Serviço Social

Pesquisador

Leda Regina Barros Silva

Doutorado em Serviço Social - Política Social e Trabalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009 - 2013); Mestrado em Serviço Social pela UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995 -1998); Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1980 - 1983). Atuou como Auxiliar de Pesquisa e Assistente Social no Convênio IAA/FUNDENOR, Instituto do Açúcar e do Álcool - Autarquia Federal, Superintendência Regional do Rio de Janeiro e UFRRJ (1984 a 1991).

Maria Raimunda Penha Soares

Professora associada I (DE) da Universidade Federal Fluminense (Campus Universitário de Rio das Ostras). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1999), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia do trabalho, com ênfase em elaboração de projetos sociais.

Rodrigo Silva Lima

Carioca, 43 anos e flamenguista. Doutor e mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Educador Social formado pela Associação Beneficente São Martinho.

Lúcia Maria da Silva Soares

Assistente Social. Doutora em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Mestre em Educação pela Universite Lumiere Lyon 2 (2004). Membro da Diretoria do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/RJ 7ª Região nas gestões 2005-2008 e 2008-2011. Hoje é docente do curso de Serviço Social do campus de Niterói da Universidade Federal Fluminense.

Isabela Sarmet de Azevedo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1996), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). É professora associada da Universidade Federal Fluminense. É advogada, formada pela Faculdade de Direito de Campos (2012), com aprovação na OAB em Direito Administrativo (2013).

Marcela Soares Silva

Pós-doutoranda em Sociologia do Trabalho pela Unicamp. Doutora e mestre em Serviço Social pela UFRJ, graduada em Serviço Social pela mesma universidade. Atualmente é Professora Adjunto IV do Departamento de Serviço Social de Niterói da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da mesma universidade. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC/CFCH/UFRJ). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social - NUTSS na ESS/UFF e o Niep/UFF.

Renata de Oliveira Cardoso

Professora do curso de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, desde Janeiro de 2013. Doutoranda em Serviço Social no programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Serviço Social pela UFRJ (2012) e bacharel em Serviço Social pela mesma universidade (2008). Formação com ênfase nas seguintes temáticas: políticas públicas e contrarreformas do estado, organização dos trabalhadores, fundamentos do Serviço Social e formação profissional em Serviço Social.

Bruno Ferreira Teixeira

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente atua como professor do Curso de Serviço Social do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense

João Bôsco Hora Góis

É Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Pesquisador 1B do CNPq. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Boston College (1999). Em 2003, realizou o seu pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Sociologia.

Gustavo França Gomes

Professor adjunto de Teoria do Estado e Filosofia Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gustavo Gomes realizou pós-doutoramento na Faculdade de Serviço Social (UERJ). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Marcia do Rocio Santos

Professora Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Curitiba/PR (1998), Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Foi bolsista IC-CNPq, CAPES e CNPq, respectivamente. Seu enfoque investigativo sobre as transformações do trabalho no âmbito da educação pública contemplou como resultados a sua dissertação de mestrado sobre a luta sindical no Paraná e a sua tese de doutorado sobre a mercantilização e a intensificação do trabalho docente no ensino superior.

Marisol Valencia Orrego

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ e Doutoranda em Serviço Social na mesma instituição. Assistente Social (Trabajadora Social) formada na Universidade de Antióquia-Medellin, Colômbia.
Participante como ponente e conferencista em eventos profissionais de Serviço Social em Argentina, Colômbia, México e Equador.

Paula Kapp Amorim

Paula Kapp é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, no Pólo Universitário de Rio das Ostras. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Escola de Serviço Social - UFRJ. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e especialização em Segurança Pública pelo Curso em Segurança Pública, Cultura e Cidadania da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.

Paula dos Santos Kropf

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/ESS/UFRJ). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Tathiana Meyre da Silva Gomes

Possui doutorado em serviço social (2014), mestrado em política social (2006) e graduação em serviço social (2003). É professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisadora dos seguintes grupos/Núcleos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Saúde (NUEPESS/UFF), Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Saúde e Sociedade (CCBS/IB/CSS/UNIRIO), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (NEPS/UERJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica (Faculdade de Economia/UFF).

Paula Martins Sirelli

Assistente Social, Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense - campus Rio das Ostras - UFF/ CURO. Doutora em serviço Social pela UERJ, Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2004), Residencia e Especilaização em Saúde da Família (2006) e Mestrado em Serviço Social pela UFJF (2008). Coordenadora de Graduação da ABEPSS Leste. Discute a terceirização e a precarização do trabalho.

Haidee de Caez Pedroso Rodrigues

Formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com atuação nas esferas públicas e privadas. Atualmente é professora efetiva da Escola de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutorado também em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As principais áreas de atuação e investigação são trabalho, questão social e políticas sociais.

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Francine Helfreich Coutinho dos Santos

Diretora e Professora adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional ( mestrado). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1999).Possui especialização em Gênero e Saúde pela Escola de Serviço Social da UFF (2002). É mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). É Doutora em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ebe Campinha dos Santos

Assistente social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1988). Mestre em Serviço Social (1997) e Doutora em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta A (DE) da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Experiência concentrada nas temáticas: direitos humanos, políticas públicas, controle social, gênero, violência contra a criança, adolescente, mulher e LGBT, ato infracional, tráfico de pessoas e migrações contemporâneas.

Ivana Arquejada Faes

Possui doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998); graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1988) . Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense , atuando como líder de grupo de pesquisa principalmente nos seguintes temas: violência domestica, serviço social, serviço social e assistência jurídica, direitos humanos e meio ambiente, saúde mental.

Francisco Henrique da Costa Rozendo

Professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ. Bacharel em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua principalmente nos seguintes temas: Previdência Privada Aberta, Previdência Social e Seguridade Social.

Ramiro Marcos Dulcich Píccolo

Possui Licenciatura em Serviço Social pela Faculdade de Ciência Politica e Relações Internacionais da Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina (2000), com Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil (2008). É professor Associado na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Universitário de Rio das Ostras (CURO). Realizou pós-doutorado na UFRJ em parceria com a Universidad de Valladolid (UVA), de Espanha (2017-2018).

Sandra Regina Vaz da Silva

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ. Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2003), especialização em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (2004), foi bolsista do Programa de Cooperação Internacional entre Brasil e Moçambique pelo International Center for AIDS Care and Treatment Programs, ICAP, MSPH, Universidade de Columbia (2005). Possui Mestrado em Serviço Social pela PUC-SP (2011).

Letícia Barros Palma da Rosa

Docente no curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário Rio das Ostras. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), mesma instituição onde graduou-se (2008). Tem experiência de atuação na área de Serviço Social, com ênfase em Assistência Social. Na academia a centralidade de seus trabalhos está na discussão sobre trabalho e juventude.

Elaine Monteiro

Professora Associada do Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalha com movimentos ligados à cultura afro-brasileira e com patrimônio cultural imaterial negro, em particular, com comunidades jongueiras e quilombolas da região sudeste.

Janaina Albuquerque de Camargo

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UERJ (2015); Mestre em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL (2007); e Graduada em Serviço Social pela UEL (2004). Desde setembro de 2015, é Assistente Social da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E desde fevereiro de 2018 é Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF, campus de Niterói.

Érica Terezinha Vieira de Almeida

Possui Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Serviço Social de Campos, da Universidade Federal Fluminense e Professora Efetiva do PPGDAP (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas), também da UFF/Campos.

Larissa Dahmer Pereira

Assistente social (UFRJ - 1999), Mestre (2002) e Doutora (2007) em Serviço Social pelo PPGSS/UFRJ. Pós-Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ (2017). Integra o Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX - http://www.colemarx.com.br/) e a Rede Universitas - http://www.redeuniversitas.com.br). Atuou como assistente social nas áreas de Saúde e Saúde Mental.

Suenya Santos da Cruz

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), doutorado pela ESS/UFRJ (2016). Atualmente é prof. adjunta c1 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde mental, serviço social, agricultura familiar e camponesa, questão agrária, movimentos sociais camponeses, trabalho e reprodução social no espaço agrário.

Claudia March Frota de Souza

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Serviço Social pela UFRJ (2013). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, educação e trabalho em saúde e saúde do trabalhador.

Adriana Machado Penna

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Doutorou-se, em 2011, pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no campo de pesquisa Trabalho e Relações Sociais. Concluiu o Mestrado em Educação, em 2006, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo de pesquisa Trabalho e Educação, possuindo Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA EM TRABALHO E EDUCAÇÃO ? NUPETE.

Priscila Keiko Cossual Sakurada

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Ângela Magalhães Vasconcelos

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1985). Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1990). Professora Adjunta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1992 até o momento.

Rosany Barcellos de Souza

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado, atuando principalmente nos seguintes temas: competência e serviço social, prática profissional, Alcoolismo, e Serviço Social na Empresa.

Felipe Mello da Silva Brito

possui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002), bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós Graduação de Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Professor Adjunto do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Rio das Ostras .

Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil.
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo também como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS

Valter Martins

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), doutor titulado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), com período de estágio de pesquisa junto a Universidade Autônoma da Barcelona. Professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Serviço Social de Campos, da Universidade Federal Fluminense, onde atua também como Chefe do Departamento.

Adriana Soares Dutra

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional.

Clarice da Costa Carvalho

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e doutorado em Serviço Social do programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRJ (2016). Atualmente é professora adjunta I da Universidade Federal Fluminense/Campus Rio das Ostras.

Eliane Martins de Souza Guimarães

Possui doutorado em Serviço Social pelo PPGSS/ UERJ (2016) e Mestrado em Serviço Social pelo mesmo programa (2010), graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/ Franca (2004), Especialização em Saúde da Família/Residência Multiprofissional (2007).

Douglas Ribeiro Barboza

Doutor em Serviço Social pelo PPGSS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Serviço Social pelo PPGSS/ CCS/ UERJ . Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (SSN). Professor do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Coordenador do Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira (GEMARB - UFF).

Ranieri Carli de Oliveira

Professor associado do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Laboratório de Estudos em Teoria Social (LETS), que estuda as principais obras da teoria social inaugurada por Marx.

Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro

Professora Adjunta em exercício Provisório na Universidade Federal de Brasília- UNB- Distrito Federal. Assistente Social(1996), Mestre em Serviço Social (1998) e Doutora (2007)em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Luiz Marcos de Lima Jorge

possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990) , mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Serviço Social (UFRJ) - 2013. É professor associado da Universidade Federal Fluminense.atuando principalmente nos seguintes temas: questão agrária no Brasil e no Rio de Janeiro; natureza e marxismo; questão urbana e marxismo e religião.

Julia Aparecida Soares de Paula

Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói). Assistente Social com graduação, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Temas de pesquisa: Trabalho e Direitos Humanos.

Isabel Cristina Chaves Lopes

Profª Associado I da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Serviço Social: Serviço Social, fundamentos e prática profissional, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Serviço Social da PUC/SP (2014). Mestre em Serviço Social, política social e trabalho pela UERJ (2002). Especialista em Serviço Social Contemporâneo pela UFF/ESR/SSC (1996). Graduada em Serviço Social pela UFF/ESR/SSC (1989).

Adriana Ramos

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) , possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora Adjunta II da Universidade Federal Fluminense (UFF) - curso de Serviço Social, campus do Gragoatá em Niterói, Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa (CNP'q): Núcleo de Estudos dos Fundamentos do Serviço Social (NEFSS).

Míriam Fátima Reis

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política social, cidadania; política de assistência social, democracia/ cidadania, programas de transferência de renda e população em situação de rua.

Valeria Rosa Bicudo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996); é Sanitarista pela ENSP/FIOCRUZ (1998); Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2001); Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2018. Atuou como assistente social (vínculo de servidora pública) junto a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro entre 2004 e 2006. Foi pesquisadora convidada do Programa de Estudos sobre a Esfera Pública da EBAPE/FGV.

Fábio do Nascimento Simas

Professor Assistente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (ESS/UFF).
Doutorando e mestre em Serviço Social no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).
Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Perito na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) no caso "Vladimir Herzog e Outros vs. Brasil".
Conselheiro Diretor do Conselho Regional de Serviço Social 7a Região, Rio de Janeiro, CRESS/RJ.

Javier Blank

Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Atualmente ministra a disciplina "Acumulação capitalista e questão social". Coordena o projeto de pesquisa "As funções do Estado e a crise do capital". Leva adiante junto com estudantes da UFF o projeto "Cine Orla", de exibição de cinema a céu aberto na orla do campus de Gragoata (UFF).

Tatiana Rangel Reis

possui graduação em Curso de Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1993), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Robson Roberto da Silva

Possui graduação em Serviço Social (2005) e mestrado em Política Social (2007), ambos pela Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É especialista em Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais (2010) pela Universidade de Brasília (UNB). Doutor em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Adrianyce Angelica Silva de Sousa

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é professora Adjunto IV da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense UFF/NITERÓI e do corpo permanente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional. Coordena o Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social - NUTSS.

Carlos Antonio de Souza Moraes

Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP - 2016); Mestre em Política Social pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF - 2009); Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2006); Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, Departamento de Serviço Social de Campos/ Campos dos Goytacazes/ RJ/ Brasil, na área de Pesquisa e Produção do Conhecimento em Serviço Social; Professor do Programa de Estudos Pós - Graduados em Política Social (UFF/Niterói); Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Co

Ana Cristina Oliveira de Oliveira

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (2014). Professora adjunta da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2009-2014). Doutorado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) - área de concentração: Trabalho, Relações Sociais e Serviço Social. Mestrado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública (2001) - área de concentração Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

ketnen Rose Medeiros Barreto

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1994) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Conselheira do Conselho Municipal de Assistencia Social e outro (especifique) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social e Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle social, Seguridade social ( Previdência e Assistência social)e formaçao profissional. Doutora pela Universidade do Estado do Rio de janeiro .

Ana Maria Almeida da Costa

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2018). É Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Serviço Social e Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Movimentos Sociais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Questão Agrária, Campesinato, Experiências coletivas, Estado e Violação de Direitos.

Eblin Joseph Farage

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação da UERJ (2012). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde ministra aulas da área de Fundamentos do Trabalho Profissional. Pesquisadora na área de questão urbana, com ênfase na temática de favelas e espaços populares. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares - NEPFE.

Susana Maria Maia

Assistente Social. Professora do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus de Rio das Ostras (CURO). Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015-2019), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014); Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011) e Especialista em Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Superiores - Jesuítas (2003); Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001).

Subscrever Serviço Social