Artes

Pesquisador

Giuliano Lamberti Obici

Giuliano Lamberti Obici, (Maringá- PR) artista-pesquisador com ênfase em arte sonora. Professor adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense. Doutor em artes pela USP com bolsas sanduíche do DAAD-CAPES na Technische Universität de Berlim e FAPESP. Mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Publicou o livro "Condição da Escuta" pela editora 7Letras.

Antônio Ribeiro de Oliveira Júnior

Possui doutorado em Artes (na linha de pesquisa em História da Arte) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense/Niterói/RJ. Possui longa experiência de magistério na área da Comunicação, com ênfase em História da Comunicação, Fotografia, Imagens e Representações Visuais, Semiótica da Imagem, atuando principalmente com os seguintes temas gerais: história dos sistemas de comunicação, história da fotografia, imagem e comunicação, imagem e ciências humanas, imagem e arte.

Douglas Mosar Morais Resende

Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e um dos coordenadores do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, mestre em Artes Visuais/Cinema e doutor em Artes/Cinema pela Escola de Belas da Artes da UFMG, com a tese O espaço comum na prática do filme documentário (2016), tendo apresentado como parte desta o documentário em média-metragem Memórias de Izidora, exibido na Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte (2016).

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques

Possui graduação em Lettres (equivalente ao Bach. em Letras - UFRJ) - Université de la Sorbonne Nouvelle (1977), graduação em Letras (Português - Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nas áreas de Cinema e Literatura, Realização Cinematográfica e Produção Cinematográfica e Audiovisual.

Ricardo Roclaw Basbaum

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil pela PUC-RJ (1988), MA inFine Arts pelo Goldsmiths' College, University of London (1994 - Bolsista do British Council), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997 - Bolsista CAPES) e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2008). Recebeu a Bolsa Uniarte Faperj entre 1996 e 1998. Atuou como professor da Faculdade Santa Marcelina (São Paulo) de 2009 a 2012.

Subscrever Artes