Doutora em Ciências Humanas-Educação (2008) e mestre em Educação Brasileira (2002) pela PUC-Rio, é graduada e licenciada em Letras pela UFRJ (1984). Fez pós-doutorado com supervisão de Bernard Charlot em 2012. Atuou na rede particular e pública de ensino no Rio de Janeiro desde 1984, da educação básica até o ensino superior. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF/ESR, onde atua como líder do Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Educação (NEEPEd).

Guilherme de Carvalho

Psicólogo (Graduação - UERJ), Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-rj). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Gestalt-terapeuta (ENCONTRO - Nucleo de Treinamento e Estudos em Gestalt-Terapia), psicólogo hospitalar com atuação na Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (2001-2013). Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense - UFF/PUCG). Parecerista de cursos superiores do Guia do Estudante (GE).

Christiane Béatrice Duyck Pinto

Possui graduação em Química (1993) e diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Química Analítica (1994) pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie), na França. Fez doutorado em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998).

Ebe Campinha dos Santos

Assistente social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988). Mestre em Serviço Social (1997) e Doutora em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta A (DE) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Experiência concentrada nas temáticas: direitos humanos, políticas públicas, controle social, gênero, violência contra a criança, adolescente, mulher e LGBT, ato infracional, tráfico de pessoas e migrações contemporâneas.

Renata Codeço Dias

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2005), na área de Estudos da Subjetividade. Cursou o doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2007). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras, na área de Processos Psicológicos.

Dirce Uesu Pesco

possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense, docente do Mestrado Profissional PROFMAT/UFF e do Curso de Especialização de Ensino em Matemática-UFF. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Matemática na UFF(Licenciatura).

Roberta Amorim de Assis

Possui mestrado em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Finalizou o doutorado em 2006, na mesma instituição, desenvolvendo pesquisa na área de especiação elementar por eletroforese capilar e detecção por ICPMS. Atualmente é professora associado da Universidade Federal Fluminense, na qual faz parte do grupo de pesquisa em Química Analítca.

Leonardo Pinto de Almeida

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autor dos livros "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009) e "Escrita & Autoria - Internet, Literatura e Ontologia" (Juruá, 2014).

Ivo Lewin Kuchler

Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: ICPMS, Automação de análises, ultrafiltração para fins analíticos.

Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atuou como professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos de 1990 a 2013, - Faz parte do comitê editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação (1414-5685) . É professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá.

Marina Sequeiros Dias de Freitas

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Uchoa Barboza

Graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização, com especialidade em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes tipos de problemas: Escalonamento de Tarefas, Projeto de Redes (incluindo o clássico Problema de Steiner) e Roteamento de veículos.

Antonio Lopes Gama

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Estruturas Inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: vibrações, tubulações, escoamento bifásico, vibração em tubulações e integridade estrutural.

Nivia Valença Barros

Professora de Serviço Social na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Concluiu o Pós- Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Coimbra em 2016, Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994). Especialização e Psicotraumatologia em 2015 e graduação em Serviço Social (1983).

Yuri Ki

Possui graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal da Bahia e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro na área de Sistemas Dinâmicos.
Fez um pós-doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada e atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense.

Bruno Alves Dassie

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1998), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor Associado da Universidade Federal Fluminense, com atuação na graduação (Licenciatura em Matemática) e na Pós-Graduação (PPG-FEUFF). É líder do Grupo de Pesquisa HEDUMAT - História e Educação Matemática. É vice-diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2016-2018).

Priscila Starosky

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Professor adjunto do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (Campus Universitário de Nova Friburgo, RJ).

Sebastião Marcos Antunes Firmo

Possui Licenciatura em Física pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, mestrado e doutorado (1984) em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Seus temas de interesse são a Topologia Diferencial e os Sistemas Dinâmicos. Sua área de pesquisa tem foco nos Sistemas Dinâmicos, atuando, principalmente, nos temas: dinâmica topológica e ações de grupos.

Cecilia Neves Lima

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, formação de professores, história da educação e teoria política.

Aura Conci

Engenheira Civil pela U. Federal do Espírito Santo (1979), fez mestrado (1983) e doutorado (1988) em Engenharia Civil na Pontifícia U. Católica do Rio de Janeiro. Foi professor do Dep. Eng. Mecânica da PUC/RJ de 1988 a 1994, bolsista ES-CNPq na City U. (Londres) em 2007/2008, bolsista de pós doutorado da CAPES em 2011 na U. Rey Juan Carlo - URJC de Madri, prof. visitante em 2013 na York U. (Canada) e pesquisador visitante do LMA - Aix-Marseille Université (AMU) e E. Centrale Marseille (ECM) como financiamento do CNRS em 2017. É professor titular da U. Federal Fluminense desde 1994.

Geisa Rodrigues Leite da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Doutorado em Letras pela PUC-Rio(2011). É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense desde 2003.

Telma Cristina de Almeida Silva Pereira

Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF desde 2010. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1987), Especialização em língua e literatura francesa pela UFRJ (1989), Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pesquisa na área de Política Linguística e ensino de LE, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra (2002).

José Eduardo Vasconcellos Amarante

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorado sanduiche na Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto - Canadá.

Augusto César Gonçalves e Lima

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.

Leni Joaquim de Matos

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (1981) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Propagação no Canal Radio Móvel, atuando principalmente na sondagem, caracterização, modelagem e simulação do canal e, também, na área de antenas.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação e cultura, contexto e cognição, alfabetização e linguagem.

Eliana Myriam Serfaty Gabbay

Psicóloga, graduada pela Faculdade de Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Psicanalista, membro efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense.

Renata Vilanova Lima

Doutora em Design pela PUC-Rio e pesquisadora do grupo de pós-graduação Núcleo de Estudos do Design na Leitura. Professor Adjunto A da Universidade Federal Fluminense -UFF, no Curso de Desenho Industrial. Ilustra livros infantis; participa de exposições de artes individuais e coletivas. Ministra cursos e participa de projetos de leitura da Academia Brasileira Letras, da Fundação Biblioteca Nacional, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, da Estação das Letras e da Câmara Municipal do Porto.

Fabiana Rodrigues Leta

Professora Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora Associado IV , Vice-Diretora da Escola de Engenharia e Vice-Coordenadora do Curso de Engenharia Mecânica.

Adriana Pereira de Medeiros

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atuou em empresas como Analista de Sistemas de 1995 a 1999, trabalhando no desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Atua no curso de Graduação em Ciência da Computação e no Mestrado Profissionalizante em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais.

Claudete Daflon dos Santos

Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Doutorado em Letras/Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura.

Marcelo da Silva Corrêa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Lógica para Ciência da Computação, atuando principalmente em teoria da prova. Tem interesse em temas da área de Ensino de Matemática e de Educação a Distância. Desde fevereiro de 2008, atua como coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para a região RJ01, que engloba municípios da região serrana, norte e noroeste fluminense.

Edson Luiz Cataldo Ferreira

Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (IME-UFF), com graduação em Engenharia de Telecomunicações pela UFF (1988), Mestrado em Matemática também pela UFF (1993), Doutorado em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio (2000), pós-doutorado (2007) e Estágio Sênior (2015), ambos em Modelagem Estocástica, na Université Paris-Est (França), com bolsa CAPES. Professor visitante convidado, em 2017, pela Université Paris-Est, França.

Simone de Lima Martins

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Heurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas e paralelização de aplicações.

Flávia Ferreira de Carvalho Marques

Doutora em Ciências - Química, na área de Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005 a 2009). Mestre em Ciências - Química, na área de Química Analítica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003 a 2005). Especialização em Ensino de Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999 a 2000). Graduada em Química e Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995 a 1999). Técnico em Química pela Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (1989 a 1993).

Danielle Carusi Machado

possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, educação, bem estar social e mobilidade urbana.

Alexandre Plastino de Carvalho

Alexandre Plastino possui Graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente, é Professor Associado IV do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível II.

Esteban Walter Gonzalez Clua

professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, jovem cientista do nosso Estado pela FAPERJ em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs e visualização. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), tendo sido presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC entre 2010 e 2014.

Hustana Maria Vargas

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o "Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF". Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Na mesma instituição, integra o PENESB (Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira). Participa, na UFRJ, do "Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior - LAPES". Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia das Profissões e Democratização do Ensino Superior.

José Henrique Carneiro de Araujo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, fluidos viscoelásticos, escoamentos de líquidos e gases.

Lurdes Perez Oberg

Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1981/1982), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e supervisor de estágio em Práticas comunitárias em localidades rurais da Universidade Federal Fluminense.

Dalessandro Soares Vianna

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1996), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004).

Fernando Oliveira de Araujo

Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção pela UFF -

Cristina Nader Vasconcelos

Possui graduação no curso de Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado (2009 ) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional (área principal), processamento de imagens, realidade aumentada e computação gráfica.

Moisés Lima de Menezes

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2014), Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003), Especialização em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2001) e Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1998). É Professor Adjunto do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Helder Gomes Costa

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFF (1987), mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio (1991 e 1994, respectivamente). Na graduação e no mestrado aprofundou seus estudos em mecânica dos fluidos e em análise experimental de dados. No doutorado focou no processo decisório no ambiente fabril, desenvolvendo modelagem que integrou: programação matemática (linear e não linear) e o Apoio Multicripterio à Decisão,. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense é o atual coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UFF.

Giuseppe Amado de Oliveira

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pelo Centro Universitário da Cidade (2002), mestrado em Design (2004) e doutorado em Design (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Atualmente é professor adjunto na Escola de Engenharia - Departamento de Desenho Técnico na Universidade Federal Fluminense - UFF e lidera o Grupo de Pesquisa NIDIA - Núcleo de Investigação em Desenho Industrial e Afins.

Tereza Cristina Barreto Calomeni

Professora de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 1986.
Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Filosofia da UFF.
Atualmente, pertencente à classe de Professor Associado IV.
Pós-Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Mestrado em Educação na Universidade Federal Fluminense.

Patrícia Almeida Ashley

Educadora, escritora e mentora em estudos e práticas em temas acerca de culturas, economia e políticas para a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável que promovam melhores relações e conteúdos com liberdade, criatividade, afetividade a partir do autoconhecimento, saúde integral e ambiental, leitura e expressão corporal, culinária saudável, consciência planetária e cósmica para resgatar a Unidade a que somos criadores e criaturas.

Carlos Diogenes Cortes Tourinho

É formado em Psicologia pela UFF (Bacharelado e Formação de Psicólogo) e em Filosofia pela UFRJ (Bacharelado). Especialista em Filosofia Contemporânea pela PUC-RIO. Mestre em Filosofia pela PUC-RIO. Doutor em Filosofia pela PUC-RIO. Exerceu Estágio de Recém-Doutor no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Exerceu o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos Pedagógicos (SFP)/ Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministrando aulas nas Áreas de Filosofia da Educação e de História da Filosofia (Moderna e Contemporânea).

Ana Paula Barbosa Sobral

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com doutorado sanduíche na Université de Liège (Bélgica). Tem experiência nas áreas de Engenharia e Saúde, com ênfase em Método de Apoio a Decisão, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem estatística, séries temporais, previsão e controle estatístico de processo.

Wilson Madeira Filho

Possui graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com um período de estudos comparados, financiado pelo DAAD, na Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor Titular de Teoria do Direito com Dedicação Exclusiva, Diretor da Faculdade de Direito da UFF para o período jan 2016-jan 2020.

Rodrigo Cazes Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto-1 da Universidade Federal Fluminense.

Ricardo Marques Ribeiro

É formado em Física pela UFRJ. Possui Mestrado (1989) e Doutorado (1995) em Física (Fotônica Experimental aplicada às Telecomunicações) pelo Departamento de Física da PUC-Rio. Foi Recém-Doutor no Instituto de Física da UFF (fibras ópticas fotorrefrativas) tendo também trabalhado no British Telecom Research Laboratories na Inglaterra (laser mode-locked em cavidade externa) e no CETUC da PUC-Rio. Trabalhou na COPPE/UFRJ como Pesquisador. Foi Professor Visitante do DETEL/UERJ de 2001 até 2005.

Alex Laier Bordignon

Atualmente atua como professor adjunto na universidade federal fluminense no departamento de geometria.
Doutorado em matemática pela pontifícia universidade católica do rio de janeiro (05/2010), bacharel em matemática pela universidade estadual de Maringá (2002) e mestrado em matemática pela pontifícia universidade católica do rio de janeiro (2006).

Têm experiência na área de computação gráfica, modelagem geométrica e atuou no desenvolvimento de projetos em colaboração com a Petrobras.

Heraldo Silva da Costa Mattos

Engenheiro Mecânico (1982), Mestre em Engenharia Mecânica (1984) e Doutor em Engenharia Mecânica (1988) pela PUC-Rio. Desenvolveu trabalhos de ensino e pesquisa em diversas instituições nacionais e estrangeiras. É professor titular da Universidade Federal Fluminense desde 1994.

Antonio Zelaquett Khoury

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) tendo obtido a menção CUM LAUDE, mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994). De 1994 a 1996 fez pós-doutorado no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco na área de Caos em Lasers. De 1996 a 1998 fez pós-doutorado no Laboratoire Kastler Brossel (Ecole Normale Superieur - França) na área de Óptica Quântica em Átomos Frios e Diodos-Laser.

Daniel Pecego Vieira Caetano

Professor Adjunto do Departamento de Artes e Estudos Culturais no Instituto de Humanidades e Saúde, da Universidade Federal Fluminense, em Rio das Ostras. Formou-se em Comunicação Social - Cinema pela UFF em 2001, fez mestrado em Literatura Brasileira pela PUC-RJ em 2006 e na mesma instituição fez seu doutorado em 2012, também em Literatura Brasileira. Organizador dos livros "Cinema Brasileiro 1995-2005 - Ensaios sobre uma década" e "Serras da Desordem", sobre o filme homônimo.

Pedro Vladimir Gonzalez Castellanos

possui graduação em Engenharia de Sistemas - Universidad Francisco de Paula Santander (2001), Diploma de graduação em Engenharia de Computação reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em 2010, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008).

Andréa Cristina Pavão Bayma

Concluiu Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ em 1993. Durante a graduação, participou do Projeto Rondon em Parintis (AM), no qual elaborou programas de rádio sobre ervas medicinais e desenvolveu pesquisa de etnobotânica entre comunidades indígenas. Concluiu linciatura pela UGF em 2007. Concluiu Mestrado em Educação pela PUC-Rio em 1999, sob orientação da Profª. Sônia Kramer. Sua dissertação, uma etnografia sobre as práticas de leitura e escrita no mundo dos jogos de representação (RPG) foi publicada por duas editoras.

Regina de Cassia Manso de Almeida

Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico pela Universidade Federal Fluminense, RJ, Colégio de Aplicação Geraldo Reis, UFF/COLUNI. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática, LEMat -UFF/COLUN . Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna, RJ, Doutora em Educação pela PUC-Rio (2008), com estágio na Alemanha, Insttut für Didaktik der Mathematik, Universidade Bielefeld. Principais áreas de atuação: Educação, Educação Matemática, Didática.

Guilherme Wyllie

Prof. Guilherme Wyllie é bacharel em filosofia pela UFRJ. Em 1998, iniciou o mestrado em filosofia na mesma instituição. Sua dissertação tratou das teorias medievais da consequência lógica. Em 2004, concluiu o doutorado em filosofia na PUC-Rio sobre a lógica temporal de Guilherme de Ockham. Ao longo de 2007, realizou um pós-doutorado sobre os aspectos formais da teoria da argumentação de Raimundo Lúlio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

Alessandro Gaio Chimenton

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Foi Professor Agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, unidade Volta Redonda.

Anselmo Antunes Montenegro

possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003).

Mauricio Mello Vieira Martins

Possui graduação em Sociologia pela Puc-Rio (1982), Mestrado (1988) e Doutorado em Filosofia (1997) pela mesma instituição. Ingressou por Concurso Público na Universidade Federal Fluminense em 1984, e atualmente é Professor Associado desta Universidade. Tem atuação nas áreas de Filosofia e Sociologia, com ênfase nos pressupostos filosóficos das Ciências Sociais.

Stella Maris Pires Domingues

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), especialização em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense.

Adriana Soares Dutra

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.

Adrian Heringer Pizzinga

Graduou-se em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) em 2000. Concluiu o Mestrado em Engenharia Elétrica (ênfase em Modelos Estatísticos) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2004, e o Doutorado na mesma área e na mesma instituição em 2008. É Professor Adjunto IV do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Bianca Novaes de Mello

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada em Psicologia pela mesma Universidade. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem e saúde mental. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcus Reis Pinheiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) . Pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão" (2009).

Carlos Bazilio Martins

possui Bacharelado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (lotado no PURO - Pólo Universitário de Rio das Ostras) e professor bolsista do curso de Tecnólogo em Computação do Cecierj/CEDERJ (Consórcio de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro para o Ensino à Distância).

Anna Cecilia Faro Bonan

Professora Substituta de Prática Criminal na Faculdade Nacional de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), Docente da Pós-Graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Doutoranda em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGD/PUC-Rio), Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF) e Advogada.

Aida Maria Bragança Bittencourt Filha

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense .

Renata Camargo Sá

Renata Camargo Sá leciona História e Teoria da Arte no Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense. É autora do livro Verdade em Ato - Considerações sobre a Arte na Época Moderna. (Rio de Janeiro, Babilônia Cultura Editorial, dez. 2015) e de vários artigos sobre arte brasileira e estrangeira.

Felipe Pena de Oliveira

É jornalista, escritor, psicólogo, Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado pela Université de Paris/Sorbonne III, e professor do DP de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Autor de dez livros na área de Comunicação, entre eles "No jornalismo não há fibrose" (2012), "Teoria do Jornalismo" (2005) e Televisão e Sociedade (2002), trabalha como jornalista de TV desde 1995, tendo passado pelas seguintes emissoras: Manchete, Rede TV, UTV, Comunitária e TVE, onde foi debatedor do programa Espaço Público.

Debora Christina Muchaluat Saade

possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Desde 2002, é professora da Universidade Federal Fluminense. Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT do CNPq e foi jovem cientista pela FAPERJ.

Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense e está lotada no Departamento de Física e Matemática da UFF/Rio das Ostras. Atuou principalmente nos seguintes temas: Novas Tecnologias no Ensino, Álgebra Linear, Teoria das Categorias e Educação Matemática e Ensino a Distância.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII.

Rafael Machado Dornellas

Bacharel e licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2007). Mestre em Química (área de concentração: Química Analítica) pela UFJF (2009), atuando em temas como cromatografia líquida, eletroanalítica, derivatização de amostras, carboidratos estruturais, forrageiras e metais em cachaça.

Favio Akiyoshi Toda

Doutorado em Administração pela PUC-Rio. Mestre em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Graduado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia ( MPGE/ UFRRJ). Anteriormente lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Escola Superior de Propaganda e Marketing, entre outras. Experiência profissional nas áreas de Planejamento, Gestão, Marketing, RH, Saúde e Educação.

Olga Donata Guerizoli Kempinska

Possui graduação em Filologia Românica - Uniwersytet Jagiellonski (Polônia, 1999), mestrado em Filologia Românica pela mesma universidade, com bolsa em Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica), e doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Desde 2010 é professora 40h DE de Teoria da Literatura da Universidade Federal Fluminense (Departamento de Ciências da Linguagem).

Wagner Felippe Pacheco

Possui graduação em química - licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), graduação em química - bacharelado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001), mestrado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense e atua nas seguintes atividades de pesquisa:
? Análise de droga (caracterização química e quantificações em diferentes matrizes);

Ricardo Leiderman

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1995), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Regina Célia Moreth Bragança

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática, nos seguintes temas: sequent calculus, s5, teorias matemáticas, gramáticas universais e interpolation.

Andreia Abreu Diniz de Almeida

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em confiabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Confiabilidade estrutural, análise sísmica, curvas de ameaça de ações ambientais intensas, tornado

Maria do Socorro de Oliveira Pereira

Possui graduação em Bacharel Em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1970), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Topologia Diferencial Ações de Grupos de Lie, atuando principalmente nos seguintes temas: folheações, cohomologia folheada, variedades folheadas, obstruções e cohomologia de ações.

Márcio Marvila Pimenta

Professor efetivo da Universidade Federal Fluminense - UFF/ICM. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013-2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006-2011). Experiência em auditoria nas empresas Deloitte, BDO e KPMG. Interesse de pesquisa na área de mercado financeiro com enfase nos aspectos contábeis em Fusões e Aquisições.

Issa Leal Damous

Graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise: clínica e cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral (2010) na Université de Montréal (UdeM), bolsa CAPES. Especialização em Saúde Mental em nível de residência (2001-2003), pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira e Hospital Municipal Jurandyr Manfredini, em convênio com o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ).

Marcos de Oliveira Lage Ferreira

Possui graduação em Matemática obtida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro no ano de 2004. Obteve os títulos de mestre (2006) e doutor (2009) em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sua dissertação de mestrado recebeu menção honrosa no workshop de teses e dissertações do SIBGRAPI 2006. Em 2008, durante o doutorado, fez estágio de pesquisa na Freie Universität em Berlin na área de Processamento Geométrico. Em 2015 realizou pós-doutorado na New York University na área de Visualização.

José Carlos Franco de Abreu Filho

É Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). É Mestre em Finanças e Administração de Organizações - Columbia University (1994). É Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1979). Tem experiência na área de Engenharia e Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, controle da produção, finanças, investimentos com incerteza e consultoria financeira.

Marcela Cohen Martelotte

Doutora em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Possui graduação em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1998) e mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2003) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR), pós-doutoranda na COPPE/UFRJ e participa do Programa de Pesquisa em Gestão da Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil, da EBAPE/FGV.

Cleber Francisco Alves

possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1990), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), sendo que sua tese de Doutorado foi a ganhadora da primeira ediçao do PREMIO CAPES DE TESE, em 2005. Também foi contemplado com o Premio Franklin Delano Roosevelt, de estudos sobre os EUA, na categoria de melhor tese de Doutorado de 2005, outorgado pela Embaixada norte-americana no Brasil.

Karla Bastos Guedes

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Matemática, atuando principalmente em: processamento de sinais aplicados à engenharia elétrica, geometria descritiva, computação gráfica e realidade virtual.

Heloisa Bauzer Medeiros

Possui graduação em Bacharel Em Matematica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos para escoamento de fluidos, singularidades hiperbólicas, problemas de riemann e histerese.

Maria Laura Martins Costa

MARIA LAURA MARTINS COSTA É ENGENHEIRA MECÂNICA (1981) PELA UERJ, MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA (1989) E DOUTORA EM ENGENHARIA MECÂNICA (1991) PELA PUC-RIO. ATUALMENTE É PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA MECÂNICA, COM ÊNFASE EM MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE NÃO LINEARES, TRATANDO, MAIS ESPECIFICAMENTE, DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE EM MEIOS POROSOS, TRANSFERÊNCIA DE CALOR NÃO LINEAR E ESCOAMENTOS DE FLUIDOS NEWTONIANOS GENERALIZADOS.

Glaudiane Lilian de Almeida

Doutora em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), na área de Finanças e Análise de Investimentos. Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta e chefe do departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (EEIMVR).

Stefania Rota Chiarelli

Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamento, memória, imigração.

Carlos Eduardo Cunha Martins Silva

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006), Especialização em Criminologia, Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (2009), Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2011). Atualmente, é Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016).

Renata Céli Moreira da Silva Paula

Doutorado em Administração - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2013). Mestrado em Administração - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2009). Graduação em Administração - Faculdade IBMEC-Rio (2005). Os principais temas de interesse em pesquisa são Marketing, Comportamento do Consumidor e Ensino e Pesquisa em Administração.

Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva

Doutora (2003) e Mestre (1999) em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC/RJ. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (1991) e em Língua Inglesa pela University of Cambridge (1990). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá, atuando no Núcleo de Estudos sobre Direito, Cidadania, Processo e Discurso NEDCPD/PPGD/UNESA.

Humberto José Bortolossi

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática e membro da equipe do Projeto "Um Livro Aberto".

Laurinda Fatima da Fonseca Pereira Guimaraes Braganca

Professora Associado Nível IV da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Química Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Mestrado no Programa de Engenharia Mecânica - COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Experiência na área de Engenharia Quimica, com ênfase em Processos Quimicos, Catalisadores e Transferência de Calor.

Alexandre Farbiarz

Possui doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Educação e Linguagem pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Coordena grupo de pesquisa Educação para as Mídias em Comunicação - educ@midia.com.

Taiguara Libano Soares e Souza

Bacharel em Direito pela UFF (2008), mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2010), Doutor em Direito pela PUC-Rio (2015). Advogado criminalista, Professor de Direito Penal da UFF; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF); Professor Adjunto de Criminologia e Direito Penal da Faculdade de Direito IBMEC-RJ, professor da Pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia da UCAM, professor de Direito Penal da EMERJ, professor de Direito Penal da Escola Superior da Polícia Militar.

Anderson Xavier Tibau Gonçalves

Doutor em Ciências Humanas em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - UFF. Atua nas áreas de Educação e Antropologia e Corpo e Cultura. Pesquisador do Grupo de Estudos Antropológicos da Leitura e da Escrita - GEALE. Pesquisador representante do Brasil no Centro Regional de Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - UNESCO/CERLALC/AECI.

Eliane da Silva Christo

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Associada I, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PPGEP).

Isabel Cristina Mello Rosseti

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: heurísticas, hibridização de heurísticas com mineração de dados e com métodos exatos.

Fernando Náufel do Amaral

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Informática (Teoria da Computação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Informática (Teoria da Computação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Representação de Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: lógicas de descrição, ontologias e visualização de informações.

Christiano de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia de Computação (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante seu doutoramento, foi International Fellow (1998-2000) no Computer Science Laboratory do Stanford Research Institute (SRI International). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign (2002), Universidad Complutense de Madrid, no grupo UCMaude de pesquisa em lógica de reescrita (2006-2008) e na PUC-Rio (2016).

Wagner da Silveira Bezerra

Professor substituto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ.

Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (2015). Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná.

Eduardo Manuel Val

Possui graduação em Direito - Universidade de Buenos Aires (1988), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF) e Chefe do Departamento de Direito Público (SDB-UFF) .

Rubens Luis Pinto Gurgel do Amaral

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987) e Doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), tendo experiência em nível Pós-doutoral no MIT-Massachusetts. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal Fluminense.

India Mara Martins

Professora Associada do Departamento de Cinema e Vídeo, na área de Design Visual/Direção de Arte, e do Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Multimeios pela Unicamp, com a dissertação "A paisagem urbana no cinema de Wim Wenders". Doutora em Design pela Puc-Rio, com a tese "Documentário Animado: experimentação, tecnologia e design". Pós doutorado na Concórdia University, em Montreal, Canadá. Coordenadora do grupo de pesquisa Aesthesis: Laboratório de Experimentação Estética e Direção de Arte.

Marcelo Maciel Monteiro

Possui graduação e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é engenheiro de produção da Petróleo Brasileiro S.A. e professor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Operações e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, otimização, logística, redes logísticas e simulação.

Fabrina Magalhaes Pinto

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-doutorado em Filosofia pela PUC-Rio (2010) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Desde 2010, é professora adjunta de História da UFF-PUCG, atuando nas áreas de História Moderna, História Política e Filosofia do Renascimento.

Luciano Vereda Oliveira

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2004). Foi Professor Assistente do Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio (IAPUC) de agosto de 2005 a dezembro de 2010. Atua como Professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense desde 2011 e participa do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da referida instituição desde 2013.

Marcelo Santana Ferreira

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. É professor do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense .Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, subjetividade, cidade, psicologia social e homossexualidade masculina.

Felipe Bastos de Freitas Rachid

Possui graduação em Engenharia Mecânica (1984), Mestrado em Engenharia Mecânica (1989) e Doutorado em Engenharia Mecânica (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: transientes em fluidos, interação fluido-estrutura, escoamentos em oleodutos e gasodutos.

Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos

Doutora em Educação Brasileira (Puc-Rio), Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Educação Infantil (Puc-Rio), Pedagoga (ISERJ). Professora Adjunta do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Universidade Federal Fluminense.

Marcelo Bafica Coelho

Professor Adjunto de Filosofia da Educação e de Epistemologia das Ciências da Educação na Universidade Federal Fluminense (FEUFF/SFP). Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado e bacharel em Ciências Sociais além de bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem trabalhado principalmente nas áreas de Filosofia da Educação, Teorias Cognitivas, Teoria da Argumentação, Psicanálise e Inovações Pedagógicas.

Claudio Fernandes da Costa

Possui Licenciatura em Matemática pela Uerj - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (1992), mestrado em Educação pela Uerj - (200), e doutorado em Educação pela Puc-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - (2008). Atualmente é professor adjunto da UFF (Universidade Federal Fluminense), em exercício no Departamento de Educação do Instituto de Educação de Angra dos Reis, área de Conhecimento: Política Educacional, regime de Dedicação Exclusiva.

Giovana Cordeiro Campos de Mello

Atualmente, é Professora Adjunta de Tradução no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (GLE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), é Coordenadora do Laboratório de Estudos da Tradução - Labestrad/UFF e atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PosLing (linha de pesquisa 2: Teorias do texto, do discurso e da tradução) na mesma instituição.

Ricardo Bordeaux Rego

possui doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); é mestre em Administração Financeira pela PUC-Rio e especialista em Engª de Produção - Sistemas de Transportes pela PUC-Rio. É Engº Civil - Cálculo Estrutural - pela PUC-Rio. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de projetos e empresas, mercado de capitais, finanças corporativas, estratégia financeira de longo prazo, teoria econômica, engenharia econômica e administração financeira.

Subscrever Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro