Letras (Letras Vernáculas)

Pesquisador

Nilma Goncalves Lacerda

é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando na formação de professores em Letras, e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em Literatura Infantojuvenil do Instituto de Letras da mesma universidade.

Patricia Ferreira Neves Ribeiro

Possui graduação em Letras (1995) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Comunicação Social/ Jornalismo (2000) pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2000) e doutorado (2007) em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora adjunta IV de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rosane Santos Mauro Monnerat

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1974), Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado em Letras (Letras Vernáculas / Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), tendo concluído Pós-Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (agosto de 2007).

Ricardo Stavola Cavaliere

é graduado e licenciado em Letras (Português/Inglês) (1975) e graduado em Direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas (1997) pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara.

Tatiana Pequeno da Silva

Doutora em Letras Vernáculas (Literaturas Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), com tese sobre os sentidos políticos da obra de Maria Gabriela Llansol. É professora adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o grupo de pesquisa: "Corpo, Gênero e Sexualidade nas Literaturas Portuguesa e Africanas", projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Margarida Losa, da Universidade do Porto.

Vanda Maria Cardozo de Menezes

Possui Pós-doutorado em Linguística cognitiva, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva (2017), Doutorado (2001) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado (1989) e Graduação (1979) em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi Diretora da Divisão Acadêmica da COSEAC / UFF (Comissão de Seleção Acadêmica), de 2009 a 2014.

Ida Maria Santos Ferreira Alves

Professora Titular de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras - Universidade Federal Fluminense.Concluiu o doutorado em Letras (Letras Vernáculas - Literatura Portuguesa - Estudos de Poesia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Pós-Doutorado na PUC-MG, de 03/2005 a 03/2006 (sup. Profa. Dra. Lelia Parreira Duarte). Pós-Doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris III, de 10/2011 a 03/2012 (bolsa CAPES - Estágio Pós-Doutoral - Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Diretora do Instituto de Letras a partir de 16/07/2015 (gestão 2015-2019). Lidera, com a Profa. Dra.

Fabiana Esteves Neves

Professora adjunta de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Letras pela UFF. Integra o GEPLEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação da mesma universidade. Seu objeto principal de pesquisa é o letramento linguístico acadêmico, em uma perspectiva metacognitiva/metalinguística, com foco no ensino de leitura e escrita e na formação de professores.

Flávia Vieira da Silva do Amparo

Professora Associada I de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora de Português e Literaturas do Colégio Pedro II. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e no Mestrado Profissional (MPPEB-CPII) do Colégio Pedro II. Atua como coordenadora da disciplina Literatura Brasileira III da graduação em Letras EAD da UFF.

Marisandra Costa Rodrigues

Graduada em Letras Português-Espanhol (UFRJ-2002). Mestre em Letras Vernáculas/ Língua Portuguesa (UFRJ-2007). Doutora em Letras Vernáculas/ Língua Portuguesa (UFRJ-2012). Membro do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português). Professora Adjunta da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Luís Maffei

Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Literatura Portuguesa pela mesma instituição - neste último, apresentou a tese DO MUNDO DE HERBERTO HELDER.

Silvio Renato Jorge

É Doutor em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e desenvolveu estágios de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP (2003) e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2009), com bolsa CAPES. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense e atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, função já anteriormente ocupada no período de 2010 a 2014. Foi membro do Conselho Universitário.

Ivo da Costa do Rosário

Possui graduação em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF).

Subscrever Letras (Letras Vernáculas)