Universidade Federal de Ouro Preto

Pesquisador

Jonis Freire

Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2000), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Franca (UNESP/2004), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2009) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2014). Foi professor do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) Universidade Salgado de Oliveira. É Pesquisador da Rede de Grupos de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens.

Geraldo de Souza Ferreira

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Formado em Engenharia de Minas e Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002).

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Joaci Pereira Furtado

Graduado (1988) em história pela Universidade Federal de Ouro Preto, é mestre (1994) e doutor (2001) em história social pela USP. Autor de livros didáticos e paradidáticos de história, organizou edição das "Cartas chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga (Companhia das Letras). Sua dissertação de mestrado, "Uma república de leitores: história e memória na recepção das 'Cartas chilenas' (1845-1989)", publicada pela Hucitec, recebeu os prêmios Moinho Santista Juventude 1996 (hoje Prêmio Bunge Juventude) e Jabuti 1997 (categoria Ensaio e Biografia).

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente, é Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História da Educação. Honrado com o Prêmio Casa de Rui Barbosa 2009.

José Adilson de Castro

possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1993), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Ph. D Em Engenharia com enfase em simulação de processos pela Tohoku University, no Japão (2001). Membro do corpo Editorial da Coleção de Livros Metalurgia e Materiais(2006-2014) e professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Tiago Araújo Neves

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), mestrado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2007) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e pesquisador da área de computação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de Distribuição de Conteúdos, Scheduling, Métodos híbridos, Prob.

Subscrever Universidade Federal de Ouro Preto